quarta-feira, 6 de novembro de 2013

E (quase) tudo Roberto levou



O jogo de ontem é daqueles em que se pode dizer que jogamos como nunca e perdemos como sempre.

Jogamos como nunca, porque finalmente, após 5 anos e repito, 5 anos, Jorge Jesus ter-se-á lembrado da sua frase “tu tas na champioms” e mudou o sistema e modelo de jogo, dando mais equilíbrio e consistência à equipa, dotando-a de meio-campo – e que jogo fez Amorim!

No entanto, perdeu como sempre, porque no único erro colectivo que a equipa cometeu durante os 90 minutos, sofreu. Antes e depois disso os gregos não nos criaram qualquer tipo de problemas, antes e depois disso a equipa soube lidar com todas as circunstâncias, antes e depois controlamos o jogo com bola (será que JJ percebeu a diferença?), antes e depois não sofremos um contra-ataque – aconteceu por acaso ou a mudança táctica estará relacionada? Eu diria que é capaz de estar.

O problema desse tal “único erro colectivo”, é que andamos a cometer este erro à demasiado tempo, sendo já sistemático e traço indelével desta equipa. Qualquer canto ou livre lateral em que o nosso adversário coloque a bola ao segundo poste ou, no mínimo, para lá da zona de projecção da marca de penalti, o Benfica ou sofre ou o adversário cria muito perigo. Foi daquela forma que perdemos a Liga Europa, foi assim que este ano já havíamos sofrido frente a Estoril e PSG e apetece perguntar quantos mais vamos sofrer até Jorge Jesus fazer algo? Vamos andar nisto mais 5 anos?

Tacticamente, fizemos um jogo perfeito. Ontem sim o mestre da táctica deu um banho táctico ao Michel, depois de o ter levado do mesmo Michel na Luz ou de Blanc no Parque dos Príncipes. Ontem foi o primeiro jogo na Liga dos Campeões em que vi Jorge Jesus ser claramente melhor que o seu adversários, é pena ter acontecido tarde de mais.

De cada vez que vejo Jorge Jesus na prova milionária apetece-me lembrar do que ele disse de Luisinho no final do jogo em Barcelos na época passada, ou seja, “pa jogos com o Gil Vicente serves oh JJ, mas pá Champioms… Não me iludo, pá Champioms não dá!”

Obviamente que o rescaldo do jogo de ontem é o momento mais injusto para dizer isto, mas quem demora 5 anos, 3 campeonatos perdidos, quase 3 edições da Liga dos Campões perdidas em grupos mais do que acessíveis e um sem número de derrotas em jogos decisivos para perceber que esta mudança táctica se impunha, não merece mais.

6 comentários:

Zé de Fónes disse...

Equipas como o Celtic ou o Olympiacos só precisam que o Benfica vá parar ao seu grupo na Champions para poderem seguir em frente. Nada de preocupante esta exibição de Atenas, apenas mais um bocado de Ritual do Habitual, de Benfica castrado, estéril e previsível, futebol de circo. O adversário até nem teve de se esforçar assim muito, apenas o suficiente, um golito e «Estes tuguitas, que têm um grande treinador, já não vão lá», assim terá pensado o astuto Michel, que tão boas conferências de imprensa costuma dar desde que é treinador.
Será que Vieira ficou com aquele ar de magoado com os “abutres & afins”, como no sábado após a vitória europeia do hóquei, que apenas sabem contestar e nunca compreendem o seu trabalho árduo em conduzir o Benfica para as vitórias?
Roberto fez grande exibição? É o argumento dos fracos. Azelhas, aqueles que tantas e clamorosas oportunidades de golo feito tiveram pela frente e mais uma vez desperdiçaram. Até Artur, mesmo com a azelhice de marcação defensiva no canto que originou o golo dos gregos, incapaz daquelas defesas impossíveis como o Helton tantas vezes faz ou o Artur de outros tempos fez.
Um abraço ao Rúben Amorim, cheio de toques de classe, sem papas na língua para mostrar quais os erros que têm calcinado este Benfica de orçamento robusto (basta ler nas entrelinhas as suas declarações), como grande benfiquista que sempre mostrou ser.
Numa época em que os adversários das várias competições se mostram à mercê deste plantel, o homem que Vieira impediu de ir para o fcp mostra, mais uma vez, que é um dos maiores labregos que algum dia passou pela Luz. Isto é como aquele cantor “azeitolas do catano” (JJ não é Robert Plant está mais na onda dos Modern Talking) que até dá dó ter o sucesso que tem. O problema não é ele, é de quem o promove.
Para todos aqueles que acreditam que este Benfica até joga bem e ainda vai vencer uma competição qualquer, eu saliento que não encontro diferenças entre vocês e aqueles jornalistas hipócritas e vendidos que consentem e calam perante a vergonhosa agressão de Rui Cerqueira no passado sábado em Belém.
Continuem a gozar o Roberto nas redes sociais tão próprio e moderno de benfiquismo moderno. Siga!

