sexta-feira, 22 de julho de 2011

Notas mentirosas e manipulativas, típicas do pseudo-benfiquista que sou

- Excelente, a contratação de Capdevila. Sem gastar dinheiro na compra (o ordenado, forçosamente, será elevado), o Benfica garante um campeão europeu e mundial, um jogador com uma experiência internacional assinalável e, muito importante, um verdadeiro elemento de equipa, pouco dado às manias de pop star.

É um bom sinal que o Benfica dá aos seus adeptos e que parecia estar esquecido: o Benfica é um clube de futebol, não é uma entidade bancária. Antes de tudo, a vertente desportiva; depois, se esta se vir bem cumprida, o retorno financeiro. É assim que tem de ser sempre. Para além de que, seguindo o bom exemplo dos italianos, reconhece qualidade e capacidade a um jogador de 33 anos para ingressar no clube sem quaisquer preconceitos absurdos. Fossem todas as contratações do Benfica com este nível de acerto, desportivo e financeiro, e de certeza que o Jesus não teria 50 gajos a treinar na pré-época.

- Por outro lado, Emerson. Desconheço o valor do brasileiro, do que lhe vi pareceu-me mediano. O que questiono é a necessidade de o ir buscar, se com Capdevila, Carole e David Simão a lateral-esquerda já estava bem garantida. É o tipo de negócio que no Benfica se faz muito e que, somado um a outro e a outro e a outro, dá nos milhões que desaguam no ano posterior em 50 milhões de euros em jogadores emprestados. Para além de que se perde a evolução dentro do clube do jovem francês. Um tiro, mais um, nos próprios pés.

- Começo a ficar cansado da novela Luisão todas as épocas. É sempre o mesmo enredo, o mesmo actor, as mesmas deixas. Desportivamente, seria um golpe profundo nas ambições da equipa a saída do brasileiro; por outro lado, acho inconcebível esta liedsonização do Luisão, forçando cenários de guerra (a ser verdade o que alguns escrevem, e parece-me legítimo acreditarmos nisso já que não é a primeira, nem a segunda nem a terceira vez que o Luisão decide tomar esta posição). E, como é óbvio, há culpa de quem dirige o Benfica. Não é por acaso que o Luisão todos os anos faz a mesma birra ou que outros jogadores forcem (e consigam) a saída sem benefícios para o Benfica. Falta pulso, comunicação. Falta saber de futebol.

- Já se percebeu que o Benfica não vai ter direito a um esquema que potencie ao máximo os jogadores que tem. Jesus não adapta o esquema aos jogadores; adapta os jogadores ao esquema. Próprio de um técnico pouco versátil e, pior, pouco humilde. O Benfica vai, por isso, variar entre o 442 e o 4132. Com Aimar no meio, sozinho, num raio de 20 metros e os extremos puros em funções de médios retirando-lhes capacidade desequilibradora. Ainda assim, porque a qualidade existe em doses massivas, este Benfica será sempre um perigo do meio-campo para a frente. O problema, velho problema, será garantir segurança e bons mecanismos de defesa aquando da perda da bola. Sem eles, não se ganham campeonatos.

47 comentários:

Anónimo disse...

- Discordo, acho que nem titular será.

- Este vai ser o titular. No jogo com o Toulose apareceu muito bem e nem um treino tinha com a equipa.

- O Luisão que se foda. Se quer sair saia. Culpa da direcção? Nenhuma.

- Pois, o Jesus é um bronco que não é flexível, não é isto, não é aquilo. Já sabemos que é tudo mau para estes lados. Quando formos campeões, apitem, digam qualquer coisa.

JPereira

Train disse...

Olha, olha, agora queres ver que o Benfica também controla as cuecas que os jogadores usam??? O Luisão quer sair, é culpa dele! Como nos outros anos!

O Emerson vai calar muito boa gente.

Miguel Nunes disse...

Mediano o Emerson? A primeira impressão que tive não foi tão optimista não.
Apelida-o antes de tão fraco que até doi!

MM disse...

