terça-feira, 6 de maio de 2014

Lopetegui no Porto

Mais do que considerá-la boa ou má - e esperamos todos que seja uma aposta completamente ao lado -, o que esta notícia tem de mais relevante é o facto de revelar uma aposta clara numa mudança de paradigma. A escolha é por um técnico que irá procurar aproveitar a formação portista enquanto a Direcção procurará baixar o investimento. Ou seja, o Porto acordou para a vida e tentará agora sobreviver noutro modelo de gestão. Resta saber se no Benfica saberão aproveitar o momento e lançar o futuro para a hegemonia.


8 comentários:

Kiddo! disse...

Conheces o Lopetegui e a realidade interna do F C do Porto para poderes afirmar que irão mudar o plano de gestão e começar a aproveitar os jogadores da formação?!
Não me parece (somente analisando os resultados desportivos) que o Porto tenha qualidade suficiente na formação para colocar mais do que um jogador na equipa principal.. Pelo contrário e mais uma vez tendo somente em conta os resultados desportivos da formação do Benfica, acho que teremos boa matéria prima para aplicarmos no nosso clube o modelo de gestão que passa pela rentabilização (desportiva e financeira) dos jogadores da formação. Se será suficiente ou não será uma outra questão a debater...

Cumps.

Ricardo disse...

Kiddo!,

«Conheces o Lopetegui e a realidade interna do F C do Porto para poderes afirmar que irão mudar o plano de gestão e começar a aproveitar os jogadores da formação?!»

É uma análise que faço. Juntando o facto de Lopetegui ter praticamente toda a carreira como técnico das camadas jovens e o sinal claro de que o Porto terá de desinvestir, não custa chegar à conclusão simples de mudança de paradigma.

Por outro lado, sim, o Benfica tem melhores elementos saídos da formação. Restará saber se os quereremos aproveitar ou se continuaremos a investir à bruta, endividando ponograficamente o clube. Eu acho que podemos conquistar a hegemonia mudando um pouco o modelo de gestão - não ir para uma aposta radical na formação (isso seria estúpido) mas apostar em alguns jovens e tentar não gastar muito no Verão. Seguramente entrarão uns milhões por 3 ou 4 titulares; se escolhermos bem e mantivermos competitividade, podemos voltar a vencer o Campeonato sem nos envidividarmos mais do que aquilo que já é um exagero.

Mas eu não acredito minimamente nestes dirigentes. O que acho é simples: será um Verão de fanfarronice e prepotência. Esperemos que não, o que seria altamente surpreendente.

Abraço.

Benfiquista Tripeiro disse...

Mas qual formação portista? É que não existe nenhuma!

Ricardo disse...

Benfiquista Tripeiro, não é bem assim. Não tendo as fornadas de qualidade que nós temos, têm ali alguns jogadores que, se forem bem trabalhados, poderão aparecer bem na equipa principal. Como é evidente, não sigo a formação do Porto como sigo a do Benfica, mas dos jogos que vou vendo entre as duas equipas consigo vislumbrar qualidade no lado portista (como, aliás, é natural).

Saber ganhar, Benfiquista Tripeiro, é o melhor caminho para não voltar a perder. Que os maus exemplos da Direcção do Benfica, em 2005 e 2010, não se repitam. Nem da parte deles nem da nossa, de adeptos. Nada está ganho até estar ganho.

Anónimo disse...

é tão giro quando aparece a palavra "hegemonia" nos blogues benfiquistas, adoro!

saudações portistas... (-:

Anónimo disse...

Bastardo Porto, li mortacci tua!

Benfiquista Tripeiro disse...

Têm alguns bons jogadores nas camadas jovens, mas isso não os leva a lado nenhum se arriscarem jogar com a maioria deles em simultâneo, como fez o sporting. A pressão é muito maior, os objectivos também. Quero ver o plantel e logo veremos o que pode sair dali. O pintinho abusou um pouco este ano, com licás e ricardos pensou que mesmo assim ia ganhar, mas campeonatos como o do ano passado acontecem muito raramente. Duvido que ele vá por aí, vai comprar fora, de certeza.

Muito cuidado com eles, meus meninos, muito cuidado. Não é gente que goste de perder. Já devem andar em campo por causa destas finais todas, não vão ficar de braços cruzados nas duas que fazemos em Portugal.

ATF disse...

Nao esqiecer que foi LFV o primeiro a mudar o tal paradigma quando veio dizer aquele palavrão sobre formar para ganharou o diabo a quatro. A formação é muito importante mas nao é a solução. É parte da solução. Ou seja, o Benfica tem é de aproveitar bem as receitas q faz e procurar ter um plantel sempre de Champions (com jogadores do Seixal incluidos) e continuar na frente enquanto Porto e Sporting disputam o acesso à Champs. Este é o nosso paradigma: Clube de Champions (o q significa que as finais da Liga Europa sao sempre para vencer e nao apenas para disputar).