domingo, 9 de outubro de 2011

Sporting, um clube sério e desportista

1) Um clube sério - Na ânsia de justificarem os tais mirabolantes 16.000 títulos, os sportinguistas já nem querem saber do que dizem as provas irrefutáveis (acham eles) que nos atiram em links consecutivos. A última discussão sobre o assunto revelou este, que é mais uma prodigiosa demonstração da imaginação fértil dos lagartos. Desde títulos regionais aos escalões de formação, há de tudo um pouco. Mas deixo-vos uma amostra dos títulos que eles contabilizam, só naquela de abrir a cara de riso, que, dizem, faz muito bem à saúde:

- Naide Gomes – vice-campeã da Europa no salto em comprimento e vice-campeã do Mundo em pista coberta
- Francis Obikwelu – 4.º lugar no Campeonato da Europa (100 m)
Arnaldo Abrantes, João Ferreira, - Francis Obikwelu – 6.º lugar estafeta 4x100 m no Campeonato da Europa
- Rui Silva - medalha de prata no Campeonato da Europa de Corta-Mato (equipas)
Irina Rodrigues - medalha de prata na Taça da Europa de Lançamentos sub-23 (disco); 5.º lugar no Campeonato Mundial de Juniores (disco)
Antónia Borges – 7.º lugar na Taça da Europa de Lançamentos (peso)
Sílvia Cruz - medalha de prata no lançamento do dardo
Patrícia Lopes - medalha de prata nos 400 m barreiras
Mário Teixeira - medalha de prata nos 3000 m obstáculos
Edi Maia - medalha de bronze no salto com vara

- Vice-campeões em Aquatlo.

- Torneio do Alto dos Moinhos e de Paço de Arcos em Andebol

- 5º lugar em Duatlo
- Corfebol - medalhas de bronze dos sub-16 e sub-19

É só uma amostra. Eu acho que, a este ritmo e com estes critérios, o Sporting tem é 160.000 títulos.

2) Um clube desportista - A saga Rinaudo continua. Desta vez, o violento anormal, em vez de entrar de sola à perna do adversário, decidiu falar no seu companheiro de selecção, Nico Gaitán. E de forma categórica e educada, como mandam as regras de um jogador à Sporting. Questionado sobre o próximo clássico entre as duas equipas, Fito-e-Falto não se coibiu de dar a sua achega:

«Esse jogo teremos de ganhar ou... de ganhar e se tiver que dar uma patada ao Nico, darei mesmo»

Nada como um gentleman dos relvados para nos ensinar as boas maneiras.

14 comentários:

Constantino disse...

Caro Ricardo,

Antes de mais temos que felicitar os lagartos por conseguirem manter actualizada a lista de todas as competições e torneios em que participam. Por exemplo, o SLB participou no Torneio Internacional infantado de futsal em iniciados? Eu não sei, tu não deves saber e no SLB só 1 ou 2 pessoas devem saber. De qualquer forma, nada como festejar um 5º lugar no duatlo para enfatizar a identidade de um clube.

No que respeita ao rinaudo... no entanto ele é uma grande pessoa (lateralesquerdo dixit) e apenas é vitima dos árbitros... ele que, a menos que ninguem me tenha dito, ainda não trouxe à luz do dia nenhum perónio alheio... um fofinho este argentino.

Abraço.

King_lion disse...

Nada como ter gentlemans com Javi Cacete e Luisinho para nos ensinar as boas maneiras...

LDP disse...

"Xadrez
Joana Alves - campeã distrital semi-rápidas sub-8
Inês Faria - campeã distrital semi-rápidas sub-10
João Faria - campeão distrital semi-rápidas sub-12"

Porra, a ganhar titulos a este ritmo nao admira mesmo nada. E se calhar 16.000 até sao poucos. O Barcelona que se cuide.

Mike Portugal disse...

Usando uma frase que os benfiquistas estão sempre a usar: "Oh Ricardo, mais um post sobre o SCP? Estás sempre a pensar no SCP. O SCP não te sai da cabeça. Somos mesmo grandes." LOL

Mr. Shankly disse...

"Torneio do Alto dos Moinhos e de Paço de Arcos em Andebol"
O do Alto dos Moinhos assisti, por acaso foi em dia de jogo na Luz, e eu estava a conquistas o título de maior número de minis bebidas em 10 minutos (cheguei atrasado) numa roulotte.

MM disse...

