segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Goleada nos Barreiros Rumo ao Bi

Vitória importantíssima, por números excessivos mas bem demonstrativa da diferença de qualidade entre as duas equipas.

Defensivamente o Marítimo esteve longe de corresponder à classe do Jonas e à energia do Salvio. Dois jogadores com demasiado talento para a defesa madeirense. Aquele buraco entre o lateral foi uma fraqueza que os nossos jogadores souberam explorar com toda a qualidade.

Ofensivamente só depois do 0-3 é que a equipa da casa conseguiu mostrar capacidade para criar perigo. Claro que a presença do Luisão no 11 não pode ser ignorada ao analisarmos a capacidade ofensiva do Marítimo.

O resultado é bem elucidativo sobre a justiça do vencedor. Independentemente de tudo o resto.
Os nossos rivais provavelmente vão andar obcecados com a não expulsão do Talisca quando o resultado estava ainda 0-1. É verdade que a expulsão era evidente e foi um grave erro do árbitro. Na minha opinião faltou coragem para se expulsar um jogador de um dos 3 grandes tão cedo no jogo. Também é verdade que passar a jogar com 10 naquela altura poderia ter alterado muito do jogo.

No Benfica de ontem foram titulares 2 jogadores que continuo a achar que estão longe de corresponder às exigências de um Benfica, da posição em que actuam e do modelo de Jorge Jesus: Eliseu e Samaris. O primeiro comete demasiadas falhas defensivas e sinceramente pouco mais espero dele. O grego não se impõe naquela posição e não domina os espaços defensivos. Não é uma figura que ocupe o meio-campo com a sua presença mas apesar disso ainda o considero um bom jogador que gostava de ver jogar a 8.

Outro jogador que está longe de me convencer é o Talisca. Alterna constantemente entre jogos inconsequentes e jogos com dois ou três bons pormenores. Tão depressa o vemos a fazer um passe a rasgar a defesa ou uma boa tabela ou um bom remate como o vemos a protagonizar vários maus passes e perdas de bola. É jovem, tem por onde evoluir mas não acredito que dê muito mais do que o que já se viu. Em Janeiro ainda não justificou a titularidade que tem auferido desde o arranque do campeonato. Nenhuma grande exibição e somente duas boas exibições. Ao minuto 44 podia ter prejudicado gravemente a equipa.

Ontem foi excelente ver o Luisão e o Salvio de volta à titularidade. Ontem, mais uma vez, foi delicioso ver a classe do Jonas. O Lima em boa ou má forma vai sempre confirmando a sua utilidade. O Ola John tem muita qualidade mas tem demorado a demonstrar capacidade para ser uma peça importante neste Benfica. Somente à esquerda mostra poder corresponder mas já teve oportunidades mais que suficientes para o fazer.

3-0 ao Vitória com uma boa exibição e 0-4 nos Barreiros com uma exibição muito personalizada. Claros sinais que a equipa está preparada para se manter na frente rumo ao Bi.
Os próximos 4 jogos irão confirmar ou desmentir estes bons sinais. Quarta disputamos em Moreira dos Cónegos a presença nas meias-finais da Taça da Liga. O empate serve para a qualificação mas só a vitória serve para alimentar o Benfica. Nos próximos 3 fins-de-semana teremos 2 deslocações complicadas e intervaladas por um jogo caseiro acessível frente ao Boavista. Paços de Ferreira será um grande teste à nossa capacidade de dependermos só de nós para sermos campeões. Alvalade será isto e muito mais. Afinal de contas é o Derby que queremos sempre vencer. Sair desta fase sem perder pontos seria uma enorme demonstração de força deste Benfica.

No meio disto tudo a péssima noticia é a lesão do Nico. Uma semana? Duas semanas? Pelo que parece só voltará a tempo do Sporting. Sem ele a equipa perde em capacidade para ganhar mas principalmente em qualidade de jogo. A última vez que o Nico teve uma destas ficou mais de um ano desaparecido. Espero vê-lo a brilhar em pleno Estádio de Alvalade.

E se me é permitida uma picardiazita… Ontem com o Eliseu confirmou-se, finalmente, a aposta na formação.

Ps: Grande jogada a do 0-4. É possível estar apaixonado por duas pessoas ao mesmo tempo? É que começo a sentir-me dividido entre o Nico e o Jonas.


4 comentários:

Nené disse...

É jovem, tem por onde evoluir mas não acredito que dê muito mais do que o que já se viu.
Eh pá, desculpa lá, mas não percebes nada de futebol. Abre os olhos. Ou então dedica-te ao canto.
O talisca é um craque. Para o ano só o vês com binóculos.

Anónimo disse...

Tudo a andar nesse sentido, mas como fez notar e bem um elemento da claque gay do porto, é preciso não esquecer as épocas 2012 e 2013 e como facilmente se perdem 5 ou 6 pontos.

Anónimo disse...

Números excessivos? Nunca vi um cego não querer ver.

Recomendo-te um oftalmologista mas dos bons.

Anónimo disse...

Darem opinião, partilharem argumentos e entrarem na discussão é que parece muito complicado.

De binóculos a oftamologistas é o máximo que conseguem opinar.