quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Bernardo Silva, o novo… Bernardo Silva



O entusiasmo gerado pela mais recente pérola do futebol de formação do Benfica tem sido mais que muito e, digo eu, plenamente justificado no talento que parece brotar daquele pequeno grande corpo de talento.

Tal entusiasmo é alimentado pela genialidade de Bernardo Silva, mas também pelo lugar deixado vago por Rui Costa nos corações Benfiquistas. Depois do nosso maestro, nenhum outro jogador vindo da formação foi capaz de ocupar nos nossos sonhos o lugar de ídolo mundial formado nas nossas escolas.

Quem me lê e conhece, reconhecerá que sou um grande entusiasta daquilo que considero dever ser a aposta do clube na matéria-prima que angaria ainda em bruto. No entanto, é com alguma reserva que vou vendo, ouvindo e lendo algumas comparações que já se começam a fazer, tendo por base o talento de Bernardo Silva e o que são os craques mundiais da actualidade.

É e será sempre natural que ao vermos determinado jovem a destacar-se em patamares competitivos menores lhe atribuamos uma comparação com jogadores top que se adeqúem às características que vislumbramos nos mais jovens. Nesse sentido compreendo que a estampa física de Bernardo Silva, aliada à genialidade que o jovem transporta no seu pé esquerdo, nos transporte para a comparação mais óbvia e natural de todas, ou seja, catalogamos de imediato o “nosso menino” como o “Messi do Seixal”.

Como já referi, estas comparações e catalogações são naturais e compreensíveis, ainda assim, exorto a que não sejam feitas, pois seja Messi, Maradona, Pele, Eusébio ou Ronaldo, só há um e será o próprio, mais ninguém. Quantos foram os “Maradonas” anunciados depois da retirada do Deus em forma de jogador? De Riquelme a Tevez, passando por Messi, todos foram apelidados de novos Maradonas, sendo certo que nenhum é ou será o novo Maradona, mas serão sempre o Riquelme, o Tevez e o Messi. Sucedeu o mesmo com Pele, sendo o próprio a apontar Diego ou Robinho como seus sucessores, sendo que nenhum deles se aproximou do “Rei Pele” nem sequer no estilo.

Por isso, saibamos deixar o menino crescer para que um dia possamos voltar a olhar para a nossa formação em busca do “novo Bernardo Silva”.

5 comentários:

Viriato de Viseu disse...


Ele provém de uma família rica, que não precisa do futebol para viver. Vamos lá a ver se não é um novo DANI. Oxalá que não!!!

luis disse...

"Pau e bola" não há volta a dar.
Salta à vista... Tem uma qualidade inata no toque de bola. Afastando a componente física da primeira analise, a magia define-se no trato que dão ao esférico. Poderá ser comparado a todos,mas misturar os "tempos" já complica a coisa, muito crack da bola que se deixou drogar pela fama antecipada.
Bernardo é um nome Bonito, começa por B. Simplesmente Bernardo com um apelido Bem português.
Neste pátio das cantigas, com apostas... tanto estrangeiro, será este talento aproveitado para pedagogicamente divulgar a Mística do Jogador à Benfica???
Ele já esta nas Bocas do mundo da Bola... fez ultimamente coisas Bonitas, como dizia o artur que enterrou o Paneira, que já não era nenhum menino.
Atentos ao circo que distrai o verdadeiro futebol ...

Nota:O caminho não pode ser a entrada de um fundo bancário para o inicio desta carreira.
Reparem já no novo exemplo, 2 carvalhos( jogador e presidente) no vizinho... fundo e mendes, lda.

Benfica Todos Tempos.

PP disse...

José Moreira,

Percebo a tua intenção, mas acho impossível o adepto comum não deixar de fazer comparações. Quando o mundo do futebol gira todo à volta disso, vejamos a comparação entre Ronaldo e Messi para saber quem é o melhor, torna-se muito difícil pedir isso às pessoas.

Mais fácil, parece-me instruir, ajudar e exigir ao jogador que conviva com isso e que se focalize em construir o seu próprio caminho no mundo do futebol.

Tenho mais receio que os seus técnicos tentam fazer dele o que ele não é, do que propriamente dele seguir maus caminhos por ele próprio.

Ao Bernardo Silva, desejo-lhe toda a sorte no mundo, não só para ter uma carreira com ausência de lesões e recheada de títulos, mas sobretudo, por lhe aparecer as pessoas certas e nos momentos certos.

Dito isto, gostava imenso que o Jesus fizesse dele o "menino" para ir ao Brasil em 2014. A selecção bem que precisa e o Benfica também!

luis disse...

Desculpa José, chamei-te "pau e bola" e nem reparei que foste tu que publicas-te um post oportuno.

Devagarinho este Jovem Jogador vai pisar Grandes Palcos. Vamos é esperar que sejam muitos de águia ao peito. Os adeptos precisam sempre de magia e o Benfica de Vitórias.

Glorioso abraço
... Tempo.

mnlopes disse...

No Benfica de hoje haverá sempre um argentino, brasileiro ou sérvio a tapar-lhe o lugar. Por outro lado, também me lembro do que se disse de David Simão, quando júnior: "Este não engana!"