Anónimo disse...

Afinal qual foi a alteração táctica que houve?
Ainda não percebi,devo ter o cérebro avariado.
É giro,tudo anda
a volta do 433,442,4132 e mais muito mais,mas isto não passam de números de telefone.
O que é fundamental numa equipa é os jogadore perceberem os principios de jogo,processo ofensivo e defensivo e uma correta ocupaçao dos espaços do rectãngulo de jogo.
O resto não passa de um número de telefone para entreter os incautos.
É a minha opinião.

luis disse...

O tempo está "manhoso"...fim de semana. Pensar na areia... a maré a encher, no vazio da ressaca da época passada. Com o sol a brilhar imaginava Gloriosas "imaginações" a discutir o Benfica. Disse imaginava, porque esta pré época precisava de uma terapia grupo para todo o Benfiquista... "lá de cima" , fez-se outra coisa: Silêncio até começar a evidente trimideira( a dar de avanço??) com os "traumas". Fez tudo, mas mesmo tudo como disse o seara. E como não estava satisfeito, veio com o esforço (130 milhões) e com o melhor (plantel 30 anos)e a gloria (final da Luz).
Ora cá estamos de calculadora na mão...
Os activos da Instituição orgulhosos e não ganham .
Os activos da sad orgulhosos e não ganhando tanto, sempre ganharam alguma coisa.O roberto e tal, a avaliação e tal. Bem foi na avaliação(8.5) que entalaram o rapaz que entre os poste é bom guarda redes. Com os pés fez boas aberturas de ataque. O problema de facto sempre foi a sua visão periférica. Bolas para cima do galinheiro.
Vou repetir, porque estranhei o facto de não insistirmos nas bolas mais pingadas na área. O 7 fez um remate à baliza e logo no inicio do jogo(1 boa defesa do 8.5).
Ontem a olhar as nuvens, procurando evitar a triste sina das vitórias morais. Lembrei-me que este foi só um jogo que voltamos a sofrer golo na marcação a zona ( sem agressividade a quem aparece), guarda redes em cima da linha de golo no canto, encolhido...
Após a saída do 7 ( porta estandarte das utilidades , lembrei-me do jogo com o chelsea, não o ultimo , mas outro de eliminatória moral( jogamos com emerson a central e só com 10. Expulso Maxi. Disse o JJ,
"Estou muito contente com o que os meus jogadores fizeram aqui. Fizeram uma exibição de grande qualidade, convincente, tática e tecnicamente, frente a uma equipa que não fez nada para passar. O que sei é que fomos nitidamente prejudicados. Mas o Benfica mostrou que é uma grande equipa e que reduziu o Chelsea a uma equipa com muita sorte e que vai para as meias com o Barcelona. Quem merecia lá estar eramos nós".

Ontem como é evidente os fantasmas de comer um golo de canto, apareceu só uma vez. Depois fala-se no engate do guarda redes e que jogamos artisticamente.Mas foi necessário estar a beira da eliminação para os Campeões para o "tudo ou nada" aparecer a velocidade colectiva...bem o nº 50 sobressai sempre um bocadinho das épocas passadas.

Nota: o Gaitan esteve quase no ponto do "eu show Nico" e o 50 com pernas ganhávamos o jogo, imaginando só os últimos vinte minutos...

Benfica... Tempo.


joão carlos disse...

essa do luisinho esta brilhante, mas o pior é que ele nem para consumo interno tem servido

jotapê disse...

O chefe do Jorge jesus continua a não ter responsabilidade nenhuma em nada que tenha a ver com o clube, certo?

No meu tempo, os presidentes eram-no também nas derrotas. Agora só há responsáveis no fundo da estrutura?

José Moreira disse...

jotapê

Se há coisa que este blogue não faz é esquecer-se de Vieira, é apontar JJ como o unico e maior responsavel pelos males do Benfica.