sábado, 7 de maio de 2016

Eliseu ou Grimaldo?


Ponto previamente prévio: este benfiquista quando dá opinião sobre um jogador ou uma escolha que, a seu ver, será a melhor está SEMPRE a querer o melhor para o clube e não a perseguir jogadores, a odiar jogadores ou a ter algum preconceito contra algum jogador. Isto, que é simples e básico, só requer esta nota prévia porque há muitos calhaus no mundo.

Grimaldo. Por mim,  Grimaldo. As dúvidas sobre se estaria preparado dissiparam-se no jogo com o Braga. A menor experiência em relação a Eliseu é amplamente suplantada pela super-qualidade que tem.

O português, que é indiscutivelmente uma figura simpática, que é indubitavelmente um jogador abnegado, que é até um jogador interessante do ponto de vista ofensivo, infelizmente para nós não percebe o que é defender. Não é fiel à linha defensiva, tantas e tantas vezes potenciando a desmarcação de um adversário isolado (quando os nossos centrais e o lateral direito sobem ficamos sem rede se o lateral esquerdo está dois metros atrás deles a colocar o adversário em jogo); não sabe fechar no meio (o constante ataque das equipas àquele espaço entre ele e o Jardel deve-se precisamente à sua incapacidade de perceber quando deve encolher a equipa, chegando-se mais ao central do seu laso); cruzamentos vindos da direita são constantemente mal lidos por Eliseu (vai quase sempre atrás do adversário directo, chegando muito depois ao espaço onde o jogador que estava a marcar já chegou); pressionado, não sabe sair senão com recurso ao jogo aéreo (tendo noção de que não é um primor com bola, reconhece a fragilidade e não da soluções de saída pelo chão à equipa).

Essas são algumas das suas lacunas que podemos observar em todos os jogos. Por vezes, os lances são mais visíveis, outras passam mais despercebidos. Mas estão sempre lá, jogo após jogo. Claro que também  tem qualidades - cruza bem (já surgiram alguns golos dos seus cruzamentos tensos), é esforçado, combina bem quando sobe, tem um bom remate, sabe dar soluções na frente, usa bem o corpo para proteger a bola, tem a maturidade competitiva de muitos jogos nas pernas num óptimo Campeonato como o espanhol - mas, quanto a mim, são insuficientes tendo em conta o perigo a que sujeita constantemente a equipa. Uma coisa é gostarmos da personalidade do jogador, outra é analisar-lhe o futebol. Tento que as duas não se misturem.

Já Grimaldo é outra loiça. Pouco experiente, tem tudo o resto. A escola catalã de saber defender como e com poucos - num jogo explicou ao Eliseu o que é isso de parar o movimento para (tentar) deixar o adversário em fora-de-jogo - e depois o talento da criação. Grimaldo vai por dentro, vai por fora, compensa na direita quem subiu, desequilibra dentro do bloco adversário, defende sempre com a noção de e da equipa, com bola procura soluções menos óbvias. Este puto vai rasgar vindo de trás defesas inteiras. Vai criar instabilidade no adversário (e como estamos precisados, neste exaustivo final de época, de quem venha trazer agitação e criatividade ao nosso jogar). Claro, é um puto, há-de cometer erros. Mas, pesando vantagens e desvantagens, se eu fosse Vitória metia o "novo Léo" já na Madeira.

7 comentários:

Paulo Reis disse...

É!... Mas a questão é que daquele lado joga o Jardel, que está habituado ao Eliseu!....

João Silva disse...

Eu ia com o Eliseu e acho que Rui Vitória também o fará.

PS: Chamar a Grimaldo o "novo Léo" não é um elogio.

jorgen80 disse...

Não podemos numa altura destas do campeonato brincar aos laterais. Eliseu é um jogador com enorme experiência que apesar das suas falhas pontuais, é muitas vezes prejudicado pelos momentos de desconcentração que o Jardel vai dando por jogo.
Eliseu esta época, tem estado a um nível altíssimo. Influência directa ou indirecta em muitos golos do Benfica com aquelas bolas longas que já é imagem de marca dele. Defensivamente, razoavelmente bem, mostrando que apesar de não ser lateral de origem, tem conseguido disfarçar muito bem tais handicaps com a sua abnegação e entrega ao jogo. Já defrontou J. Mários, Hulks, Douglas Costas, Kokes e em nenhum deles, se pode dizer que tenha sido completamente atropelado.

As pessoas têm que ter noção que Eliseu tem carreira Liga BBVA e antes de chegar ao Benfica era titular num Malaga que tivera chegado aos Quartos finais da Champions.
Merece a titularidade, e espero que para o ano a mantenha para consolidar ainda mais o produto bruto que é Grimaldo. Este sim, ainda com muito para aprender em termos de posicionamento defensivo. O técnico, já se sabe, é do melhor do mundo. Falta o tal tático que tem também ele relegado Semedo para o banco em detrimento de um Almeida "alemão", frio, certinho, impassível- Tudo características essenciais nesta reta final.

Paulo Reis disse...

Tudo características essenciais nesta reta final. Émesmo isso! Porra, a bola é assim!

Anónimo disse...

Mal do puto se não for melhor que o Leo. Leo era uma cratera na defesa. Há gajos que só vêm por um olho.

Anónimo disse...

Falo depois do jogo na Madeira contra o Maritimo e por isso é mais fácil dar opiniões.Mas, se bem que algumas criticas ao Eliseu possam estar"certas" nota-se que o mesmo nunca foi alguem que caisse nas graças de muitas pessoas. No entanto esquecem que foi um defesa esquerdo adaptado pois sempre foi médio ala esquerdo.Dispõe dum bom pontapé, e é menos forte na colocação para defender assim como no drible um para um.Mas tem cumprido.Digamos que 90% contra falhas em 10%.
No entanto Grimaldo entusiasma e tem mostrado valor pelo que penso irá evoluir muito para ser o futuro defesa esquerdo.Peca pela altura, mas no SLB parece que defesas laterais só se conseguem dos pequeninos em altura.

Iremos de certeza reequilibrar a equipa e com matéria prima nossa pois o tal que precisava que eles crescessem 10 vezes já foi apanhar crescidos para outro lado.

R.B. NorTør disse...

O Eliseu é daqueles patinhos feios que, saindo antes de haver substituto à altura, ainda seria chorado e bem chorado. Para o jogo dos Barreiros, e isto é um bocado fazer o totobola à segunda, que Vitória fez bem em colocar Eliseu. Conhece o campeonato e tem cultura tática. Com Coentrão de fora pode até ambicionar uma merecida convocatória para o Euro.

Face ao amarelo na Madeira estará fora da final do Campeonato. Acho, a julgar pelo jogo com o Braga, que Grimaldo estará à altura. Colocar-se-á a questão Grimaldo ou Sílvio?