segunda-feira, 10 de outubro de 2011

La Gloriosa - um fim-de-semana à Benfica!

1) Num jogo intenso e disputado até ao fim, um Benfica desfalcado de 3 das suas estrelas recuperou 12 pontos de desvantagem de forma fantástica no último período e acabou a vencer (65-63) o Porto e o troféu oficial António Pratas. Mais um para a lista de troféus, deste que é o mais titulado clube em Portugal. A Carlos Lisboa - o melhor português de todos os tempos -, o nosso Obrigado.

2) Em Futsal, uma equipa que não sabe defender - Paulo Fernandes, existe treino? - ganhou aos solavancos o Freixieiro por 6-4.

3) Parabéns a Bruno Pais pela medalha de bronze na Taça do Mundo em Triatlo. Como é óbvio (embora não o seja para todos), estando o atleta em representação do país, este feito não entra na contabilidade do clube. Fica, no entanto, a palavra de apreço a um atleta do Benfica que é dos melhores do Mundo no seu desporto.

4) Em Rugby, vitória do Benfica sobre o CDUL por 20-13.

5) Massacre em Andebol: 28-16 para o Benfica contra o São Bernardo.

6) Dupla jornada e duas vitórias em Voleibol, após a Supertaça conquistada: 3-1 contra o Caldas; 3-0 contra o Marítimo.

7) Em Hóquei, não houve jogo. Mas houve amor pelo Benfica do Maradona dos patins, Panchito Velásquez:

«Panchito Velázquez tem 36 anos, a sua carreira como jogador já pertence ao passado, agora é produtor de vinho, mas as memórias da sua passagem por Portugal e pelo Benfica estão bem vivas.
O argentino assume que os melhores anos da sua vida foram passados na Luz e que o seu maior desejo era ter aí terminado a sua carreira.
«No Benfica vestia a camisola e arrepiava-me, sentia pele de galinha. O apoio que tínhamos era impressionante. Acabavam os jogos e ficava uma hora a dar autógrafos e a tirar fotos. Fazia-o com toda a alegria. Gostava de ter terminado a carreira aí», disse o jogador, em entrevista ao jornal “Record”.
Essa realidade levou-o a aprender a gostar do clube, mais do que qualquer outro por onde passou: «Foi o único clube onde joguei e que fiquei adepto. No Benfica podiam deixar de pagar durante muito tempo que eu jogava à mesma».
A sua vida agora é feita em San Juan na Argentina e está dedicado à agricultura. Mas mesmo numa actividade bem diferente do hóquei em patins, o Benfica marca presença.
No pensamento do jogador está a mudança do nome da sua quinta de “Las Marys” para “La Gloriosa”.»
(www.desporto.sapo.pt)

Um fim-de-semana à Benfica, portanto.

10 comentários:

MM disse...

Informam-se os leitores de "Ontem vi-te no estádio da Luz" de que o autor Ricardo foi alertado para a importância das modalidades que o seu clube pratica em sítios Leoninos e por Sportinguistas.
Para mais informa-se de que até a educação nesse muito particular segmento tomar corpo as modalidades praticadas pelo Benfica (que não o futebol) eram, para o autor Ricardo (citando), "lançamento da beata" e "20 000 metros telepizza".

Alguns Sportinguistas congratulam-se pelas evidentes melhorias e continuarão a fazer o seu melhor para que o Ricardo possa - como deve - gabar os feitos desportistas que o seu clube alcança nos desportos Português, Europeu e/ou mundial.

The previous message was generated by a machine and we solemnly swear that Cosme Damião did not partake on its script. Estava demasiado ocupado a ver-se ao espelho equipado com a sua bonita e mágica "Stromp" ... «um orgulho», nas palavras do próprio, «vamos a eles Leões», gritou Cosme, enquanto pedia para ser aceite nos quadros do Sporting Clube de Portugal, «nós somos o Spoorting meus amigos», soloçou emocionado perante o olhar estranho em Francisco Stromp.

Contaram-me, não que tivesse visto ...

Constantino disse...

Caro Ricardo

Isto é uma foda do catano. Um gajo vem comentar um post e depara-se com um comentario manhoso. Se eu fumasse, atacava já 3 ou 4 barbas de milho, assim limito-me a malhar um café sem açucar para arrepelar mais na garganta.

Eu fico impressionado por ler sportinguistas auto-proclamarem-se "Apóstolos das Modalidades" quando nem a porra de um pavilhão têm e pensam que "tartan" camarão enrolado em arroz com saké. "Ah mas isso é herança de outras direcções e de outros presidentes"... mas fodasse fomos nós benfiquistas que os elegemos? Já alguém ouviu ou leu um benfiquista sacar de um "ah só ficaram com o JVP porque o nosso presidente queria juntar à nossa lista de trofeus o campeonato italiano de polo aquatico"? (e em boa hora o fez, que o 15º lugar nesse campeonato já ninguém nos tira do bornal).
De qualquer forma, e mal grado eu ter ficado um bocadinho abespinhado, não posso deixar de ressalvar o evidente orgulho que eles exibem quando referem que o maior benfiquista de todos, vestiu a camisola deles (e não, não estou a falar do Bruno Maruta), mesmo que estejam a falar de uma equipa constituida apenas por 4 ou 5 jogadores da colectividade lumiarense. Se bem que a dado momento não sei se o que eles exibem é orgulho ou inveja: porra o homem é que foi esperto, vestiu uma vez a nossa camisola e deu logo à sola para o Maior de Portugal... topou-nos a milhas o cabrão, perdão, o Damião. Só uma correcção: é verdade que o Cosme Damião gritou "vamos a eles Leões" e "nós somos o Sporting meus amigos", tal como é veridico o facto de o Stromp ter olhado para ele com olhar estranho.... mas apenas porque não reconheceu aquela vitalidade e ambição como sendo tipica de Sporting. Mas hey.... contaram-me, não é que o tivesse visto....

