segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Notas entre o verdadeiro ecletismo e a pena que eu não tenho de ver chorar o Sporting

1) Após um fim-de-semana em que os 3 principais clubes ganharam os seus jogos e mantiveram o campeonato ao rubro, a conclusão óbvia - para quem quiser ver para além dos óculos de cabedal - é a de que o Benfica só não será campeão nacional se for muito incompetente.

Mesmo jogando de uma forma que não potencia ao máximo a qualidade dos jogadores que tem, o Benfica passeou-se pelo relvado, criando situações de perigo em catadupa e apenas impedido de ter ganho por números históricos porque o excelente centro de formação de árbitros deu mais um rebento ao futebol nacional. Mas a fluidez, a subtileza, a forma simples como a equipa arranja caminhos para a baliza, mesmo "desfalcada" de Javi, Witsel e Nolito, é o garante de que, se houver competência, em Maio o país estará outra vez inundado de vermelho e branco.

Claro que para isto contribuem também as fracas prestações que vamos vendo dos rivais mais directos.
 
Em Coimbra, mais uma prova cabal da incapacidade colectiva do Porto. Sim, ganharam por 3-0, mas isso deveu-se basicamente ao facto de o jogo ter sido contra os casados do Monte Formoso, ainda por cima treinados por um rapaz que anda a ver se agrada ao dono de tal forma que acaba em experiências futebolísticas contra o campeão nacional. Não resultou para Pedro Emanuel. Uma pena. Mas ele tem uma explicação:

«A imagem da primeira parte não é a da Académica que queremos, assumo a responsabilidade, os jogadores fizeram exactamente o que lhes pedi, não fizeram o que é normal fazermos, assumi uma estratégia que não foi a ideal»

Está certo, Pedro. Podes contar com um tacho daqui a uns meses pelos bons serviços demonstrados.

Por outro lado, anda para aí uma loucura com o anão que, de repente, se pôs aos saltos a querer entrar no jogo dos adultos. Até o Presidente, sem que nada tivesse a ver com a conversa, veio dizer que o dele é que é o grande clube. O que ele ainda não percebeu é que ninguém quer saber do que ele diz. 

E assim é também com o futebol: os lagartos andam doidos, todos molhadinhos por terem defendido estilo autocarro durante 70 minutos um resultado contra uma equipa que está morta mas ninguém ainda a avisou. Ter passado o tempo todo atrás, cheio de medo de um Vitória que não assusta nem o Luís Campos, é o que para os sportinguistas quer dizer que vão ser campeões. 

Eu digo-vos uma coisa: eu andava com pena deles, porque neste último ano tenho visto a montanha russa entre o desespero que sentem quando se dão conta do clube de que são adeptos e a euforia que advém de terem consecutivamente algo a que não estão habituados: vitórias. Mas a pena passou-me depois de ter assistido à arrogância com que esta gente se pavoneia só porque estão - veja-se bem! - a 3 pontos das melhores equipas. Como eles agora dizem: é isto o Sporting. De facto, é isto: um clube de frustrados, que de tão pouco habituado ao sucesso, inventa números imaginários sobre os títulos conquistados (já passou um mês e ninguém sabe explicar; embora todos saibam escrever "16.000 títulos" e acreditarem nisso) e acha que vai ser campeão porque ganhou em inferioridade numérica a uma equipa em estado de putrefacção. 

A realidade futebolística, a péssima forma de defender que a equipa tem, o anormal do Rinaudo - a quem, após ter visto o seu primeiro jogo de pré-época, augurei muitos vermelhos e amarelos e não me tem desiludido, tal é a estupidez e a violência gratuita do argentino -, o facto de o Sporting, quando apanhar uma equipa decente pela frente, vir a levar uma goleada das antigas, não contam para estes adeptos em estado de demência. Mas, dizia, não tenho pena deles. Merecem. Merecem tudo, tal é a petulância com que se enchem de ares. Em Janeiro, vai dar-me gozo ver o cabeção desta gente, quando estiverem a 10 pontos da liderança - a juntar aos 64 das últimas duas épocas. Depois lá terão de ir ver mais jogos de futsal.

2) Vieira dá recados a Jesus em praça pública? Este, quando não há problemas, quer inventá-los. E, por favor, ó Filipe, deixa as ironias parolas para o rei delas. Fecha a matraca e deixa-te estar quieto no teu lugar.

