quarta-feira, 21 de maio de 2014

Os legionários do «apoio na internet»




«Não fales nisso, que desestabilizas o clube», «fala baixo, que se alguém te ouve...», «é verdade, mas não digas que sabes...», «não devemos falar nisso porque depois vêm os adversários e os jornalistas e aproveitam o que estamos a dizer». 

Estes conceitos muito bacocos de uma quantidade substancial de pessoas que pululam pelas redes sociais não são mais do que:

1) uma sobrevivência do «espírito Estado Novo», em que os assuntos, verdadeiros ou não, não devem ser discutidos sob pena de aparecer o papão e, zás!, nos engolir;

2) a consequência de uma patológica paranóia, a qual as faz acreditar que uma conversa num blogue desestabiliza um clube com a dimensão do Benfica, ou que os jogadores andam a ler o que escrevemos numa caixa de comentários de um post banal numa página de facebook;

3) uma profunda paranóia que se tivesse algum sentido real - ou seja, um texto que aponte alguma crítica fundamentada a algo mal feito no clube conseguir, de facto, desestabilizar jogadores, treinadores ou dirigentes -, no fundo seria a assumpção da perfeita incompetência da Direcção. Só uma estrutura profunda e visceralmente fraca podia sofrer abalos com textos de blogues;

4) a cultura da censura. Sem se aperceberem, os oligofrénicos que defendem isto estão a perpetuar não só a sombra salazarento-católica da defesa da ausência de liberdade em prol do conjunto como também da perseguição a quem não cala a boquinha. Algo experimentado com muito sucesso na Alemanha de Hitler ou na Rússia de Estaline.

5) o evidente desconhecimento do que é o Benfica e o benfiquismo. Um clube que nasceu, cresceu e se tornou maior do que Portugal enraizado numa tradição democrática não tem qualquer semelhança com o clube que estes ditadorzecos de pacotilha defendem.

Curiosamente, ou não, a grande fatia dos que defendem estas ideias de merda não põe os pés no estádio e o único «apoio» que conhece é o «apoio da internet». O «apoio da internet» define-se assim: ausência de massa crítica, gritos diários de interjeições como «Deves querer voltar aos tempos do Vale e Azevedo!» ou «O Vieira é o meu Padrinho!» ou «Nem as pedras da calçada tínhamos!», falta de civismo e insultos aos outros benfiquistas que têm uma opinião. 

Estivéssemos a discutir Benfica na Farmácia Franco em 1904 e este grupo de caciques de casa-de-banho seria recambiado para um barquinho no Tejo, onde ficaria trinta e dois anos a marinar até ingressar na Legião Portuguesa, vindo a cumprir ordens e a exercer extraordinário «apoio» à causa sob a supervisão de Góis Mota, Comandante e Secretário-Geral da mesma e antigo Presidente do Sporting.


12 comentários:

Miguel Castro disse...

As vitórias do Benfica deixam-te mesmo azedo... tens alguma piada pois falas que sabes o que é o Benfica de há 40 anos atrás mas nem nascido eras na altura... dizes que quem como tu pensa diferente é insultado pelos outros mas devias ler bem o que escreves isso sim insultos de baixo nível à grande maioria de Benfiquistas. Tens a lata de dizer que a direcção não merece os parabéns porque não dá Pontapés na bola mas aos primeiros insucessos desportivos vens logo criticar tudo e todos mesmo os que não dão pontapés na bola. Falas em falta de democracia e depois não deixas publicar posts que te criticam e afrontam as tuas ideias (certamente o que vai acontecer a este) .
Se fosse a ti formava ja uma lista e anunciava a candidatura às próximas eleições. Será certamente olhada com melhores olhos do que aquelas listas que aparecem só quando as coisas correm mal. Viva o Benfica !

P.s. : tenho 55 anos de idade e de sócio do Benfica ou seja águia de ouro, lugar Fundador, pago quota das modalidades, e até hoje tive a felicidade de ja ter assistido ao vivo a 5 das nossas finais europeias.

Anónimo disse...

Na mouche!!!!! é ver o guachos, bronkosfera ....

Ricardo disse...

