sexta-feira, 9 de maio de 2014

E para o ano - com ou sem Jesus?

Independentemente do que venha a ocorrer na próxima semana e meia, a época do Benfica já pode e deve ser considerada de sucesso. Campeonato ganho, conquistada a Taça da Liga e a chegada às finais de Turim e Jamor são elementos suficientes para valorizar um trabalho de grande qualidade de Jesus e dos seus jogadores. Claro, se ganharmos os dois troféus em disputa não só a época será de sucesso como será historicamente épica, visto que o Benfica nunca venceu 3 competições no mesmo ano (a Supertaça é sempre um título do ano anterior); 4 seria para morrermos todos de euforia. 

A questão que se coloca é: Jesus sairá? Jesus ficará? Sendo certo que Vieira nunca abdicaria daquele que lhe escuda a profunda incompetência (3 títulos em 14 anos; 2 deles já com Jesus, o que quer dizer que o Presidente do Benfica, antes de Jesus entrar no clube, venceu apenas 1 campeonato em 9 anos), resta saber se não será o próprio treinador a querer sair. Perscrutando os amigos de maior conhecimento sobre estas coisas, e que raramente falham naquilo que me dizem, encontro, neste tema, provavelmente a maior disparidade de "certezas" que alguma vez verifiquei: há os que me GARANTEM que Jesus continuará no Benfica; existem os que me dão como CERTO que Jesus está a menos de duas semanas de sair do clube; e há, ainda, os que não só me CONFIRMAM a sua saída como dizem que será por sua livre e espontânea vontade. 

Ora, com tantas seguranças e certezas tão díspares, a verdade é que, tendo tantas visões, nenhuma vale grande coisa - não por serem dadas por pessoas sem qualificações (pelo contrário, é gente que só fala quando sabe do que fala), mas porque, pelos vistos, anda por aí muita contra-informação, talvez bastantes hesitações, provavelmente carradas e carradas de areia para os olhos. 

A minha opinião (que não vontade, ressalve-se), cruzando todos os dados, é a de que Jesus de facto sairá pelos seus próprios pés. E faz até muito sentido. O treinador do Benfica sabe bem com quem está envolvido; conhece a fundo a incompetência de quem lhe é hierarquicamente superior; está bem a par de que com uma estrutura decente em vez de 2 campeonatos em 5 anos teria 5 em 5 ou 4 em 5. Jesus conhece as suas capacidades e reconhece as suas fragilidades, o problema é que ninguém sabe domar as últimas. Por isso, Jesus é Rei no futebol do Benfica, extrapolando as suas competências muito para além do que devia e é aí que normalmente se prejudica, prejudicando o clube. Claro, Jesus disso não tem a menor culpa - culpa tem quem devia delinear muito bem as valências e atribuições de cada funcionário do clube. Só que, devido ao profundo desconhecimento do que é futebol, do que é o Benfica, do que significa o benfiquismo, Vieira não teve outra hipótese senão a de fazer de Jesus o seu capote. Se corre bem, aparece em tudo o que é televisão, iniciativa de angariação de sócios, entregas de prémios; se corre mal, diz que não dá pontapés na bola e vai minando a imagem do treinador. Isto não é seguramente um líder, menos ainda um líder para tão grandioso clube.

Se Jesus sair, o Benfica correrá o sério risco de não conseguir aproveitar o passo em frente dado esta época. Aquilo que poderia ser uma vantagem crucial para consolidar a posição de líder e criar hegemonia no futebol português, pode na verdade acabar em mais um 2005 ou 2010, anos em que, seguindo a tradicional incompetência directiva, o Benfica desperdiçou de forma absolutamente patética e ridícula tudo aquilo que havia conquistado meses antes. Não será surpreendente se nos próximos meses começarmos a ver formar-se uma onda gigante de fanfarronice, entrevistas ao Grande Líder, promoção da imagem do Presidente por patéticos Pedros Guerras e outros sabujos do género, frases megalómanas, promessas impossíveis, desvalorização dos adversários, etc, etc, etc. No fundo, tudo aquilo que esta Administração sempre foi: má quando perde (e perde recorrentemente); péssima quando ganha (e raramente ganha).

Se Jesus sair, meus caros, a única solução para o Benfica passa por escolher um treinador de tal forma competente e inteligente que consiga aproveitar o excelente trabalho do actual técnico ao mesmo tempo que terá de lidar com os constantes tiros nos pés que a Direcção geralmente dá. Olhando ao largo, cruzando tudo isto, sim, penso que Marco Silva poderá ser a melhor solução. Sabendo que, é evidente, o melhor para o Benfica não seria manter Presidente e perder treinador, mas precisamente o seu contrário.


