domingo, 29 de dezembro de 2013

Sintonias



Há quem diga que a língua portuguesa é uma das mais complexas do mundo, sendo composta por palavras com significados múltiplos e por múltiplas palavras com o mesmo significado. E não há tempos que melhor o confirmem que os últimos.

Depois da história do irrevogável, que a afinal não significa bem o que parece, temos as pessoas do Benfica a reinventarem a língua de Camões.

Já sabemos que hegemonia não significa bem o que até aqui pensávamos que significava, sabemos também que o conceito de aposta na formação assumiu todo um novo significado com as mentes que dirigem o nosso clube, ou sabemos ainda que o conceito de vitória é muito mais alargado que o 1º lugar de cada competição.

A última reinvenção de Vieira e Jesus é o conceito da palavra “sintonia”. Há uma semana vimos o nosso presidente a falar em cultura de exigência e a pedir que os adeptos exigissem da equipa, quase a incitar a recepções ao plantel bem ao jeito do que se faz no Dragão, mas sem que ele esteja presente, ou fazer corresponder um pedido de apoio à equipa por parte dos sócios com uma viagem para longe do plantel em dia de jogo, ficando nós a conhecer uma nova forma de sintonizar as palavras com os actos. Também há uma semana, lemos o presidente a afirmar que a eliminação da liga dos campeões constitui uma desilusão para uma semana depois ouvirmos o nosso treinador afirmar que afinal “fizemos uma boa liga dos campeões”, atribuindo assim um novo significado à sintonia entre pessoas.

É óbvio que Jorge Jesus está em melhor sintonia com a realidade do Benfica, pois de facto fizemos uma boa prova para o treinador que temos, é uma verdade, ainda que tenhamos sido miseráveis com o Olimpiakos em casa, e medíocres na Bélgica frente a um adversário que ali foi goleado pelos restantes 2 emblemas do grupo, mas que importa isso? O que importa é dizer que fomos eliminados com 10 pontos enquanto o Zenit passou com 6, não é? O que importa é que temos um presidente em sintonia com o treinador e um treinador em perfeita sintonia com a ambição dos adeptos e com uma sintonia nunca vista com o plantel.

2 comentários:

luis disse...

Sintonizar a Btv já dá cabo do comando.
2 canais...ou 2 televisões ... 2 comandos.
Por falar em "comandos". Afinal quem comanda... o mestre da táctica ou o presimente que confessou não perceber de futebol só em 2013, mas que tacticamente tem um passivo do tamanho dum ou dois petroleiros, contra um iate comandado pelo presimente azedo.
Sintonizem bem, há quantos anos o Benfica não tem um presidente que perceba de futebol. Que fale a linguagem do futebol universal, com qualidade e principalmente para dar pedagogia... Lá vamos parar a 1995 e o montar do "circo" à volta da Instituição.
"Nas ante-visões" actuais, temos na realidade dois comandos sintonizados a comunicarem mal ...
1ºcomando verbal, o nosso 33º, quarta classe...
2ºcomando verbal, o nosso Jesus, quarta classe...

Nota: o negócio do ano pelo medo e principalmente pela sintonia...os 4 Milhões ao JJ dessintonizaram-me completamente.
Com o valor do passivo estão sintonizadissimos. Nas questões do palrar estão no mesmo caminho. Aliás o exalvercaSad era uma solução para os 2 comandos e lutariam pela ida a liga europa tal como faz por exemplo o estoril. Pensando bem, estes comandos até serviriam para sintonizar noutras sad´s, são profissionais... De braga à cidade invicta, passando pela amora, até podiam ser do clube que juntou no seu estádio a 1 grande reunião de jeovás. Perguntarão vocês, porquê falar de outras religiões... em Belém nasceu o Sport Lisboa...e na sintonia dos negócios não escutam os corações dos Lampiões.

AI... que nunca mais assisto ao sintonizar do coração pela Instituição, respeitando a Cultura de Ser Benfiquista conhecendo o longo caminho da nossa história.

Nota: e o raio dos passarões!!!
Se aquela ave de metal cai queria ver qual era a alternativa. Ainda bem que não caiu. Mas fica o alerta para sintonizar a urgência por uma alternativa, pela união do E Pluribus Unum !!

B T T

Anónimo disse...

Aaii os Maneis.Olha-me estes Maneis.
Ass.Taxista bebado.