quarta-feira, 27 de julho de 2011

Notas de rodapontapénabola

- Não compreendo as críticas feitas por alguns macambúzios anti-benfiquistas acerca da má preparação em relação à lateral-direita. Qual o problema de, um mês depois de ter começado o estágio e 2 jogadores medíocres contratados (e dispensados), o Benfica tenha de chegar a um jogo crucial com o titular chegado de madrugada e de rastos e sem suplente de qualidade inegável? Não vejo onde está a falha. Foda-se, é que arranja-se tudo para criticar a Direcção. Já não há pachorra!

- Levantou-se aí um festival de apupos entre a multidão benfiquista por a Benfica TV ter conseguido um número significativo de jogos internacionais. Dizem os puristas que não se entende que uma televisão de um clube transmita jogos dos outros. Com todo o respeito pelo benfiquismo assinalável e o amor ao clube dos que defendem a tese, parece-me uma falsa questão. Há poucas, muito poucas, televisões de clubes no mundo que transmitam 24 horas por dia como a Benfica TV o faz. A divulgação sobre o Benfica que nos é dada é, regra geral, bastante completa, só pecando no capítulo das repetições. Ora, é neste nicho que devemos encarar as transmissões internacionais. Por um lado, aumentam a qualidade da Benfica TV, dando-nos grandes jogos e e assim evitando escusadas e deprimentes repetições; por outro lado, chama mais público (sim, mesmo os anti e os não-benfiquistas) e, MUITO IMPORTANTE, retira à SporTv o monopólio quase exclusivo que detinha. Uma excelente decisão da Direcção, esta, que espero ter a continuação óbvia com a venda dos direitos televisivos a outra que não a estação de Oliveira.

- Capdevila não jogará os dois jogos com o Trabzonspor porque não foi inscrito a tempo. Isto é incompetência ou é incompetência? Estou na dúvida.

- O Luisão para mim pode ir para o caralho. Sim, é fundamental para sermos campeões; sim, se ele sair, e sabendo nós a demora que esta gente tem para contratar alguém de valor (veja-se a questão lateral-direito, lateral-esquerdo e central), vai ser um pânico descomunal; sim, se ele sair, podemos começar a pensar em lutar pelo terceiro lugar. Então façam só isto: façam tudo para que ele fique mas retirem-lhe aquela coisa que ele mete nos braços. Dêem-na ao Aimar, se fazem favor.

- Hoje é dia de goleada na Luz. As pessoas já estavam com saudades de goleadas na Luz e esta será a primeira da época. Meia-casa para uma goleada na Luz, na Champions, depois de dois meses sem bola? Vergonha! De qualquer forma, aqui fica a minha equipa para os 5-1 de mais logo:

Artur
Amorim, Luisão, Garay, Emerson
Javi
Witsel, Aimar (c), Gaitán
Saviola, Cardozo

12 comentários:

Mr. Shankly disse...

1) Critico a contratação do Wass. Se não tinham a certeza se era bom, não contratavam. Precisavam de o ver a treinar com os outros para saber se é bom ou não? Ridículo. Por outro lado, acho que não precisamos de outro defesa direito. Temos o Maxi e o Amorim e não faz sentido contratar para fazer os jogos da pré da Champions. Por mim não tinha vindo sequer o Wass, e já agora o Emerson também não. Ficava o Carole.

- Acho que só se compreende como medida de guerrilha à Sport TV. Não vejo viabilidade a longo prazo.

- Parece incompetência, mas acho-a tão gritante que me custa a acreditar. Claro que não estou na posse de toda a informação.

- 100% de acordo, a minha decisão seria idêntica: titular e não sai a não ser que a proposta seja irrecusável, e fica sem braçadeira.

- De acordo outra vez, mas parece-me que o Jesus vai por o Enzo ou o Nolito no lugar do Witsel.

Anónimo disse...

Se calhar ando pouco atento, mas acho que o Amorim não fez 1 minuto na pré-época.
Gosto do Amorim, mas foi operado aos dois joelhos, não joga sem dores há mais de um ano.
Entre um jogador sem ritmo nenhum e o Maxi ainda era capaz de escolher o Maxi cansado, com jet lag e em fim de contrato.
E este fim de contrato vai causar muitos problemas ao Benfica. Se não renovar vamos perder a custo 0 um jogador competente e combativo. Conhecendo a politica do nosso vizinho FCP sabemos onde ele vai parar. Quando o LFV perceber isso lá para Dezembro, o Maxi vai passar meio ano a treinar com o Balboa (4 milhões!!!).
A prioridade n.º1 neste momento devia ser renovar com o Maxi.
Abraço
rm

Ricardo disse...

