segunda-feira, 23 de maio de 2016

Peseiro-frio



Faço parte daquele grupo de gente estranha que vem defendendo José Peseiro ao longo dos anos. Sou de uma minoria que não acredita em coisas tão científicas como alguém ser "pé-frio" - no fundo, a crença de que há pessoas perseguidas uma vida inteira por um azar diabólico. Não creio que José Peseiro ou algum ser humano neste mundo sofra de tal coisa, embora a sorte e o azar naturalmente existam; só não são exclusivos de ninguém. Defendi e defendo a sua competência técnica,  o seu saber sobre o jogo, a sua óbvia capacidade para procurar o bom futebol.

No entanto, esta passagem pelo Porto mostrou-me um José Peseiro diferente daquele que eu conhecia. Desde logo, na forma comunicacional. O homem que não se refugiava em conversas vazias de adeptos, procurando sempre falar sobre o jogo e valorizar os aspectos mais interessantes do fenómeno desportivo, passou a ser um queixinhas, um alheado, um lunático - Peseiro chegou mesmo a dizer que, se não fossem os árbitros, o Porto seria campeão, o que é algo que nos demonstra a sua instabilidade emocional. De tanto procurar o sucesso sem o conseguir, Peseiro perdeu-se e agora já nem é o homem das virtudes que procura pela qualidade e lucidez afirmar a sua competência nem tem a capacidade dos rudes para motivar a sua equipa com um discurso mais bélico. Ficou no meio, Peseiro. Na ponte que vai dele para ele próprio.

E é pena porque ontem no Jamor já pudemos vislumbrar um bocadinho do excelente trabalho que está a fazer com a equipa do Porto.

2 comentários:

ADexterA disse...

Eu concordo com o seu conhecimento e até capacidade para colocar a equipa a jogar futebol de qualidade. O que me pareceu óbvio neste passagem pelo FcPorto foi o que já se dizia que tinha falhado na sua passagem pelo SCP. A falta de pulso para controlar o balneário, ausência de um discurso mobilizador e galvanizador. Todas as suas intervenções foram um aborrecimento e depois caiu no ridículo do discurso do queixinhas....Ora num Fcp destroçado e com todos os sinais a indicarem que não tinha as costas protegidas pela estrutura do fcp, esta falta de pulso tornou-se ainda mais evidente.

Nada contra o treinador, mas dificilmente será um Ganhador num grande português...

Mas não há impossíveis, como o Rui Vitória comprovou.

João Gaspar disse...

Não concorda com a parte de "peseiro demonstrou a sua instabilidade emocional". Aquele tipo de conversa, parece-me, ter sido encomendada pelos responsáveis de comunicação do Porto e não originária de José Peseiro. Assim como o "se os árbitros roubassem o sporting ou o benfica o país pararia mas com o porto ninguém liga". Enfim, mensagem típica do porto: "somos nós sozinhos contra o mundo".
De resto, concordo.