domingo, 17 de setembro de 2017

Ciclos

Todos os ciclos têm um fim. Não quero ser porta-voz das notícias de fim de ciclo do Benfica, que podem ser manifestamente exageradas e que, há precisamente dois anos, revelaram-se surpreendentemente falsas, mas há uma evidência que me parece dificilmente negável: a de que a temporada de ataque ao pentacampeonato não foi devidamente preparada.

Os erros acontecem no futebol. Tanto de quem chuta à baliza como de quem dirige o clube. É, no entanto, parte da função dos segundos, fornecer as condições necessárias ao sucesso dos primeiros. E os erros cometidos nesta pré-temporada pelos altos quadros do Sport Lisboa e Benfica no que toca à política de transferências são tão gritantes que se tornam incompreensíveis face a uma estrutura tão experiente e que se gaba de estar dez anos à frente da concorrência.

Ganhar quatro campeonatos consecutivos não é garante nenhum de continuidade no sucesso desportivo. E os adeptos, especialmente os de um clube como o Benfica, com o seu historial de troféus e títulos, deveriam manter os níveis de exigência no topo. Foi precisamente depois de um ciclo de 7 campeonatos em 8 possíveis ganhos pelo FC Porto (2006-2013) que os azuis-e-brancos embarcaram no maior jejum de troféus na Era Pinto da Costa. Não queremos que nos aconteça o mesmo.