sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Os meus Eusébios preferidos - I - 227218

Começa hoje uma viagem pelos blogues que levo agarrados no coração, aqueles que me fazem sentir ainda mais benfiquista sempre que os leio, porque repletos dos condimentos essenciais à degustação tranquila e apaixonada de Benfica. A ordem não é a da preferência (gosto de todos de igual maneira, como dos filhos que não tenho), mas da listinha amaricada à vossa direita.

Sendo assim, hoje falo-vos do 227218, do Diego Armés. Este atleta já veio com currículo antes de chegar ao clube actual. Conhecia-o do excelente Dianabol - no qual partilhava o espaço com um sportinguista, num conceito que infelizmente não se vê muito por aí e devia - e, claro, do BnR B, onde foi magnificamente insultado e elogiado, em proporções desiguais, porque, afinal, aquele era e é um dos piores blogues do mundo. 

Um dia deu -lhe na telha, largou o jogo colectivo, fez-se sócio do Benfica e abriu um blogue com o número do cartão que, mais do que o BI, o identifica enquanto pessoa. Como escrevi um dia, no primeiro post deste blogue (curiosamente também fruto de ter voltado à condição de sócio, após interregno prolongado e dorido): "ainda continuo sem compreender como é que o BI não possui um espaço em que possamos dizer que somos do Benfica". Não sendo possível, o Diego levou o conceito a outros horizontes e decidiu escarrapachar o número de sócio no título do blogue. Quem poderá levantar as armas e culpá-lo?

O 227218 é um espaço que não nos dá actualidade informativa, do estilo: "o Benfica venceu ontem os suíços do Basileia numa performance sólida e competente, alicerçando na qualidade de posse de bola a sua maior estratégia" ou "Maxi Pereira recupera de lesão muscular". Antes, reflecte, infantiliza, brinca, relembra, contrapõe, pensa, bebe, come e vive Benfica pelas veias de um sangue apaixonado e com memória.

Não é um blogue de massas, cheio de anónimos obtusos em masturbações de vidas deprimentes. É um sítio tranquilo, com lareira ao fundo, um bar com livros, música ao vivo, fotos a preto e branco na parede, puffs e gente a puffar. Tem uma varanda longa a percorrer as portadas altas de solar oitocentista, uma luz semi-presente e um ruído de fundo de gente sem pressa a conversar. São 3 ou 4, às vezes 10, em dias de movimento enche a casa, mas sempre com ar clandestino das coisas boas que, em vez de encontrarem os clientes, são encontradas. É um Crew Hassan, se quiserem.

Depois vem o nosso escriba, senta-se numa cadeira num palco de um degrau acima do resto do chão, puxa a guitarra, bebe um gole de gin-tónico e dá-nos música. No fim, saímos devagar, descendo as escadas, cheios ainda dos tons e palavras que ouvimos e lemos. Saímos crianças.  

6 comentários:

Luis Rosario disse...

É dos melhores sim senhor. Teve o meu voto na sondagem que fizeste por aqui.

Diego Armés disse...

:| Opá...

Diogo disse...

Ricardo,

totalmente de acordo, só tenho pena de o ter descoberto há tão pouco tempo.

Abraço
Diogo

Éter disse...

"sempre com ar clandestino das coisas boas que, em vez de encontrarem os clientes, são encontradas."

Precisamente, Ricardo. A par de ti, o Diego é o gajo que melhor escreve sobre o Benfica e sobre o que é esta coisa maravilhosa de ser benfiquista. Infelizmente também descobri o blog tarde (na tua lista de Eusébios) mas já ando a ler os primórdios.

Constantino disse...

Tudo certo, mas convem ser realista: um tipo com nome de Diego tem tudo para ser bom de bola... ou coquinado.... ou acumular ambas as caracteristicas, que tambem são traços distintivos de um bom bloguer. Há, inclusive, varios exemplos de toxicodependentes em estado terminal que são bloguers. A maior parte escreve em blogs tripeiros e lagartos, mas nada disso invalida que o Diego também o possa fazer. De resto, um tipo que vê o SLB alancando as suas perturbantes nalgas no assento metalico de um balcao de tasca em Alfama ou madragoa ou lá que bairro tipico é o dele, enquanto abafa minis Sagres como se disso dependesse um hat trick do Cardozo (tão ingenuo que é o nosso Diego), tem que ser vistos pela Familia Benfiquista como um dos Mais Proeminentes Vultos de Entre Nós.

Abraço.

Anónimo disse...

eu tentei meter este comentario la num post dele mas nao aceitava anonimos por isso permiteme deixar aqui talvez ele venha ca ler.é a 1 vez que leio este teu blog,gostei muito deste post,ate porque eu tambem so tenho 27 anos, lembrome bem quando o benfica vinha aqui jogar a espinho,o estadio e a cidade ficava literalmente a rebentar pelas costuras e nao so..era no redor do estadio nas varandas nos telhados,em cima de postes etc,mas mais que isso lembrome naqueles tempos existiam convivios benfiquistas,quando uma casadbenfica abria ou fazia anos etc,num parque ca da beira faziase umas sardinhadas assava se umas febras...e ia literalmente tudo que era benfiquista das freguesias da redondeza em peso..lembrome meu pai ter que estacionar o carro quase em casa..e era bandeiras vermelhas e brancas penduradas nas motorizadas..nos arbustos,nas arvores,tudo com aqueles chapeus á moda antiga..lenços á benfica..as crianças iam todas equipas á benfica...era lindo,lindo demais,na altura secalhar pensei que aquilo era uma coisa banal e que ia ser assim e durar para sempre..infelizmente...hoje os tempos sao outros, aqui á uns meses atras o lfv veio ca a uma cdb porque esta fazia 15 anos salvo erro...e sim. foi alguma gente ver a comitiva o discurso etc,nao muita mas alguma,depois la seguiram meia duzia para um jantar que supostamente custou 50 euros salvo erro,e eu..eu vim me embora, é assim as merdas hoje em dia