terça-feira, 20 de maio de 2014

Seleccionadores de Bancada

Contestar as escolhas do Seleccionador para um Mundial é tão 1986. Em nós haverá sempre um treinador que escolherá os melhores dos melhores; se fôssemos nós a escolher o lote de felizes contemplados, não há dúvida absolutamente nenhuma de que seríamos Campeões Mundiais de 4 em 4 anos.

A escolha de um plantel para um Campeonato do Mundo deve depender de outros factores para além da forma física extraordinária ou capacidade atlética genial ou uma técnica apuradíssima. É um equilíbrio muito difícil entre sensibilidades; às vezes é melhor escolher um jogador de menor qualidade mas profundamente integrado e orientado para o espírito colectivo (dentro e fora de campo) do que 3 ou 4 craques que não percebem nada do jogo e detestam confraternizar com os outros à hora da ceia, preferindo passar os dias e as noites a jogar playstation no quarto, a olhar para o telemóvel ou a experimentar fatos e gravatas.

Paulo Bento, que tem demonstrado competência e não merece, quanto a mim, tanta crítica, escolheu estes. Que tenha sorte e que Portugal possa fazer uma boa figura. Tendo em conta o nível de todas as equipas, diria que podemos chegar aos quartos-de-final. Mais do que isso dependerá da sorte e da superação. 

Eis os 23 escolhidos:

Guarda-redes: Beto (Sevilha), Eduardo (SC Braga) e Rui Patrício (Sporting);
Defesas: André Almeida (Benfica), Bruno Alves (Fenerbahçe), Fábio Coentrão (Real Madrid), João Pereira (Valência), Neto (Zenit), Pepe (Real Madrid) e Ricardo Costa (Valência).
Médios: João Moutinho (Mónaco), Miguel Veloso (D. Kiev), Raul Meireles (Fenerbahçe), Rúben Amorim (Benfica) e William Carvalho (Sporting).
Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Éder (SC Braga), Hélder Postiga (Lazio), Hugo Almeida (Besiktas), Nani (Manchester United), Rafa (SC Braga), Varela (FC Porto) e Vieirinha (Wolfsburgo).


Parabéns especiais a André Almeida e Amorim pela oportunidade de representarem o Benfica num Mundial.

4 comentários:

Anónimo disse...

Percebo isso na perspectiva de um benfiquista.. Mas um bom treinador também trabalha o espírito de grupo E se o jogador que dissessem não tem "espírito colectivo" fosse o Ronaldo? Era melhor? Como é o Quaresma não incomoda os benfiquistas mas a mim como português incomoda e nem sou do Porto.Qual a justificação para não levar o Adrien mesmo??

M. Silva disse...

O Adrien? Jogador mediano sobrevalorizado por certos sectores da CS (e pelos adeptos verdes, claro).
Quem saía para ele entrar? Ruben Amorim, jogador muito mais inteligente e que leva uma embalagem completamente diferente, fruto de ter ganho 3 títulos este ano, e de ter muitíssimos mais minutos na Europa? O Adrien já alguma vez jogou nas competições europeias, sequer?

Ricardo disse...

Anónimo, a análise que faço é independente de ser benfiquista. Se não estivesse nenhum jogador do Benfica entre os 23 eleitos diria exactamente o mesmo. A maior parte das análises que se fazem às escolhas de Paulo Bento (e de todos os Seleccionadores) tem clubismo colado; as pessoas querem ter jogadores do seu clube nas competições de Selecções. É assim, sempre foi, sempre será. Por isso, chegamos a cenários absurdos como termos os adeptos dos 3 grandes a dizer mal de Paulo Bento e a assumirem que não apoiarão a Selecção Nacional. É uma forma de estar com a qual não me solidarizo nem penso que seja a correcta. Eu gosto de ver Portugal e puxarei pelo nosso sucesso, independentemente de estarem em campo benfiquistas, portistas, sportinguistas, braguistas ou jogadores de outro qualquer clube.

Sobre o Adrien, vê as escolhas para o meio-campo que PB fez. Não me choca que Adrien não tenha ido. É um bom jogador, tem boas características, mas está longe de ser, quanto a mim, o que dizem dele (sobretudo o que dizem os sportinguistas dele). Mas para entender isto será preciso entender que eu não quero saber de que clube vem o jogador, coisa que (imagino) não será o teu caso.

M. Silva, não sendo tão cáustico quanto tu em relação a Adrien - acho que estás a desprezar alguns bons aspectos do jogador - concordo na generalidade. É sobrevalorizado.

luis disse...

Na actualidade vão tri atletas do braguinha e outros tantos do real ;)
De passagem pelo "ontem", temos a grande passado vitorioso do vizinho da 2ª circular com 11 atletas.Continuando a contagem, 10 passaram pelos tripas. Nem recorrendo ao passado encontro a espinha dorsal da selecção. Com boa vontade,temos 6 com passagem por esta casa;) Em 14 anos de reinado foram contando histórias, os miúdos foram crescendo mais de 10 vezes e super agente como peixe sem espinhas ;)

nota: Nesta caldeirada, o tamboril é só osso :)

B T T