22 comentários:

zzay disse...

Eu sou um dos que dizem que ele não sai. As conferências de impressa ele fala sempre em vejam o que temos vindo a fazer. Não me parece que seja altura de o deixarmos sair. Mais não é agora que o Jesus já percebeu que não podem jogar sempre os mesmos 11 e fazer sempre acho nos nossos mesmas substituições que o mmandámos embora. Agora que ele aprendeu mandá mo lo para o outro lado??
Ricardo acho que precisas de ver que este não é o 2 campeonato do Jesus em 5 anos mas sim o 4 ou 5 em 20 anos. Quer se queira ou não temos um Benfica que persiste em manter se em todas as frentes.

Anónimo disse...

Com o devido respeito, pensamos nisso depois de Turim, pode ser?...

Luis disse...

Este Ricardo é uma comédia. Deves ter ações no Marco Silva...cada vez que vens com essa merda dos treinadores lá vêm o romancismo com o Marco Silva...dass

Ricardo disse...

zzay, no texto não digo que o vamos deixar sair; digo que me parece que será ele a querer sair.

anónimo, todo o respeito. Aqui acreditamos na constante problematização do clube. Não há "tempos bons" ou "alturas más" para debater, questionar, discutir o Benfica e as suas questões. Até porque acreditamos também noutro mandamento: não é por um blogue dissertar sobre um tema que a equipa sofre ou beneficia com isso. A menos que fôssemos católicos e acreditássemos em coisas invisíveis e sobrenaturais, coisa que felizmente não somos.

Luís, o que outros pensam sobre o Marco Silva ou se dizem Marco Silva porque está na moda, será com eles. Eu, se digo que Marco Silva seria uma boa escolha, digo-o por acreditar na sua competência. E evita frases como a tua primeira - se não te deram educação, conquista-a. Mesmo que tenhas 99 anos ainda podes ir a tempo de saber discutir um tema sem essa arrogância de insultar a opinião contrária. Eu acardito.

José Capristano disse...

Mais uma maneira encapotada para dizer mal do Vieira.
Acho de muito mau gosto e vergonhoso quando é Vieira quer se queria quer não que tem todo o mérito pelo que o Benfica tem feito nos últimos anos que é elogiado por todos. E irá ser elogiado ainda mais no futuro.
E então onde irão buscar argumentos para continuarem a dizer mal?

Anónimo disse...

JJ vai para o Tottenham. E o Marco Silva não é, pelo menos ainda, treinador para o Benfica. Mas será ele o próximo, porque é isso que o povo quer, saindo JJ, e LFV não anda a dormir! Há que se perpetuar...

Águia Preocupada disse...

O tema JJ é recorrente e não tardará irá tornar-se na novela do defeso!
Pela blogoesfera já é tema comum e nos média irá passar a sê-lo...
Mas confesso que a minha principal preocupação não tem a ver com a manutenção ou saída de JJ...
A minha apreensão chama-se LFV! Ah! Pois é! Sabendo o oportunista, aproveitador e charlatão que é, depois desta época que quer ganhemos tudo ou não já se pode considerar muito positiva, vai aproveitar-se dos créditos que segundo ele lhe darão mais dois ou três anos de apaziguamento pois vai considerar que os benfiquistas estarão anestesiados com estes sucessos e vai destruir esta equipa! Esperemos pelo baque! O Benfica e quiçá ele, precisam de dinheiro... E não tenhamos dúvidas que o meliante vai fazer das suas!
Se JJ for minimamente esperto, vai perceber isso e vai querer sair pela porta grande! É que ele sabe da incompetência do Querido Líder e sem equipa não há competência chame-se ela JJ, MS ou Mourinho...
O problema, vai ser mesmo o Querido Líder !

Ricardo disse...

Senhor José Capristano, eu tenho todo o respeito por pessoas com deficiência mental. Que tudo lhe corra bem na vida, é o que desejo.

Anónimo (00:45), é uma das hipóteses aventadas, sim, a de Jesus ir treinar o Tottenham. Quanto ao Marco Silva e a escolha de Vieira, se o homem decidir bem não por competência mas pelo habitual populismo, pelo menos acertará. O que, tendo em conta o histórico, já é algo notável no normal em Vieira.

Anónimo disse...

O treinador do Benfica será Marco Silva.

Abraço


Daniel

Ricardo disse...


Águia Preocupada, o problema foi, é e será sempre o mesmo: Vieira e sua equipa de vendidos, incompetentes e adeptos de outros clubes. Enquanto por lá estiverem, nunca o Benfica conseguirá criar uma dinâmica de vitória e respeito pelos princípios mais elementares do benfiquismo.

Anónimo disse...

