domingo, 31 de julho de 2011

Aquela ala esquerda e as costas da defesa vão dar muitas alegrias... aos adversários.

Curioso em ver a reforçada equipa do Sporting e intrigado pelas palavras eufóricas dos sportinguistas com quem falava, decidi dedicar uma hora e meia da minha vida aos rapazes do pijama às riscas. Estes, ao contrário do outro, não se encontravam num campo de concentração mas num estádio repleto de adeptos com um ego a sair-lhes pela boca de tal forma que, no decorrer do jogo, se ouviram ecos das suas lamúrias em Birkenau.

Antes do jogo, estava apreensivo, nervoso, temeroso, em ruínas. As palavras de auto-elogio que tinha ouvido aos sportinguistas levaram-me à crença de que, 30 anos depois, o Sporting tinha outra vez uma equipa de futebol e, por esse facto histórico, além do temor, tinha aquela ponta de saudosismo que temos sempre que visitamos um museu ou passeamos num jardim com séculos de existência.

Felizmente há a humildade reconhecida aos leoninos, que, ao contrário da nossa megalomania, os faz terem o grau de dignidade que há muito perdemos. Afinal, eles são, e nós acreditamos, diferentes. Diferentes de tal maneira que, antes do jogo, e apesar da excelente e propalada equipa de futebol que têm, disseram que este ano apenas ganhariam o campeonato, a Taça de Portugal e a Liga Europa - para quando este nível de lucidez nos nossos adeptos?

O jogo, tal qual me prometeram os adeptos leoninos, foi de facto bom e a equipa está bem trabalhada, organizada atrás, segura no meio e letal na frente. Não há dúvidas nenhumas: o Valência joga muito à bola.

9 comentários:

Mike Portugal disse...

looool

É mesmo. Os gajos jogam bem e mostraram porque são a 3ª equipa em Espanha. O SCP ainda tem algum trabalho pela frente e a equipa não é tão má como ontem se apresentou. Ontem foi um dia desinspirado para todos os jogadores e notou-se bem o cansaço de tanta viagem.

Parece-me claro que Carrilo e Capel têm lugar no 11 titular e Postiga está a voltar ao seu karma das bolas nos postes.

Ulrich Haberland disse...

Sem dúvida o Valência joga muito, e o Piatti e Hernández então...

Ontem foi quase penoso ver 50.000 almas passarem da euforia à depressão em 30 min...

O que me passou pela cabeça durante o jogo:

Nenhum jogador do SCP teria lugar na equipa, e talvez no plantel, de qualquer dos rivais

O central americano é o pinheiro que o Paulo Sérgio queria só que chega com uma temporada de atraso e para... central!

O Rinaudo joga bem é nas pernas do adversário (vai levar poucos amarelos, vai...)

O Domingos é um bom treinador mas nunca passará esse patamar

O Sporting dificilmente voltará a ganhar um campeonato (só se fosse comprado por um árabe qualquer)

Um pai que tente fazer o(s) seu(seus) filho(s) sportinguistas não pode gostar dos filhos...

Amplexos

Mojo disse...

"Estes, ao contrário do outro, não se encontravam num campo de concentração mas num estádio repleto de adeptos com um ego a sair-lhes pela boca de tal forma que, no decorrer do jogo, se ouviram ecos das suas lamúrias em Birkenau." Lindo.

Rui disse...

Realmente pelo que tinha lido na imprensa e pelo que ouvia pela boca dos Lagartos mais chegados, parece que se aproximava uma época que seria de retorno da glória ao Sporting, e no entanto, chega a apresentação e vem o primeiro balde de água fria. Síndrome de Alvalade ?

Catenaccio disse...

LOOOOOOOOOOOL...

O Leão não saíu da jaula...!

Mike Portugal disse...

Ulrich Haberland,

Epa, é verdade que não é todos os dias que se ganha ao Toulouse a queimar os 90m. lol

Catenaccio,

Acho que os jogadores perceberam a mensagem que a administração lhes quis passar antes do inicio do jogo. Mantenham o leão enjaulado para não magoar os outros. muahahah.

Ricardo disse...

Mike, as debilidades pareceram-me bem mais graves do que apenas por uma questão física. Acima de tudo, tacticamente o Sporting foi uma equipa desorganizada. E ingénua. Mesmo que o americano não venha a ser o central titular, os outros 3, João Pereira, Carriço e Evaldo, farão parte da equipa-base. E estiveram, todos, muito mal, especialmente o Evaldo, que é um passador. E isso não se deve apenas à questão física, falta ali muito trabalho.

Se queres que te diga, do que vi do Capel achei-o pouco apto a entrar de caras no 11: tem qualidade mas decide pessimamente. O Carrillo mostrou habilidade, talvez bem trabalhado possa ser uma boa solução.

Ulrich, o que mais me agradou, para além da qualidade individual, foi a consistência colectiva do Valência. Que jogão. Um autêntico banho de bola, principalmente na primeira parte em que os sportinguistas andavam a cheirá-la e não lhe tocavam.

Estava curioso para ver o Rinaudo nesta equipa, depois de tantos elogios que ouvi e li. Achei-o aguerrido, com vontade e nada mais. Não tem classe nenhuma. Se continuar assim, vai levar cartões em barda durante a época. O André Santos é muito mais jogador.

Rui, o que vale é que eles são humildes. Imagina se não fossem...

Ricardo, essa so leão foi completamente ridícula. Um leão enjaulado. É a diferença: uns têm uma águia linda a sobrevoar os céus e os adeptos até chegar ao relvado; outros querem imitar, levam um tractor com um leão enjaulado que, coitado, quase nem se podia mexer. Ridículo.

Mike Portugal disse...

Hey Ricardo,

Já tinhas conhecimento disto? -> http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=78&did=167033

O negócio do século. loool

Ulrich Haberland disse...

@Mike Portugal,
Eu sei que nós somos a vossa bitola, sempre. Já a nossa bitola somos nós mesmos. Diferenças...

Ricardo, claro que sim, é uma excelente equipa e deu um banho de bola, mas não pude deixar de apreciar aqueles 2 jogadores em particular.