Shankly, vejo o Amorim como um elemento crucial para esta época, seja a interior seja a lateral. E, como ele, só vejo o Witsel ou, na esquerda, o Matic (que não acho que seja médio defensivo puro). Portanto, parece-me desavisado não ter comprado um lateral-direito que, de facto, fosse uma solução directa ao Maxi. Comprámos dois, é certo, mas já os emprestámos. Há qualquer coisa aqui que não funciona.

Quanto ao Emerson, de acordo. Poderá vir a revelar-se uma excelente contratação mas o princípio, por termos o Carole, parece-me errado.

Não sei se terá viabilidade a longo prazo - só o tempo e as ulteriores decisões da BenficaTv no-lo dirão -; o que sei é que, tendo ou não futuro, a decisão, no presente, parece-me acertada e apontando no alvo certo: aproximar mais espectadores e criar competição com a SporTv. É claro que isto só fará sentido se tiver sequência lógica na questão dos direitos televisivos. Caso contrário, será areia para os olhos.

Tanto Nolito como Enzo são extremos. Espero que o Benfica não comece logo no primeiro jogo oficial a táctica suicida dos dois extremos no meio-campo. Será um mau presságio, mesmo que o resultado seja positivo.

Rm, não fez e tem uns 10 dias de treino. Mas mais absurdo do que colocar o Amorim será meter um gajo que chegou de madrugada de uma viagem de 12 horas depois de uma competição exigente do ponto de vista físico e emocional.

André Almeida foi só em part-time.

Abraço.

Anónimo disse...

Incompetência? E provas disso?

Anónimo disse...

boas
como achas que o rubem possa jogar
vindo de uma lesao de meses, sem jogar nenhum minuto.jesus só é jesus de nome.o que parece é que não é só jesus que tem os seus meninos queridos.

royeslb

Ricardo disse...

Anónimo, incompetência porque o Benfica deveria ter acautelado a questão burocrática muito antes. E, mesmo que fosse de todas as formas impossível a inscrição do Capdevila nesta eliminatória desde que foi contratado (o que acho muito estranho e difícil de entender), o que não deixa dúvidas a ninguém é que o Benfica teve mais que tempo para contratar um defesa-esquerdo, fosse antes da venda do Coentrão (que todos sabíamos ser uma inevitabilidade), fosse após a venda do Coentrão - que, parecendo que não, já foi há 3 semanas. Só hesito entre duas questões: se foi incompetência ou se foi incompetência. Aqui é que ainda não me decidi muito bem.

Royeslb, claro que me preocupa a entrada do Amorim no onze titular, tendo em conta a forma em que previsivelmente está. Mas não me faz sentido meter a jogar um jogador que chegou de madrugada de uma viagem de 12 horas e após uma competição longa e cansativa. Mas Jesus saberá melhor do que ninguém como estarão os dois e decidirá. E depois em campo veremos. O outro, o que andou 1 mês a jogar todos os jogos e a ganhar ritmo, é que já lá não está.

Mr. Shankly disse...

Deixem-me só partilhar uma imbecilidade em que pensei um dia destes: Urreta a lateral direito. Tem tudo, menos rotinas defensivas. Ou seja, é tal e qual o Miguel, mas desarmado.

John Billy #37 disse...

1- Acho que o Maxi e o Ruben chegam perfeitamente para o lado direito da defesa (isto se o Ruben se encontra recuperado...).
2- Sinceramente, não será mais uma jogada da MEO para combater a ZON/SportTV? Não me parece muito lógico o Benfica transmitir jogos que nada tem a ver com o clube.
3- Não faço ideia se é incompetência do clube. Já vi esse filme em muitos clubes.
4- Deixem o Luisão a capitão. Pode dizer muito disparates, mas no campo é um relógio suíço.
5- Chega-me um 2-0.

Tirava o Saviola e punha ou o Nolito, ou o Enzo Perez. Gosto de ver dois extremos mas com dois médios centros nas costas.
E ainda a dúvida da defesa direita. Opta-se por um jogador sem ritmo ou com ritmo a mais?

