quinta-feira, 7 de julho de 2011

Dia 11 - como seguimos?

- O central e o lateral-esquerdo continuam sem vir.

- Maxi ainda não renovou.

- A meio do estágio, lembraram-se que, se calhar, era melhor ir buscar o Miguel Victor à esplanada e o Roderick à Selecção de Sub-20.

- Coentrão foi vendido por 30 milhões numa maquilhagem negocial que ainda está para ser deslindada. Quanto custará Garay, eis a questão.

- Kanu, como esperado, acabará emprestado. Mais um milhão de euros para perfazer a excelente soma de 40 milhões de euros em jogadores emprestados.

- A época começou há semana e meia, faltam três semanas para uma eliminatória crucial para o ano desportivo e o Benfica não tem centrais disponíveis. Comprar Garay, jogador integrado na Copa América, obrigados pelo Real, será nesse sentido um erro. Mais ainda pela previsível quantia exacerbada.

- Miguel Rosa já foi. Faltam os outros jovens que foram pomposamente apresentados há 2 semanas atrás. Nada de novo.

Dito isto, vamos ser campeões...















...da pré-época.

27 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Miguel Nunes disse...

Ainda bem que é um benfiquista a afirmá-lo :) Quando escrevi no lateral esquerdo que o planeamento do Benfica era uma merda, iam-me matando :D

Mike Portugal disse...

Pelos vistos o Ricardo já teve que apagar um comentário menos próprio. lol

É o que dá seres anti-establishement. Mas se eu fosse benfiquista dava-te razão em tudo o que escreveste.

Mindfuck disse...

Até ao final do estágio da Suíça nada é tarde relativamente a contratações. Veja-se Javi, Saviola,... foram contratados depois desse período e agarraram bem o lugar.

Maxi, preocupante!

Isso dos centrais acho que fizeram em os terem ido buscar, não percebo onde está o problema, e não estivessem era porque não estavam...

Quanto ao negócio, tudo o que envolva a não vinda do Garay penso que é excelente...

Junta também o Melgarejo, mais 750 mil euros para juntar...

Preocupa-me mais falar-se de gente de 20 e 22 anos sem créditos firmados para as posições em défice da defesa quando cá temos gente dessa idade para essas posições, Carole (20) e Miguel Victor (22)...

PalCba disse...

Boas,
Em relação aos centrais, e estando a impressionar pela positiva nos treinos, temos Miguel Vitor. Não seja JJ casmurro!!
É UM, eu sei, mas penso que enquanto o Luisão não voltar da Copa, poderia fazer dupla com Jardel!?

Lateral Esq. é que nam sei!!!

Abraços

Ricardo disse...

PB, o primeiro comentário ao post, que apaguei, era muito simples e revelador: "enforca-te". Fui lá ver o teu post e comentários. É o normal. As pessoas têm dificuldade em ver os próprios pés, preferem dizer mal dos pés alheios. Depois caem.

João, esse conceito de que não é tarde assusta-me muito. Para mim a pré-época serve, desde o DIA 1, para começar a moldar processos, a fazer entender aos jogadores as ideias que se pretendem para a forma de jogar, melhorá-los fisicamente, criar um espírito colectivo. Desde o dia 1. E não andar com gente atrelada que se sabe não fazer parte dos planos de Jesus. Isso afecta o treino dos outros, dos que ficam, e torna-o, ao treino, ineficaz. Quando o Javi e o Saviola vieram não tínhamos uma eliminatória da Champions em Julho. Só este facto devia ter obrigado os dirigentes do Benfica a resolverem a questão do lateral e do central antes de terem começado os treinos, para que chegassem ao primeiro jogo oficial totalmente integrados na ideia do treinador e rotinados com o treino.

O problema não está em eles estarem lá agora (acho muito bem que estejam, especialmente o Miguel Victor), está na clara desorganização que pulula pelo Benfica. Então começou o estágio sem eles e depois vai chamá-los a meio do processo, só porque ainda não há centrais? Ainda por cima prejudicando o Roderick que estava em estágio para o Mundial. Este não-critério é que é o problema.