Exceptuando a "qualidade em doses massivas" (claramente não existe, existe isso sim muito jogador estapafurdiamente caro e mediano, e existe também a perda do melhor jogador da equipa uma vez ido para Madrid, perda essa que se soma às anteriores de David Luiz e Ramires - nunca devidamente colmatadas - e existe muita desorganização, muito negócio estranho, demasiados guarda-redes, planteís de 50 jogadores, e 2 ou 3 nomes muito importantes claramente em fim-de-carreira). Isto, existe. "Qualidade em doses massivas", não existe, lamento. Isto claro está ... se não estivermos a falar de fé: muitos dos jogadores caríssimos entretanto contratados podem revelar-se Aimares, mas sejamos francos, não é isso que acontecerá ... revelar-se-ão aquilo que as contratações de jogadores 'desconhecidos' por parte do benfica sempre revelam: jogadores assim-assim, comprados por 8 e 9 milhões de euros. Melhor teriam feito se tivessem comprado o passe do Pongolle ao Sporting: 4 milhões já com desconto e levavam um Internacional Gaulês; sempre seria melhor do que um Roberto de 9.5 milhões ou um jogador qualquer com peso a mais de 28 anos por 7 milhões que ninguém conhece de lado nenhum. Isto já para não falar das dúzias que compram por 6 milhões cada um que vão para a Luz fazer um jogo e depois são emprestados.

Exceptuando isto, subscrevo tudo aquilo que o post diz. Ou seja, subscrevo tudo, menos uma frase do último parágrafo. Agora vá, tranquilidade rumo a Janeiro, e comecem lá a fazer apostas sobre quem será o próximo treinador do benfica nesse mês de Janeiro: eu aposto em Mário Wilson.

MM disse...

Anónimo, ou Diego, ou ambos: corrijam lá ali o "planteís". Vamos lá, mostrem ao mundo como andam atentos ao importante.

Anónimo disse...

Realmente contigo é complicado, ainda à pouco tempo falatavam 2 DE, 1 DC e 1 DD porque não existiam ou eram inexperientes/verdes. Agora, cá vai disto porque hoje me apetece!!

Quanto ao Luisão o que sei é o que leio nos pasquins, ainda não o houvi nem a ele nem aos colegas de selecção fazer tais comentários! Ainda hoje um pasquim diz que "não volta" e outro diz que vem a "corre". Quem terá as melhores "fontes"? Quanto a aumentos, acho que já deverá ser dos mais bem pagos e ainda ha dois anos renovou e viu as condições melhoradas, NÃO AS ACEITOU? Então agora aguente-se ou chegem à frente com a massa, os clubes que lhe estão a dar a volta ao melão!!

Quanto aos esquemas tácticos não entendo muito disso, mas acho eu que quando um treinador "ja" está num clube, vai buscar jogadores para se adaptarem aos seus modelos de jogo, e não o contrário, mudar de esquema para se adaptar a um jogador? Agora se os modelos são os melhores e se o JJ é teimoso, isso é outra convewrsa!!

Fica bem...

Mr. Shankly disse...

MM, se queres escrever lençóis abre um blog, pá. Assim dá muito trabalho fazer scroll até cá abaixo. E assim como assim ninguém te lê.

Capdevila: pode ser útil nos jogos europeus, mas duvido que em 90% dos jogos internos seja a melhor opção.
O Emerson pareceu-me fraquinho, mas tem muitas atenuantes no jogo de 4ª. Para mim era Ansaldi e Carole. O Ansaldi ainda por cima faz a direita também.

Luisão: 100% de acordo contigo. Acrescento que é um comportamento deplorável para um capitão. Se ficar, e se for verdade o que se diz, tirava-lhe a braçadeira.

Esquema táctico: acho que o 4-3-3 tabém tem sido usado. O problema é que o 4-3-3 só funciona sem o Cardozo, e o 4-1-3-2 ou o 4-2-3-1 só funciona com ele. Se o Jesus não percebe isto, estamos mal. Tenho esperança que só tenha cometido estes erros na pré-época. De resto, parece-me que 4ª feira voltamos ao esquema habitual, com Javi (ou Matic), Gaitan, Aimar, Enzo, Saviola e Cardozo. Para já, é boa política começar com o que está rotinado.

Mike Portugal disse...

Generazione Illuminati,

"...ainda não o houvi nem a ele..."
Isso é do verbo "haver"? lol


Mr. Shankly,

"MM, se queres escrever lençóis abre um blog, pá."

