sábado, 14 de maio de 2016

Ganhar o TRI será só ganhar o TRI?




Não, vai muito para além de um troféu de Campeão. Se o Benfica conseguir vencer este Campeonato, sagrando-se pela primeira vez em 40 anos Tricampeão, não só criará dentro do clube uma dinâmica e habituação vitoriosas como afectará as organizações dos dois principais rivais.

O Sporting, que tem apenas 2 títulos de Campeão nos últimos 34 anos, está obviamente necessitado de ganhar. Mas não tem ganhado. E este ano está a fazer a sua melhor época de sempre em termos pontuais - não ganhar quando se fazem tantos pontos, ainda por cima perder uma excelente época como esta para o principal rival, seria um duro golpe. Provavelmente com a repercussão de perder o treinador que elevou o futebol da equipa a uma qualidade indesmentível. Sem Jesus e com uma estrutura dirigente que roça a demência,  não será difícil adivinhar que o Sporting voltará a lutar pela entrada directa da Champions e pouco mais.

No Porto, o menos universal dos três grandes, a situação é de maior gravidade. Sem a sustentação nacional que Benfica e Sporting têm, o clube da Invicta só se mantém à tona se ganhar. Quando perde, vem tudo por aí abaixo: assistências, merchandising, patrocínios, visibilidade. O Porto de Pinto da Costa só por uma vez passou 3 anos sem vencer o Campeonato: de 2000 a 2002. Mas não os perdeu para o mesmo rival (2 títulos para o Sporting, 1 para o Boavista) nem, sobretudo, os perdeu a todos para o seu principal rival - claro, o Benfica. Um Benfica Tricampeão seria um motivo de profunda desestabilização interna no Porto. Por mais eleições e estranhas votações que consagrem o Presidente do Porto, por mais sonhos e discursos motivadores, a roldana portista precisa de vitórias. Sem elas, o clube aproximar-se-á perigosamente daquele Porto que passou 19 anos a ver as festas dos rivais de Lisboa.

Ganhar o Tricampeonato é por isso fundamental. Se amanhã pudermos fazer a festa na última jornada de uma época extraordinariamente difícil, na qual tivemos um fantástico Sporting a valorizar a nossa conquista, criaremos dentro do clube e nos clubes rivais as condições necessárias a ganhar mais vezes. O TRI não é só o TRI. O TRI, acontecendo, será o TRI+meio-TETRA.

4 comentários:

cards disse...

Com humildade, união, espírito de sacrifício e respeito pelo adversário o título será nosso.
Carrega Benfica, rumo ao 35.

Anónimo disse...

Bem, que exagero. Então por esse prisma, agora o Benfica vai ser campeão até deixar de existir...

Para o ano começa tudo de novo, como sempre.

Cumps

artnis disse...


Ainda não perdi a esperança de que o sociopata os conduza a 'derbies' com o Salgueiros.

Rui Sérgio Guerra disse...

Parabéns Ricardo pelo texto, subscrevo-o na íntegra.

Quanto À N/ EQUIPA, espero que assuma:
- CONCENTRAÇÃO E RIGOR absolutos do 1º ao último segundo,
- FOCO TOTAL EM GANHAR, JOGANDO C/ INTELIGÊNCIA E OBJECTIDADE,
- REMATAR À BALIZA C/ CONVICÇÃO, sempre que perto ou na área,
- não abusar de "tabelinhas forçadas", MUITAS VEZES ESTÉREIS,
- não afunilar jogo no corredor central, ABRIR JOGO NOS FLANCOS,
- "matar" se possível no meio-campo os contra-ataques do adversário,
- "não hesitar em mandar a bola pró quintal"... quando RACIONAL,
- JOGAR SEMPRE À BENFICA, com alma, crer e ambição.

Quanto aos BENFIQUISTAS presentes na Luz, sejam BENFICA, SEMPRE!
Apoiem a equipa SEMPRE, COM ALMA GLORIOSA!

Abraço Benfiquista,
RSG