domingo, 4 de janeiro de 2015

NOTAS DO PENAFIEL X BENFICA

1 - Vitória justa e praticamente sem sobressaltos perante um adversário que dificilmente terá qualidade para se manter na principal divisão do futebol português.

2 - Assustadora a descaracterização da equipa que ocorreu no espaço de um ano. Com um misto de saídas e lesões, o Benfica apresentou hoje um onze que tem uma qualidade individual muito aquém do que é necessário para ser campeão nacional.

3 - Chutão e bola para a frente. Quem tinha saudades do futebol de Quique Flores teve hoje uma bela reminiscência do que foi praticado pelo espanhol no ano em que cá esteve.

4 - Esta moda do lançamento de linha lateral que é despejado sem critério a pontapé para a frente é para continuar?

5 - Lisandro e Maxi, para mim, os melhores do Benfica. O primeiro com vários cortes de grande qualidade e com critério na saída com posse de bola. O segundo, em modo tractor, correu aquele flanco direito de trás para a frente e de frente para trás. Apesar das dificuldades (sobretudo pela falta de ajuda para defender), foi dos melhores.

6 - Ola John, o elo mais fraco. Ao contrário do jogo da Taça da Liga contra o Nacional, onde não mostrou vontade, hoje só mostrou incapacidade. Menos mau. Ainda assim, insuficiente. Saiu-lhe tudo mal.

7 - Pragmatismo. Com um onze com as limitações que este tem, o Benfica teria de ser pragmático. Atacar sem arriscar em demasia, saber defender sem se expor. Fê-lo com a qualidade que havia em campo. E isto bastará em 90% das vezes para ganhar a equipas da qualidade do Penafiel.

8 - Péssimo timing nas substituições. A ganhar 0-2 desde os 78 minutos, contra um adversário medíocre que estava reduzido a dez elementos e com vários jogadores a justificarem mais utilização para ganhar ritmo (no caso de Sulejmani) ou para se estrearem (no caso de Gonçalo Guedes), não se percebe porque motivo a primeira substituição foi efectuada apenas aos… 88 minutos.

9 - Gestão de recursos humanos. O que pensará um jovem com qualidade como Gonçalo Guedes ao ouvir o seu treinador dizer na flash que só o colocou em campo porque havia muitos jogadores lesionados, caso contrário não entraria?


10 - Boa arbitragem. Um golo bem anulado por fora-de-jogo e uma expulsão absolutamente justificada. Esteve mal, assim de repente, num lance em que Cristante usa o cotovelo para parar um ataque perigoso do Penafiel, à entrada da área, perto do minuto 90. Vai haver choradeira da parte de Sporting e Porto durante a semana.

4 comentários:

Anónimo disse...

vê o resumo e conta as oportunidades de golo em que o ola john está envolvido. depois calibra o insuficiente. e a seguir lembra-te que ele costumava render o dobro a jogar pela esquerda. e depois calibra-o ainda mais.

Anónimo disse...

Desculpa não concordar com um ponto, o Ola J.fez um bom jogo e na primeira parte melhor que o Gaitan, revê o jogo para não seres injusto, porque ideias pré concebidas deturpam a vista.

VC disse...

Depois deste comentário confesso que a amargura de não ter visto o jogo se desvaneceu.

Nuno Fernandes disse...

9 - Gestão de recursos humanos. O que pensará um jovem com qualidade como Gonçalo Guedes ao ouvir o seu treinador dizer na flash que só o colocou em campo porque havia muitos jogadores lesionados, caso contrário não entraria?

Tantas vezes apoiei em fóruns esta opinião.
A verdade é que estamos bem posicionados e colocados. Caso contrário, já haveria mais vozes de consonância.

É terrível para um jogador. Para depois se ouvir a afamada frase "dei-lhe oportunidades mas não as aproveitou".