Estimado Ricardo,
Atenta a data. 2010, uma das mini-heranças do Sporting de então, e seu comando.
Não é errado e é até valioso que o clube tivesse produzido essa lista: os atletas que nela são mencionados - dos 8 aos 80 - certamente orgulham-se que tal tenha sido feito.
O teu post e comentários ao teu post focam-se na parte menos importante de todas: títulos, valorizar ou desvalorizar títulos. Este comentário acima é particularmente infeliz, e prova aquilo que usualmente dizemos sobre os adeptos do Benfica: adeptos de coisa nenhuma, que andam a leste de tudo e mais alguma coisa.

Voltando ao teu post,
Como te disse a lista é valiosa uma vez que gaba feitos individuais e colectivos de pessoas e equipas. Atletas. Já o título da lista - a tal herança e marca do Sporting de então - é obviamente enganador e falso. No entanto, podes se quiseres filtrar da lista os títulos que considerares "importantes" e compará-los com os alcançados pelo teu clube nesse ano. Seria um exercício interessante, e assim teríamos todos oportunidade de perceber aquilo que entendes como "importante" ou não.

Sobre o Rinaudo,
As considerações no teu post são ridículas demais que mereçam consideração.

Abraço.

MM disse...

Ricardo só mais uma coisa,
Tenta apanhar o histórico do Rinaudo, a sua história de vida, conduta 300% desportiva dentro e fora do campo, e a humildade que todos lhe reconhecem.
"Violento anormal", escreveste. Enfim ...

Ricardo disse...

Mike, tirei os primeiros meses da época para versar sobre o teu clube e os títulos imaginários que dizem possuir no palmarés. Não leves a mal. Quando alguém me provar os 16.000 títulos conquistados - e se está difícil, meu caro! -, o Sporting voltará à gaveta deste blogue, que é onde esteve sempre.

Shankly, devias ter avisado os responsáveis do Benfica sobre esse feito. Penso que poderia ter entrado na lista dos títulos conquistados pelo clube - Shankly: 18º lugar em número de minis bebidas antes de um jogo.

MM, acho muito bem que se dê destaque a todos os representantes desportistas dos nossos clubes. Mais: acho fundamental. É bonito, mostra interesse, preocupação, carinho, orgulho. O problema passa a ser quando se confundem representações de brio com títulos oficiais conquistados. Acho que compreendes a diferença. E é sobre isso que eu venho falando. Quando me quiseres apresentar a lista oficial de títulos oficiais (seniores, masculinos e femininos) do teu clube, poderemos entrar por outro tipo de discussões. Por agora, parabéns à Antónia Borges pelo excelente 7º lugar na Taça da Europa de Lançamentos (peso) ou ao atleta que conquistou brilhantemente o 5º lugar em Duatlo.

Sobre Rinaudo, desconheço-lhe as virtudes "de vida". Só conheço o que lhe vejo em campo. E, nesse particular, é, de facto, um violento anormal.

Abraço.

Mr. Shankly disse...

18º lugar? Por quem me tomas? Fiquei num honroso 6º lugar. E comuniquei ao Benfica. Não percebi porquê, mandaram-me ir ao Sporting. Agora percebo.

MM disse...

Formidável Ricardo,
Parece-me que estás a confundir (mal) o "Sporting" com aquilo que foram 2 anos de "um Sporting" perfeitamente desviado de tudo o que é racional; comunicação - via sítio oficial - inclusive. É daí que vem essa lista. Dirás, "é o Sporting", está bem, é. Mas ao mesmo tempo, não é mais ...
Deixa lá portanto o "Sporting" nem tão pouco mistures o pedido que fazes há 1 mês, 1 semana e 1 dia com o "Sporting", porque o "Sporting" não publicará - infelizmente - nenhuma lista oficial de títulos para ver o teu pedido respondido. Fá-lo-ei eu, mas até aí Ricardo, não será o "Sporting", serei eu. Ou outros.
Pequenina nota: mesmo nesse absurdo título que "aquele Sporting" publicou não lês em momento algum "títulos oficiais". Introduziste o termo "oficiais" na tua resposta para parecer melhor, somente: fantasia Richardiana, é o que é.

Sobre o Rinaudo, se acha-lo anormal, aconselho-te urgente visita a um médico. Ou então di-lo directamente ao Rinaudo já que deduzo que deveres conhecê-lo, caso contrário, não o qualificarias como anormal.

