quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Boletim Meteorológico

O Benfica está em fase descendente, a caminho do precipício que deverá ocorrer já este fim-de-semana no regresso à Madeira. A partir daí, seguir-se-ão pontos perdidos que farão com que, por Fevereiro, a hipótese de revalidar o título seja meramente matemática. Restará a Champions que - se o sorteio não for à moda lusitana, em que o Benfica tem quase sempre os mais difíceis desafios - poderá servir de última paragem para as alegrias dos benfiquistas. Claro que será sol de pouca dura. Aos quartos-de-final é possível chegar; mais que isso, não. Talvez chegue então - embora o grupo seja, surpresa!, o mais difícil - mais uma Taça da Liga - a quarta consecutiva. Talvez. E, nesse caso, a Direcção tomará as medidas certas para alegrar o povo: camisola pensada propositadamente para o feito extraordinário e a frase panfletária: "Já são 4!".

Quem é Emerson e o que faz no Benfica? Como é que um mero curioso como eu percebe em Agosto que faltam laterais e central ao Benfica e a estrutura dirigente não? Em que parte do guião está escrito que é possível vencer o que quer que seja com um cepo como titular indiscutível? Sonho, ilusão, esperança? É mais demência, alucinação, estupidez. 

Mas Jesus está bem e recomenda-se. Próximo objectivo: ir à final da Champions com o Barcelona. E, quase de certeza, golear.

50 comentários:

Hattori Hanzo disse...

Ainda não soube das palavras de Jesus, mas parecem ter sido "épicas". Concordo contigo, duvido que ganhemos algo a não ser a espectacular Taça da Liga. Aquilo que vimos ontem foi mau de mais, e os erros continuam a ser os mesmos do ano passado e os resultados ou muito me engano serão os mesmos. Tu falas em laterais eu digo (e desde o princípio) em alas. Viste ontem onde estava o Bruno Cesar? Emerson já se sabe que é mau, mas tendo de fazer todo o lado esquerdo é óbvio que ainda se notará mais a sua falta de qualidade. E o que podemos dizer da falta de atitude da equipa quando um dos que parecia ter mais essa mesma atitude era Gaitan!!! Por falar em Gaitan aquela brincadeira que Jesus lhe fez nos últimos minutos é o ideal para perder um jogador para a equipa, e só o "mestre" parece não perceber aquilo. Bom em tácticas, péssimo em relações humanas e para se ser um bom treinador não basta ser apenas alguém que perceba de tácticas...

Socio slb nº 218219 disse...

Estou em desacordo com o Post!Nem navegamos num mar de rosas, nem no cabo das tormentas... Aquilo que tem faltado ao benfica é verticalização do seu jogo, ou seja BCesar não é extremo, é medio interior, e Gaitan apenas existe a espaços! Aguardemos pelo regresso de Enzo Perez... Da equipa que venceu o ultimo campeonato, falta um jogador com a qualidade de DIMARIA( pode ser Enzo),e um jogador com a qualidade do Coentrão. De resto penso que a equipa se não está melhor, pior tb não está!Senão vejamos saiu Ramires, entrou witsel, saiu D.Luiz e entrou Garay, saiu DImaria e entrou Gaitan e agora Enzo, Nolito....Temos tb um Saviola mt abaixo da 1ª epoca... Como não tenho duvidas que muitos destes factores vão melhorar o SLB vai fazer uma 2ª volta melhor do que a 1ª.
socio slb nº 218219

Rui disse...

O pessimismo é tal que nem vale a pena comentar. Cá estarei no domingo, depois do jogo na Madeira.

Rui disse...

P.S.: Ontem conseguimos o 1º lugar no grupo da Champions, coisa que não se fazia há 17 anos. Eu sei que é estranho isto de ficar satisfeito com sucessos, mas pronto, só o digo porque me pareceu que talvez não tenhas reparado, Ricardo.

Pedro disse...

"Mas Jesus está bem e recomenda-se. Próximo objectivo: ir à final da Champions com o Barcelona. E, quase de certeza, golear."

