quinta-feira, 14 de julho de 2011

A herança de Damásio, Vale & Companhia…

Nós conhecemos bem a história, não a vou repetir. Em 1994 muda o presidente e treinador e tudo mudou. E mudou mesmo.

É consensual que foi um período trágico, em que mais do que as derrotas custou mesmo foi a perda de dignidade, internacional e nacional. Como já disse, vocês sabem a história. Naturalmente, duvido que muitos benfiquistas já tenham recuperado desse período. Mais até, os benfiquistas da minha geração têm até alguma dificuldade em saber como era o Benfica, qual era a nossa identidade antes de esta ter sido amarfanhada pelos ditos.

Esta introdução porquê? Bom, basicamente porque tenho passado os últimos tempos a remoer na enorme tolerância que há por parte dos benfiquistas à corrente gestão. Neste e noutros blogues gastam-se palavras a apontar e desmontar a parada de asneiras a que assistimos no Benfica e logo acorrem hordas de benfiquistas indignados a atirar pedras, revoltados com a traição.

A malta até comenta nos cafés, a malta critica enquanto encolhe os ombros, os jornais desdobram-se em bandas desenhadas carregadas de gozo e os adversários comentam com escárnio. Mas poucos se indignam. Pouquíssimos. A malta continua a ter esperança - pois claro, que é o Benfica, não haviam de ter – e vai-se aprendendo a achar normal as contratações disparatadas, as negociações intermináveis, as vendas pouco claras e trapalhonas, o tradicional enxovalho por parte do porto após nos termos posto de quatro atrás de um jogador por meses a fio que em segundos apanha a A1 para Norte. Tudo isto é normal, e se não for é por culpa dos adversários, dos empresários de jogadores, dos próprios jogadores ou do diabo em pessoa: o “bufas”, o “diabo”, o “papa”, o pinto da costa. É tudo culpa dele. Até sermos estúpidos é culpa dele.

E é aqui que chegámos. Esta foi a pior consequência daqueles anos negros. Não foram os 7-0 do Celta, o Leónidas ter vestido o manto sagrado ou o resenborg ter repescado o rushfeld depois das garantias bancárias terem batido na trave. Nada disso. Isso não foi o pior. O pior foi os benfiquistas terem-se esquecido do que é o Benfica, ou do que era o Benfica. O pior de tudo é malta já não se lembrar, ou nunca ter assistido, a um clube sóbrio, com identidade, com rigor, com gente com classe e, acima de tudo, com boa gestão, com um balneário forte e carregado de benfiquistas. Será a isto que se chamava mística? Mas ainda sabem o que é mística? Eu não – sou novo demais! – mas estes que lá estão, e vocês que os defendem, também não sabem.

36 comentários:

Anónimo disse...

Mas caramba, estás cá tu para repôr a verdade.
É que há os inteligêntes do café como tu e os noventa e tal % de benfiquistas que apoiam a direcção.
Vocês falam muito, mas não dizem nada, de resto como é hábito.

Tomás Pizarro

Anónimo disse...

Pois, Pizarro e vocês elegem damásios, vales e azevedo e vieiras e ficam caladinhos a vê-los fazer asneiras atrás de asneiras. Quando se é burro é-se mesmo burro.

Anónimo disse...

Podes, tens até razão em varias coisas que escreveste, mas cometes alguns erros:

1.º - Estás a dar lições de benfiquismo (tempo perdido);
2.º - Afinal, ao contrario do que queres fazer passar, isso não é mais que a opinião da minoria (se fosse o contrário onde estaria LFV a esta hora);
3.º - Quem é a malta? (para o ano há eleições e ai se verá quem é a malta)
4.º - Avaliar a opinião dos benfiquistas através de cafés e de bloges (realmente és mesmo muito novo)
5.º - Jamais verás um balneário carregado de benfiquistas (nem no FM o conseguirias);
6.º - Gente de classe só no SCP (afinal o SLB é o povo, e as classes são coisa que existe na cabeça das elites);
7.º - Dizeres que anda tudo esqueçido (digo-te que não, se disseres que andam queimados de tantos páraquedistas com interresses "ocultos", ai terias razão)

As horas que passas a apontar e a desmontar algumas das asneiras, porque nem todas as são, na tua cabeça serão, dá-te ao trabalho se saber quem assina essas noticias fazedoras de opiniões, e que nem o proprio nome lá põem, como tu o fazes e bem. Repara nos tais bonecos dos pasquins que são muitas vezes o que está escrito em certos bloges que se dizem infinitamente benfiquistas!