Não querias mais nada. Achas mesmo que o Real comprava o Coentrão por 30 milhões sem mandar no Benfica? É lógico que impuseram alguma cláusula, provavelmente um ou dois jogadores. Eu acho que vai ser ruinoso para o Benfica. Mas esperemos. O Rui já disse: "mais tarde daremos todos os detalhes do negócio". Ou seja, aquele comunicado serve de maquilhagem para que o Vieira saia bem do processo, visto que prometeu vendê-lo pela cláusula. Agora, não te espantes se vires o Benfica comprar o Garay nos próximos tempos por 10 ou 13 milhões de euros.

São só 40 milhões de euros em jogadores emprestados. Coisa pouca.

Sem dúvida.

Ricardo disse...

Pal, o Miguel Victor por mais treinos de qualidade que faça já se percebeu que é persona non grata para o Jesus. Não se sabe por que razá mas assim é. E de uma coisa já todos somos conhecedores: se o Jesus põe uma ideia na cabeça vai com ela até ao fim do mundo. É também por isso que em vez de muito bom é apenas bom. Falta-lhe a inteligência para duvidar da inteligência.

Mike Portugal disse...

Ricardo,

Faz força para mandar o Miguel Vitor para o SCP que nós aceitamo-lo.

Anónimo disse...

Cambada de benfiquistas falsos em vez de apoiarem a equipa andam sempre a procura de coisas para a destabilizar, mas no fim da epoca quando formos campeoes sao os 1ºs a ir pa rua gritar benfica...falsos dum raio..

APOIAR BENFICA SEMPRE ACIMA DE TUDO

Anónimo disse...

Ricardo, espero sinceramente que venhas a fazer parte da proxima direcção do SLB! Acho que estamos necessitados de alguém que prima pela organização.

Ah! Pois, devido à desorganização fomos campeões à dois anos e o Benfica vai fechar as portas no Natal... tira as palas!

Ricardo disse...

Mike, eu não faço força nenhuma; por mim, ficava no Benfica por muitos anos. O Jesus é que o quer despachar à força toda.

Quem é que vocês têm? Carriço, Polga, Rodriguez, Torsiglieri? Seria a primeira alternativa à dupla titular Carrriço/Rodriguez.

Anónimo primeiro, não ando à procura de nada, o que escrevi são factos. Se concordas ou discordas dos factos, é contigo. Também há quem jure que os mares desaguam nos rios.

Anónimo segundo, fomos há dois anos? Ah então pronto, não é preciso mais nada. Se me derem um campeonato daqui a 3, fico todo contente. Temos de ser realistas e estarmos com o Presidente.

Anónimo disse...

Ricardo, não é nada disso! Deixa de te pores atrás da cenoura!!

Acho é que estás nervoso de mais e que não está tudo tão negro como pintas... tem calma! Escreves algo com fundamento, com alguma razão até, disso não te sençuro mas... Estás a cair no exagero! Sabes bem que quem é radical é b...o!

Mike Portugal disse...

Agora temos o gigante americano. lol
Esse é que deve fazer dupla com o Carriço. O Rodriguez vai ser suplente, aposto.

MM disse...

O Maxi renovará (em princípio), podem ficar tranquilos. É daqueles jogadores que sendo "bonzinhos" não brilha, e portanto não é cobiçado.
Sem grandes certezas, podia jurar que o "c" de Victor desapareceu da Língua de Camões há muito, e pese embora o Miguel Vitor tarde em afirmar-se, ele não será tão velho quanto isso. Mas não tenho a certeza. Já "sençuro" tenho a certeza que será uma palavra do dicionário Benfica / Resto do Mundo. Não tenho - tal qual como para "Victor" - a certeza se existe mas, tenho a certeza que os Benfiquistas usam-na muito.

40 milhões de euros em jogadores emprestados não é nada. Muito a sério: não é nada. E digo mais: é mentira. É absolutamente mentira porque tenho a certeza que é impossível que um clube "do povo que está profundamente habituado a que o povo resolva os seus problemas sem contar com os estádios dos tios" não tem esse dinheiro todo para estoirar em jogadores da bola.
É fa l so, só pode. Mas não sei claro.

