sábado, 2 de novembro de 2013

É o mundo que está errado, não Carlos Daniel

Carlos Daniel. Dos melhores jornalistas deste país, homem inteligente, culto, agradável, civilizado, amante profundo do futebol. Carlos Daniel diz o que pensa, argumenta sobre o que pensa - e isto é tanto; isto é tudo. Carlos Daniel, com toda a legitimidade deste e de todos os outros mundos, vê prejuízos para o jogo do Benfica na utilização de Cardozo.

Oiço, leio, vejo os fundamentos que Carlos Daniel defende e concordo com parte da sua visão; discordo de outra parte. Normal, não somos todos iguais e, digo eu, ainda bem. Por algum motivo (talvez o mesmo que faz uma grande maioria de benfiquistas gostar de Vieira ou de ter crescido na Alemanha o nacional-socialismo até um ponto que me escuso neste momento a relembrar), Carlos Daniel é vilipendiado nas redes sociais por ter uma opinião. Uma opinião que é sustentada em argumentos e devidamente explicada. Uma opinião. Tão simples e tão tranquila: uma opinião.

Carlos Daniel, como qualquer ser humano, tem direito à sua opinião. Por mais golos que Cardozo marque, Carlos Daniel continuará a ter toda a legitimidade para ter a sua visão sobre o paraguaio. Primeiro, porque, como devia ser evidente para todos os seres humanos, toda a gente tem direito a opinar - mais ainda se fundamenta o que diz; depois, porque quase ninguém sabe nada do que é o jogo. Terceiro, um avançado não é bom porque marca muitos golos e não é mau porque marca poucos (e volto a reafirmar que discordo de Carlos Daniel em grande parte da sua análise sobre Cardozo). Por fim, a nojeira que é insultar outro ser humano porque tem uma opinião divergente é tal que explica muita coisa, sobretudo revela a pobreza moral de quem o faz.

Carlos Daniel tem família, amigos, conhecidos, gente que gosta do que diz, gente que, discordando, compreende princípios básicos de humanismo para respeitar o que defende Carlos Daniel. Eu, como benfiquista, sinto asco, verdadeiro asco, de quem ataca uma pessoa decente como Carlos Daniel apenas e só por este ter uma opinião. E sinto nojo do mundo por vivermos tão zangados connosco próprios, cheios de tantos traumas e vontade de atacar os outros, que nos esquecemos de amar a capacidade de ter ideias e as fundamentar.

A todos os que dedicam os golos do Cardozo de forma suína a Carlos Daniel: vão pró caralho.

13 comentários:

David Duarte disse...

Não li o texto do Carlos Daniel. Podes por o link?

Ricardo disse...

David, não é um texto, são vários. O Carlos defende que o Cardozo prejudica os movimentos ofensivos do Benfica. Os anormais, lendo e ouvindo o Carlos, acham que devem insultar o homem. Agora sempre que o Cardozo marca um golo dedicam-lhe insultos. Isto é tão imbecil que não tem explicação. Tenho nojo desta gente.

João disse...

Fodasse... Aplaudo de PÉ este teu texto!! Abraço

Anónimo disse...

Caro Ricardo,

Esse jornalista tem uma opinião que, de tão substancialmente errada, leva a essas mesmas reacções. É bem falante e agradável, como referes, mas isso não faz das suas ideias uma doutrina.

Eu penso exactamente o contrário e passo a explicar:

. Sem Cardozo, perdemos capacidade de decisão, de remate, de sentido prático. Lima e Rodrigo não têm essas capacidades tão desenvolvidas como o paraguaio.

. Com um jogador destes, um treinador só tem de fazer uma coisa: pôr a equipa a jogar para ele. Ele encarregar-se-á de marcar os golos que outros constroem.

. A desculpa que se fosse realmente bom estaria no estrangeiro não convence. Ele foi sistematicamente, e ainda é, o melhor marcador da equipa, por onde quer que passou e isto inclui a América do Sul. Inclui a Champions. Inclui a Europa League. Marca a qualquer tipo de defesa, seja ela nacional ou estrangeira.

