quinta-feira, 8 de maio de 2014

Foi um prazer, Rio Ave


Ao contrário da maioria dos meus amigos - que legítima e verdadeiramente "sofrem" por outros emblemas todos os fins-de-semana - sou um adepto do Benfica sem simpatias especiais por outros clubes. Não as tenho por clubes estrangeiros, não as tenho por clubes nacionais. Também não odeio nenhum clube (não, nem o Porto), o que me equilibra a balança e me permite ver futebol de uma forma que me agrada. Mas se tivesse de escolher um clube pelo qual tenho um certo gosto especial em ver na Primeira Liga escolheria o Rio Ave. 

O motivo extrapolará seguramente os motivos desportivos; aliás, na verdade o que me atrai no Rio Ave é o facto de ser de Vila do Conde, terra que muito me encanta e gente que muito me enleia. Como uma rede de pesca, esta gente prende-me. Comove-me. As Caxinas fascinam-me. Há todo um mundo dentro daquele lugar que não é bem Douro, não é bem Norte, não é Portugal. É outra coisa. E é essa coisa que, sem directa e evidente explicação, atrai e comove. Por isso, desejo sempre tudo do bom e do melhor ao Rio Ave, a menos que se dê o acaso de jogarem contra o Benfica, acontecimento que, não acalmando a minha admiração por aquelas gentes, tudo muda em relação ao meu interesse no resultado final: quero que o Rio Ave perca. Como quero que todos percam contra o Benfica.

Foi, portanto, muito bonito assistir ao vivo a mais uma final dos nossos e ainda por cima disputada com os de Vila do Conde. E não surpreenderam: apoiaram a sua equipa, aplaudiram os nossos pela vitória, fizeram a sua festa, foram embora, não partiram nada nem ninguém, deram ao futebol o exemplo universal. E ainda bem que voltaremos a defrontar o Rio Ave daqui a semana e meia. Na mata do Jamor beberei copos convosco, caros caxineiros.

Quanto a nós, continuamos o sonho. Nota-se que os jogadores estão a chegar ao limite físico (aqueles jogos todos contra boas equipas em inferioridade numérica deixaram marcas; as lesões, os castigos), mas há uma alma que perpassa por este grupo que vai superando obstáculos, uns atrás dos outros. É só mais um bocadinho, companheiros. Chegados aqui, com Campeonato e Taça da Liga no Museu, não custa nada, e seria tão bonito, juntarmos-lhes Liga Europa e Taça de Portugal. Nós todos acarditamos, ganhe a Alemanha um Mundial, três ou trinta e três.


8 comentários:

Gandaia disse...

Foi uma boa final e a parte final do corredor do Rio Ave foi muito bonita.

Indo ao JJ, se formos rigorosos o que ele disse sobre a Alemanha é de facto verdade.

:)

Anónimo disse...

Mais um título, mais uma festa e esperemos qu seja sempre assim até ao final. Grande desportivismo no final. Gostei!

Quanto à gaffe do JJ foi mesmo uma gaffe. Porque se a Alemanha apenas ganhou um mundial então não foram a 7 finais ou vice-versa.

ATF disse...

Sim, os caxineiros tocam-nos porque são povo de labuta, simples e ganhador. Como outras populações, como outros clubes. Em Portugal simpatizei em tempos com o Leixões pq sabia, tinha a certeza, de que aquela gente abominava o f c Porto (por razões históricas que qualquer um pode pesquisar). O Leixões foi o ultimo clube em quem nós, benfiquistas, pudemos um dia confiar. Hoje não, hoje não podemos simpatizar com mais nenhum porque logo ali surgirá um lacaio, um presidentezeco de mão desses labregos que controlam o futebol nacional e tudo se inverte. Foi assim na Académica, no Braga, No Belém, no Estoril e por aí fora. Não dá, amigos. É Benfica e mais nada. Quanto a clubismos da estranja, eu devo dizer que simpatizo com o City (por causa de uma frase de Ian Curtis - "my favourite colour is Blue...Man City Blue")e mais recentemente influenciado pelo anti United de Frank Gallagher (shameless). De Espanha só me atraiem os pequenos porque esses colossos de Madrid e Catalunha muito amado pelas nossas gentes, são de um egocentrismos que dói, para não dizer que por lá, por essa Castela manhosa, nem uma palavra sobre nós, um parágrafo que seja sobre o nosso campeonato. Desprezo-os, pois claro.

Era só, #TorinoparaVencer

Hélder disse...

O que se passa entre o Ruben e a Jornalista da TVI?

ATF disse...

Helder, é apenas uma questão de mau gosto por parte do Ruben ;)

luis disse...

Oblak, para este post;)Feijão branco já está ;) No outro poste não querendo perder a guerra como a poderosa alemanha. O nosso cientifico JJ sentadinho esteve ao seu melhor estilo, conversando para um universo de jornalistas:) Estica-se na filosofia desportiva recorrendo à história. Isto deve ser efeitos das reflexões do "11 contra 11 e no fim ganha a alemanha".
Lá está, vamos para a 10ª final Europeia. Vencemos 2, "portantos", somos melhores que a alemanha ;)
Mas voltando ao post..."acarditamos" e não é vergonha nenhuma ganhar a 3 taça europeia;) Da divisão inferior é um facto, mas depois da Épica eliminatória anterior digna de Campeões até tem outro sabor. Mas porque não sejam são uns ricos corruptos;)
Aqui este imbecil é do Benfica em primeiro lugar, é do Benfica em segundo e por aí fora até ao 4º anel do Benfica infinito.
Magnificamente o Camarada arranja cada pretexto para beber copos alto lá com o Campeão pau e bola ;)
Mas sim Senhor, eleva a luta de uma população virada para o mar. Os caxineiros merecem respeito e admiração, são uns heróis nesta vida.
Lembrei-me dum poeta que por lá habitou, Valter Hugo Mãe e o romance "a maquina de fazer espanhóis" ;)

nota: Sabendo pelos meus antepassados que o Benfica é Portugal o resto é paisagem. Comentei a parte final do corredor do rio-ave como um exemplo que não efectuamos no Jamor passado e este imbecil ficou ainda com mais carraças colectivas;)
Um grande bem haja ao desportivismo do rio-ave e seus adeptos.

Benfica Todos Tempos

Hélder disse...

@ATF

Mas o gajo não tá casado com uma modelo qualquer. Até se casou quando estava no braga?

É que ela tá sempre a criticar o Jesus, não curtia nada agora uma carbonero...

Ricardo disse...

Hélder e ATF, de que é que vocês estão a falar?

luís, é uma delícia ler estes teus maravilhosos comentários. Transpiras Benfica, camarada feijão branco :) BTT