Qd alguém lúcido como tu dá uma bicada em Jesus por este motivo é sinal q realmente há pouca esperança. Até tu vais na onda...JJ não disse nada de especial. Quem não gostava de ir à final da champions? Foi exactamente isso q JJ disse...

Qt ao resto concordo q se não vencermos na Madeira o futuro será negro. Não concordo é q seja impossivel vencer na Madeira...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
jzz disse...

Ainda vamos a tempo de desviar o Fernando Santos da selecção grega, para nos salvar desta época vergonhosa.

15 vitorias, oito empates e uma derrota, primeiro no campeonato e no grupo da Champions, 4º lugar no ranking da uefa, e eliminados da Taça pela equipa sensação da temporada.

Batemos no fundo!

jzz disse...

Mas concordo com o que disseste sobre o Emerson, consegue ser pior que o Peixoto e o Amorim ao pé dele parece o Cafu

SLB4EVER disse...

Já agora, alguém que avise a estrutura de futebol profssional e o treinador que as previsões meteriológicas são de momento bastante acertadas, especialmente com algumas horas de antecedencia, justificações de não se saber o estado do tempo soa a incompetencia ou desculpas baratas!(com esse título ñ resisti)

Na champions é limpeza total, nos oitavos vamos vulgarizar o Milan, nos quartos o Chelsea vai ser manietado sem dificuldade, nas meias o Real de Mourinho será vergado pela mestria táctica de JJ e para finalizar na final o Barça será goleado á antiga. Não acreditam? LOL

Ricardo o que inquieta nem é a pouca qualidade do Emerson, é sim ficar com a sensação que na estrutura de futebol não puxa tudo para o mesmo lado e que as várias partes não se entendem, assim como uma lógica pouco clara das prioridades. Digo isto pq o Emerson veio como uma opção de recurso e já tardiamente para uma posição já mais que identificada como carenciada, depois vem o Cap a quem o treinador simplesmente diz não obrigado para mim não contas. Faz confusão pq assiste-se a compras de vários jogadores para emprestar e jogadores para épocas vindouras mas falha-se em arranjar um defesa esquerdo de qualidade indiscutível para a época em curso que o treinador mostre vontade em usar.

A previsão tendo em conta o jogo de ontem é de nevoeiro e aguaceiros fortes, é impossível ficar contente, até por foi um remake do jogo contra o Marítimo, em casa contra o Basel e outros jogos, a diferença de resultados explica-se pela diferença de qualidade das equipas e sorte que tiveram. Controlar o jogo ñ é jogar a passo depois de fazer o primeiro golo , fazendo o segundo ainda se admite mas antes disso não.

É obvio que é bom estar em primeiro na liga portuguesa e ter passado em 1º a fase de grupos na champions, mas ainda nada está ganho, não é a pensar que já somos os maiores pelo qu já foi feito que nos vai trazer os títulos ambicionados.

Pedro, se a parte do ainda não eram nascidos e do tão cedo não se irá repetir ñ te deixou indignado ñ sei o que será preciso. Eu só ouvi isso e fiquei por aí, tive que mudar de canal pq fiquei completamente enojado.

jzz, O Emerson pode sem muito limitado mas é melhor defesa do que qq um desses dois, Amorim é útil mas é no meio campo, Peixoto nem me quero lembrar de coisas tristes, o homem que já entra em campo cansado.

OK posso tentar ver estes jogos menos conseguidos como casos isolados e fruto de circustancias ocasionais, fico é com a sensação que é estar a querer enganar-me e ñ encontro vantagens nisso. Além do mais chorar depois do leite derramado é que de certeza que não leva a nada, claro que aí todos falam e apontam os óbvios erros, prefiro falar na altura do que me agrada ou não mesmo correndo o risco de me enganar e ser injusto nas críticas.

Certezas tenho é de que o Amorim é um mau projecto de defesa direito e de que o Jardel é um central vulgar, sem categoria que metade das vezes entrega a bola nos pés do adversário, M.Vítor tem menos experienia mas tem mais categoria.

