quarta-feira, 13 de julho de 2011

Se calhar era bom ouvir o Canto de Ossanha

«Miguel Vítor, Jardel e Javi Garcia vão dando para os jogos da pré-época, mas não quando começar a sério»




"O homem que diz "dou"
Não dá!
Porque quem dá mesmo
Não diz!
O homem que diz "vou"
Não vai!
Porque quando foi
Já não quis!
O homem que diz "sou"
Não é!
Porque quem é mesmo "é"
Não sou!
O homem que diz "tou"
Não tá
Porque ninguém tá
Quando quer

Coitado do homem que cai
No canto de Ossanha
Traidor!
Coitado do homem que vai
Atrás de mandinga de amor..."

Vinicius de Moraes



13 comentários:

Anónimo disse...

Bi-campeões

http://www.youtube.com/watch?v=WWfw6dhU8JY

MM disse...

Se calhar = sempre.
A música é especialmente bonita com menos arranjos. Tão bom vê-los juntos, e uma das maravilhas da riquíssima e única MPB, essa que está para trás: ausência de autorias, por vezes, parecia. Meia dúzia canta o que meia dúzia faz, e juntos, frequentemente, como aí; o mestre, mas também Toquinho.
"Mestre" porque patriarca, uma vez que em boa verdade - opinião meramente pessoal - um dos pupilos ultrapassou-o.
Chico, claro, ninguém mais. Vinícius será por ventura o mais brilhante compositor de letras, brilhante poeta. Porém, composição musical, melodias, sons, mesmo Jobim era - talvez - mais talentoso. São 3 nomes tão únicos e "gigantes" que é quase criminoso compará-los, contudo, onde há gosto há homenagem, e por vezes é complicado homenagear algo que se ame muito sem que se ponha essa algo acima de outros pares. É o caso, porque de facto não haverá mais nenhum - na Língua Portuguesa ou seja lá onde for - como o Chico. Jamais.

Um grande abraço Ricardo, pela bela escolha, e pelo muito bom gosto musical que tens. "Muito" porque não "todo": já te vi colocar aqui coisas que não lembraria ao Diabo. Mas isso lá está, és produto da tua geração, e portanto é natural que partilhes com ela alguma coisa. Por último, este excelente gosto que revelas é, somente, um elemento mais que deixa evidente o contraste que levas para o Benfica, no seu todo. Porquê? Porque o Benfica é um clube que reune gente maioritariamente foleira. E porquê? Porque o Benfica é um clube foleiro. Não pretendo melindrar-te Ricardo: mas este é um dos motivos pelo qual fazes parte de um clube tão deficiente.
Podes perguntar, "mas o que tem o Benfica que ver com gostos musicais?", e eu antecipando-te a pergunta ofereço-te já - sem que me peças - a resposta: porque tem que ver com tudo Ricardo. Os mesmos 6 milhões que escolhem os Morangos, as Onda Choque, a Floribela e o Angélico, as novelas lusitanas da TVI ou, os mesmos 6 milhões que preferem gastar 30 euros de 4 em 4 meses num telemóvel a 15 euros uma vez de 2 em 2 meses num bilhete de teatro (como exemplo), são os mesmos 6 milhões de imbecis que escolhem o Benfica.

São gostos, e são escolhas.
Não existe bom gosto para umas e mau gosto para outras porque os "olhos" que sentem, escutam, e vêem, são os mesmos ...

Ricardo disse...

Passando a parte que começa em "um grande abraço Ricardo", que é um atentado, mais um, à inteligência de qualquer ser humano, tal a estupidez nela contida - primeiro, pela inflexibilidade em aceitar gostos diferentes, e principalmente pela costumeira moralização e holocaustização dos gostos em função de clubes, muito ao nível de um ditadorzeco de segunda -, falemos no que importa:

Gostou pouco de comparar génios, menos ainda de procurar medalhas de ouro entre eles. Todos esses, Vinicius, Jobim, Chico, e outros - Jorge Ben Jor, Caetano, Bethânia, Gil, Milton Nascimento, LeilaPinheiro,Elis Regina, todos fazem parte do génio que é a música popular brasileira. Juntemos-lhes outros: Carlos Lyra, Edu Lobo, o inimitável e genial Dorival Caymmi e podíamos ficar aqui mais dois séculos a debitar nomes de gente só talentosa mas desconhecida, conhecida apenas nas entretelas do Brasil profundo, desde os pântanos do Mato Grosso à beleza solar do Ceará. O talento brota debaixo das pedras naquele lugar, de tudo nasce música e, como é óbvio, no meio de muito talento há também muito lixo. O normal, portanto.

O Chico é único, sim. Porque marina simultaneamente génio de composição, melodia vocal e uma noção de interpretação que explode para além dos limites da rígida canção certinha. Revolucionou porque provou que era possível sair do conforto da bossa-nova sem sair do gosto da bossa-nova. Isso foi difícil de entender mas, estranhando-se e entranhando-se ao mesmo tempo, acabou assimilado. E é um homem bonito. Não é essencial mas ajuda. E gosta muito de bola. O que só lhe fica bem.

O Vinicius - é bom, tão bom, que evito perder tempo. Não há palavras. Ele gastou-as todas de forma perfeita.

O Tom, outro génio, responsável por grande parte do imaginário brasileiro no Mundo.

Toquinho, aprendiz, menos versátil, muito menos, que o Chico mas ainda assim interessante. Só deixou as luzes da ribalta. Mas ele continua, procurem-no.

E tantos outros. O Milton Nascimento. Génio. Génio louco.

