sexta-feira, 23 de maio de 2014

Uma Candeia mal iluminada



Deste final de época, para além do triplo triunfo e consequentes festejos, sobra ainda a contratação do jogador Candeias, pertença do Nacional da Madeira.

Percebendo que se trata de um negócio de ocasião, por se tratar de um jogador em final de contrato, não consigo encontrar nesta aquisição uma lógica desportiva facilmente entendível. Candeias é um jogador interessante – não mais que isso – que se encontra próximo do seu limite evolutivo. Não vejo no extremo Português uma capacidade para evoluir muito mais do que conseguiu até ao momento, logo, não me é previsível que venha a ter um nível competitivo suficiente para assumir um lugar indiscutível no 11 do Benfica. Naturalmente que é um jogador com qualidade e capacidade para fazer parte do plantel, numa lógica de 2ª linha, mas não mais que isso.

Não obstante, jogadores para constituírem uma 2ª linha do plantel do Benfica já o clube tem sob contrato como Pizzi e/ou Ola John, para lá de Ivan Cavaleiro a quem é preciso dar competição, seja por via de oportunidades na equipa principal, seja por via de um empréstimo a um clube de primeira liga onde se possa impor como escolha principal.

Perspectivando as mexidas naturais do mercado de verão, e na pior das hipóteses, há a considerar as possíveis saídas de Gaitan e Markovic, ou seja, dois jogadores de classe e qualidades inegáveis. Perdendo estes dois fica a pergunta: Candeias é capaz de suprir alguma destas saídas do 11? Obviamente que não. Nem Candeias nem sequer Pizzi, Ola John ou sequer Cavaleiro.

O melhor que consigo prever para Candeias no Benfica é ser o Hugo Vieira ou Steven Vitória do próximo plantel, isto é, contratação para adepto ver (Hugo Vieira) sendo emprestado em seguida ou contratação para preencher uma das vagas na lista a enviar para a UEFA como jogador formado localmente (Steven Vitória).

Em suma, não há em Candeias nada que o diferencie positivamente dos jogadores que já se encontram contratualmente ligados ao clube.

E se a ideia era a de contratar um jovem português para as alas do ataque que pudesse ir evoluindo e conquistando o seu espaço, havia em Ricardo Horta uma solução muito mais promissora, até porque Candeias já conta com 26 anos. Não, não é um “velho”, mas está próximo do máximo que poderá dar, bem diferente do jovem extremo do Vitória de Setúbal e que já pertenceu ao Benfica.

20 comentários:

Diácono Remédios disse...

Quem és tu para falar num jogador que não conheces, quando ignoras tudo sobre futebol, quando falas contra decisões tomadas por especialistas de futebol (Rui Costa e JJ), ignorante dos processos estratégicos que estão por detrás destas decisões?
Os talibans já começam a tentar destabilizar, dar a sua opinião ignorante sobre tudo o que mexe no Banfica. Para ajudar os pasquins que lambem os beiços de satisfação.

ATF disse...

Podes rir se quiseres mas a verdade é que vem aí o Fucile.

José Moreira disse...

andas-te desaparecido oh dianconos frustrado remédios

José Moreira disse...

ATF esse não dá para rir, só chorar mesmo... Mas já tinha ouvido essa história.

LDP disse...

Eu relembro que Enzo chegou ao Benfica com 26 anos...

Repito, o Enzo.

Anónimo disse...

bem... às tantas ainda fazem dele um lateral! eu acredito que o destino mais provavel e o modo "hugo vieira". embora veja qualidades nele, ate talvez mais que o autor do post.

José Moreira disse...

LDP a questão da idade não é significativa se há qualidade inequivoca, coisa que em Candeias não existe para substituir um Gaitan ou Markovic com o mesmo nivel

Ricardo disse...

O Enzo chegou ao Benfica com 25 anos. Não vou falar da diferença de talento entre o Enzo e o Candeias porque me parece escusado.

Rafael Ortega disse...

O Matic também não tinha qualidade para substituir o Javi Garcia, O Fesja não tinha qualidade para substituir o Matic, e por aí fora.