Abraço.

Ricardo disse...

Infelizmente para mim, essas modalidades só existem no Sporting, MM. Caso contrário, divulgador assíduo das conquistas nas "amadoras" que sou, o 23º lugar na meia-maratona em Carbonara e os excelentes 7º e 11º lugares em lançamento a 30 metros da cigarrilha teriam aqui o seu devido destaque. Porque, MM, são títulos! Oficiais, naturalmente.

E quero agradecer-te o comentário neste que é um post que fala sobre coisas menores: vitórias consecutivas em todas e tantas modalidades, um depoimento de amor ao Benfica por parte do melhor hoquista de todos os tempos, e, claro, essa chatice de ficar em primeiro lugar no torneio oficial. A bonomia que há em comentar estes feitos menores só te fica bem, MM.

Fácil seria comentar o 5º lugar em Duatlo. Isso, sim, seria não sair do conforto do que é verdadeiramente sportinguista.

Ricardo disse...

Constantino, que o trauma sportinguista te não impeça de comentar os posts, meu caro. Bem sei que é difícil passar indiferente a tanta sobranceria infundada (à qual dás, como sempre, a resposta exemplar), mas, foda-se, e o Panchito, como é que fica?

Diego Armés disse...

Se algum dia tiver uma vinha, chamar-lhe-ei "La Panchita". Parece-me justo. Depois fazemos lá almoçaradas Benfiquistas e campeonatos oficiais de chinquilho - alinhamos todos pelo Benfica, para garantir mais títulos (até que lugar da classificação é que se pode considerar "título"?).

Anónimo disse...

Opinião deprimida de um deprimido.
Descontando a quase meninice autoriana, percebe-se a elegia a Panchito. Para além do problemático "problema" de idade - nunca viu jogar outros - temos de simpáticamente desdenhar o curto conhecimento sobre a modalidade. Mas aos génios tudo é permitido....
Vivam os génios.

Ricardo disse...

Diego, consultei as regras. Dependendo do clube - há uma honrosa excepção -, "título" considera-se como sendo um primeiro lugar num troféu oficial. A honrosa excepção - o Sporting, obviamente - tem o direito de considerar "título" todos os feitos conseguidos pelos seus representantes, desde a idade de feto à idade de morto, até ao 100º lugar.

Esta excepção - dizem os regulamentos - deve-se ao facto de o Sporting ter, como património humano, simultaneamente o primeiro bebé-proveta e Moniz Pereira.

Anónimo, ignorante me confesso. Qual o melhor jogador de todos os tempos?

LDP disse...

Um dos argumentos a ter em conta sao os titulos olimpicos ganhos por atletas do sporting. Nao é de estranhar esta mudança das regras.

Primeiro os gregos hà mais ou menos 2.800 anos e depois em 1890 e tal em que Naçoes (paìses para alguns) começaram a encontrar-se .
Um número de organizações desportivas nacionais e internacionais e federações concordam em obedecer às regras da Carta Olímpica. O sporting nao!

Assim sendo o Benfica deveria reclamar para si todos os prémios que o Eusébio ganhou, assim como o terceiro lugar no Mundial de 66.

Nao chegaremos nunca aos 16.000 titulos and counting da maior potencia desportiva mundial a par do Barcelona (com a unica diferença que o Barcelona tem pavilhoes onde jogar as suas modalidades, porque se assim nao fosse era o ver se te havias para o catalaes), mas pelo menos no futebol o porto ainda vai ter que penar para nos apanhar.

Constantino disse...

Caro Ricardo,

Acho perfeitamente justificado o Panchito ser agora produtor de vinho, afinal de contas eu ficava completamente bezano só de o ver jogar. Infelizmente o puto tinha mais de Robben do que de Maradona e estava mais tempo a soro do que a jogar. Agora que não haja dúvidas: no que toca a manejar o pau e as bolas... o gajo era mestre e aposto que também aqui o tamanho não interessava, se lhe substituissem o stick pela bengala do vitorino d'almeida, ele fazia exactamente o mesmo. De qualquer forma, não posso deixar de dizer que fico deprimido quando leio um tipo destes dizer "no SLB ate jogava à borla"... será que no nosso clube se expulsam craques deste nivel (allo JVP tenho o JVA aqui ao telefone para falar contigo... é chamada a cobrar no destinatário, aceitas?) ou será que só se lembram que jogar à borla é uma hipotese bem séria, quando estão à distancia de um reles atlantico?

Já agora... haverá na historia do futsal do SLB pior treinador que paulo fernandes? É certo que a historia da modalidade ainda é curta no clube, mas... acho que ate o Mario Palma ou o Carlos Dantas pegavam nesta equipa, treinavam 2 vezes por semana com bolas de bilhar e eram campeões sem sofrer golos. Há 1 ano que este rapaz chegou e ainda não vi um jogo do SLB em que tenha dito "olha sim senhor... este foi à patrão".

Abraço.

Ricardo disse...

LDP, acho uma vergonha que no palmarés do Benfica não estejam os títulos de 3º no Mundial e de melhor marcador. Uma vergonha!

Constantino, sobre génios, escrevi em cima.

Sobre Paulo Fernandes, eh pá, eu não quero entrar na polémica que anda para aí, em todos atacam o homem, mas começa a ser desesperante a falta de trabalho defensivo. Eu, que sou um ignorante na matéria, noto. Imagino quem percebe a sério desta merda.

Abraço.