sábado, 8 de outubro de 2016

PODE UM CLUBE MUDAR RADICALMENTE UM JOGADOR COM 27 ANOS?


Nunca gostei especialmente do uruguaio Luis Suárez. Mas como, se era rápido, se era possante, se tinha técnica, se rematava tão bem, se variava os recursos - pé direito, pé esquerdo, cabeça? Porque era meio bronco a jogar futebol. Era um cavalo solto pela relva, seguindo os básicos instintos que o levavam até à baliza.

Corria muito, Luis Suárez - provavelmente, se já houvesse GoalPoint nessa altura, a sua cara feia de psicopata acabado de fugir de uma instituição psiquiátrica apareceria de um lado da imagem e do outro muitas percentagens com pontinhos, uma delas contabilizando os quilómetros percorridos, e um pequeno apontamento que faria toda a diferença para entendermos o jogo: "O uruguaio correu no jogo contra o West Ham 14, 5 quilómetros. Um recorde na Liga Inglesa!".

Mas... por que corria tanto Luis Suárez? E corria bem? O movimento das suas pernas ajudava a criar situações propícias ao golo? À superioridade? À posse inteligente? Ao controlo do jogo? O uruguaio fazia tudo com a pressa de um adolescente. Não via ninguém.  Ou via o jogador errado. Não pressentia o jogador certo. Não se movimentava de molde a aumentar o universo colectivo mas antes de forma egoísta, só querendo chegar-se a zonas de finalização, a zonas fáceis, a zonas de mediatismo. Como tinha todas as valências descritas em cima, era bastante apreciado pela generalidade do público. Marcava golos espectaculares, corria que nem um desalmado, mordia orelhas.

Parecia votado a ser mais um Mike Tyson dos relvados ingleses quando apanhou o avião para Barcelona e começou a deixar de jogar à bola para passar a jogar futebol. Acalmou os cavalos, parou para pensar.  Observou. Quis imitar. Imitou. Hoje em dia, em 10 jogadas decide bem em 9. Sabe quem está a passar atrás sem sequer olhar, conhece a fundo os movimentos dos génios Iniesta e Messi, dá de comer à fome de bola que Neymar trouxe da favela. Vê pelo retrovisor do cérebro.  Suárez passou de puro-sangue a dançarino. Já não corre por correr.  Da só os passos que tem de dar.

 https://m.youtube.com/watch?v=HokRyYu6o-E

3 comentários:

jorgen80 disse...

Suarez ja era um jogador extraordinario no Ajax. Nao vamos embelezar as coisas so porque sim. Ate porque o Barcelona e q mudou por causa dele. Messi passou para a esquerda, Suarez para o centro e o Barcelona apostou num futebol de menos toque e mais velocidade como tao bem gosta o uruguaio. Obviamente que evoluiu no jogo coletivo, mas o que o distingue dos demais continua a ser o futbol que nos apaixonou no Liverpool e Ajax.

Problemas no tecado. Nao da para acentuar.

dezazucr disse...

Puro preconceito. Suarez já era muitíssimo bom no Liverpool, assim como o era no Ajax. Basta lembrar que por exemplo Suarez além do melhor marcador do campeonato, foi também o melhor assistente... para um burro nada mau. Basta ver que o último ano em Liverpool foi a época em que o clube esteve mais perto de ganhar a Liga Inglesa. Se o Barcelona o foi buscar foi exactamente pelo perfil inteligente que tinha e não por morder jogadores. Obviamente evolui, jogando lado a lado com Messi e Neymar, fornecido por Iniesta e Rakitic, o potencial para a aprendizagem e crescimento era grande.

R.B. NorTør disse...

Suarez está mudado como o dia e a noite. Lembro-me de o ver jogar, naquele ano que o Bar... Messi mandou o Bayern do Guardiola com as couves e pensar: este tipo [Suarez] devia pagar bilhete para estar no relvado. Este ano a fazer a diferença. Não sei se foi o clube que o mudou, so o facto de treinar todos os dias com "cepos" do calibre de Iniesta e Messi.