Miguel Castro,

a democracia não é a liberdade do insulto e da falta de civismo. O seu comentário passou mas não devia ter passado. Sabe porquê? Porque o Miguel não sabe debater. Veja como começou a sua dissertação:

«As vitórias do Benfica deixam-te mesmo azedo»

ora, isto não é de uma falta de educação e de uma imbecilidade atrozes? O meu caro porventura achará que um benfiquista fica "azedo" com as vitória do Benfica? Acha mesmo que isso existe? Pense, Miguel. Reflicta. Questione-se, questione esses impulsos de atrasado mental. Haverá algum benfiquista neste mundo que não queira, SEMPRE, que o Benfica ganhe e que fique extasiado com isso? Ou achará que, por eu saber que temos um aldrabão como Presidente, prefiro que o Benfica perca para ele ser criticado? Miguel, a sério, você tem 55 anos, é Fundador, paga quota das modalidades, já assistiu a 5 finais europeias e ainda não aprendeu a ser um ser humano decente? Percebe o porquê de aqui não passarem comentários de merda como o seu? Isto é um lugar de benfiquismo, não temos espaço, tempo ou pachorra para atrasados mentais.

«tens alguma piada pois falas que sabes o que é o Benfica de há 40 anos atrás mas nem nascido eras na altura»

Tenho mesmo de responder a isto? Será que o Miguel acha que ninguém pode falar do que aconteceu antes de ter nascido? Continua a idiotice.

«Tens a lata de dizer que a direcção não merece os parabéns porque não dá Pontapés na bola mas aos primeiros insucessos desportivos vens logo criticar tudo e todos mesmo os que não dão pontapés na bola.»

Não sou que tenho a lata, quem teve a lata foi o Presidente Vieira que, no final da época passada, justificou o facto de não termos ganho nada com, e cito, "não sou eu que dou pontapés na bola". Ora, um fraco líder deste tipo, que se esconde nas derrotas, não terá, obrigatoriamente, responsabilidades nas vitórias. É simples, Miguel. Que o meu caro não o perceba só revela, mais uma vez, a pouca capacidade cognitiva com que nasceu.

«Se fosse a ti formava ja uma lista e anunciava a candidatura às próximas eleições. Será certamente olhada com melhores olhos do que aquelas listas que aparecem só quando as coisas correm mal.»

Nisso estamos de acordo: a crítica lúcida deve existir sempre, esteja o Benfica a ganhar ou a perder. Não penso formar lista alguma porque, primeiro, não tenho ambições desse tipo e, segundo, mesmo que o quisesse o aldrabão do Presidente que temos já mudou os estatutos para requisitos absurdos que - veja lá a pessoa que o Miguel apoia - nem ele própria preenche. Ou seja, Miguel: o Miguel apoia um Presidente que, pelos estatutos do clube, não o pode ser. Mas o Miguel acha bem e segue fazendo vénias. O Miguel de Benfica sabe mesmo muito pouco. E de civilidade e educação sabe zero.

Anónimo disse...

Não é só nas vitórias...até podíamos descer de divisão, que os tais legionários do Vieirismo continuariam a fazer a genoflexão às lideranças !

David Duarte disse...

Outch... Compreendo perfeitamente que não passes certos comentàrios. A democracia não é anarquia e quando não existe respeito pela dignidade do outro, então não existe debate.

Contudo certas respostas também não deveriam passar, Ricardo. A tua resposta foi uma clara violação publica do Miguel Castro. Haja decência!

nonameslb disse...

O problema e que tu nao aceitas que outros pensem diferente.Que mesmo quando os socios votam em uma esmagadora maioria LFV,tu nao aceitas.Entao o que o e democracia para ti?E verdade que LFV nao conhece a essencia do clube mas tambem e verdade que (para mim) tem feito uma grande obra,comecou por criar as bases e agora vai recolher os frutos desse trabalho.Quem nao reconhece isso nao merece de mim nenhum insulto ou censura,sao opinioes.Portanto tu tens as tuas,eu as minhas e outros terao as deles,respeita os outros porque ninguem e dono da verdade.

Anónimo disse...

Ricardo, empresta-me um pouco das tuas doses de paciência, já que a qualidade da escrita não te posso pedir.

O Benfica de LFV a ganhar é ainda mais autista, meu caro. Mais perigoso, também.

Ricardo disse...

David, infelizmente o Benfica está enxameado de Miguéis Castros, seres que estupidamente acusam outros benfiquistas de andarem "azedos" com as vitórias do Benfica. Isto é tão estúpido e tão insultuoso que nem merece conversa. Tens toda a razão: não devia ter passado nem lhe devia ter dado resposta. Hoje apeteceu-me expor estes merdas à sua natural condição de atrasados mentais; amanhã voltará o registo habitual de só aceitarmos aqui gente com o mínimo exigível de benfiquismo e de QI.

nonameslb, eu não posso aceitar um presidente que é aldrabão. É essa a minha luta. Eu aceito que discordem de mim as vezes que forem precisas desde que o façam de forma educada, como aliás podes perceber por teres o teu comentário publicado.

luís, a paciência advém da vontade eterna de defender o Benfica. Há que lutar contra esta imbecilidade que só atormenta a História democrática do nosso querido Sport Lisboa e Benfica.