Ricardo, acho que JJ estara mais proximo do Monaco que do Totthenham...

Abraço

Daniel

Ricardo disse...

Daniel, essas são, segundo gente informada, as duas grandes hipóteses para Jesus. Se o confirmas mais ajudas. Abraço.

joão carlos disse...

discordo completamente que a supertaça seja um troféu da época anterior, é jogado na época com o plantel da época, a diferença para outras competições é que as equipas são apuradas para a disputar por méritos da época anterior, mas isso também acontece na liga dos campeões e não é por isso que é considerada uma competição da época anterior.

luis disse...

Milhões disto e daquilo, no mundo do futebol já não é surpresa ;)
Os Homens buscarão sempre "condições" com "ões" melhores. Haja propostas e as cabeças andam à roda ;)
Agora temos que caminhar por "partes".
-Alguém tem dúvidas da influência do super agente mendes...
Pois é, está casado mas é amante de todos ;). Quando digo todos refiro-me os magnatas dos milhões, aqueles que mandão vir no mercado,o pinto e os amigos adoram-os. Meia dúzia deles fazem loucuras e o agente do melhor jogador do mundo tem as portas abertas na maioria dos que apresentam dinheiro;)
Na parte que os vencedores das ligas europeias ficam expostos à grandeza deste mundo futebolístico e cobiças destas dinâmicas, sabe o super agente como ninguém.
Se repararam bem, estas 2 ultimas semanas quem lidera o sistema nos últimos 30 anos teve que abrir novo ciclo. Vai começar do zero e surgiu logo o nome do tal super agente para mexer no tabuleiro. Nesta parte muitos não sabem, mas para venderem o super tem que estar por dentro das quantias, por isso é que é super... Muita estratégia das épocas seguintes passam pelos encaixes antecipados das receitas com as transferências e principalmente nos últimos 30 anos pelo enfraquecimento dos adversários. Ou seja nesta parte será preciso recordar os assédios, às vezes com anos até se concretizar... Do moutinho ao futre ou do Rui Águas ao maniche até podíamos ir aos russos do p. barbosa... a vontade deles é desfazer o entrosamento conquistado neste nosso ciclo, finalmente com alguma durabilidade (5 épocas)e ganha sempre o super agente...não tenham dúvidas porque foi assim que aconteceu com o Matic, e a comentada ingratidão ;)
O monaco está montado desde a época passada, até com manobras para comerem o spoting e as formações, neste momento vamos entrar na 2ª parte e começaram os rumores (quando convém, a eles) que o franceses querem treinadores, jogadores e só por azar não querem presidentes de sad´s. Bem vistas as coisas até nesta parte houve um primeiro que saltou de uma sad para outra cheio de corações, é óbvio que é para ser simpático com "ões" . Teve que passar um ano sabático, mas ficou logo com a "pasta da bola"... que ao fim de 14 anos ficamos a saber pelo próprio que "não percebia de futebol" e intitulou "melões" para disfarçar os "ões" ;)
Sabes Camarada Campeão pau e bola, até ao mês passado imaginei também o chinês do valência a jogar no tabuleiro de xadrez, não é rei mas vai ser uma peça para comer outras pedras ;)
A parte em que este Lampião fica imbecil, é quando viu num documentário da sic "o super agente" os amantes a fazerem declarações de amor cagando nas emoções... desrespeito por promessas. Tendo o nosso 33º pedido casamento já sem vergonha a um agente de Jogadores e Treinadores ;)
"Acardito" que JJ vencendo tudo terá as portas grandes do céu abertas, mesmo sem ganhar já sabe que a vida são 2 dias e com milionários não se pensa 3 vezes o resto são passivos ;)

Nota: mais Importante das Importantes Vencer. Está quase a fazer um mês que se registou o 16 de Abril de 2014. Já hoje, sábado, há continuação desse novo impulso mental. E mentalmente uma assistência do Ben10 para aquela goleada por um de diferença a nosso favor era coisa para este imbecil dar 50 saltos de alegria "made in Benfica".

No resumo das "partes" e como o teu "evidente" é como sempre muito acertado, o problema de saber de futebol nunca esteve no JJ, assim como não esteve no Toni do Benfica,no Jesualdo do Benfica,no Fernando Santos do Benfica, ou Trapattoni de italia...;) quero é que não lixem a nossa Âncora ;)

Benfica Todos Tempos

Marcio4 disse...

No caso de Jesus sair e até devido aos seus ordenados,quem o quiser que bata a cláusula. ..abaixo da cláusula não sai.

Ricardo disse...