JNF disse...

Não estou assim tão céptico em relação às hipóteses deste Benfica por dois motivos: o primeiro é a irregularidade dos rivais directos, que se manifestará brevemente (Sporting tem um calendário difícil e o Porto treme por todos os lados e não joga nada) apesar de a nossa Liga ter, fora os 3 grandes, equipas cada vez mais fracas; o segundo motivo é o desacelerar constante que este Benfica faz quando o jogo não é decisivo para os objectivos do treinador (campeonato e Champions). Acredito que vamos dar uma boa resposta nos Barreiros.

Ricardo disse...

Hanzo, o César não é extremo. Ainda ninguém avisou o Jesus desse facto.

Qual brincadeira com o Gaitán?

Haja optimismo, Sócio SLB! Se isso acontecer, estaremos todos em grande. Uma segunda volta melhor que a primeira garante o Marquês de Pombal.

Rui, serás bem-vindo e espero que seja para comentares a vitória do Benfica. Mas, se por acaso, não acontecer, não deixes de vir. Que isto da coerência é uma coisa importante.

Há 17 anos que não conseguíamos? E isso diz bem desta época ou mal das outras todas? Acho que é mais isso. A não ser que o Benfica já seja esse cube secundário que, na tua óptica, acha extraordinário um primeiro lugar num grupo da Champions. Num grupo com Basileia, Otelul e um Manchester bastante desfalcado. Fico feliz, claro, mas convém não perder a noção do grupo que tínhamos.

Pedro, não é só pela declaração de ontem, é pela sucessão de disparates que o Jesus diz. Se se tivesse saído com esta frase esporadicamente - com um histórico limpo destas barbaridades - não haveria grande problema. Só que o histórico existe e traça-nos o perfil do labrego. Este gajo não tem emenda. E o Sérgio, está lá a fazer o quê? Não era para deslabreguizar o Jasus? Pelos vistos, não está a resultar.

Olha o Amorim, simples e prático, quando lhe fizeram se queria ir à final com o Barcelona: "penso mais pequeno. Quero passar a próxima eliminatória". É isto.

jzz, excelente Fernando Santos que fez um trabalho de grande qualidade no Benfica. Com um plantel com metade da qualidade que o Jesus tem, inventou uma época de grande nível.

Não batemos no fundo, jzz, vamos bater. Por isso prepara-te. E escreve muitas vezes que estamos em primeiro nos próximos dias. Mais cedo ou mais tarde terás de ir riscando feitos notáveis da tua listinha. É o problema do resultadismo: não se vê mais nada à frente e é muito fácil. Depois não te espantes, quando vires a realidade à frente.

SLB4EVER, as pessoas ou são parvas ou não vêem as coisas como elas são. Só um imbecil pode olhar para a novela Capdevila e não ver razões para preocupação. Mas eles existem. E não são poucos!

Ricardo disse...

JNF, tu partes do princípio de que, no campeonato, a verdade desportiva impera. Eu não. Este Benfica - qual qual está - será um alvo facílimo para as manobras habituais. Olha, já esta semana terás a equipa responsável pela eliminação do Ajax a poder tirar uns pontinhos ao Benfica. E não duvides de que, na dúvida, será sempre o mesmo o prejudicado. E o Benfica não está com futebol suficiente para ir à Madeira ganhar o jogo. A menos que mude muita coisa em 4 dias. O que duvido. Porque, aliado à inaceitável displicência que aqueles jogadores demonstraram ontem - e risco, sério risco de ter ficado em segundo lugar, a partir do momento em que não mataram o jogo - está uma equipa desorganizada, com jogadores a serem usados em posições que os não favorecem e que prejudicam o colectivo. E Jesus é teimoso.

Por outro lado, o Porto, mesmo aos tropeções, vai ganhar quase todos os jogos. Não te esqueças do factor extra, que entra sempre que a equipa precisa - um penálti aqui, outro ali e os pontos vão-se somando. Até o Sporting tem sido empurrado escandalosamente para cima - há dois meses que anda a ser beneficiado; serão uns 7 jogos em que joga em superioridade numérica injustamente. Mas com o Sporting não me preocupo. Em Fevereiro, está arrumado. E o Benfica, pelo andar da carruagem, também.