. Não atrasa os processos ofensivos. Ignoro se o jornalista vê os jogos ao vivo, mas eu vejo e o que vejo é uma excelente movimentação que o Cardozo tem durante todo o jogo. É uma posição específica, por vezes ingrata. Não é para pseudo analistas da bola, é para homens habituados a tomar decisões e a resolver.

. Compreendo as reacções hostis ao jornalista a cada golo: não são apenas golos, são pontos, vitórias, decisões. Bem mais importante que Aimares a passear inconsequência e estética pelo relvado.

Por fim, considero que o dito jornalista preferia a dupla Aimar - Suazo, dos tempos de Quique, com o Tacuara no banco. Isso do tudo.

Abraço
Pedro B.

jag disse...

Também tenho uma opinião diferente da do Carlos Daniel em relação ao Cardozo...
Mas, porra!, o CD tem direito à sua opinião. Nem que seja por ser uma pessoa tão correcta, respeitadora e dos poucos bons jornalistas que por aí andam.
100% de acordo contigo. Grande texto.

Pedro disse...

Presumo que nunca mais iremos ler insultos a quem adora Vieira e defende que o SLB está no rumo certo.

Águia Eterna disse...

A todos os que dedicam os golos de Cardozo de forma suína a Carlos Daniel: DEIXEM DE COMER MERDA, MENTECAPTOS.

Oh mentecaptos disfarçados de Benfiquistas, o Carlos Daniel tem toda a razão no que diz.Mesmo que não tivesse, como GRANDE E SÉRIO BENFIQUISTA que é, tem pleno direito à sua opinião. Mais, opinião FUNDAMENTADA.

Se são Benfiquistas de verdade, então não ataquem o grande Benfiquista Carlos Daniel, e utilizem essa FORÇA e RAIVA todas para atacarem os vários "santos neves" do pasquim " a bosta" e outros, que em cada artigo que fazem, abanam o rabo ao tal de fóculporco corrupto e DENIGREM e ACHINCALHAM o Nosso BENFICA.

O Cardozo é LENTO, MOLE, só marca a pequenotes, precisa de 5897 oportunidades para marcar um golo, NUNCA marca em antecipação ao defesa, enfim, é bom para os NABOS para quem o futebol é uma BATATA.
Até os indígenas do Paraguai o DETESTAM.
Queria ver o Cardozo fora do Benfica para contabilizar os golos marcados.

Ah, já sei, o ano passado com o tal "goleador super" Cardozo, ganhámos Campeonato, Taça e Liga Europa.LOL.



Águia Eterna disse...

"Presumo que nunca mais iremos ler insultos a quem adora Vieira e defende que o SLB está no rumo certo."

O rumo certo??!! Em 10 anos, apenas 2 Campeonatos, e à rasquinha??!!
Eis, o "Grande" Benfica do Vieira Labrêgo e Covarde/Medroso, que os benfiquistazinhos resignadinhos e conformadinhos apreciam.
Ide-vos deitar.
O Benfica não é isso, é muito mais, muitíssimo mais.

Mas que presidente é esse que HIBERNA nas derrotas, que faz contratos com jogadores até eles serem AVÔS, que apoia e bajula INIMIGOS do Benfica como esse "facturas" que preside à FPF, que permite que um ASSALARIADO do Benfica - o arremedo de treinador J.Jejum -, o trate a ele Presidente por, e passo a citar o próprio que faz de Presidente, "Oh pá, Oh pá, isto e Oh pá aquilo"??!!

Oh Pá?!!! Ao Pesidente, desculpem, ao que faz de Presidente do Benfica??!!

O PASSIVO só da SAD já vai, segundo diz a própria SAD em 440 milhões de Euros??!!
Resultados no Futebol- que é a MOLA REAL DO CLUBE - são pouco mais que ZERO??!!

Quero ver quando o tal Vieira "FUGIR" e a banca deixar de EMPRESTAR o graveto, o que vai ser do MEU QUERIDO E AMADO BENFICA.
com este Vieira, é só CESCIMENTO da dívida para níveis INSUPORTÁVEIS e perda de MILHARES de JOVENS ADEPTOS todos os anos, que se traduzirá em muuito menor apoio daqui a 20 ou 30 anos.

