segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Oblak, o melhor guarda-redes do mundo...

... pelo menos até sofrer o primeiro golo.

Com Artur de fora por tempo indeterminado, uma vez que a luxação no ombro pode não ser tão grave quanto inicialmente aparentava, Oblak assumiu com naturalidade a baliza do Benfica. Em Setúbal, o jovem esloveno teve muito pouco trabalho mas não tremeu e o Benfica saiu do Sado com os 3 pontos. Está encontrada a solução para os problemas defensivos do Benfica. Ou então estamos perante mais um episódio de histerismo colectivo injustificado por parte dos adeptos. Vou mais pela segunda.

Não entendo o entusiasmo que se gerou em redor da lesão de Artur e da titularidade de Oblak. Fez-se do guarda-redes brasileiro o bode expiatório dos problemas defensivos, atribuíram-se as culpas e, com a lesão, o problema está resolvido. Nada mais errado.

Vamos por partes: é de facto verdade que Artur tem estado menos feliz nos últimos jogos ao serviço do Benfica. Não é chamado a intervir com frequência durante os jogos, algo comum nas partidas das equipas grandes, e quando é chamado à acção não tem "salvado" o Benfica. Muitos dos lances em que é chamado a intervir até são, de facto, lances iminentes de golo, mas a verdade é que Artur não tem safado o Benfica em nenhum. A juntar a isto, as intervenções recentes menos felizes em jogos com o Arouca ou Olhanense não ajudam a que a sua popularidade esteja em alta. Será, portanto, Artur Moraes uma nódoa? Não, não é. Provavelmente até é o guarda-redes mais consistente desde Robert Enke. Quando substituiu Roberto, e até mesmo durante a sua primeira temporada, realizou exibições muito positivas que lhe valeram um estatuto de intocável até mesmo junto dos adeptos mais exigentes. E assim se passa do 80 para o 8. É assim o loop dos guarda-redes no Benfica: são excelentes, muito bons, bons, razoáveis, suficientes, fracos, fraquinhos, medíocres, miseráveis, umas bestas, nem para tratar da relva serviam. O problema não está no guarda-redes. Ou se está, o guarda-redes é uma ínfima parte dos nossos problemas. O modelo defensivo, a forma como a equipa se desorganiza quando perde a bola, a forma como faz as transições e como defende as bolas paradas, isso sim são os verdadeiros problemas. Deixaremos essas questões para outras núpcias.

Nem Oblak é a oitava maravilha deste mundo. Quantos dos que estão a colocar Oblak no patamar de Cech, Neuer ou Buffon é que já viram mais de 5 ou 10 jogos do esloveno? Como sabemos, hoje, 23 de Dezembro, Oblak é o melhor guarda-redes do mundo. Quando sofrer o primeiro golo, quando der o primeiro frango, entrará para a grelha da Luz, pedir-se-á a sua cabeça e iremos clamar por um novo herói, um sucessor de Zé Gato, Bento ou Preud'homme.

Não estou com isto a diminuir ou a colocar em causa as capacidades de Oblak. Do pouco que vi, e com a idade que tem, Oblak tem tudo para ser um bom guarda-redes, capaz de assumir a titularidade do Benfica a curto/médio prazo. E se corresponder nestes próximos jogos, merece ficar com a titularidade quando Artur regressar da lesão. Mas não embandeiremos em arco: nem Artur é tão mau como se tem pintado por aí, nem provavelmente Oblak é tão bom quanto gostaríamos que fosse. Até porque, com apenas 20 anos, precisa de crescer. De crescer e de que alguém aposte nele.

6 comentários:

Anónimo disse...

Respeito a tua opinião, concordo com a parte do endeusamento do Oblak, mas não concordo com o resto. Artur é um GR fraco até nos pormenores. Basta ver a forma como ele vai ao chão (parece um saco de batatas) que se vê logo como é pouco ortodoxo. É um GR razoável... Mas não um GR bom sequer. Só por dizer que com, por exemplo, um Oblak na baliza o ano passado, éramos neste momento campeões nacionais.

Agradeço tudo o que Artur fez por nós na primeira época, mesmo sem resultados práticos, mas está na hora de ter um muito bom GR na baliza. Vir a seguir ao Roberto explica muito.

Fenómeno disse...

Percebo o que dizes em relação ao endeusamento do Oblak e creio que poerá não ser benéfico porque como qualquer guarda redes irá sofrer um golo fácil e falhar umas reposições, etc..
Mas também te digo, quando o Artur for buscar uma destas faz um post
http://www.youtube.com/watch?v=0GJ_l5MpaVk

Anónimo disse...

O Artur é fraco que haja Oblak ou não.

CondedeVimioso disse...


Oblak, com 20 anos, é melhor guarda-redes que Artur, ponto final.

rui disse...

O manuel pedófilo agora não vem cá?Só frequenta aquela tasca nojenta do guachos?Deve haver ali um infantario ao lado,eles juntam se ali todos.

luis disse...

@Conde, Ponto Final;)

O Jesus não sabe o que é um paragrafo... e julgo que não sentiram bem o amargo da coisa:(

nota: estamos ás portas de Janeiro...

-Quando começa a pré época???:)

B T T