terça-feira, 25 de outubro de 2016

O clube mais eclético do Mundo



O ecletismo não é só variedade, é também capacidade competitiva. Não basta criar uma equipa de sueca para jogar aos Domingos na sala da associação do bairro e chamar-lhe ecletismo.

Um clube verdadeiramente eclético é aquele que mantém no topo várias equipas de vários desportos sempre ao mais alto nível. Nesse sentido, poucos clubes no mundo o são. Se olharmos para os 100 maiores clubes europeus com equipas de futebol reconhecidas e competitivas, teremos muito poucos que consigam manter 15/20 modalidades nas quais lutem constantemente por títulos nacionais e internacionais. Lembro-me de repente de 4: Porto, Sporting e Barcelona. É possível que existam mais. Um ou dois mais, no máximo.

Depois é preciso perceber que tipo de competitividade têm nas modalidades mais mediáticas de pavilhão: andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol, futsal. Aqui, Porto e Sporting perdem por só terem algumas ou por só serem competitivos em algumas. O Benfica ganha recorrentemente nacional e internacionalmente títulos em todas elas. Mais nenhum clube europeu ou mundial o faz.

Por fim, o histórico atletismo. Os 3 portugueses têm tradição, o Sporting com melhor performance no geral, mas é muito rica a História do Benfica em várias das especialidades, além dos contributos essenciais para as performances olímpicas de vários atletas nacionais. Além deste, são dezenas e dezenas de  outros desportos praticados pelos nossos atletas que seria fastidioso elencá-los todos.

Nenhum dos outros 3 clubes aqui mencionados chega perto da dimensão verdadeiramente plural, ecléctica e desportiva do Glorioso. É por isso importante continuar a desenvolver a qualidade em todas as nossas modalidades e a criar as bases para uma campanha que vise espalhar a mensagem por todo o lado: Sport Lisboa e Benfica, o clube mais eclético do Mundo.



10 comentários:

Anónimo disse...

Eclectismo não tem nada a ver com ganhar, perder ou "capacidade competitiva".


(já sei que este comentário pejado de insultos não vai passar o crivo do "bom senso", mas pelo menos aprendes alguma coisinha)

Ricardo disse...

Muito obrigado, anónimo. Aprender assim tanto com um anónimo ilumina o dia de qualquer um.

Anónimo disse...

O que não falta são clubes de futebol com um eclectismo forte, está muito mal informado. O Benfica não precisa de deturpar a realidade para se promover aos olhos dos outros.

Besiktas, Galatasaray, Fenerbahce, CSKA, Olympiakos, Partizan, APOEL, etc. Isto na Europa, mas não é possível fazer comparações directas entre culturas desportivas muito diferentes que valorizam desportos diferentes, e misturar regionais/mundiais etc. Com excepção da Espanha, onde em geral os clubes funcionam exactamente da mesma forma, sendo o Barcelona o exemplo máximo, embora o Real gaste na sua equipa de basquetebol o quadruplo do que o Benfica gasta em tudo. É um assunto muito subjectivo e que exige conhecimento da realidade europeia para ser discutido com seriedade.

Em Portugal não há comparação a partir do momento em que um clube luta por títulos em 5 dos 6 desportos principais (6 em 7 com atletismo) durante largos anos enquanto o porto e sporting ainda recentemente só tinham duas equipas com esse estatuto (agora têm 4, embora no ciclismo se limitem a pagar para usar o seu nome, como uma empresa qualquer).

Nos desportos amadores é difícil dizer se o Sporting é melhor ou pior, pois teria que se fazer uma hierarquia de todas as competições masculinas/femininas, individuais/colectivas, etc.

O Benfica é hoje um dos clubes mais eclécticos do mundo, mas o mais importante é que ainda tem muito por onde crescer. Não precisamos de criar narrativas enviesadas para contrariar as fantasias dos sportinguistas, basta perguntar-lhes qual foi a última que venceram um campeonato de hóquei, basquetebol, voleibol e andebol.

conana disse...

No entanto, começando com:
"Eclectismo não tem nada a ver com ganhar, perder ou "capacidade competitiva"."
acaba-se com:
"basta perguntar-lhes qual foi a última que venceram um campeonato de ...".

Julgo que baste ir a um dicionário para que percebam o que ecletismo significa. E sempre significou. E não. Não tem mesmo nada a ver com vitórias.

Podem sempre discutir quem é o mais ou menos ecléctico, ou quem é o mais vitorioso entre os mais ou menos eclécticos ... não esquecer a modalidade de medições comparativas, pelos vistos muito em voga nos dias de hoje ... se bem que agora é coisa para constipar praticantes.

Ricardo disse...

Anónimo, final do segundo parágrafo.

Anónimo disse...

conana, os comentários foram feitos por pessoas diferentes, naturalmente.

Dizer que o conceito de ecletismo, na perspectiva dos clubes portugueses de futebol, não tem nada a ver com vitórias, é como afirmar que o mar não tem nada a ver com água.