Vá lá, falem destas REALIDADES. Falem destas VERDADES. Falem destes FACTOS e deixem de ATACAR COVARDEMENTE o Grande Jornalista, Benfiquista e Homem CARLOS DANIEL.

Ataquem os "santos neves" da bosta e do "rascord". Sejam MILITANTES EM DEFESA DO BENFICA e não palerms a atacarem BENFIQUISTAS inteligentes e com opinião diferente da vossa, mas que não DENIGREM nem DIMINUEM o Nosso BENFICA.

Quanto ao comentário do Pedro B, claro que respeito, é a opinião dele, de um BENFIQUISTA, mas que na minha opinião, também BENFIQUISTA, está completamente ERRADO. E R R A D O.

Benfica,semreeeeeeeeeee o Maior e o Melhor.

BENFICA.... MAIOR......MUITO MAIOR QUE O DESPORTO.

luis disse...

Refleti ontem...com calma porque o assunto é sobre um mítico nº7.
Quando o 7 chegou, partiu um 20... o lagartinho Simão, capitão campeão... Santos!!
Marcador de penaltis mudado, o treinador com os poucos dias contados para o seu desenvolvimento...
Jogador alto, pesado para a área com poucas rotinas de jogo( suplente na seleção até o titular cabanas levar um tiro), fortíssimo pontapé com a canhota. A sua pouca velocidade, aliada ao seu fraco jogo de cabeça ( evoluiu bastante nesta capacidade) faz do nº7 um Jogador exclusivo da grande área ( na selecção foi titular num mundial...). Mas ficamos sem o melhor ala destes 13 anos e sem o melhor marcador de penaltis, lembram-se quantos falhou o 20 ?...e livres ??
Se por um lado, o alimento das assistências ficou mais pobre, a marcação das bolas paradas passou a ser o cartão de visita do ponta de lança do Benfica. Também já marcou cantos, nos livres desaprendeu mas para “chatearem” o Daniel:), marca já 3ª feira um livre directo, descaído para o lado direito;) e gritamos Golo do Benfica!! O Daniel ganha a todos nós Benfiquistas na arte emotiva do grito do golo do Óscar...ZÃO
Reflectir no maior numero de jogos que se efectuam nos dias de hoje, deixa desde logo de fora a comparação com pontas de lanças do Benfica de outras épocas com outros modelos.
Poderemos é comparar quantos jogadores ficam 7 épocas seguidas... deixando e bem aproveitar o seu desenvolvimento e principalmente não desperdiçar os automatismos criados.
Várias épocas no topo dos marcadores. Campeão uma vez com o melhor plantel do 33º presidente. Tinha Saviola e Aimar em grande, Ramirez com Di Coentros... 50, 60 ataques em muito dos jogos, por vezes mais. Óscar( não vai ao mundial) foi o Rei dos marcadores à frente de falcao. Quantos marcaria um falcao cheio de mobilidade e “instinto” com aquela sinfonia com pernas a jogar à bola??
Cheguei ao ponto em que a reflexão entra nas hipóteses. Só marca quem joga e por vezes é preciso adaptação aos modelos de jogo de cada treinador. Jogar mais longe da área ou deslocados para alas já aconteceu a muito jogador Avançado.
Jogar com 1 ponta de lança ou 2, depende sempre da dinâmica ofensiva do coletivo e das necessidades para Vencer os jogos. Há equipes que ganham sem ponta de lança e jogam com avançados de grande mobilidade, com a aplicação técnica na aceleração para obterem os golos.
A grande questão é um modelo ser feito para um Jogador ou um Jogador adaptar-se a “vários” modelos durante um jogo para vencer jogos. O modelo de jogo foi posto em causa neste inicio de época, mas observando bem nas ultimas épocas o campeonato fugiu, fiel ao seu modelo. Não ganhar nas decisões, nas finais...enfim o modelo do rolo compressor está lá. No “taco a taco” com adversários não temos tido alternativas ao modelo, ou quando é alterado, não tem existido as necessárias rotinas e principalmente confiança nos automatismos. O contra ataque pode-se fazer contra qualquer equipe e quanto mais próximo da área adversária melhor. Posse de bola é importante , mas mais importante será a confiança defensiva para se obter golos. Se o nº7,Óscar é forte na área e com as “linhas altas”. Nos momentos de maior afastamento da baliza adversária, a equipe ao estar em linhas mais baixas (é necessário saber “sofrer”, por vezes é preciso saber defender para ganhar), não temos no nº7 no Top da velocidade...(continua)

luis disse...