3) Muito por culpa do Diego Armés - pessoa a quem dou algum crédito na arte de avaliar jogadores - dei tempo ao Emerson para que fizesse da minha opinião negativa uma mais optimista. Tenho pena, mas ela manteve-se bastante negativa. Não dá um décimo do que o Capdevila daria a esta equipa.

4) Vitórias em Basquetebol, Futsal e Andebol (coça monumental ao ABC). Bom fim-de-semana e um golo de Joel Queirós que é de tosco.

5) Anaís Moniz sagrou-se campeã nacional de Triatlo. Mais um a juntar aos 500.000 títulos do Benfica. E em Abrantes, ainda por cima!

16 comentários:

Constantino disse...

Caro Ricardo,

1. Ando, também eu, eufórico com as prestações do lagartame. Não os admiro por ai além, mas sinto que as vitorias deles são como o carnaval do rio em directo na tv: ninguem gosta de ver, mas prendemo-nos ao ecra porque sabemos que vão aparecer gajas boas, e aqui temos que ser realistas: alvalade cheio... costuma ter miudas jeitosas (e depois admiram-se que as loiras sejam consideradas burras). Da minha parte não me importo que continuem a humilhar adversarios com goleadas de 1-0 e 2-1 desde que prometam que vão haver corpinhos femininos ao léu.

2. Ouvir falar LFV é para mim smepre uma alegria, especialmente porque sei que passado uns minutos ele se vai calar por uns dias.

3. Emerson serve os propósitos de jesus, que sente que ainda ninguem lhe deu o devido crédito. Toda a gente diz que ele só foi campeão porque tinha uma grande equipa e ele quer provar que até com o Emerson consegue chegar ao Olimpo. É bonito de ver sim, mas óh jesus... de macho é ser campeão com o Karadas.

4. Todas essas vitorias são brilhantes, mas eu queria era ver-nos ganhar em modalidades que realmente contem. Os nomes não sei, mas dizem que há um comunicado dos lagartos que enuncia muitas delas.

5. É famosa a historia do Guttman que quando chegou pediu um premio para ser campeao europeu e um dirigente do SLB lhe disse que o valor que ele pedia era pouco, para aumentar a parada. Nisto dos titulos eu sou como o dirigente do SLB: se é para a maluqueira, é para a maluqueira. 500.000 titulos? Mete mais 500.00 em cima disso.

Abraço.

Ricardo disse...

O que é que eu posso dizer? Olha, um Abraço!

E estamos quase nos 10.000.000 de títulos...

Diego Armés disse...

Eu podia jurar que deicxei aqui um comentário... Com três ou quatro parágrafos. Vou ser mais sintético, desta vez.

Em relação ao Rinaudo e ao vermelho que levou: mas há dúvidas? Então aquilo é o quê, um tackle normal? Expulso e bem expulso.

Em relação ao Emerson: embirras com o homem. Estás no teu direito. Tanto quanto os que embirram com o Cardozo, por exemplo. É legítimo, somos adeptos, embirramos com quem queremos. Estar certo ou estar errado é um dano colateral.

Ricardo disse...

Diego, deves ter carregado no botão errado. Não tenho aqui nada.

Foda-se, não é evidente que é vermelho? Que chatos, estes gajos.

Eu não quero estar a embirrar, Diego. Se estou, é algo profundamente lá para os confins do meu cérebro.

Eu tento. Muito por culpa tua, tentei. Uma, duas 5 vezes. O rapaz é muito limitado. Não quer dizer que não tenha bons momentos mas, no cômputo geral, parece-me muito fraquinho: tecnicamente é muito pobre - o que faz com que, quando recebe a bola mais apertado, se note o nervosismo e a falta de argumentos para dar sequência à posse -, a compensar é mau: quase nunca faz movimentos diagonais para o meio, seja a ocupar um espaço do lado do central que fica aberto, seja a subir no terreno (só conhece a linha), ataca pouco e mal - os cruzamentos são horríveis e só parece conhecer essa solução.

Mas tenta. Vai lá à frente de vez em quando, tenta dar apoios, não defende mal no um-para-um, desde que não seja em velocidade, é aguerrido, conhece as limitações que tem e tenta jogar simples.

Acho é que isso não chega para representar o Benfica. Mas esperemos mais 10 jogos, vá.