Rui disse...

Ricardo,

Eu venho sempre, mesmo quando não comento. No domingo, cá estarei...

Sabes, o que o JJ não pode fazer é mudar o passado, só pode ganhar o próximos jogos. O passado não é de vitórias em grupos da Champions, infelizmente. Que agora tenha acontecido, nunca pode ser mau. Nesse passado, já houve grupos mais fáceis do que este e sabes qual foi o resultado?
Sabes quantas vezes o Basileia passou aos 16 avos?

Manchester foi há duas semanas, Ricardo. É a mesma equipa. Eu prefiro pensar que o jogo de ontem fui um jogo onde os jogadores não sentiram pressão. Devia ter sido diferente, mas é algo que nem sempre se pode evitar. Olha, pergunta ao Alex Ferguson...

Isso não significa que tudo está bem, Ricardo, maniqueísmos não são comigo, mas também não significa que tudo está mal. Gostava que o plantel tivesse outras soluções, é evidente que o Emerson é uma merda, que não temos extremos verdadeiros, que o Amorim devia ser o substituto do Javi e nunca defesa direito, que mesmo o Maxi é uma solução apenas aceitável. Agora, mesmo com estes problemas todos, é a mesma equipa que está em primeiro na Liga e se apurou em primeiro lugar no grupo da Champions. Tu, preferes vê-la pelo pior lado, eu, se me permites, nesta altura prefiro dar valor ao cumprimento de um objectivo da época, desportivo e financeiro, um objectivo que tem sido atingido com uma raridade confrangedora.

Fica bem, Ricardo.

Rui disse...

P.S.: Onde interroguei sobre o Basileia e os 16avos, obviamente queria dizer 8avos.

SLB4EVER disse...

Sócio, ñ é pela falta de qualidade, o Gaitán na qualidade está ao nível do Di Maria, são é jogadores diferentes o Di é um jogador que acelera muito o jogo e aguenta razoavelmente bem andar para a frente e para trás a sprintar todo o jogo, o Gaitán ñ tem estas caracteristicas e até é um pouco injusto pedir que tenha. Ramires e Witsel tb são jogadores distintos, Ramires joga simples e é muito rápido, Witsel ñ, gosta de ter a bola no pé, tanto que muitas vezes atrasa mais o jogo do que se pede, em especial qd a bola está no meio campo e a pressão é muita, devia libertar-se da bola mais cedo, verdade que normalmente só a tiram com recurso á falta mas tem de jogar simples mais vezes para não tirar fluidez aos processos da equipa. E o queniano defende bem melhor, ter escola de médio defensivo é diferente da de um médio ofensivo.

Ricardo, a 'brincadeira' com o Gaitán foi ter jogado uns quantos minutos já lesionado, algo a que já se assistiu a época passada com ele e deu mau resultado, se bem que nesta situação sempre existe a desculpa de já se ter esgotado as substituições mas lá está se o resultado fosse mais dilatado poderia ter saido logo. O Amorim passou muito tempo lesionado(mais do que devia) por ter andado a jogar lesionado, em um jogo que se ganhava por larga vantagem, neste caso até é mais culpa do jogador pq a decisão partiu dele. Espero que recupere rápido pq mesmo sendo inconstante tem sido o grande desiquilibrador.

Nem tinha reparado ainda que o apitador era o Jorge Sousa, que medo, depois de ajudar a atirar o Ajax para a liga europa ñ lhe deve faltar moral e cara para roubar o SLB á descarada. Para piorar ainda mais a inclinação do campo no jogo da taça contra o Marítimo houve um erro da arbitragem a nosso favor e logo uma penalidade, normalmente qd isto acontece (por norma e curiosamento quase só nas taças) é motivo para justificar erros grosseiros contra nós durante uns bons jogos. A equipa vai ter que jogar e correr muito para sair com a vitória, é um jogo em que ñ pode existir o mínimo vacilo o xistrema vai querer empurrar os curruptos para a liderança isolada do campeonato, para além de ser um jogo bom para isso é o ideal para evitar um possivel cenário de crise e acalmar as hostes. Este é mesmo um jogo chave pq ganhando na Madeira temos todas as condições para ganhar todos os jogos até ao final da primeira volta, conseguindo isto partimos com alguma vantagem para a segunda volta e colocará mais pressão nos adversávios.