Um conselho se me permites, deixa de ler tantos pasquins e bloges sem audiençia, achas que 10/20 visitas por dia, muitos com zero comentários, representam algo? Os pasquins são como o vento, os adeptos contrários sempre foram assim e muitos do bloggers "fazem" parte dos candidatos derrotados, com 3% e alguns ainda com menos votos que os votos brancos.

PS- Onde fica Rui Costa nessa corrente de pensamentos? Não é benfiquista? Anda a dormir? Pois...

PS1- Os que choram com a dispensa de jogadores mais velhos, vai ver o que escreveram sobre os mesmos à uns 3/4/5 anos atrás...

Paulo Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Santos disse...

Não me lembro de ter lido nada tão acertado nos últimos tempos. Até teo vou pedir emprestado para postar lá no meu "blogue sem audiência"

Realmente este Generazione Illuminati, veio aqui, sem saber, dar um importante contributo para a fundamentação do teu argumentário. Realmente, se não é o Pinto, são os pasquins e - pasme-se - os blogues sem audiência...malandros! Ao menos no referido exemplo (FM - football Manager) não há nada disso...

E depois, ainda há uns devaneios pelo meio. Então as classes são coisa das elites? Eu estava convencido que era ao contrário; para estas existem eles e a massa; a consciência de classe, pensava eu que era uma invenção dos teóricos do movimento operário! Mas pronto, o que importa relevar é a irrelevância do assunto para a essência do tema...


Grande abraço Sérgio

Sérgio disse...

Obrigado anónimo, pela resposta ao T. Pizarro.
Generazione:
1. Eu não estou a dar lições de nada. Estou só a tentar entender como é possível benfiquistas defenderem as atitudes errática desta direcção. Por isso julgo que se esqueceram, perderam o sentido crítico. Agora o seu benfiquismo não o coloco em causa; nem tenho autoridade para tal (alguém tem?).
2. Pensava que tinha ficado claro que considero a minha opinião minoritária.
3. Malta é quem tu quiseres que seja. Para mim, são os benfiquistas, amigos e desconhecidos, que oiço por aí.
4. Sou, sou mesmo. Onde é que avalias a opinião dos benfiquistas? Os benfiquista para mim são os adeptos do Benfica com quem contacto, onde quer que seja. E tu, utilizas a marktest, é?
5. Aqui a culpa é minha. Com balneário queria dizer a estrutura interna, as pessoas que fazem a máquina rodar. Por exemplo, parece-me que o “balneário” do porto, ou do barça, são assim.
6. Dizer que no povo não há gente com classe é de uma falta de classe atroz.
7. Nem sei do que estás a falar.
E ainda mais:
Não leio jornais desportivos. Comprei um este ano porque queria leitura cómica para levar para a praia. Não visito blogues do Benfica com a excepção deste e do gordo vai à baliza (podes incluir o dias úteis do Pedro Ribeiro, se quiseres).
Não sei onde fica o Rui Costa. Respeito muito o seu benfiquismo e a postura que sempre teve até ser dirigente do Benfica. Como dirigente, e se fosse um anónimo, diria que está a mais. Tendo em conta o que ele representa, julgo que haverá sempre espaço para pessoas como ele dentro da estrutura do clube – se calhar não nesta função (se bem que lhe ficarei eternamente grato pelo Aimar!).
Sou contra a dispensa do Nuno Gomes. Criticava-o quando ele era titular, por não ter qualidade suficiente, mas acho que foi excelente, em todos os aspectos, como suplente e referência do clube, e acho que não nos fazia mal se continuasse. Afinal, para suplente até tinha qualidade e é um jogador que estava confortável com essa condição, o que é raro – para além do papel no balneário, que sempre vi elogiado.