E, claro, o Tiririca, o maior de todos. Do Sporting, certamente. Porquê? Não sei, apetece-me escrever isto. O Tiririca tem pêlos no nariz e eu acho que os pêlos do nariz são típicos dos sportinguistas. Logo, Tiririca é o sinal claro de sportinguismo.

Sérgio disse...

Por acaso Ricardo, isso que dizes é bem verdade: sempre ouvi dizer que pêlos no nariz são típicos dos sportinguistas. e sinceramente só podia ser, tem tudo a ver. Aliás, eu iria mais longe e diria que todo o pêlo facial é sinal de sportinguismo, excluindo o bigode, que é de benfiquismo. Aliás, é importante não esquecer que o leão é um animal carregado de pêlos no focinho.

Paulo Santos disse...

Este MM é um caso patológico...

Nunca vi nada tão profundamente bizarro!

Anónimo disse...

...Maria Rita, Djavan, O Rappa, João Bosco, Egberto Gismonti... e dos melhores instrumentistas que o mundo conheceu.

Não faz sentido comparar génios!

http://www.youtube.com/watch?v=u_M1DvZBL2c&feature=related



Com o patrocínio do banco BMG:

http://umquetenha.org/uqt/

Grande arquivo de música brasileira da boa.

Dia 18, Maria Rita, Casa da Música no Porto

MM disse...

Ricardo,
Toquinho, aprendiz? Isto sim é "estupidez", se me permites o uso da (tua) palavra. Ofereço-te as aspas só porque sim. Bethânia, Elis e Gal (não mencioná-la é impossível) eram/são intérpretes; A melhor que a MPB alguma vez conheceu (Bethânia) e duas das melhores (Elis e Gal). Das 3, a Elis atingiu um "estatuto" especial em relação às outras devido ao infinito talento enquanto cantora e, pelo conjunto de incidências trágicas que foram a sua vida. As duas coisas somadas. Porém, Bethânia é sem dúvida a melhor.
Chico, não pertence à Bossa Nova nem pertence a nada. "Chico é Chico", diz-se, a frase usa-se por um motivo: é que é único. Não tem estilo, não encaixa em nada. É Chico Buarque. Das canções mais bonitas de sempre do Chico, 3 ou 4 não têm os floreados da Bossa Nova. E ainda bem, porque se tivessem não seriam tão bonitas. Mas o Chico teve uma particularidade; Para além de um talento infinitamente diferente dos demais, ele nasceu e cresceu num meio intelectual. Não progrediu da mesma forma que os outros. Da mesma forma que Toquinho, por exemplo, ou Paulinho da Viola.
Vinícius é diferente. Musicalmente não era mais genial do que Tom Jobim, ou do que Chico Buarque. Porém, lá está, é qualquer coisa também de único. Sente-se nas músicas.

A MPB dos anos 60 e 70 foi da melhor música que alguma vez se fez no mundo. E a MPB dos anos 60 e 70 não tem nada que ver com o que é hoje. Mas nada de nada. Continua a haver boas intérpretes, excelentes cantores e cantores. Mas não mais a quantidade de fabulosos músicos (compositores) que existiu no passado. Isto é claro.

PS, vê lá a bimbalhada que passa no estádio da luz, e depois surpreende-te que gente foleira possua ... foleiros gostos. Ou que foleiros gostos, indiciem foleiras pessoas. O Coração Vermelho da gorda, aquela música para o benfica que um negro qualquer cantou no Herman SIC, certa vez, mas sobretudo essa primeira: tocou anos e anos no estádio da luz, e foi salvo erro um dos singles mais vendidos em Portugal nesse ano, lol. Tristeza de gente. O benfica é um mimo.

MM disse...

Lol:
http://www.youtube.com/watch?v=d0PkXtyNNXc&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=jfEpq-rEgpE
"Ricardo Rocha, Luizão, Fernando Aguiar" ... que tristeza. Santa tristeza.
Há-de Portugal ser diferente do que é. Milagres.

M disse...

pessoas foleiras...blablabla...gostos foleiro..blablabla...

..diz o gajo do clube das maracas e da gaja com um escarro no cabelo!

extraordinário....

Anónimo disse...

MM,

Escreves, escreves, e tudo bem espremido dá zero.
Percebes tanto de música como eu de merda.

Ricardo disse...

MM, tu nem música sabes discutir sem insultar. Há aí um trauma profundo que tens de resolver.

Aprendiz, sim, durante os anos em que esteve com o Vinicius. Um aprendiz não é um atrasado mental, só na tua visão.

No resto, concordo com algumas coisas, outras nem tanto. A Gal tem boa voz mas acho-a pronograficamente irritante.

Anónimo, falei nos "clássicos". Das novas gerações há um imenso mar de talento: Maria Rita é a minha favorita, mas Lenine, Calcanhotto, Los Hermanos, Gabriel o Pensador e tantos, tantos outros merecem estar lá em cima.

Gostava de ver Maria Rita ao vivo. Nunca vi.

MM disse...

"Perceber de música", pérola tipicamente benfiquista.
Ricardo, usei a tua palavra meu caro. Ai esses espelhos.

Miguel A. disse...

Ricardo,

E esta música cantada pela Elis? Sublime! Conta-se que o Vinicius ficou sem reacção quando ouviu a Elis cantá-la pela primeira vez.

Tive a felicidade e a sorte de ver o Tom ao vivo nos Jerónimos. Inesquecível, talvez o melhor concerto que vi e verei na minha vida. Lamento muito nunca ter visto a Elis ao vivo... ontem vi a filha dela, num grande concerto!


Chico, Tom, Vinicius, Gil, Elis Milton... João Gilberto, Caetano... tantos mais. Todos geniais. Sim, no Brasil continua a fazer-se grande música, mas como aquela geração... e o Chico até na literatura é genial...

Cumprimentos