Unknown disse...

Há muito que acompanho o teu blog. Vim aqui dar pelo nome do mesmo, confesso, mas acabei por ficar por outras razões. Nem sempre concordo com tudo, o que é normal. Não está tudo mal qd perdemos, assim como nem tudo está bem, qd ganhamos. O mais importante é que se fale do Benfica, bem ou mal, mas que haja ideias e quem as saiba pôr em prática, para bem do nosso Glorioso. Sou do tempo de pedir a um "senhor" para entrar com ele pela rampa de acesso ao verdadeiro 3º anel, onde vi quase todos os jogos, durante mais de 20 anos. No entanto, não dou lições de Benfiquismo de ninguém e mt menos, recebo. Por isso comento hoje, por achar que um Benfiquista a sério não pode acusar outro de ficar feliz com as derrotas!! Wtf!?
Vivó BENFICA

Ricardo disse...

Nem mais, Mário Graça. Há uma grande falta de educação neste país, o Benfica apenas sofre dessa ausência de civilidade por ter muitos adeptos. VIVÓ BENFICA!

luis disse...

Vou desviar-me um bocadinho do caminho ;)
Há muita toxidade nos dias de hoje. Anónima mente, pode ser o guerra, o Manel, o fernando , o alves , o pedro, a dona antónia ou a culpa que morre sempre solteira ;)
Quando as estratégias politicas para derrubar socrates,até põem as jotas a fazer "fartos elogios" a adversários. Exageros para dar a ideia, que são os próprios entrevistados os manipuladores. Meus dito por um director de campanha, isto dá uma desconfiança tremenda para a Verdade. Mas mais complicado é criar artifícios que a critica faz mal ao desenvolvimento dum Benfica Campeão.
Viva a Liberdade. Aqui no ontem encontrei um espaço para a critica e nesta primeira época em pleno a comentar as vossas reflexões, deu uma dobradinha com feijão branco em amena discussão ;)
Não vos conheço pessoalmente... mas senti muita telepatia no sentir esta religião.

Vivas ao Benfes !!!

Benfica Todos Tempos

Marcos Goncalves disse...

Ricardo,

Excedeste-te um bocado na resposta ao Sr. Miguel (Águia de Ouro) Castro, mas compreendi o quanto te enervou... :) (a mim também...)

De qualquer forma, o direito de opinião é isto: tu dizes o que pensas, os outros dizem o que pensam e cada um utiliza a argumentação que mais lhe aprouver. Se alguém não gostou do teu post, então que vá para o Pelicano dizer "Carrega Benfica" 432 vezes por dia.

Nota: Em relação ao Sr. Miguel (Águia de Ouro) Castro temos-lhe o máximo respeito enquanto homem, mas nunca confunda antiguidade com posto. O Ricardo tem tanto direito a expor as ideias como você tem. É o mesmo que lhe arranjar outro sócio de 75 anos e sócio à 60 e dizer que a sua opinião vale zero em relação à dele...

Voltando ao post: Foi pertinente em ter saído este post já depois do triplete. Convém sempre lembrar as pessoas de que o Nosso clube apenas prospera através de uma evolução diária. Como os adeptos têm memória curta, convém lembrar que LFV se encontra no Benfica à 14 anos. Nesse tempo muitas coisas foram prometidas, tendo sido mais recentemente uma conquista europeia. Infelizmente, o mais importante passou a ser andar nas "decisões".

Também foi prometida a hegemonia nacional e para tal conseguimos conquistar... 3 campeonatos nacionais. Fantástico. Sublime. Soberbo. Houve um vizinho do Norte que nos mesmo período de tempo, tem uma Liga dos Campeões, Liga Europa, um Penta, etc, etc.

Foi prometida a aposta na formação, mas depois a miudagem tem de nascer 10x até conseguir lugar.

Foram prometidos 300.000 sócios estamos no bom caminho! Venham mais campanhas "Sócio Sport Lisboa e Vieira Em Que Afinal os Zero Euros São Os 1ºs Três Meses". Seria tão mais acertado ter os sócios a ter desconto na mensalidade da BenficaTV... Protocolos assim dão sempre jeito.

Temos de fugir do Satanás Vale e Azevedo que na altura do seu mandato, tinha um passivo de 55M €, completamente irrisório com o atual de 495€ (aguardemos pelo Relatório do 2º semestre).

Temos de gramar com Presidente que altera estatutos conforme dá jeito e afasta assim a concorrência.

MAS... Pronto, afinal está tudo perfeito pois temos um triplete. :) Tudo está bem, quando acaba bem!

Viva o Benfica!