Sérgio disse...

Paulo,

Muito obrigado!
É uma honra que reproduzas o texto.

abraço

Sérgio disse...

Ah, e que fico claro que não tenho nada contra blogues de benfiquistas, principalmente os sem audiência (como este)!
É só falta de tempo para "andar na net"!!

Anónimo disse...

A herança de damásio, vale tudo, viravinho e vieira pode ser vista aqui em vários exemplos :

martin pringle, paredão, bossio, thomas, toy, el hadroui, roberto, binya, fernando aguiar, nelo, verissimo, stanic, king, bruno caires, paulão, mauro airez, gustavo, gary charles, scott minto, escalona, diogo luís, chano, bruno aguiar,...

quer mais ou já percebes mais ou menos porque o benfica não ganhou nada durante tantos anos com todos estes craques de 1ª página da bola e do record?

Diego Armés disse...

Sérgio, estou contigo. E recupero aqui um texto que escrevi há duas épocas atrás. http://metedianabol.blogspot.com/2009/05/o-meu-benfica.html

Anónimo disse...

Sergio,

Sinceramente apreciei a sua resposta, sem ofensas e com correcção apesar de ideias discordantes! Muito obrigado e espero vir cá ler os seus post's quando o SLB estiver por cima, ou melhor dizendo, quando voçê se identificar com algo/presidencia, porque estar SEMPRE de fora a criticar vale tanto como nada. Vejamos se conseguem passar melhor a mensagem...

Mais uma vez muito obrigado, sinceramente.

PS1- Quando eu cá vier, escrevo/respondo ao autor do post, não necessito que respondam por mim. Advogados da "classe" de V.Azevedo há muitos.

PS2- Quanto ao projecto de escriba "copy paste" Santos, a sua classe vê-se de longe e sem óculos, no seu caso, as palas que pareçe usar! Continue a falar com os seus amigos (9/10?? para ser simpático), porque assim está muito bem... Talvez sejam os mesmos que à pouco tempo organizaram uma manifestação pela net, e diga-se que foi um autentico sucesso. HE!HE!HE!

Edson Arantes do Nascimento disse...

Eu acho que vocês se deveriam organizar e candidatar (ou ajudar alguém) à presidência do clube.

Para o ano há eleições e eu espero que o LFV não as vença. E espero que o Guerra Madaleno se candidate. E já agora, se não for pedir muito, espero que apareça alguém com boas ideias - na blogosfera existem muitas, é pena é ser tudo virtual ou virtualizado. Cristalizado.

Seria mais sério. E poupavam-me de demagogias baratas que podiam ser publicadas na Maria ou então nos artigos do Alberto Gonçalves.

De uma coisa eu tenho a certeza absoluta: serei do Benfica até debaixo de água. Mesmo nos distritais e com resumos de 10 minutos no NAmadores estarei sempre torcedor, sofredor, mas bem disposto.

Se o futebol não serve para me manter bem disposto, então também não serve para mais nada. É lixo.

P.S. "Que, pela primeira vez em 29 anos, eu não veja um presidente do Benfica fanfarrão e convencido, mas sim um homem sério, capaz e clarividente. Não me prometam que vão ser campeões já para o ano. Prometam-me que começam a trabalhar a sério ainda no que resta desta época. Sejam sérios." As tuas preces foram atendidas, Diego.

Diego Armés disse...

Não foram, infelizmente. E não percebo muito bem onde é que expor ideias - que ainda por cima não são idiotas - vai contra ser benfiquista ou tira a piada ao futebol. Mas tu lá saberás. Se calhar tem mais piada se ficarmos todos caladinhos, anuindo "sim, senhor presidente" sem questionar absolutamente nada. Mas gosto particularmente desta medição de pilas "o meu benfiquismo é maior que o teu".

Anónimo disse...