Ele já tem um blog onde escreve testamentos....lol


Ricardo,

O Capdevila foi a vossa melhor contratação até agora. E quanto à cena do Luisão, não será isso também demasiado alimentado pelos jornais?

MM disse...

"E assim como assim ninguém te lê."

Lá está a mania pequenina dos benfiquistas de precisarem de virtuais ou mentalizadas alianças, como se o benfiquista falando em "ninguém", falasse por "alguém", ou por "todos" ...
Há coisas extraordinárias.

Shankly, Chalana, será o Chalana?
Eu continuo em Mário Wilson mas o Chalana seria talvez aposta mais sensata ...

Anónimo disse...

Melga Mike... escrevo como sai, também podes reparar que lá estão outras palavras com letras a mais...aconteçe! Qual é o teu problema? Professor de Português? Vai mas é acabar as tuas novas oportunidades para receberes o dinheirinho de quem trabalha e te juntares aos tais 100.000!!

LDP disse...

é isso, MM...Este ano équié!!

Mike Portugal disse...

Generazione Illuminati,

"Aconteçe" ou "Acontece"? lol
Já acabei as minhas novas oportunidades e agora vou arranjar um tacho no teu clube para vos ir chular um bocado de dinheiro. looool

MM disse...

Não sei o que é: sei que vim subscrever a TOTALIDADE da mensagem exceptuando uma pequena frase, e nem assim parecem viver em contentamento.
Afinal de contas o benfica sabe ou não lidar com os seus adversários?, contempla ou não a adversidade? Ou os maiores do mundo são tão mais grandes que não conseguem discutir nada com ninguém? Estão a ver, e depois admiram-se que sejam tratados e expostos ao ridículo. A mudança no vosso clube passaria em dose grande por uma mudança no benfiquismo. Mas isto é impossível, e vós são a prova. Ali o Shankly, com 4 pedras na mão a quem veio aqui concordar. Assim não há realmente condições ... enfim. Parte-se-me o coração.

Anónimo disse...

Quantas honras.
É a constatação do óbvio.
Queres um autógrafo?

Tomás Pizarro

Anónimo disse...

Melga, queres que te falte ao respeito? Que fale como tu? Já que por aqui andas... acalma-te! Se isto fosse um bloge da tua cor eu já te escrevia como acabaste as novas oportunidades.

Aprende como o outro teu colega que por aqui anda, limita-te a destilar!!

Jorge D. disse...

Boas,

Mr. Shankly, discordo que o Cardozo não resulte em 1.4.3.3! Pelo contrário, acho que que só o valorizava. A ideia que se tem de que um AV para jogar nesse sistema, tem de ser individualmente mais apto, é errada (também não sei se é essa a tua ideia, claro). Nesse sitema pode jogar servindo de apoio, para quem aparce de zonas recuadas, acção em que é mais que competente. A sua limitação não se deve à "pouca" velocidade, ma sim ao facto de JJ lhe pedir muito daquilo que lhe descaracteriza o jogo.
Mas é só uma opinião também.

Abraço,

http://centrodejogo.blogspot.com/

Anónimo disse...

Errata:
"são tão mais grandes" - "são tão mais maiores grandes";

"e vós são a prova" - "e vozes sendes a prova".

Mike Portugal disse...

Generazione Illuminati,

Relaxa pah, estou na brincadeira contigo. Não leves as coisas tão a sério.

Anónimo disse...

Mike,

Então, deixa lá o meu português, opina sobre o tema... não é o meu objectivo, armar-me aqui em Edite Estrela!!

Ricardo disse...

JPereira, temos sempre a opção de procurar ler o que está escrito ou optar por uma leitura criativa. Tu preferiste a segunda. Tudo bem, é contigo; só não estás a ler o que está escrito, é só.

Train, pergunta-te por que razão o Benfica tem tanta fuga de informação. Depois pensa nas cuecas dos jogadores. Mas com esta sequência.
O Emerson vai calar muita gente? Espero que sim, que seja muito bom e elimine dúvidas. O problema foi que não leste decentemente o que escrevi.

PB, achei melhor o "mediano" porque as condicionantes eram várias. Mas, sim, aceito um "fraco", claramente. Mas esperemos para ver. De qualquer forma, a questão que levanto é anterior à qualidade exacta que tem. Falo em política de contratações.