(continuação..;) E muito pelo desenvolvimento com JJ, já consegue segurar a bola, para distribuir Bem. Porque teve um jogo em belém com o Flores, em que não segurou durante 90 minutos um “Cardozo” de uma bola. Foi para suplente porque era muito menos jogador e o plantel era bem inferior... Hoje representa a “força” com o tal modelo. Na época passada ficou atrás do estreante Lima nos marcadores. Está de pé quente, deixa estar … estão é neste plantel 3 Avançados Jovens grandes talentos e com velocidade, a mesma que os vai impulsionar para outras carreiras em próximas épocas. Convinha serem já Campeões, nesta!!
Todos somos uns pequenos treinadores, aceitar as diferentes opiniões depende muito da Cultura Desportiva deste Portugal.
O Carlos Daniel é uma enciclopédia viva de futebol. Como diz o prof. M. Sérgio é necessário perceber um pouco de tudo o que rodeia a vida deste planeta. É Benfiquista, em 2006 durante o Mundial presenciei com “surpresa” o seu Benfiquísmo. O seu profissionalismo já me tinha posto a “regar pragas” quando gritava golos adversários. Tem Imensa Cultura desportiva. Sabe de bola.

Soube ontem, que no nº50 apostamos 50% , 6 milhões e uns trocos.( alguma vez compramos um gr 8.5 milhões 100%?)
O imbecil do luis, aposta com quiser, Benfiquista ou anónimos... que este rapaz Avançado com habilidade e uma inata velocidade, com o nº50 nas costas. Não fica nem meia dúzia de épocas na sad do Benfica,nem “penaltis”, nem vai de táxi, e muito pior... nem vai marcar os golos como nosso “avançado do futuro” ou “futuro avançado” até 2024. Ano do fim do pagamento...talvez saia 10 anos antes.

nota: Oh “pau e bola” na camisola, o meu camarada de luta “romântica” pelo Benfica, não leu o palavrão que o fernando guerra também benfiquista, escreveu nas traseiras da bola ontem ( este sábado), para a nossa Infernal Catedral da Luz, construída pelo Povo ???

120 mil Vivas ao Benfica Todos Tempos.

Anónimo disse...

Tem o direito à sua opinião, sim senhor. E sabe fundamentar o seu ponto de vista. Mas não deixa de estar, na minha opinião, errado.


Agora "civilizado", respeitador", "correcto", não, não se aplica.
A quem sustentou bullying profissional da RTP (provado em processo do Tribunal de Trabalho) e ameaçou várias vezes outros jornalistas por não gostar de ver certas coisas publicadas, não se aplicam tais adjectivos de carácter.

E quando s einsurgirem contra os meninos da RTP Porto que não gostam, os Bailas, Gilbertos e afins, lembrem-se que foi Carlos Daniel quem os foi ajudando a subir a escada.

Anónimo disse...

Águia Eterna, terá que fazer uma exposição sobre clube spequenotes e outros. É que sem consultar números, nacionais e internacionais, diria que Cardozo, goste-se ou não, marca a... toda a gente. Assim se saiba jogar para ele. O Benfica sabe, o Newell's sabia. Os paraguaios não sabem? Azar o deles.

rui disse...

Eu gosto de ouvir o carlos daniel,e tambem gosto de ouvir o bruno prata um e outro mesmo quando nao estou e acordo com o que dizem são ambos alguem que eu aprecio,embora considere o bruno prata,que se não é pelo menos parece um dragão dos 7 costados melhor,o carlos daniel é um pouco mais vaidoso,fala até demais mas eu gosto de ouvir os 2 e assisto sempre ao programa grande area com bom prazer