Este sim! "Um dos" belos textos para ler, reler e claro... fazer "copy paste"!!

http://coracaoencarnado.blogspot.com/2011/07/benfiquistas-os-mais-temiveis-inimigos.html

Isto sim, É Classe! Guerra contra os antis, agora com os que não usam o mesmo penteado que eu mas que são do SLB como eu? Assim já são guerras a mais... e com atiradores fortivos!!

PS- Diego, já li o que escreveste, são ideias, são tuas e fazes muito bem defende-las onde achares melhor! Aceita-se, MAS, agora essa da medição de pilas...

Diego Armés disse...

Já percebi que a tua é a maior de todas. Parabéns.

Paulo Santos disse...

Iluminado, registo a tua parca capacidade para "encaixar" opiniões contrárias - eventualmente, algum reflexo do vieirismo defendido. Esse também quando alguém o critica, desata a apelidar os ímpios de garotões, abutres, e outros mimos!

Quanto às acusações rasteiras que me fazes, apenas dizer que "anti", só mesmo anti-estupidez; quanto ao resto, benfiquista e um pouco anarquista - únicos rótulos que ostento com muito orgulho.

Quanto ao "escriba de copy paste", olha, até te recomendo que sigas o modelo, sempre evitas os inúmeros e monstruosos atropelos à língua que cometes em tão pouco texto escrito!

Sérgio, abraço,

PS: para quando uma nova tertúlia à semelhança da outra, contigo e com o Ricardo? Temos que combinar isso.

António Damaia disse...

Em primeiro lugar parabéns pelo post. Sóbrio, objectivo, um grito de revolta! Algo diferente do que tenho lido previamente neste blog.

Peço desculpa se este comentário não se ajusta totalmente ao conteúdo do post mas precisava de desabafar...

Já na altura do Damásio e do Vale havia o Papa e os pasquins. Nesse tempo a internet não era acessível a todos, não havia blogs como estes onde hoje diariamente nos queixamos de tudo e de todos desde o árbitro, ao PC, aos adeptos de Braga (falta decidir se incluimos o Nuno Gomes), aos jornalistas do Record ou aos comentadores da Sportv... Parece-me que nos esquecemos de assumir as nossas culpas e os nossos defeitos. Os comentários ficavam-se, como dizes, nos cafés. Entre minis e amendoins, entre os benfiquistas. Com classe ou sem classe, isso parece-me de muito pouco interesse. Mas, pelo menos nessa altura, e com tudo o que esses senhores trouxeram de mau, os calimeros pareciam vestir de verde e branco. Ele era o sistema com que nós gozávamos, o usar de braçadeiras pretas em sinal de luto pela arbitragem... Enfim, ainda dava para rir um bocado com a lagartagem. Agora, caro amigo Sérgio, os calimeros queixinhas somos nós. E se acusamos a lagartagem de respeitar (ou prestar vassalagem) ao Porto, o que fizémos na altura em que eles falavam do sistema e até pediram a nossa ajuda para derrubar o poder instalado? Este constante queixume contra terceiros que parece unir os benfiquistas, é isto que me dói acima de tudo.

O Benfica de hoje, que aparenta saneamento financeiro (espero bem que real), será tão diferente do de Vale e de Damásio? Onde está o nosso sucesso desde 1994? No Aimar? (de facto um grande jogador)Somos de facto assim tão grandes? Ou vivemos na sombra dum qualquer Falcão que faz as manchetes em Inglaterra, alegrados com constantes campanhas de marketing que vão desde camisolas do Beira-mar com o símbolo do Benfica (detesto o equipamento alternativo) até às escutas estrategicamente colocadas no youtube?

Concordo consigo. Esta direcção não caminha no bom sentido. Este clube não caminha no bom sentido.

Talvez o Jesus e as nossas contratações estratégicas estejam a fazer como fez o FCP o ano passado e a guardar-se para quando começar a época. Talvez... Prefiro isso a ser apenas campeão de pré-época como temos sido todos os anos.

Um grande abraço benfiquista. Congratulo-o por este excelente texto que foi decerto escrito por um dos mais argutos exemplares da espécie humana que usa o teclado de forma sublime para transformar em arte o pensamento.