Duplo abraço, um do tamanho de 16000 títulos, e um beijo cheio de ternura, do tamanho de 15 taças dos clubes campeões Europeus e 22 competições Europeias ganhas ... Ricardo, é um beijo "enorme", não é "o maior", mas é "enorme", tão "enorme" que é o 3º maior da Europa. Já o duplo abraço é o 2º maior da Europa, e daí ser duplo, talvez ...

Sei que dói, mas infelizmente é a tua realidade: não és adepto do 2º mais titulado clube na Europa nem és adepto do 3º clube na Europa com mais competições Europeias ganhas.

O Cosme Damião é. Tu não.
Lamentavelmente, para ti. Sem ironia.

Shankly,
O Andebol do Sporting que foi jogar ao Alto dos Moínhos em 2010 possívelmente encontrou-se com o Benfica. Não? Admirar-me-ia caso não. Sabes se sim ou não? Não, não sabes, porque és um benfiquista aparentemente normalizado. E vê lá também se não estás a fazer confusão com a competição Europeia ganha pela equipa sénior masculina do Sporting nesse ano, em Andebol. Deves lembrar-te bem porque para além de o Sporting ter nesse dia ganho para si - primeiro - e para Portugal - segundo - a única CE de Andebol ostentada por um clube Lusitano, o 2º jogo da final foi separado por 2 dias por um outro jogo muito importante nessa época: aquele(s) em que o Sporting sodomizou o Benfica (novamente) no pavilhão do galinheiro para nele festejar o título em Futsal, nesse ano. Há 2 anos Shankly, não o ano passado. O ano passado foi apenas repetição ...

M disse...

fdx...são 2 pavilhoes pá, 2...e não é um galinheiro, é um complexo desportivo, com um estádio fantástico, os tais pavilhões repletos de atividade desportiva, uma série de desportos, com formação, zona comercial que realmente funciona, piscinas cheias de malta, mais um sintético sempre apinhados de miúdos a correr atrás de uma bola...

acho um piadão a estes caralhos dos lagartos com a estúpida suposta superioridade moral que ostentam dos títulos e do ecletismo e tal, que nem uma merda de um espacito possuem para formarem o próprio futuro....até para pintar o próprio estádio andam a recrutar sócios e adeptos...

mas são diferentes, têm um musical, com audições a sócios e tudo..."1906, O nosso Grande Amor"...

fdx...

Mr. Shankly disse...

MM, não sei. Depois de algumas minis fica tudo nublado. É possível que o Sporting tenha conquistado o título de vencedor e o Benfica o título de 4º ou 5º classificado. No fundo é indiferente, para a contabilidade fica um título para cada um, não é?

Ricardo disse...

Shankly, faz todo o sentido. E devias sentir orgulho: afinal contribuiste para aumentar o pecúlio do segundo mais titulado clube da Europa em troféus inventados.


Ah era "outro Sporting", não era este Sporting. Está explicado.

Agradeço que faças a lista. Espero que venha correcta, a tua, visto que a do Sporting (desde ou do outro) vem invariavelmente recheada de imaginários troféus. Confio em ti para esclarecermos a mentira. Mas repara, MM, quem falou nos 16.000 títulos foste tu. Se este ou o outro Sporting te indicaram o caminho para falares nisso como verdade universal, é possível que venhas a ter uma surpresa desagradável quando descobrires que o teu clube nem 4.000 títulos tem. Mas não te dou mais dicas. Faz o trabalho de casa. E aproveita para escreveres "o mais titulado clube nacional e o segundo da Europa" muitas vezes agora, porque depois de descobrires a verdade já não o poderás fazer em consciência. Porque será falso. Já o é, mas tu não sabes. Ou não queres saber, dá no mesmo.

É muita chato andarmos a dizer coisas falsas durante tanto tempo e elas passarem porque ninguém as põe em causa e depois vir um benfiquista levantar o assunto e ninguém saber explicar, não é? Mas calma, ainda só passaram 5 semanas. Temos tempo.

Hattori Hanzo disse...

Ricardo a única coisa que ele sabe é que o Cosme Damião jogou pelo Sporting e que têm 16 mil títulos porque lhe contaram... afinal se calhar não é verdade :(http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2011/10/ser-ou-nao-ser-eis-questao.html). De resto é engraçado ele falar em andebol e futsal ... é que no mesmo ano em que eles ganharam a única competição europeia em andebol por equipas poortuguesas (embora se calhar não sei valha mais as duas finais do ABC pela Taça dos Campeões Europeus) o Benfica é Campeão Europeu em Futsal. Epá ... é azar, não?