Sobre os 30 milhões do Coentrão, pois é provável que exista uma negociata qualquer por trás. Um tipo que passou a vida toda a praticar actos criminosos a envolver borracha, pneus, camions, droga (dizem, dizem), inventadas comissões, um tipo que fez o Alverca desaparecer do mapa e um tipo que ROUBA ao Benfica, não podemos esperar dele outra coisa.
Aos que atentam contra o Benfiquismo do Ricardo, melhor fariam se tirassem vós as palas dos olhos e tivessem noção do perigo em que o vosso clube de encontra. Nem clubes como o Manchester têm 800 000000 de euros de passivo acumulado. E mesmo que o tivessem, possuem eles e clubes da sua espécie uma tesouraria suficientemente pujante para viver em contra-ciclo. Vós, não têm Economia nem Finanças, tesouraria ou coisa alguma. Têm um presidente iletrado que nem Benfiquista é a subtrair-vos recursos todos os meses. Mas vós lá saberão claro ... depois não se queixem. Pensem que é alarmismo ou bota-abaixo, que daqui a 15 anos quando o Vieira vos tiver deixado enterrados ao lado do Alverca cá estaremos todos para discutir o problema.

Sem qualquer ataque e espírito de rivalidade deixo-vos saudáveis cumprimentos e um abraço ao redactor deste blogue. E ao Armado também, já agora.
Cumprimentos e votos de um resto de dia muito bom pela frente.

Mr. Shankly disse...

Campeões da pré-época? Este ano acho que é o Sporting.

O plantel, aparentemente vai ser mais equilibrado que o ano passado, embora o Fábio seja insubstituível. Mas como falamos de um defesa-esquerdo, não vai ser por aí. Se sair o Cardozo, fico preocupado.

Discordo em relação ao Garay, claro que era bom que viesse mais cedo, mas prefiro um bom central que vem tarde que um Paredão disponível já. E o Garay é bom. E a menos que nos calhe o Rubin Kazan, a dupla Jardel - Miguel Vítor chega e sobra.

Não vejo mal em tantos emprestados (já agora, acho que deves tirar dos 40 M o Roberto, até ver faz parte do plantel e ou muito me engano ou é capaz de ser titular). Ter estes a rodar poderá implicar menos investimento no futuro.

De resto concordo, era bom termos o plantel definido antes, mas com jogadores assediados como o Coentrão e o Cardozo é difícil. Por um lado antes de 1 de Setembro não temos 100% de certeza que fiquem, por outro, precisamos do dinheiro para nos reforçarmos. O Porto pode ter problemas semelhantes se alguém bater a cláusula do Falcao, o Sporting este ano não porque não tem jogadores vendáveis.
A situação do Maxi também me preocupa, temos que ser firmes, se há acordo é para assinar logo. Está na Copa América? E? Não há canetas na América do Sul?

Repito, se vier o Ansaldi fico com a confiança a mil, o que é o estado normal de qualquer benfiquista que se preze no início de Julho.

Mr. Shankly disse...

"Nem clubes como o Manchester têm 800 000000 de euros de passivo acumulado."
800 milhões de passivo? No final do ano fiscal de 2010 eram 450 M, a meio de 2011 falava-se em 374 M.
Sabes alguma coisa que eu não saiba? Chegou uma factura de um fornecedor à Luz de 400 milhões nos últimos dias?
No MU fala-se de 700 milhões de libras, mas tu deves saber melhor do que esses palermas que escrevem nos jornais ingleses.
No Real fala-se de 700 M €, e no Barça em 600 M €

Anónimo disse...

MM, com a preocupação que mostras pelo SLB corres o risco de passares por coscuvilheiro. Será que o teu clube está assim tão bem para perderes tempo a falar do vizinho? Com tanta preocupação com o SLB e certeza que o LFV é criminoso por que é não presentas uma queixa crime?
Tem cuidado com as tuas afirmações para não correres o risco de caires no ridículo.

Bandarilheiro-mor

Ricardo disse...

Mike, esqueci-me desse. Não acho que venha para ser titular; o Rodriguez é mais jogador, mais fiável e já está rotinado com a ideologia do treinador.

MM, Miguel Vítor, sem "c", sim. A razão que dás é que é errada: não tem nada que ver com ausência da Língua Portuguesa ou antiguidade - há várias pessoas chamadas "Victor" que têm a idade do Miguel... Vítor.

Shankly, um defesa-esquerdo é tão importante quanto um defesa-direito ou um médio. Tem de ser bom. O Ansaldi também me agrada.