Ricardo disse...

Gosto da tua imbecilidade, Shankly. Acho que é uma imbecilidade que podia, ao menos, ser testada. Muitos são os casos em que imbecilidades dessas dão grandes resultados e, tendo em conta a situação actual (pouco espaço para Urreta na frente e a falta de uma alternativa na defesa), essa imbecilidade é capaz de ser uma imbecilidade muito pouco imbecil.

Não sei, John, se é uma jogada ou não. É possível que seja. Mas importante será pensar nos nossos interesses e esses, quanto a mim, foram assegurados. Não acho que seja despropositado termos jogos de outros clubes.

A dúvida é essa: com pouco ou com "demasiado" ritmo. Só Jesus sabe.

Diego Armés disse...

A questão do lateral direito é um quebra-cabeças. Não como resolveria isto para hoje. Adiante. Gosto muito da tua equipa, Ricardo, mas sugiro uma lateração: o Saviola no banco, o Gaitán na frente, a apoiar Cardozo, e Nolito na esquerda (este gajo não pode ser suplente). E logo vejo-te no Estádio da luz.

Ulrich Haberland disse...

Hoje o nosso Benfica começa a nova época. Tenho mantido a viola no saco até aqui, agora farei o meu resumido balanço da pré-época e também o meu mistognóstico (é assim não é Diego?...) quanto à próxima época do Glorioso.

Quanto à pré-época, sinceramente, se a anterior foi mal planeada esta parece-me ter corrido... pior! Se por um lado foram feitas boas contratações (sim, para mim Zanaki tem qualidade) por outro, algumas contratações são incompreensíveis quer porque nem sequer chegam a vestir a camisola, quer porque vem para posições já preenchidas (ex. Wass e Witsel respectivamente). Mal planeado me pareceu também a venda/substituição do nosso DE. A não renovação do Maxi é uma preocupação.

De positivo retiro a melhoria em qualidade e quantidade do plantel que dá muitas opções ao treinador, a permanência do Urreta e (penso) do Rodrigo plantel, a vinda do Nolito, a volta do Miguel Vitor e David Simão. Tenho muita esperança no Nelson Oliveira e Nuno Coelho. Positivo também a permanência do JJ, bem como todas as saídas até agora, esperando ainda mais algumas.

Quanto a mistognósticos para próxima temporada, tendo em conta que:

- Vai haver eleições no SLB no final da temporada

- O crac perdeu o seu treinador e ficou com o adjunto (o “sistema” vai ter que se esforçar para assegurar o êxito desportivo)

A juntar ao facto de existir muito descontentamento nos Benfiquistas (justificado é certo, mas muito dele incoerente, chegando ao ponto do ”preso por ter cão e preso por não ter”), temos um caldeirão que nada de bom augura ao sucesso desportivo do Glorioso esta época. Por isso não espero a vitória no campeonato mas espero vencer a Taça de Portugal e uma boa prestação na europa.

A única coisa que pode alterar o filme que estou aqui a prever é a equipa começar bem e vencer pelo menos os 10 primeiros jogos da época e assim se criar a onda benfiquista em volta da equipa. Ou seja, mais uma vez, terão que ser os adeptos a levar a equipa às costas (mas ela tem que dar o 1º empurrão).

Quanto ao Luisão: http://pelicanobenfica.blogspot.com/2011/07/o-superior-interesse-do-benfica.html

Shankly, se é uma imbecilidade essa ideia eu imbecil me confesso, tenho pensado nisso.


P.S – Depois de ver o Leandro Damião ontem… quando é que o homem vai aterrar na Portela com o manto vestido?

Hattori Hanzo disse...

Quase que acertavas no 11.

Quanto ao resto não consigo perceber a situação de lateral-direito (e atenção que André Almeida é médio e não lateral, não discuto a sua qualidade ou falta dela. Quanto ao dinamarquês pelo que vi no Europeu de Esperanças pareceu-em ter algumas qualidades: não comprometerá, mas também não arrisca muito subir). Começo também a estar farto de Luisão; se quer se ir embora que vá. Estou farto das novelas dele nos princípios de época. Só um reparo Enzo não é não me parece ser alguma vez extremo. no máximo poderá ser médio-ala direito: reparaste hoje a quantidade de vezes que procurou o centro? E le é um médio centro que pode se encostar mais na ala direita.