Ricardo disse...

"Realmente contigo é complicado, ainda à pouco tempo falatavam 2 DE, 1 DC e 1 DD porque não existiam ou eram inexperientes/verdes. Agora, cá vai disto porque hoje me apetece!!"

Tu tens a certeza que não andas a ler outro blogue de outro Ricardo? Onde é que eu escrevi isso?
No resto, na questão Luisão, acho que os vários anos em que, em todos, nos brinda com declarações imbecis chegam para percebermos que isto é transcende a imaginação dos pasquins. E outra coisa: o Luisão foi eliminado no Domingo da Copa América. Passaram 5 dias, faltam 5 para um dos jogos mais importantes da época... onde anda Luisão, capitão de equipa e suposto primeiro militar a enfrentar a batalha? O Garay veio logo, Luisão está de férias? E, se sim, por que carga de água?

Shankly, acho que o Capdevila vai ser o titular, tanto nos jogos europeus como na generalidade dos jogos nacionais.
Sim, concordo que há que explorar as rotinas existentes mas tu por mudares um sistema de jogo não mudas necessariamente os mecanismos entre os jogadores. Ou, no limite, mantendo o sistema dos dois últimos anos, teria sido interessante ir testando o 433 e evoluindo como sistema alternativo. Mas para o Jesus esse será mais um 442, não tão rígido quanto o do Quique mas ainda assim demasiadamente em linhas sucessivas para que possamos defender com qualidade. Basta um passe vertical e mais de meia-equipa é ultrapassada. Aliás, como já acontece.
Mike, claro que o "Record" (pasquim feito por imbecis que, além disso, odeiam de morte o Benfica) aproveita a onda e cria outras ondas, mas há um fundo de verdade na novela.

Ricardo disse...

Tomás, um autógrafo não me serve para nada - a não ser que o papel seja absorvente. Mas, por favor, peço-te mais pérolas do tipo da citação que está em destaque. A cegueira, quando exposta ao público com luzes e manto vermelho, atinge níveis de comicidade assinaláveis.
Mike, se tens alguma coisa a dar à discussão, e eu sei que tens, aproveita estares num blogue de outro clube e traz qualquer coisa boa. Se é para vires com "lol" a cada coisa que escreves e apontar defeitos de escrita aos benfiquistas, mais vale ficares calado.
Jorge D., concordo totalmente.

Anónimo disse...

Caro Ricardo,

Na minha opinião o retorno financeiro não resulta apenas do comprado por 100 vendido por 200.
Um jogador que durante duas épocas contribui de uma forma decisiva para o sucesso desportivo tem a sua responsabilidade na entrada de receitas. Há retorno financeiro com maiores assistências, com a vitória no campeonato, com uma carreira decente na champions.
Abraço
rm

Diego Armés disse...

Pedia encarecidamente que não me usassem o nome por dá cá aquela palha. Muito menos disparatadamente. Assino sempre o que digo - e nem sequer preciso de três nicks para dizer exactamente os mesmo disparates. Sem mais assunto,

o Diego.

Anónimo disse...

Caro Ricardo, o que escreves só mesmo para papel absorvente, como disséste de mim.
É notável as coisas que escreves antes e o apartir do que escrevi. É da noite para o dia, de resto como acontece frequentemente noutros blogs do mesmo nível.
Os posts passam a ter lógica, não é só parvoíces com o propósito de denegrir a imagem de alguém.
Mas digo-te uma coisa, dos três que enumerei, o teu é o mais jeitoso, ou seja, menos faccioso.

Tomás Pizarro

Ricardo disse...

Concordo, RM. Abraço.

Pizarro, ah a escolha editorial mudou a partir dos teus dichotes? Porra, que a megalomania do líder chegou aos vassalos! Se quiseres, faço um post a elogiar o grande líder. É continuares a dar-nos pérolas que, mais um bocadinho, estamos feitos num blogue da continuidade.

Mike Portugal disse...

Ricardo,

O que é mais engraçado é que estas discussões de continuidade vs ruptura dão-se exactamente da mesma forma nos blogs sportinguistas. É tudo igual, os insultos são os mesmos até.

Mas palpita-me que daqui a 3 meses, se se vir que tu é que tinhas razão, o nº de comentários aqui começa a decrescer.