Não vês mal em tantos emprestados? 40 milhões de euros em jogadores que a maior parte deles já não voltará ao clube? Não é um desperdício absurdo? Com critério, 30 desses 40 milhões seriam bem gastos em jogadores de grande qualidade ou como forma de atenuarmos as dívidas que temos. E claro que não implica menos investimento no futuro. Se chegámos a este ponto, é precisamente por não haver critério algum, estratégia alguma no sentido de rodar para investir menos. Daqui a um ano estás a emprestar mais uns quantos e a comprar outros tantos. E o Roberto não está inserido nos 40 milhões - imagina quando estiver; são quase 50 milhões.

Mr. Shankly disse...

"Shankly, um defesa-esquerdo é tão importante quanto um defesa-direito ou um médio"
Quero dizer que são mais fáceis de substituir.

Há dois tipos de emprestados: os que o estão porque estiveram na equipa e não serviram, e os que vieram para ser emprestados e crescer, e que se os comprássemos mais tarde custavam muito mais. Obviamente que os primeiros me preocupam, e o ideal seria que não existissem. Os que não me preocupam são os segundos. Por exemplo, o Urreta nunca jogou regularmente no Benfica, mas tem um valor de mercado muito superior ao que demos por ele.
Não sabemos hoje quanto vão render Melgarejo, Oblak, Airton, Sidnei, ou Rodrigo. Eu acho que aqui estão ou estarão 20 milhões, e se algum deles chegar ao nível que se espera será muito mais.

zigofrigo disse...

O Central parece que já está! Independentemente de vir do Real ou de outro clube qualquer, é, para mim, uma grande contratação. 5.5 milhões por um jogador da sua categoria, é um grande negócio. Já sei que por 50% do passe, mas os direitos desportivos são do Benfica!

Maxi ainda não renovou e tenho pena. Espero, no entanto, que o Benfica não cometa loucuras mesmo que isso implique vê-lo para o ano no Porto. Também vejo Rodriguez e isso dá-me sempre vontade de rir: 7.5 milhões pelo passe, mais um elevado vencimento por um jogador que passa a vida no banco. No lugar dele vi Reis, Di Maria e Gaitan e quando penso nisso continuo com vontade de rir!!!

Se se tem dois centrais a disputar a Copa Améria e que, em princípio, serão os titulares, é natural que nesta altura se precise de alguém que ocupe os seus lugares. Daqui a três semanas há jogo oficial. Qual a alternativa??? Vender Luisão e não contratar Garay??? Contratar centrais que não jogam nas selecções??? Deixa ver, ter neste momento os 27 jogadores já definidos era sinónimo de organização??? Pois, e a qualidade???

Não sei se houve maquilhagem no negócio Coentrão! O que sei é que se recebêssemos os trinta milhões em Cash e depois comprássemos o Garay por 5.5, 50% do passe, a um qualquer clube, e não sei que clube que detivesse o seu passe a 100% faria tal negócio arriscando-se a nunca mais ver um tostão - basta o jogador cumprir o contrato na totalidade e no fim (29 anos) não valer nem metade. Por outro lado, imaginemos que o Benfica o vende por 20 milhões, não é justo o real precaver-se de tal, quando tinha clubes a oferecer mais de 10 milhões! As informações que tenho sobre isso provêem das mesmas "fontes" que diziam estar o Chelsea disposto a dar 30 milhoões por Coentrão!!!

"Kanu, como esperado", é isso mesmo: como esperado! Todos os clubes, que tem possibilidades, fazem isso! Vamos ver o que nos reserva o futuro, sendo certo que se se impuser, os críticos de agora esquecerão o passado (não estou a dizer que seja o teu caso). É isso que tenho visto acontecer com Rodrigo. Este ano já resmungam contra a possibilidade de ele não ficar no plantel quando no ano passado era um qualquer negócio de betão, enfim...

Depois de este comentário, muitos pensarão - e adianto desde de já que nada me interessa o que pensam os adeptos dos outros clubes -, que sou mais um que não pensa pela sua cabeça ou "come" tudo o que LFV "vende"... Até compreendo que assim seja, no sentido que eu lendo um post como este não deixe de pensar que o autor, com todo o respeito, pensa a preto e branco e escolheu pensar a uma única cor porque não gosta da outra!