E não tenho gozo nenhum em dizer isto. Tomara eu que o Emerson fosse um jogador do caraças. Ou então tomara eu que o achasse um jogador do caraças.

"Estar certo" é tão relativo...

Diego Armés disse...

Eu vou estruturar a minha opinião sobre o assunto e fazer um post com isso. Senão, vamos estar aqui como que a jogar ping-pong. E isso, já se sabe, não é coisa para nós; é antes modalidade para aquele clube que tem mais títulos do que adeptos no estádio. Eles é que têm o orgulhoso recorde do mundo de quartos e quintos lugares no ténis de mesa (títulos, portanto).

LDP disse...

"O rapaz é muito limitado. Não quer dizer que não tenha bons momentos mas, no cômputo geral, parece-me muito fraquinho: tecnicamente é muito pobre - o que faz com que, quando recebe a bola mais apertado, se note o nervosismo e a falta de argumentos para dar sequência à posse -, a compensar é mau: quase nunca faz movimentos diagonais para o meio, seja a ocupar um espaço do lado do central que fica aberto, seja a subir no terreno (só conhece a linha), ataca pouco e mal - os cruzamentos são horríveis e só parece conhecer essa solução.

Mas tenta. Vai lá à frente de vez em quando, tenta dar apoios, não defende mal no um-para-um, desde que não seja em velocidade, é aguerrido, conhece as limitações que tem e tenta jogar simples.

Acho é que isso não chega para representar o Benfica. Mas esperemos mais 10 jogos, vá. "

Sò durante a ultima frase é que deixei de pensar que estavas a falar do Rinaudo.

Constantino disse...

Relativamente ao Emerson eu sou bipolar: as vezes parece-me que é mauzinho, outras vezes parece-me que é horrivel. Nem critico a total inabilidade que ele tem para fechar ao meio como muito bem diz o Ricardo ou a limitadissima técnica dele nem sequer o facto de, desde que chegou ao SLB, não ter conseguido sacar um cruzamento à macho (e nem peço que seja um Camarinha, já me contentava se fosse à Taveira). Para mim o grande defeito dele é que em todos os jogos tem um momento Starbucks onde com a bola a correr do lado dele e o tipo a pensar se há-de pedir um frappucino ou se a coisa vai só com um expresso. Quando ele conseguir manter os niveis de concentração no top em pelo menos 45 minutos... talvez a coisa ´se faça.

PS - talvez o grande problema do rapaz seja o facto de a malta estar habituada a ter um TGV na lateral esquerda. Tivesse ele vindo substituir o escalona ou o rojas e a malta nem topava que ele era fraco.

Abraço.

abidos disse...

off topic:
Sobre o tema Cosme Damião, discutido aqui (creio que foi aqui!!!), no passado recente:
http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2011/10/ser-ou-nao-ser-eis-questao.html

David Gonçalves disse...

Quer queiramos quer não, o TGV "está" connosco, e esse "pormaior" faz toda a diferença quando avaliamos o dito !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

PS - Não creio que estejamos mal servidos

Ulrich Haberland disse...

Eu sei o que sofri durante os anos em que o Benfica não jogava um cu e tinha jogadores de merd@ por isso percebo a euforia dos sportinguistas agora. Até dá para festejar alívios eheheh. Been there, done that (but now going back -to our place- where no sportinguista have ever been before).

Já os famigerados "16.000 títulos", são apenas eles a porem-se em bicos de pés, assim sentem-se um bocadinho menos pequeninos perto de nós. Riu-me.

O jogo em Guimarães: merd@ de jogo, merd@ de arbitragem. Foi tudo péssimo.

Não concordo com o vermelho ao Rinaudo. Um jogador que parece-me ser duro mas não maldoso e ter qualidade.

Eu detesto o Emerson, é tudo isso que dizes, e dá-me verdadeiros ataques de nervos ver o homem em algumas jogadas! Jogador sem técnica, velocidade, inteligência. Não consigo perceber o JJ neste assunto...

Mentecapto da Silva disse...