Unknown disse...

Ricardo, como tu, já o disse, acho que estamos a caminho de mais uma época de insucesso. No entanto acho que vamos ganhar na Madeira, pois a equipa deste ano joga bem sobre pressão, sendo que o problema é quando o adversário é mais fraco que há mais displicência e numa prova em que a regularidade é imprescindível, descurar-mo-nos contra os mais fracos, tipo gil vicente, feirense, olhanense, etc. é pedir para perder mais pontos desnecessariamente.
Quanto aos 17 anos, convém lembrar que durante muito tempo só o campeão entrava na champions e o Benfica na década de 90 após o crime do Artur Jorge e os do Vale ficou manietado durante muitos anos. Se já se esqueceram do submarino amarelo, vejam bem o desempenho deles quando ficaram à nossa frente eliminando o manchester.

Ulrich Haberland disse...

O Jesus passou das marcas. Ele que se enxergue porque o Benfica era ENORME antes dele chegar e depois dele sair continuará a sê-lo.

Já o Jesus, o único período da sua vida em que se poderá considerar como grande é enquanto estiver no Benfica. Antes e depois...

Relembro-o do que já perdeu no Benfica:
- 2 (DUAS!!!) Ôroligas (Liverpool e braga)(perfeitamente ao nosso alcance)
- 3 Taças de Portugal
- 1 Campeonato

Esvazia lá o balão JJ porque se fosses isso tudo que te achas aqueles troféus estariam agora em exposição na Catedral.



P.S - Não tenho a mesma visão do futuro. Estamos a jogar (muito)mal mas penso que vamos agora começar a subir de rendimento.

jzz disse...

Ricardo, Quanto ao Fernando Santos, nem que estivesses 100 anos a tentar convencer-me da sua qualidade, eu cederia, para mim é um looser e sempre o será.

Não sou cego, e vejo as deficiências da equipa em alguns jogos, mas também vejo as excelentes prestações que já conseguimos, em Manchester, em Basileia, na segunda parte do dragão, entre outras.

Eu devo ter mais ou menos a tua idade, vivi ainda criança o Glorioso Sport Lisboa e Benfioa dos anos 80 e sofri, como todos, a dolorosa travessia do deserto, em que cada ano batíamos ainda mais fundo que no anterior, por culpa nossa e do eterno (e real) sistema.
Morei uns anos em Barcelona, e afundei-me no nosso 6º lugar a ouvir a rdp num radio de ondas curtas cheio de estática.

vivi Artur Jorge, Autuori, Camacho, Souness, Jesualdo, quique, e ver o benfica já era com ir a uma missa em Latim.

O Jesus, chegou, disse que íamos jogar o dobro e jogámos o quádruplo, ganhámos muitas vezes, tive grandes alegrias, e também grandes desilusões

Com todos os defeitos que tem, muitos deles resultantes do seu portuguesismo exacerbado, o Benfica dele conseguiu devolver-me o orgulho e essa dívida vou ter sempre para com ele.

Por isso, Domingo lá estarei nos Barreiros, depois de pagar 30€ para ficar no meio dos gajos do mareitme, arriscando-me a levar com o bombo na cabeça, para tentar ajudar a equipa a negar esse teu pessimismo.

Espero ver-te em Maio no Marquês!