Mas por favor, vamos ser menos calimeros... Há muito disso neste blog. Desculpem a sinceridade.

Cumprimentos Benfiquistas.

PS - E se os 7-0 do Celta estão muito distantes, os 5-0 do Porto são uma mágoa muito recente.

Ricardo disse...

Sérgio, o teu texto está honesto, lúcido, inteligente e certeiro.

Alvo fácil de críticas, portanto.

Diego, grande texto também. E não, não foram atendidas as preces.

Paulo, por mim é marcar dia, hora e lugar.

Abraço.

Anónimo disse...

Leituras, Apenas "copy" and "copy" e nada de futebol, quanto aos atropelos só o que fiz pouca massa sem poder de encaixe!! diego, talvez até seja...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Ai então não foram, Diego... Fomos campeões! E com muita alegria pá. O Kikas Flores foi de retro e tudo!

Até deu depois para aviar oito no Setúbal, cinco para Olhão, mais quatro no Restelo (estava lá), seis para o madeirense Nacional (no dia do meu aniversário), cinco ao Everton (com o Di Maria a ensinar futebol àquela maltinha inglesa que parece jogar com um cubo)... Entre outras.

O Cardozo foi o melhor marcador, à frente do Falcao. Boas preces!

Mas olha, resolvendo equívocos: julgo que a dica se ficarmos "todos caladinhos, anuindo 'sim, senhor presidente'" não era para mim, pois não? (Em caso afirmativo: provavelmente não leste a parte onde está escrito que para o ano "há eleições" e eu espero "que o LFV não as vença"...)

A minha opinião sobre o LFV está aqui http://calciorosso.blogspot.com/2009/06/alto.html#links... E não mudou. Acontece que as alternativas verdadeiras, aquelas que se chegaram à frente, são objectivamente piores e quase indecifráveis. Pelo menos o Guerra Madaleno é um homem de convicções!

Eu digo já: Guerra Madaleno candidato ad-hoc!

Agora, este assunto é tão deep, mas tão deep... Que me deixa sem paciência para ronhonhós saudosistas-chatos-demagógicos-e-inconsequentes (já te disse o mesmo mas noutros espaços). Apesar de não me rever em LFV, tenho de ser justo e reconhecer que todo o clube se transformou com a sua entrada (e de Vilarinho também). Necessariamente com aspectos positivos e também negativos.

Julgo que agora (minto: já há uns dois ou três anos) está na altura de pegar no que foi bem feito e reciclar com outras pessoas e outras formas de ver o Benfica. Só isso - mas poupem-me de determinadas tretas. E, como disse, acho que quem gosta de trocar ideias também deve fazer o mesmo nos devidos lugares - e, já agora, que se apresentem nas urnas.

Repito: seria mais sério. E teria necessariamente outras consequências.

P.S. Quanto ao autor do pedaço, folgo em saber que se revê no rótulo de benfiquista e um pouco anarquista. Estamos juntos.

Anónimo disse...

Aqui joga-se um osso para o quintal e matilha ataca! Em conjunto porque é coisa à homem! Todos os comentários que não sejam da matilha...busca, busca!

Ricardo disse...

Generazione,

Aqui discute-se o Benfica e é só. Às opiniões discordantes, desde que civilizadas, damos o tratamento que achamos adequado: debatemo-las.

Não há aqui matilhas, ossos, busca, busca ou vamos à rua fazer xixizinho.

O problema é quando quem aqui vem traz pedras nos bolsos e comprimidos para a depressão.

Lê o teu primeiro comentário. Relê. Depois lê os outros que lhe respondem.

Vais perceber quem é que parece ter um cérebro digno de animal de matilha.

Anónimo disse...

Aqui arrasa-se quem não é do clube dos poetas mortos... quanto ao tamanho do cérebro fica`à consideração de cada um! Porque eu também tenho uma bela ideia do vosso, e onde po-los todos juntos e sobrar espaço... e já agora qual é a má noticia de hoje??