O Candeias ainda nem chutou a bola e já estão a dizer que não vai servir.

Dantes ainda era preciso o jogador falhar um golo de baliza aberta, agora nem tem que vestir a camisola. Que malta impaciente...

David Duarte disse...

OH Diàcono, então como integras o Cortêz nesse teu discurso?...

... bem... a verdade é que Jesus fez dele campeão nacional...

LDP disse...

Escusado será dizer também que ninguém conhecia o Enzo.

E escusado será dizer, outra vez, que Enzo nem era um médio centro.

E depois há Matic, Coentrao, Melgarejo...

E isto tudo para quê? Para dizer que a malta, mesmo com exemplos flagrantes que se seguem uns aos outros, continua com a mania de falar antes de tempo.

Ricardo disse...

Escusado será dizer que tu não conhecias o Enzo. Escusado será dizer que eu conhecia o Enzo. Escusado será dizer que, antes de o Jesus o ter colocado no meio, eu já tinha escrito um texto sobre essa utilização do Enzo. Isto porque escusado será dizer que já tinha visto vários jogos do Estudiantes e escusado será dizer também que o Enzo já tinha jogado várias vezes no meio. O que quer dizer que escusado será dizer que estás enganado.

E depois há Matic - que aqui foi elogiado logo quando foi contratado -, Coentrão - que nunca recebeu críticas aqui - e Melgarejo - que fez uma época periclitante, cometendo erros atrás de erros e acabou num clube de 5ª divisão distrital.

E escusado será dizer ainda que vi um jogo do Cortés e disse que com ele estaríamos bem fodidos. Escusado será dizer que, no último segundo da janela, salvámos a época com o Siqueira.

E isto tudo para quê? Para dizer que a malta, mesmo não sabendo antecipar cenários nem conhecer os jogadores, continua com a mania de falar antes de tempo.

E também que já chateia que apareçam constantemente os censores do benfiquismo, os gajos que não aceitam qualquer análise aos temas do clube porque acreditam piamente que no Benfica tudo é bem feito. 14 anos e 3 títulos nacionais depois, de facto escusado será dizer que isso é capaz de ser um bocadinho patético.

luis disse...

Nestas histórias todas onde se situa aquela frase proferida pelo 33º presidente,
"depois de abertos é que se vê a qualidade dos melões" ;)
Uma situação que é universal, é que as oportunidades é para quem as tem ;)
Antecipar cenários, ler as história dos pasquins,faz parte da atmosfera futebolística.
Ofendem a estrutura da BenficaSad ao defenderem que a instabilidade é deste ou daquele principalmente quando alguns surdos ficam cegos e não escutam, pelo menos as afirmações do treinador Campeão 2013/2014 cá no nosso quintal ;) Porque estando ele apaixonado pela Grandeza do Benfica, abre as portas do amanhã através do profissionalismo ;)

nota: o derlis já se foi e nem se vestiu;) Esta semana indo de encontro ao "made in Benfica" assinou um polaco e um austríaco... será que dá choque frontal de altas pressões na mentalidade que só jogam 11 de cada vez, seja na A ou na B ???

anexo: hipoteticamente se imaginarem a saúde financeira e aquelas questões do bater a cláusula... Eventualmente se saírem 5 ou 6 titulares, qualquer treinador pode ficar a "andar de candeias às avessas". O wenger do arsenal , até afirmou, que bastam saírem 3... ;)

Benfica Todos Tempos

LDP disse...

Ricardo, devias escrever menos vezes com a faca nos dentes. Até sabes que eu 80% das vezes concordo contigo...o que te desequilibra muitas vezes nem é o que dizes, mas como o dizes.

Eu também vi Enzo a jogar no meio, assim como vi David Luiz a jogar (mal) na esquerda, ou Emerson a jogar (bem) no meio, ou Aimar a jogar (mal) a avançado. Paradoxal não? Vi eu, viste tu e muitos outros.
Assinou com o Benfica aos 25 anos e depois fez birra e ficou um ano de molho a ver se lhe passava. Voltou e de certeza que não foi em 2 dias que se tornou no médio centro que é hoje.