João Carlos, gostei da argumentação e concordo. Convenceste-me. Vou passar a defender que a Supertaça é troféu da nova época - faz sentido a tua teoria. Sendo assim, o Benfica no princípio dos 80´s teve uma época assim: Supertaça, Campeonato e Taça. Teremos de ganhar tudo este ano para superar essa época.

luís, muito interessante essa dissertação sobre o Super Agente Mendes e a provável entrada do Mónaco no tabuleiro de xadrez. É sempre um prazer ler as tuas deambulações pelo relvado, reviengando com nível, deixando simulações pelo meio, ideias como passes que aconteceram sem ninguém os ter visto. Lembra um lance genial do Pelé, que até nem deu golo, em que ele sai disparado para a baliza, guarda-redes pela frente, e em vez de tocar na bola deixa-a passar e vai receber do outro lado já com o guarda-redes batido. Deixas muitos passes invisíveis e simulações e jeitos de anca à Paneira em cada texto. BTT, meu caro camarada companheiro comparsa caramelo chavalo Campeão!

Márcio Ricardo, acha mesmo que Vieira, se Jesus quiser sair, vai obrigar o clube comprador a bater a cláusula? Conhece Vieira há quanto tempo, há uma semana?

Gandaia disse...

Jorge Jesus vai ficar e com contrato renovado.

Ricardo disse...

Gandaia, está registada a tua informação. Vem de dentro do clube?

luis disse...

Camarada Campeão pau e bola, agora vai daqui um lançamento de linha lateral ;)
Por vezes até dão golo. As paellas de sevilha estão assim na final. Mas nesta final já joga o Maximiliano e talvez se fodam com a cabeça do Luisão...Garay, Golo !! e tudo aos saltos...
"Prontos", imaginar não custa, depois vêm as probabilidades;)
Com os 2 pés a tocar na relva, lá vai ela a sair das mãos do super...
-O espírito santo nuno, está na ponta do tabuleiro, como um peão do amigo agente. O jardim como deves saber tem mudado de cor todas as épocas... gosta de florir a cada verão nas mãos do agente ;)
Se o lançamento for bem executado é um perigo quando sobrevoa a área. Ao analisar jogadas aéreas quem é o agente dos treinadores das equipes mais fortes do nosso quintal... Vais ver que sobra um novo treinador, veio sem rotulo do outro lado da fronteira, mas com uma "base de dados" dos "chicos" e das próximas gerações europeias, que por ali poderão trabalhar com o tal agente encoberto, para este, a descoberto trabalhar nos rivais ;)
E não é este imbecil que diz, é o próprio JJ agenciado pelo super que reflectiu muito acertadamente,
“O treinador do Benfica diz não se iludir com o atual estado de graça que vive pelos resultados da equipa. Para Jorge Jesus, um treinador deve ter sempre a mala feita.”
13:57 - 09-05-2014 na aBola
Mas “acardito” que por meras questões sociais alimentada por “ões” ;) que JJ vai ficar, a partir de dia 18 comentaremos mais a questão da “mama” da mala ;)

nota: e os peões dos negócios da china. Será arroz à valênciana ?? ;)

B T T


Anónimo disse...

Gandaia, nâo vai ficar.


Daniel

Ricardo disse...

Camarada BTT, perfeita a analogia entre toda a novela Super Agente Mendes e as últimas declarações de Jorge, o esfrangalha-Mini Agentes. Noto que trabalhas bem a táctica dos tabuleiros; saídas francesas, movimentações pela linha para comer Torres e Bispos até chegar ao coitado do Rei que, desamparado, nada mais pode fazer do que escudar-se em peões Guerreiros :) É isso: dia 18, enquanto estivermos a comer Porco no espeto, reflectiremos mais sobre o assunto. E logo a vitória (sem mau-olhado, por favor) e logo mais reflexão. Hoje só quero ganhar ao Porto em juniores e em seniores com os juniores :) BTT, caro BTT!

Aí está o grande confronto de final de época: Gandaia vs. Daniel. De um lado, um defensor acérrimo da Direcção, do outro, feroz crítico da mesma. Quem acertará? Gandaia, o "optimista"? Ou será Daniel, o "pessimista"?

Que fique para registo futuro:

Gandaia diz que Jesus não só não sai como renovará contrato.

Daniel afirma, peremptório, que Jesus não fica. Ou seja, que sai.

Cá voltaremos, companheiros, para resolver este impasse a meio-campo. Não é por ser ideologicamente da equipa do Daniel, mas diria que será ele a ganhar o jogo.

ATF disse...

A minha vontade, hoje, é a mesma de ha um ano. JORGE JESUS, ganha a Liga Europa e a Taça de Portugal e poe-te na alheta que eu estou farto desse teu ar emproado e mania que salvou o Benfica. Ah, e obrigado e boa sorte.