L. disse...

tanta tolice junta. tanta vontade de ter a alegria de dizer eu bem dizia..."

emerson? vai cumprindo. o ano passado tinhamos coentrao, e certo que muitissimo melhor. mas este ano temos menos golos sofridos tanto na champions como na liga.

tudo isto tendo começado a epoca um mes antes dos outros, o que se reflecte numa tremenda factura fisica a pagar.

sim, nao temos os laterais que desejariamos. mas o ruben faz bem o lugar na ausencia do maxi, e em janeiro decerto havera novidades na esquerda. fizemos quase um plantel novo E ACERTÁMOS EM QUASE TODOS OS QUE VIERAM. mas está sempre tudo mal, o treinador está mal, ´só porque disse que gostava de ir à final com o barcelona. como se houvesse algo de errado nisso.

puro bota-abaixismo e muita amnésia, em particular para com o comprovadamente melhor treinador do benfica deste eriksson. os resultados não enganam.

vir dizer que está perdido um campeonato que lideramos e em que até agora tivemos calendario pior que o porto... é mesmo vontade de ver a equipa perder pela alegria de cascar no treinador e na direcção.

Paulo Santos disse...

Encontro-me entre o teu pessimismo (que espero que não passe disso mesmo, tal como, certamente, tu) e algum optimismo...JJ não é perfeito (longe disso), mas quanto me lembro que Quique Flores passou por aqui há tão pouco tempo...e atenção, o marítimo é uma excelente equipa, com 4/5 jogadores muito interessantes!


Abraço

Paulo Santos disse...

No fundo o Benfica põe-me ambíguo e com alguma demência - pelo menos foi assim que me senti ontem, depois do 15º minuto de jogo...este Benfica é um estranho caso patológico, de dupla personalidade...ver um jogo do Benfica, actualmente, é qualquer coisa parecida com recebermos uma piscadela de olhos da Scarlett Johansson, e logo de seguida, um estalo na cara...

MM disse...

Deixem-se de metáforas, não são necessárias.

Benfiquistas, enquanto Sportinguista algo distante da realidade encornada mas sempre imparcial na análise, dir-vos-ia que:

- O Ricardo tem razão. O resultadismo não substitui a realidade. Os resultados são um produto de qualquer coisa, não são em si um meio. Os meios são o jogo, a qualidade do futebol que se apresenta. E o Benfica não tem qualidade.

- Vejam o jogo de ontem. Foi miserável demais. Vejam o jogo na Madeira. Ou com o Basileia. Dos 3, reflictam, qual o melhor? Sim, o da Madeira. Criaram 5 ou 6 ocasiões muitos boas mais 2 ou 3 razoáveis que vos poderiam ter dado um resultado. E no entanto, perderam. Ontem ganharam.

Percebem? Os resultados nada dizem. Já o jogo, diz tudo: uma equipa mal treinada, desmotivada, mal organizada em campo, sem um rasgo de qualidade, sem nada que se veja de minimamente notável.

Jesus, infelizmente, para vós, está a repetir o que sempre faz, está a fazer o que fez no Belenenses: em cima de uma época óptima e de um trabalho que melhora praticamente todos os seus jogadores, destrói tudo. Inventa, contrata caixotes de jogadores do que quais só 1/10 se aproveita, entra em conflito com o seu grupo; quando para entrar em conflito não é preciso fazê-lo com azáfama: basta fazer o que faz, ocupar todas as manchetes, querer todos os louros, tratar os seus jogadores como uns incapazes que sem ele nada seriam. OS grupos reagem mal a esse tipo de fenómeno. Jesus não tem tacto, é muito vaidoso, nunca está errado, pinta o cabelo demasiadas vezes, mas pior: gere muito mal.

Eu sei que dói ler, mas pensem, que sentido faz a um clube falido ter um jogador como Saviola encostado? O que pagaram pelo Bruno César, não teria sido melhor gasto daqui a 2 anos?, e até lá usar o Argentino. Não teria sido melhor contratar para um lugar que realmente precisassem: laterais, centro da defesa, avançado inclusive, já que está na hora de irem pensando num substituto para o Paraguaio que percebe-se ter a cabeça em todo o lado menos no Benfica?