Erro n.º 1
Bêbado, só estiveste uns dias fora do país, certo? Em Janeiro a lagartagem vai continuar cheia de tesão, primeiro porque tem equipa para isso, depois porque em Portugal mesmo a merda de um braga pode disputar o título até à última jornada. Ou muito me engano (o que não é plausível) ou a partir de agora vão ser levados ao colo pelas arbitragens. É uma espécie de síndrome "mulher que berra alto para os vizinhos ouvirem":o homem, por vergonha, começa a fazer-lhe todas as vontades.
Erro n.º 2
O homem tem que abrir a matraca, só tem que o fazer na praça privada. Tem que se encurtar a rédea ao funcionário Jesus. Aliás, já só falta recordar-lhe que tem um campeão do mundo no plantel.
Erro n.º 3
Emerson...Durante anos a fio uma das referências da lado esquerdo da defesa foi um tosco chamado Álvaro Magalhães mas tu, como és um visionário, sentes necessidade de alertares o povo de que Emerson é pobre tecnicamente. Epá, ninguém tinha notado...Olha, o Javi não é muito mais dotado (tecnicamente, claro) mas é de uma utilidade a toda a prova.
Depois, a crítica de quase não fazer movimentos diagonais para o meio...O homem tem à sua frente Gaitán, Bruno César e Nolito, tudo gente que, inatamente, joga pelo meio e tu queres pôr lá mais um... Pois o que eu lhe diria era precisamente para se manter na linha, onde pode/deve servir de muleta/tabelar com o criativo à sua frente, à "Álvaro Magalhães".
É pouco? Ofensivamente pode ser suficiente...
Erro n.º 4
Aqui vou ser benevolente e afirmar que bom fim-de-semana é quando damos uma coça a lagartos e corruptos. Assim, foi um fim-de-semana rotineiro.
Erro n.º 5
Anaís?! não haverá erro? Parece que não...não fosse ela atleta do Benfica e isto transportar-me-ia imediatamente para o campeonato nacional de Triacto.

Ricardo disse...

Abidos, mais uma pérola do nosso Hermano Saraiva benfiquista. Sim, o que não tinha lugar na BenficaTV por não ser o Pedro Guerra.

David, não percebi nada.

Haberland, se aquilo não é vermelho, tragam-me de volta o Binya e o Aguiar para varrermos os adversários em todos os jogos.

Mentecapto, estás a melhorar, embora ainda mantenhas um certo falar pelo Anaís.

Quanto a futebol, percebes muito pouco. Mas, pela graça que tens, és bem-vindo a este teu poiso de vinho a martelo e medronheira.

Anónimo disse...

"o facto de o Sporting, quando apanhar uma equipa decente pela frente, vir a levar uma goleada das antigas, não contam para estes adeptos em estado de demência."

Para além do estratosférico slb,o que é para ti uma equipa decente?

Quanto à arrogância:as tuas palavras falam por ti,ó humilde ricardo.

Saudações desportivas e pena,muita pena...

Mentecapto da Silva disse...

"Quanto a futebol, percebes muito pouco".
Ahahah, o que faz o vinho a martelo...
Bêbado, fica-te mal a ingratidão!
Antes mesmo de J.J. deixei-te aqui no tasco a fórmula do sucesso:
4.2.3.1 (com Cardozo) para jogos com equipas a sério, 4.1.3.2. (com Cardozo e Saviola) para equipas a brincar.
Tu enredavaste num 4.3.3 com Saviola a avançado e Cardozo no banco ou 4.1.3.2 com Witsel no lado direito do losango, se bem me lembro...
Modéstia à parte, dei-te o primeiro ligar no campeonato, o primeiro lugar no grupo da liga dos campeões e tu só tens para me dar vinho a martelo?
Deixa de ser orgulhoso, acho que já é tempo de reconheceres que tenho direito à garrafa de "Logan" que tens escondida...

Ricardo disse...

Vamos fazer um pacto, Mentecapto. Registas esse nome no blogger e vens comentar sempre todo vestidinho a preceito, todo registadinho como quem vai para um casório.

Depois falo contigo sobre bola. Não me parece que percebas pouco, estava a brincar contigo. O problema maior estará na falta de álcool com que apareces aqui. Vem registado e vem bêbado. Depois tratamos dos nossos orgulhos.

Ulrich Haberland disse...

"...tragam-me de volta o Binya e o Aguiar..."

Vá de retro, Ricardo, vá de retro!


P.S. - Mas tenho muito respeito pelo empenho que esses dois jogadores sempre tiveram de manto sagrado vestido