quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Um naco do Benfica Pré-Colombo

Ali, onde agora vive um imponente mamarracho chamado Colombo, era um baldio de terras aos solavancos, couves, armaduras de príncipes antigos e casas da idade do Fernando Pessoa. Ali, onde a esta hora senhoras elegantes e meninas petulantes encontram mais uma fantástica bugiganga para encher a vaidade dos quartos e salas de estar, foi, um dia, um parque arcaico de estacionamento, um caminho tortuoso até à catedral e uma enorme sala de repasto benfiquista. Ao ar livre, como tinha de ser.

O carro estacionava-se a dois quilómetros do Estádio e a partir daí punham-se galochas e enfrentava-se o lamaçal. Antes de chegarmos ao repasto, deliciava-nos todo aquele benfiquismo em forma de gente: grupos de 10, 15 pessoas faziam círculos imperfeitos em volta de uma fogueira, de um fogareiro e de uma panelona digna de reis que no seu interior aquecia e amparava um bruto cozido à portuguesa ou, para os mais sensíveis às vicissitudes dos movimentos gástricos, um superior caldo verde, recheado a preceito com couves tronchudas vindas das hortas gloriosas e chouriço de sangue vermelho; para beber, tinto, que eram a cor e bebida naturais de quem, por dentro, levava acesa a chama imensa.

Normalmente eram homens - pais, avôs, tios, primos, amigos, sobrinhos, vizinhos, netos e filhos -, poucas mulheres, algumas meninas. No entanto, a equipa feminina de cada família tinha também o seu ofício, visto que era das mãos delas que chegavam os repastos que tanto aconchegavam o estômago e o coração dos seus mais-que-tudo. A fome e a sede, ali, naquele sítio onde hoje ardem galinhas de Kentucky e carnes do Sr. MacDonald, não eram mais do que a medida certa para o impulso de noites de glória. Começava com o ritual de comer e beber; acabava em goles de golos.

Para quem não levava metade da casa atrás, esta era uma visão que aproximava e apaixonava e servia de entrada ao que viria a ser a refeição, sentados que ficávamos em banquinhos corridos de madeira rodeando as casas de repasto, quase sempre entregues a famílias inteiras. O ritual era simples: fazia-se um rectângulo de balcões, em volta bancos para os benfiquistas não comerem de pé e lá dentro era uma festa de cerveja, vinho e cheiros de carnes com muita gordura. Para os meninos, trina de laranja; para os pais, vinho em barda, que a noite era uma criança. Nos entretantos, enquanto se trinchavam pedaços de entremeada, febras e as sopas iam ao lume - e regados, bem regados, a cerveja, a tinto, a branco e, para os mais friorentos, a abafadinho - discutiam-se onzes, dizia-se mal do treinador (um clássico eterno) e ansiava-se pela hora da visão gloriosa de um relvado iluminado por 4 focos de luz. 

Os pais faziam a sua pedagogia, perguntando aos filhos o nome dos 11 heróis que iriam entrar em campo; os filhos acertavam em 3 ou 4 jogadores mais conhecidos e de tempos a tempos até aparecia um que falava no nome de um jogador de um rival nacional. O pai não gostava, batia com o copo com força na madeira e gritava "esse é lagarto, filho!" e o filho, que nunca se tinha apercebido de que os homens tinham a capacidade de se metamorfosear em répteis, bebia mais um gole de sumo enquanto dizia para dentro que nunca mais abria a boca para dizer o nome daquele jogador.

E o mais bonito de tudo era quando, na mesma mesa, se juntavam avô, pai e filho. E todos eles, ali sentados em redor de um sentimento, apesar das idades, a sentirem o mesmo: a pulsação acelerada, a ansiedade, o nervosismo, a paixão. Todos eles com o coração da mesma idade.

9 comentários:

Pimenta disse...

Boas Li exte komentário noutro blog max acho k todos ox benfiquistax deviam reflectir no que o autor diz salvo erro axina komo:Tonecas.Xe tiver a fazer confuzão kaunto ao autor k retifikem

Os benfiquistas tem de colocar as mãos na consciência de uma vez por todas e chegarem à conclusão óbvia que basta.

Basta de Perder!

Vocês não estão fartos e cansados de ano , após ano estarmos sempre sem ganhar nada de significante?Onde está a vossa ambição?Querem continuar a perder todos os anos?Contentam-se com uma Taça da Liga?Um campeonato de seis em seis anos?Onde está a vossa chama benfiquista?Perderam-na e nem deram por isso?