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Aposto que estão à espera que o SLB perca hoje, dava um jeitaço do caraças!!

PS- Eu já estou no Algarve, vêm ver o jogo e todos juntos? Se sim, poderá ser que nos encontremos, se não, fica para a proxima... trocarmos ideias e verem que eu tenho algo parecido com os ilustres escribas!! Também gosto de lutas... de ideias! É claro!

Diego Armés disse...

Edson, relativamente ao Vieira, se calhar até temos opiniões semelhantes - no momento, ando eu a olhar para o copo meio vazio, tu para o copo meio cheio, só isso, parece-me. Naquele texto, o que mais lhe criticava era a fanfarronice, a chico-espertice... E isso das preces serem atendidas é mentira: ser campeão uma vez em cada cinco anos não é propriamente o sonho de todos os Benfiquistas, por mais goleadas que consigamos.

Anónimo disse...

Ao ler o comunicado sobre a escolha do novo treinador do basquetebol, leibrei-me de voçês, digam lá que eu sou mau! E agora faço eu "copy paste", também sei fazer:

"Em função da experiência, da forte ligação ao Clube e da sua completa identificação com os objectivos do Sport Lisboa e Benfica e, ainda, aos seus conhecimentos técnicos..."

Dito isto, pensei: Épa é isto mesmo que os escribas pretendem para tudo o que aconteçe no nosso SLB!!

Mas depois pensei, quem será/serão os illuminatis capazes de fazer isto a 100%, sem falhas, como eles pretendem? Resposta, ZERO! Mas sonhar é bom... continuem com as pedradas! Porque TUDO está mal.

Anónimo disse...

Caro ANÓNIMO das 13:23, votei em LFV sim sr., mas não nos outros dois. Sabe, é que fui burro ao não ter votado em va e damásio e igualmente burro em ter votado em LFV.
Burros são os iluminados que só vêem defeitos em LFV, mas foi ele que nos tirou da porcaria e a quem o clube e seus adeptos devem muito. Agora eu não me esqueço disso e de quem nos pôs a ganhar de novo, quer no futebol, quer nas modalidades, finanças, museu, etc.
Seja inteligente e não escreva burrices e principalmente quem ofende, é quem nada tem a dar, como é o seu caso.

Tomás Pizarro

Anónimo disse...

Os burros são os 90 e tal % e as inteligências são o restante. É só rir com certos comentários.

Hattori Hanzo disse...

Bom texto. O problema é que continuará a haver muita gente que não compreenderá (como se depreende aliás por muitas respostas. A mim o que me parece é que a estória se volta a repetir (infelizmente). Quanto ao último comentário do "iluminado" acho que no blog se pede é antes de serem benfiquistas é serem bons naquilo que o fazem: infelizmente Lisboa parece-me estar a fazer bom trabalho nas modalidades amadoras, mas como treinador de basquete nunca mostrou nada (esteve já duas vezes no clube e o que ganhou?). É claramente uma segunda ou terceira escolha, de certeza que alguém disse que vinha e depois roeu a corda. E bom é ele ficar com dois cargos!!!

Anónimo disse...

"...acho que no blog se pede é antes de serem benfiquistas é serem bons naquilo que o fazem..."

Andas distraido ou foi a primeira visita aqui ao blog?

Hattori Hanzo disse...

Por essa tua resposta percebe-se que tu é que andas aqui há pouco tempo. Foi uma boa ocasião para estares calado ...

Anónimo disse...

Hattori Hanzo

Calar-me? Mandas tu? Eu não sou um dos teus karates ninjas! Pois aqui não pensam como tu... tira as palas!

Hattori Hanzo disse...

Eu não tenho palas nenhumas. Tu pelo contrário tens umas e são bem grandes...

Hattori Hanzo disse...

E eu não te mandei calar, Se não consegues perceber a diferença entre uma ordem e um conselho então também tens um pequeno problema em perceber o português.

Anónimo disse...

Hattori Hanzo

Obrigado pelo conselho mas não estou necessitado! Sim, tenho problemas em português e nas outras restantes que aqui são utilizadas!