O ecletismo nada mais é que a disponibilidade dos clubes para valorizar desportos que não o futebol sénior masculino. É uma forma de "redistribuír a riqueza" gerada pelo futebol, enquanto se mantêm viva a chama do desporto amador, que deu origem a todos os clubes em Portugal (embora as principais equipas hoje sejam profissionais), e se contribui para o desenvolvimento de toda a pirâmide do desporto português, do amador ao de alta competição. A partir daí o ecletismo de cada clube é mais "nobre" ou mais "virtuoso" quanto maior for a capacidade de dispersar o investimento sem abdicar das vitórias, que dão cor à história das instituições desportivas.

Isto porque ter menos desportos significa uma maior probabilidade de vitória, e vice-versa. Esta direcção escolheu trilhar um caminho muito difícil (embora em geral apenas tenha ido ao encontro da vontade dos sócios), que é pedir aos benfiquistas que lhes exijam vitórias todos os anos nas 5 equipas profissionais... no mínimo.

E em cima disso ainda complica mais a sua gestão investindo constantemente em novas equipas (feminino, atletismo e projecto olímpico). Ainda há dias foi anunciado o Rui Bragança, que vai ser apoiado essencialmente para representar Portugal em competições internacionais, e não o clube.

Não há receio de reduzir o investimento nas principais equipas para investir no sucesso individual de atletas (como um que acabou de cuspir no prato onde comeu). Apesar da força do ecletismo estar dependente de vitórias regulares há a noção que a grandeza do clube não se esgota nos triunfos mais mediáticos, mas sim em valorizar cada vez mais uma identidade moldada ao longo de mais de um século.

Já o sporting, de forma cínica e baixa, à imagem da sua direcção, acrescenta milhões ao orçamento enquanto extingue equipas amadoras de tostões. Fiéis à sua génese, não conseguem ver além do dinheiro do avô, ou do Sobrinho. Num dia tentam imitar o porto, no outro o Benfica, mas como não têm identidade própria as vitórias teimam em não aparecer.

No fundo o ecletismo acaba por ser isso: ter tanto orgulho na identidade do clube que se sente necessidade de criar o máximo possível de oportunidades para o demonstrar, mesmo sabendo que esse não é o caminho que garante mais vitórias.

Anónimo disse...

No fórum serbenfiquista, criei um tópico onde postei todas as minhas pesquisas sobre o palmarés oficial colectivo dos 3 maiores clubes portugueses no conjunto de todos os desportos, géneros, escalões e categorias, troféus internacionais, nacionais e regionais de primeiros lugares e mesmo faltando saber alguns troféus em alguns desportos, posso garantir que o SLB tem mais troféus que qualquer outro clube portugues, o SCP é o segundo nesta estatística quantitativa, também qualitativamente é o SLB que tem o palmarés com mais valor, sendo que um palmarés qualitativo superior é sempre mais valoroso/importante que um palmarés quantitativo superior.

No Futebol, de longe o principal desporto, qualitativamente superior ao conjunto de todos os outros desportos juntos, na realidade portuguesa, o SLB lidera.

Nos desportos com equipas de clubes totalmente profissionais, o SLB também lidera.

Nos desportos semi-profissionais, casos do Atletismo, o SLB lidera.

Já nos desportos amadores, o SCP lidera e por boa margem.


Nos desportos com equipas de clubes profissionais, o SLB é o clube desportivo portugues com mais títulos de campeão europeu de clubes-5, o FCP-4 e o SCP-1.

Em outras provas oficiais internacionais organizadas ou reconhecidas pelas máximas entidades mundiais ou europeias nos respectivos desportos com equipas de clubes profissionais, exemplo no Futebol-FIFA e UEFA

SLB- 8(falta a Taça Intercontinental de Hóquei Patins que deverá ser realizada em 2017), FCP-10, SCP- 7.

Nos desportos com equipas semi-profissionais;Títulos de campeão europeu;

SCP- 15, SLB- 5/ seniores femininos; SCP-1/ Juniores masculinos; SLB- 2.

Quantitativamente total de troféus mundiais europeus colectivos oficiais em ambos os géneros e escalões;

SCP- 24, SLB- 22(falta a TI Hóquei Patins), FCP- 15.

Em Troféus de Primeiros lugares/Medalhas Ouro, Medalhas de Prata e de Bronze em provas organizadas ou reconhecidas oficialmente pelas máximas entidades mundiais e europeias nos respectivos desportos; seniores masculinos;

SLB- 53, SCP- 52, FCP-41/ seniores femininos; SLB-4, SCP-4, FCP-1/ juniores masculinos; SLB- 10, SCP- 1, FCP-1/ juniores femininos; SLB- 1.

JMJ disse...

Há aqui uma dimensão social dos clubes que é importante mas que é descurada no post.

- Quais são as condições que os clubes prestam para o acesso à prática desportiva pelo maior numero possivel de pessoas?

- Existe uma perspectiva de dinamização do "desporto pelo desporto", que facilite o acesso de um maior numero de modalidades por todos, mesmo os que menos posses têm?

Como entidades com "utilidade pública desportiva" é também essa a sua obrigação, a promoção da actividade desportiva como componente importante na formação geral do individuo. Que clube faz mais por isso? Como benfiquista, gostava que fosse o glorioso.

Anónimo disse...

O meu username nesse fórum é- IPASLB, para saberem sobre este assunto dos palmarés enviem-me mensagem pessoal.

Nau disse...

O ecletismo, que está na origem do Benfica e que tem sido decisivo na afirmação da grandiosidade do clube, está assegurado - promessa de LFV.