Mr. Shankly disse...

"Ali o Shankly, com 4 pedras na mão a quem veio aqui concordar."

4 pedras na mão? Só me queixei do tamanho dos teus comentários. É que nem sei se concordaste ou não.

Mr. Shankly disse...

Jorge D., o problema a meu ver não é falta de capacidade individual, mas de velocidade e sobretudo mobilidade. Cardozo na grande área é um avançado de classe mundial, descaído para um flanco é muito mau. E no 4-3-3 como costumo conceber não vejo grande lógica num 9 fixo. Imagino mais os 3 avançados com muita mobilidade, velocidade e todos "con mucho gol". Falcao, Drogba, Villa, Eto'o são perfeitos, Ibrahimovic é um desperdício (e ninguém duvida da sua capacidade técnica), Crouch é péssimo.
Podes dizer que o Drogba é perfeito também para 4-4-2, mas por isso mesmo é que eu acho que é há largos anos o melhor ponta-de-lança do mundo.

Mr. Shankly disse...

Ricardo, também acho que o Capdevila vai ser o titular, até porque me parece muito superior ao Emerson. Capdevila é craque, não me interpretes mal. Mas isso não implica que ache que tem as características adequadas.
Concordo plenamente com o teu 2º parágrafo, embora ache que o 4-1-3-2 pode voltar a ter equilíbiro defensivo se jogar o Witsel na direita. O pior erro é o Witsel a 10 e dois extremos, não conheço ninguém além do Capello e do Ferguson que consiga jogar com o 4-4-2 clássico sem perder flexibilidade. O Quique era uma desgraça.

JNF disse...

Sinto-me triste. O Eterno não foi considerado um blog de anti-benfiquistas pelo tomas pizarro.

Diego Armés disse...

Há uma (ou talvez mais, mas vou focar-me nesta) coisa de que discordo: eu gostei bastante de ver o Emerson. Para alguém que chegara um ou dois dias antes e com um (será que o chegou a fazer?) treino com a equipa, esteve certo, subiu pelo seguro (ou não subiu - mas tinha o Nolito no corredor), entendeu-se com Nolito e Aimar, veio buscar jogo e encaixou-se na equipa. Mostrou agressividade sem maldade e fome de bola. Não me pareceu burro, tem bom domínio de bola e fecha com timing. Se cometeu falhas? Parece-me natural que as tenha cometido. Mas gostei de ver. Acho que foi uma entrada com categoria. Estrelas já lá temos muitas. Também fazem falta jogadores com outras características.

Anónimo disse...

Diego,

Então será que Enzo vai dar bom jogador? O que te pareceu este no ultimo jogo? Eu acho que vai, quem vai buscar aquela bola que pareçia ir fora, é de quem tem muita fibra para a bola. julgo que irá fazer esquecer o Salvio 15kilos!!

Anónimo disse...

Caro Ricardo, só por esses óculos já dá para ver a cegueira que tens.
Fechei a loja, abraço!
JNF, sabes, é o que eu vejo, e como tenho mais que fazer, é a minha ideia pelo que leio. Vai ler o gb por exemplo e vê se alguma coisa tem sentido.
Quanto ao Eterno, acho que nunca o li; para que serve a provocação?

Tomás Pizarro

Diego Armés disse...

Não sei. O Pérez é dos jogadores que mais me confunde (bem... no fundo, são praticamente todos os novos). Até quarta, pouco ou nada tinha feito; mas realmente contra o Toulouse esteve muito bem (um pouco individualista, mas perdoa-se esse pecado a quem joga naquele lugar). É difícil prever. Concordo que tem potencial...

Mr. Shankly disse...

Diego, é como digo: tem muitas atenuantes. Mas se os primeiros 10 minutos foram bons, depois foi fraco. Mas confio que melhore (eu acredito nos jogadores do Benfica de forma irracional, ainda hoje acho que o Michael Thomas não era assim tão mau).

Ricardo disse...

Abraço, Pizarro. Se possível com comentários sobre futebol.

Mike, são questões normais nos clubes de futebol: há quem concorde com a direcção e quem discorde dela. Os insultos são escusados mas às vezes lá saem uns em forma de brincadeira.