Não estão saturados de todos os finais de época na camuflagem de desculpas e mais desculpas para que Luís Filipe Vieira não tenha culpa nenhuma no cartório?

Como é possível vocês gostarem de perder?Não gostam do saborzinho da vitória?Gostam dos quase , quase ganhamos , mas quase perdemos sempre.É isso que querem para o vosso clube que dizem que amam?

Preferem todos os finais de época ver as outras equipas festejarem e ouvirem a desculpa número 10.500 do nosso insucesso , e apoiarem a operação cosmética 50.678 , take 12 , de que a culpa é de todos menos de quem manda no Benfica?

Afinal que medo tem vocês de observar a verdade escancarada perante vossos olhos que o máximo responsável pelos nossos fracassos tem rosto e se chama Luís Filipe Vieira.

Onde está a vossa coragem?Onde está o vosso benfiquismo?Esfumou-se nas inúmeras derrotas que temos sofrido nos últimos anos.

Até isso Luís Filipe Vieira vos conseguiu tirar?

Não tem orgulho de ser Benfica?Não tem amor próprio?Não querem que o clube ganhe?

Até quando as desculpas das arbitragens vão calar os péssimos planeamentos de planteis?Será que são os árbitros que tem culpa de comprarmos jogadores como o Cortez?Será que são os árbitros que tem a culpa de comprarmos uma camionete de jogadores para os emprestar imediatamente , sendo que a maioria deles nem sabe onde fica o Estádio da Luz?Será que é culpa dos árbitros usarmos tácticas desajustadas aos adversários que enfrentamos?

Criticam os árbitros todas as jornadas e conseguem ter o descaramento de defender e apoiar com unhas e dentes a pessoa que em nome do Benfica reforçou o poder do sistema que controla os árbitros ao ajudar Fernando Gomes nas eleições para a Liga de Clubes e não satisfeito com isso para a Federação Portuguesa de Futebol?Ouviram bem , não só Luís Filipe Vieira não toma medidas para enfraquecer o sistema , para que se assista a arbitragens mais justas nos relvados nacionais como ainda o reforça , para que tudo fique na mesma.O pior disto tudo é que tem o vosso apoio incondicional para fazer tal acto que tanto prejudica e vai continuar a prejudicar o nosso Benfica!

Tem alguma lógica apoiarem quem desejou que as arbitragens continuassem a prejudicar o Benfica e com grandes possibilidades de ficarem ainda piores?Pensam , por favor pensem!

Quem quis que as arbitragens continuassem assim foi Luís Filipe Vieira e mesmo assim vocês tem a ousadia de aproveitar-se dos árbitros para os catalogar "responsáveis" de todos os males do Benfica?

Pimenta disse...

Quando não é os árbitros , é os treinadores , quando não é os treinadores é os jogadores mas a única verdade e a figura comum a tudo isto chama-se Luís Filipe Vieira!

Em 10 anos como Presidente não existiu nenhum treinador , repito nenhum ,que não saísse pela porta pequena.Além disso quem os escolheu?Os jogadores quem os contrata?Não é Luís Filipe Vieira?

Ponham a mão na consciência se faz favor!

Decidam-se!Querem continuar a perder.Apoiem Luís Filipe Vieira!

Querem um Benfica vencedor e que honre os seus antepassados , os vossos pais e no futuro os vossos filhos e netos metam mãos à obra e retirem Luís Filipe Vieira de Presidente.Quanto mais tarde mais difícil será de voltarmos a ver o Benfica verdadeiro.

O Benfica ganhador , com ambição, com valores está nas vossas mãos.

Mas sei que só falar e palavras não chega.Chegou a hora dos actos!Chegou a hora dos benfiquistas se unirem e defenderem o Benfica que amam.Se não o fizerem , quando tomarem consciência disso pode ser tarde demais.

Confio em vocês para tomarem a decisão acertada

Benfica sempre :-)


---------------------------------

Epá em poukax palavrx dixe mt o autor dexte texto.Realmente o Benfica dox tempox modernos é 1rol de dexkulpax.Exte ano x a koiza corre mal , o + provavel é ixo ta + k vixto kem vai arkar com td é o Jorge Jejum Ajoelhado.Já x keimou o Rui Coxta , já x keimou o karraxax , agora xo exixte mxm o Jorge Jejum Ajoelhado já que o todo poderoso LFV não pode xeker xer belixkado na porkaria k faz.


Komo diz o autor.AKORDEM CARAÇAX.xEI K NAO É 6 FEIRA MAS ABRAM A PEXTANA

Benfiquista Tripeiro disse...

