sábado, 30 de julho de 2011

Coentrão

Hoje dei por mim com umas horitas por ocupar, em plena sala. Ora, em situações destas, que vai um homem fazer? Claro que liguei a televisão e iniciei aquela actividade que sacia o ímpeto de caçar que ainda perdura nos nossos instintos: o zapping. Zarpei da RTP1, rumo ao desconhecido...e fiquei-me pela SPORTTV2 - caça grossa, portanto - que iniciava a transmissão do Leicester x Real, uma autêntica pérola.

Enquanto via o jogo, e seguia o Coentrão em campo com aquele orgulho paternal que um gajo acaba por nutrir por ex-jogadores do benfas da estirpe dele, deparei-me com duas constatações engraçadas:

1. O Mourinho, quando o ano passado pediu o Di Maria, enganou-se no esquerdino.
2. O Jorge Jesus, quando o ano passado se viu e desejou para encontrar o substituto todo-o-terreno do Ramires, passou ao lado do que seria talvez a melhor solução: Coentrão.

Sim, eu sei é controverso; mas não é menos certo por isso...


6 comentários:

Berrante De Encarnado disse...

Sinceramente? Não acredito que seja para continuar.

Tenho visto o Fábio a jogar no centro, e claro, mostra serviço. É um bom jogador, se calhar até na baliza dava os seus toques. Mas continuo a achar que o Mourinho não o vai usar ali durante a época. É só um palpite, que pode muito bem estar errado. Basta lembrar que Mourinho no Benfica metia o Poborsky a "play-maker", como ele dizia.

Cumprimentos benfiquistas

Sérgio disse...

Mas ele hoje não jogou no centro. Jogou na direita, e encheu todo o corredor, do meio campo à área, sempre em grande, Ramires-style. (óbvio que são jogadores diferentes..falo só na capacidade de ocupar espaços e equilibrar a equipa. gostei muito).

Ricardo disse...

É, parece que faltou visão ao Jesus sobre o que tinha em mãos. Por outro lado, foi o Jorge o pensador do Coentrão versão 2.0 - o lateral-esquerdo. E, claro, o ano passado o Jesus se inventasse o Coentrão 3.0 - o médio todo-o-terreno perdia a versão antiga do lateral que desequilibrava vindo de trás.

É confuso e só vai dar para saber se a aposta se mantiver durante todo o ano (ou toda a carreira?). Eu acho que não. Mais cedo ou mais tarde voltará à lateral. Por mais polivalência que um jogador tenha, não acho benéfico que, de dois em dois anos, ande a mudar tão radicalmente de posição.

Mas este puto já mostrou que não é dos humanos.

rsa disse...

Jogos de pré epoca, a compra do FCoentrão tendo o Marcelo faz-me alguma confusão pode o Coentrão jogar no meio campo? Pode mas não acredito que tenha rendimento, eu vou esperar para ver até porque ainda faltam os Turcos por isso....

Anónimo disse...

Caro Ricardo,

Tenho a certeza que o Coentrão faria bem o lugar do Ramires, mas realmente quem faria o lugar do Coentrão? O Peixoto? O Carole desde Janeiro?
Voltando ao presente (2011/2012), gosto do Perez mas também não me parece ser o jogador certo para este modelo de jogo.
No entanto, neste ano parece que temos um jogador que pode fazer esse lugar com enorme brilhantismo: o Witsel.
Posso estar a exagerar mas parece-me que o tipo já é de classe mundial, nem é preciso estar ainda a falar de potencial.
Abraço
rm

Ulrich Haberland disse...

Pois Ricardo mas no Benfica quem jogaria a DE, o Peixoto?... O problema era esse.
O JJ tentou em alguns jogos colocar o Coentrão no meio campo mas nunca funcionou bem, a equipa perdia mais do que ganhava.

O Mourinho coloca o Fábio no meio campo porque: 1)tem bons defesas laterais; 2) quer dar raça, luta e velocidade com muita técnica ao meio campo (a pensar no Barça); 3) O Coentrão joga muito em qualquer lugar. Penso eu de que...

Amplexos