Quanto a ter razão ou não, não sei o que entendeste por algumas críticas que venho fazendo. É que, como já escrevi várias vezes, acho que o Benfica tem um belíssimo plantel que bem aproveitado faz do clube um dos dois principais favoritos à conquista do título. Vejo o Sporting mais como outsider, mas que pode intrometer-se, claro. Ainda é cedo para vermos como estão trabalhados os grupos.

Concordo, Shankly, que, apesar da muita qualidade do Capdevila, não é o jogador explosivo que as laterais precisam - especialmente depois de termos tido a locomotiva Coentrão. Mas compete à equipa adaptar-se às características dos seus jogadores e nisso o treinador é fundamental.

Witsel a 10, nunca, espero.

JNF, pode ter a ver com a tua súbita ausência. Tu que és dos maiores anti-benfiquistas que conheço.

Diego, a questão central (neste caso, a questão esquerda) passava por não compreender a razão por que vieram dois laterais se um já tínhamos e estava em evolução e outro revelou poder ser uma alternativa em caso de emergência. O valor do Emerson, como de muitos, ainda está para descobrir. Não me agradou o que vi mas seria injusto estar já a colocar-lhe um rótulo. Como disse, do primeiro jogo pareceu-me mediano. Mas o homem jogou 5 minutos depois de ter aterrado e sem nenhum treino. Se calhar é cedo até para um mistognóstico :)

O Michael Thomas não era assim tão mau. O problema dele é que jogava em 10 cm quadrados. No resto, safava-se bem.

Mr. Shankly disse...

"O Michael Thomas não era assim tão mau. O problema dele é que jogava em 10 cm quadrados. No resto, safava-se bem."

Verdade. E o melhor futebol do Calado foi graças a ele, que jogava...heeem...por trás dele.

Diego Armés disse...

Sim, tens razão, Ricardo. Nessa perspectiva, a opção é questionável, de facto.

Até agora, o meu mistognóstico mais francamente impressionado é o do Matic. Como já disse, em bom português, um valente likes para ele.

Sobre o Witsel, já deu para perceber que sabe. Mas ainda não deslumbrou. (Agora vem a parte que eu mais gosto de exibir, que é a minha visão táctica privilegiada destes assuntos.) Creio que, num 4-3-3 mais defensivo, em que Matic e Javi joguem lado a lado, o Witsel será importante no transporte e distribuição de jogo, alimentando as alas e defendendo logo à saída do adversário. (Hum? Bonito, hein?)

JNF disse...

Tomás, tudo isto porque no Eterno as pessoas escrevem o que pensam, como por exemplo, eu já disse por mais de uma vez que o presidente se devia por no carvalho que o poda. Tudo isto sem julgar os outros benfiquistas, mesmos os que lambem os genitais de deus nosso senhor el muy nobre e grande LFV. É um exercício simples: dizemos o que pensamos e não chamamos os outros de anti-benfiquistas mesmo que discordem das nossas opiniões.

Desculpa lá a dureza das palavras e dos exemplos, mas é assim mesmo.

JNF disse...

Ah, e a prova de que dizemos o que pensamos sem estarmos amarrados a uma doutrina ou corrente é o facto de eu mesmo reconhecer que o presidente está a preparar muito bem a época, contratando jogadores de qualidade e que permitem atacar o título, algo que há uns meses me parecia bastante difícil.

Jorge D. disse...

Boas Shankly,

Percebo o teu ponto de vista. Mas tens de ver que todos os Av que referiste são de top (muito mais completos), não considero Cardozo de top, apenas não o acho tão mau quanto isso, e só discordei que não tenha características para interpretar um 1.4.3.3! Até porque independentemente da posição de partida, nenhuma disposição táctica é estanque, os sistemas são dinâmicos, e por vezes, é aí que erramos na nossa avaliação (não estou a dizer que estás errado).

Quanto à mobilidade, depende do conceito de cada um, Cardozo também a dá, apenas o faz mais em qualidade que em frequência, o que desde já, não implica más decisões, o factor mais importante no futebol actual. Esta, também não está directamente ligada à velocidade. Mas se a tivesse, melhor, claro! Quanto aos "9's" fixos, Cardozo também não o é, apenas tem referências e sequências de movimentação diferentes, caso contrario nunca acharia espaço para rematar, acção que expressa muito do seu jogar.