O meu comentário antes centrava atenções nos jogadores como exemplo de sucesso por quem os trabalha e trazendo á baila Matic, Coentrão ou Melgarejo só quis relembrar (espero que o tenhas entendido) quem é que os moldou também a eles nos jogadores que hoje são. Isso mesmo, Jorge Jesus. Que muito provavelmente irá treinar Candeias...
De Matic e Coentrão pouco mais há a dizer, mas de Melgarejo queria que me desses um exemplo de um jogador que (sem ter brilhado como os outros referidos), veio de um empréstimo ao Paços jogando um ano e rendendo 5 milhões de euros ao Benfica.
Cinco milhões de euros.
Encontra-me um exemplo igual. No Benfica ou noutro clube, nos ultimos tempos.
Eu repito, cinco milhões de euros.

O que te deveria chatear e muito, procurando contrariar isso introspectivamente (se quiseres), é que és tu o primeiro a trazer á baila a censura ou a falta de democracia ou os rebanhos ou os anti-vieira amordaçados ou os pró-vieira desengonçados. És quase sempre tu, Ricardo, a usar esse argumento nas mais variadas questões que versem sobre o clube.

Se um gajo se peida tu vens dizer que o cheiro é para disfarçar a merda que Vieira faz. Se um gajo não se peida tu vens dizer que é para não incomodar o Sr. Vieira. Um gajo pode simplesmente ter comido feijão ao almoço sem que o Viira tenha algo a ver com isso, lembra-te.

Especificamente sobre o teu último parágrafo, penso que exageraste: "os gajos que não aceitam qualquer análise aos temas do clube porque acreditam piamente que no Benfica tudo é bem feito" - eu não disse nada disto. Eu só disse que é cedo para dizer algo tão irrevogável como "não consigo encontrar nesta aquisição uma lógica desportiva facilmente entendível".
Ou, "que se encontra próximo do seu limite evolutivo" - mas quem disse? Voltamos ao Enzo, é?

Patético? Ricardo, num mini-debate centrado maioritariamente no Candeias e respectiva idade em comparação com o Enzo e respectiva evolução (ou transformação) tu embrulhas tudo num "14 anos e 3 títulos nacionais depois"...

Lá está, alguém se peidou e não fui eu...

Termino como iniciei. Não precisas de hastear sempre essa bandeira do cinismo vieirista, do centralismo vieirense, ou da censura disto e daquilo. Há outros argumentos e há outras formas de estar mais consentâneas com a tua conhecida inteligência e o teu benfiquismo. Sem faca nos dentes.

Ricardo disse...

LDP, a «faca nos dentes» (que é uma boa imagem, concedo) advém de uma forma de comentar tua que, em vez de procurar debater o tema, vem com lanças na dentadura. Debateste algo, aqui? Trouxeste alguma coisa à discussão? Rebateste os argumentos do Moreira? Não, vieste dizer que o Enzo tinha chegado com 26 anos e que «a malta continua com a mania de falar antes de tempo», confundindo toda a massa benfiquista. As pessoas não são todas iguais nem têm todas o mesmo conhecimento sobre os assuntos. Há que dar mérito, parece-me, a quem, sobre os temas abordados, faz uma análise pensada, reflectida, aponta caminhos, argumenta a favor das suas ideias. Ora, é evidentemente o que faz o Moreira. O mínimo que merece é que, em vez de comentários vazios de conteúdo e de velados ataques (mesmo que pueris), haja um mínimo de civilidade no debate. Sobretudo quando as pessoas têm capacidade para isso, como é o teu caso.

A questão do "estar tudo bem" é levantada porque, de tempos a tempos, vou apanhando coisas que escreves e a cartilha não sai muito disto: defesa intransigente de tudo o que é feito no Benfica. E, meu caro, no nosso clube há muita, demasiada, incompetência. Escamotear isto é não defender o clube como ele merece.

Concordo que há outros argumentos. É exactamente isso que exijo a quem aqui vem. Para dizer palavras ocas chegam as dezenas de insultos que aqui vêm parar todos os dias. Tu consegues bem melhor, parece-me.