Ricardo, parabéns, mais um grande texto. Esse Benfica não volta mais, infelizmente.


Toneca, meu caro benfiquista, o que é que te custa escrever como deve ser? Dá tanto trabalho carregar no "x" como no "s". Que raio de moda.

Mike Portugal disse...

Mesmo um Sportinguista como eu, aprecio o texto. Só mudava uma coisa. Mesmo no início onde se lê "Ali, onde agora vive um imponente mamarracho chamado Colombo", deveria ser "Ali, onde agora vive em frente a um imponente mamarracho, o Colombo"

he he he !!!

Anónimo disse...

Muito, muito bom.
Bem sei que esse tempo já lá vai, mas ainda me tento aproximar ao máximo dele quando levo os meus filhos à bola, embora seja do outro lado da segunda circular.
Grande texto!
Por isso é que gosto de bola. Cores diferentes, paixão igual.

Pimenta disse...

Benfikixta tripeiro o meu nome é Pimenta o texto é k é de 1benfikista tonecas.2 pexoax diferentex



Ox x é do hábito dax sms.Max vou tentar kontrolar ixo


Kumprimentox

mnlopes disse...

Será que se pode dizer que o futebol do Benfica é arte pré-colombiana?

luis disse...

Benfica à parte e o que gostei mais foi do "amparava um bruto cozido à portuguesa".
O taveira também ouviu,
"seu bruto!!", mas o cozido era outro. Já não me lembro quem foi o arquitecto do colombo, o grupo que fez crescer aquela obra beneficiou alguma coisa com o Sport Lisboa e Benfica. Bem pela sic elegeram um presimente, o cunhado do largarto martin cabral foi presimente do nosso Glorioso. Enfim, a Marca vende à muito tempo. Tem uma força tão grande pela sua visibilidade e paixão que todos lhe querem lhe deitar a mão.
Pela nostalgia analisa-se o invisível da questão e como é possível a Novo Estádio da Luz estar tão encostado à av. norton de matos !!
Aquela saída para o colombo entala os mexilhões, que sendo este imbecil daqueles que iam a pé, desde a paragem do 24 bem perto da estação de Benfica.
Os comboios passam e os anéis também... terrenos no seixal não é bem a mesma coisa que serem vizinhos do colombo.
Com tanto "cozido à Portuguesa" até os outros Valores, aqueles da Ética e Moral Desportiva estão moribundos. Culpar só o azedo por todo um vazio colectivo... Talvez olhando para a selva dos negócios, e não escamoteando muito aquela espectacular e sensacional "tirada"( vem de tiro), do josé fernado santos guerra(o luvas pretas saiu ao intervalo):

«O Benfica nem parece português»

- Com os 4 milhões ano...
A minha vizinha abre a boca,
"não seja bruto tomás;) o menino Jesus está a magoar".

Claro está que o bruto é o treinador quem está no 11º, este numero na gíria popular, lembra-me o emblema a inovação da exsad alverca...
Se canalizarem bem a atenção o passivo cresce com apostas a toda a largura do campo e começo a observar de meia dúzia de penaltis fora do campo.
-Temos mais adeptos, 1ºs
-Temos mais infraestruturas pagas por nós(os mexilhões iram pagando),1ºs
-Temos mais passivo sem vitórias, 1ºs
-Temos a maior quantidade de ovos( cento e tal em agosto/2013), 1ºs
-Temos o JJ, em ordenado "Bruto",11º internacional , 1ºs aqui no quintal
-Temos muitos 1ºs...
-O azedo também foi o 1º a rasgar com o olibeira para ir para o grupo da sic...mas foi o 1º preso!! Se repararem bem, os "outros" foi só a fingir !!

Cá para mim e no resumo para acabar com o reinado( nem que seja só a fingir;),
-Temos um presimente a manter-nos como 1ºs dos últimos...

Nota: valorizamos tanto esse 1º dos últimos, que a seguir e com medo( diz a guerra da propaganda) dos campeões, vamos renovando, renovando...mastigando, mastigando, adiando, adiando, adiando, penetrando, penetrando...os mexilhões !!

Há coisas que não mudam,

Vivas ao Benfica Todos Tempos!!


luis disse...

Um anexo público aqui do imbecil do luis,
Só vou fazer gosto no face do ontem, quando atingirem os 7 mil;) e com a eleição das 7 maravilhas do ontem era este o presimente, nem que seja só a fingir !!!

nota: não sei se já contei aqui a anedota do mocho...
Mas em resumo;)
-ele por agora... falar ao Povo, não fala, mas está cá com uma atenção!!

B T T