Cardozo dentro de área é muito bom, mas também fora dela, mesma na definição! E talvez por isso, não necessite tanto de ganhar na profundidade, comparando por exemplo com Falcao!

Villa não joga sempre em 1.4.3.3! Se reparares em organização o Barcelona ataca (como posição de partida) num 1.2.3.2.3, depois a dinâmica do seu sistema é que permite a Villa agir tanto em apoio como em profundidade. De qualquer das formas é um jogador muito diferente de Cardozo.

Concluindo, não é um jogador de Top, mas acho que se enquadrava bem nesse sistema, principalmente a jogar com Aimar e Nolito!

São só opinões :)

Abraço e bom trabalho!

http://centrodejogo.blogspot.com/

John Billy #37 disse...

"Jorge D., o problema a meu ver não é falta de capacidade individual, mas de velocidade e sobretudo mobilidade. Cardozo na grande área é um avançado de classe mundial, descaído para um flanco é muito mau. E no 4-3-3 como costumo conceber não vejo grande lógica num 9 fixo"

Estou a lembrar-me de um dos melhores pontas de lança que jogou em Portugal: Mário Jardel.
Qual o sistema do Porto onde ele brilhou? 4-3-3.

Anónimo disse...

JNF, na boa.
O que me chateia é alguns estarem sempre a malhar no mesmo, tendo ou não tendo razão. Bota abaixo porque sim, percebes.
Eu não sou, nem deixo de ser vieirista; sou BENFIQUISTA.
Quanto a mim, LFV está a fazer um bom trabalho nos vários níveis. Se não fosse assim, também o criticava e tentava dar uma solução. Agora, malhar, malhar, malhar e apenas isso, não acho bem, pois estamos apenas a tornar o nosso clube mais propenso a ataques do exterior. Pois não estando unido por dentro...
E a propósito, também acho o Bruno César um bom jogador, faltando só a sua adaptação.

Tomás Pizarro

Mr. Shankly disse...

"Tudo isto sem julgar os outros benfiquistas, mesmos os que lambem os genitais de deus nosso senhor el muy nobre e grande LFV"

Se isto não é um julgamento, pá, não sei o que é :)

John Billy, touché. Mas Jardeis há poucos. E nota que no Sporting em 4-4-2 (ou ás vezes 3-5-2) fez ainda melhor.


Jorge D. percebo o teu ponto de vista, e até acho o Cardozo muito forte a lançar os extremos.

O Villa joga tanto em 4-3-3 como em 4-3-1-2, em que o "1" é o Messi, e os "2" são ele e o Pedro, acho eu. Mas no Barça aplica-se o que escreveste sobre a dinãmica, até porque os únicos jogadores com mobilidade reduzida são os centrais.

Anónimo disse...

Mr. Shankly, também reparei nisso, mas o que interessa mesmo, é torçer e apoiar o nosso clube. Pôr fim ao que é lateral, e remarmos todos para o mesmo lado, para o SL BENFICA ser campeão, tanto no futebol, como nas ditas amadoras.

Tomás Pizarro

Miguel A. disse...

O Capdevila é uma enorme contratação. Estava convencido que à última da hora seria desviado para um clube espanhol ou italiano e nunca viria para o Benfica. Felizmente enganei-me. Vai trazer maturidade, qualidade e segurança à nossa defesa. Não é a locomotiva Coentrão, mas tem minha opinião, na mais segurança a defender.

Não sei, quanto ao Emerson. Preciso de o ver com mais jogos em cima. Em relação ao Carole, gostei de o ver nos últimos jogos da época passada, pareceu-me que estava a evoluir. Teria muito a aprender com o Capdevila, espero que fique.

Quanto à "novela" Luisão, já cheira mal. Espero que, se o Luisão vier, possa explicar publicamente que as notícias surgidas no pasquim eram inteiramente falsas. Um capitão tem de ser um exemplo de lisura de comportamento e respeito pelo Clube. Se o não for, a braçadeira está a mais.

Gostava de ver uma defesa composta por Maxi, Garay, Luisão e Capdevila, embora me pareça que as alternativas a estes quatro são, com excepção do Miguel Vítor, de mediana qualidade, o que é sempre um problema...

Cumprimentos