Interessa-me zero por quanto o Benfica vendeu o Melgarejo; o que me preocupa é o recorrente cometer de erros, sobretudo na lateral-esquerda. Até conseguir equilibrar as suas prestações, passou metade da época a cometer erros, alguns deles bastante grosseiros. E, sim, avisámos para isso aqui. Como avisámos sobre o Emerson, sobre o Roberto, sobre o Cortés. O problema é que a maior parte das pessoas não entende uma coisa que é simples: quando aqui alertamos para a fraca qualidade de um jogador não é por "termos a mania de falar antes de tempo" mas porque estamos preocupados com o futuro da equipa. Olha para esta época: no Benfica achava-se que o Cortés seria a solução para a titularidade. Isto se não é incompetência não sei que nome dar-lhe. Mas sabes o que li quando escrevi em Agosto que Cortés era um cepo? Pois, qualquer coisa como «estás a falar antes de tempo, o Jesus vai transformá-lo num super-lateral» e coisas do género.

Não há pachorra, LDP. Sem facas nos dentes, não há mesmo pachorra.

luis disse...

Não gosto nada de por a foice em seara alheia, neste caso até posso ser o melga da ponta esquerda ;)
Mas ao reflectir no debate aceso das prestações deste e daquele. A teimosia daqueles 5 milhões do paraguaio saíram caros;)
Ora fotograficamente analisemos a primeira jornada contra o braguinha na Luz e o ultimo jogo também em casa contra o estoril e lá se foi mais de 5 Milhões nas ruas a festejar um campeonato;)para não comentar o queimar um promissor central como o Rodrick Miranda ;)
Recordar o filme no jamor 2013, com o ataque ao Almeida por este ter sido o defesa esquerdo, já grito por Jesus para por ordem nas coisas :)

nota: ainda Bem que não continuou as teimosias na baliza ;)
Um Oblak internacional para todos, com Vivas ao Campeão Voltou!! ;)

Benfica Todos Tempos

LDP disse...

Ricardo, teria muitas coisas para responder-te ainda, mas a partir do momento em que escreves "de tempos a tempos, vou apanhando coisas que escreves e a cartilha não sai muito disto: defesa intransigente de tudo o que é feito no Benfica."...então lamento não querer perder mais tempo com esta discussão. Porque simplesmente não é verdade. Se o fosse, estarias tu em muito maus lençóis, pois se eu pertenço a "essa" cartilha como é que concordo com 80% ou mais do que defendes...?

Experimenta raciocinar um pouco.

Anónimo disse...

o enzo no estudiantes jogava no meio mas sempre como médio ofensivo e nunca como médio box to box. nao foi pelo melgarejo q perdemos o campeonato, ouve jogadores com muito mais responsabilidade que fizeram pior que ele. roderick nunca foi promissor pelo menos para ser jogador do benfica. um jogador alto com dificuldades no jogo aereo, fraco na marcaçao e sem intensidade. e pelos vistos nem no rio ave mudou.

Ricardo disse...

LDP, apresenta-me textos teus críticos a esta gente que nos desgoverna. Depois falamos.

LDP disse...

Lamento Ricardo, essa gaiola é para meteres os lagartos ou corruptos que pululam por aí. Pelos mais diversos temas de debate.

Tu trouxeste á baila uma inverdade e usaste-a como arma de arremesso (no escuro), portanto se há quem deva justificar através de exemplos hipotéticas palavras passadas (ainda que minhas),és tu.

Se quiseres mete-me aqui um par de parágrafos escritos por mim em que defendo aquilo de que me acusas.
Mas não te sintas obrigado. Esta é uma discussão ferida de falsidade por ti. E não me chateio se não encontrares palavras minhas a apoiar Vieira. Um pedido de desculpas pode calhar bem, mas nem a isso és obrigado na mesma.

Pois quero acreditar que uma qualquer fonte de adrenalina te fez meter-me no seio do rebanho que tanto criticas, sem que o tenhas feito por mal.