Não me parece que vamos ser campeões da pré-época, até porque temos um jogo oficial muito importante pelo meio! Até Agosto muita coisa vai acontecer e nem o Benfica nem o Porto poderão descansar! Já o Sporting, com cabaz de jogadores ao preço de feira que tem comprado, é o principal candidato!

Miguel Nunes disse...

O mais engraçado, ou não... é que apesar da balburdia que para ali vai, o Garay parece que já foi confirmado. Ficas com a melhor equipa que me lembro e se o JJ conseguir atinar com os meninos, e n acabar a perder a liga logo nas primeiras 4 ou 5 jornadas, acabarás campeão outra vez.

Mas isso não apagará a vergonha que é a planificação da época. Assim só se será campeão qd realmente se tem jogadores de outro mundo... Ou seja, ha o risco de voltarem a ser campeões sem que isso signifique q algo está a mudar na estrutura...

AH, mas ainda acho que o Vieira vai deitar tudo a perder com a saida do Cardozo...

Bruno disse...

Há para mim mais um factor ainda mais desolador. Sentir que não há um único jogador Português com reais capacidades de discutir um lugar no 11. Mais que isso, quantos jogos iremos fazer nesta época sem que um único Português entre em campo? Todos?? A contar com o número de lesões dos últimos anos e com a "capacidade" do JJ de rodar o plantel não conto ver mais que uma mão cheia de vezes jogos em que ao menos um Português entre em campo. Isto é que para mim representa uma tremenda falta de planeamento. Qualidade aos jogadores portugueses certamente não falta! Parece que na próxima época quando for à catedral apoiar o meu clube terei que puxar pelos jogadores numa qualquer língua estrangeira porque em Português ninguém vai compreender.
Abraço para todos.

Anónimo disse...

COMO SEGUIMOS?????? mas agora fala-se castelhano ou quê? que vício mais parolo

Miguel A. disse...

Não entendo como ainda não temos o substituto do Fábio. Espero que o Jesus não volte a dispensar o Miguel Vítor; com este, Luisão, Jardel e (talvez) Garay ficamos bem servidos, embora o Jardel ainda tenha algum caminho para trilhar...

Não se percebe esta demora com o Maxi, é um jogador muito importante. Tal como espero, sinceramente, que o Cardozo fique.

Mas há um atabalhoamento tão grande nesta pré-época...

Cumprimentos.

Ricardo disse...

Zigofrigo, acho o negócio mau para o Benfica, apesar da qualidade do Garay. Amanhã escrevo sobre o assunto.

Sem dúvida, PB. De mau plantel não se poderá queixar o Jesus; tem um belíssimo grupo, se para a esquerda vier um bom jogador, terá um óptimo plantel.

Não conto com a saída do Cardozo, acho que seria um erro tremendo.

Bruno, tens toda a razão, é preocupante e - lá está - acho que é mais um exemplo da forma como o Benfica não está organizado. De todos os portugueses que estão em pré-época, acho que só ficarão uns quatro ou cinco: Moreira, Peixoto, Amorim, Coelho e Martins. Talvez mais um dos da formação mas duvido. É absurdo.

Eu pensava que "seguimos" era uma palavra portuguesa mas aprendi hoje que só em Espanha se utiliza. As minhas desculpas ao anónimo parolo.

Miguel, espero ver a questão do lateral-esquerdo resolvido até Segunda-Feira. E já será tarde.

Anónimo disse...

Camões diria "camions"?

Jorge D. disse...

Não fossem certos carolas olhar para o futebolcomo quem olha para um casino, Miguel Vitor, David Simão e Nelson Oliveira entrariam neste plantel.

Miguel Vitor com capacidade para ser muit utilizado.

David Simão tem potencial que baste a ser boa alternativa.

Nelson Olveira é mais preocupante. É o melhor jovem avançado Portugues que vi nos ultmos anos. Para além de ter tudo, em bruto, para ser opção válida. Numa perspectiva financeira, tem metade dos custos de muitas das contratações e potencial para jogar num grande europeu rendendo assim mais os quantos milhões. Mas o que me preocupa mesmo, é não se perceber a qualidade que o menino tem!!!

Estraga-se assim mais umk bocadinho o futebol...

http://centrodejogo.blogspot.com/