O Benfica é dirigido por gente estúpida, e o resultado é uma equipa de futebol sem qualquer qualidade, como se viu ontem.
Daqui a 1 ano estarão novamente a lutar pelo 6º lugar, se não emendam antes que seja tarde: ano para ano, perdem valor. O que é notável, dado o investimento que vos mantém penhorados até às pontas dos cabelos.

MM disse...

Quando forem eliminados da LC por uma equipa do espectro médio Europeu tal qual eliminados da Taça na Madeira, e quando começarem a perder pontos todas as semanas tal qual o ano passado em que em meros 2 meses cavaram 21 pontos para o 1º, aperceber-se-ão de algo:

Estamos iguais. Somos a mesma coisa que éramos no início do campeonato. Com uma diferença, não jogamos todas as semanas com o Otelul, e aquilo que fazemos não chega para andar pelos 1ºs lugares.

O Ricardo engana-se em somente duas coisas:
1. Falar de arbitragens e antecipar um repetido choro na Madeira é fascinante quando perdem na Madeira com um penalty ridículo - como são tantos, vide Guimarães - apontado a vosso favor.
2. O Sporting cresce, e tem pujança, vontade, mínimo de organização, e infinito talento. Vós não têm nada disso. O futuro será muito negro para os lados do Benfica, é a única conclusão a retirar.

Em Maio verão o Sporting festejar a dobradinha, vão-se convencendo quanto antes para no fim a dôr de cabeça não ser tão pesada.

MM disse...

Já agora sobre as palavras de Jesus:

Tentem perceber o seguinte: Jesus não faz por mal. Ele na sua iludida mente acredita de facto que irá jogar a final e golear o Barcelona. Da mesma que acreditava ser invencível, da mesma forma que acreditava que a LE eram favas contadas até ser goleado em Anfield, ou derrotado em Braga. Acreditava que seria bi-campeão, até levar 5 do Villas-Boas.

Jesus é um jogador, mas um mau jogador ... conhece uns truques (se calhar ter um bom baralho, sem ele nem isso), tem algumas cartas na manga, sabe esconder 2 ou 3 Ases, mas na hora de tirar o coelho da cartola ... não está lá nada. Apenas um imenso vazio, e mais uma época desportiva destruída e 18 milhões para o caixote de lixo. O triste é, a platéia não se ri: chora. Vocês todos, desanimam, tal qual o post do Ricardo.

Não há milagres rapazes, o jogo de ontem superou toda a mediocridade, para mais jogando em casa. Não se admite, e a tempestade ainda nem começou. O ano passado choraram muito: creiam que este ano chorarão menos, porque o internato virá mais cedo. Evaporar-se-á tudo muito rapidamente. 2 meses é o suficiente, para irem para trás do Maritímo na Liga e serem afastados da LC pelo Nápoles, Leverkusen, ou Olympiakos (recordações enfim ... Deus vos livre de tal sorte).

Saudações e um abraço para o Ricardo e todos os meus amigos benfiquistas deste fórum.

Manuel Neves disse...

Ricardo: partilho do teu pessimismo, não só pelo meu feitio, mas porque a equipa não me ajuda.
O problema,voltamos ao mesmo, tem várias componentes:
1. Tacticamente, este 442 é horrível. Os extremos que não são extremos não ajudam ao meio nem os laterais. O Aimar está quase sempre longe, muito próximo do avançado, e só quando se cansa é que desce para a receber (e depois, quando a recebe, é como se, por encanto, o mundo mudasse). A saída de bola com Javi entre os centrais e os laterais a fazerem campo aberto já não chega. Os alas têm de vir para o meio e o Aimar descer um bocadinho mais.
2. JJ: bipolar sem lítio, JJ alterna a loucura, a teimosia, conferências de imprensa psicóticas, um esgotar de verbos mal pronunciados na primeira pessoa e aquele ar de marialva que me irrita com a faceta de treinador brilhante, que monta um 441 com duas linhas que se mexeram como que comandadas por Franco Baresi, sem dar a mínima hipótese a um rival que, doga-se em abono da verdade, não primou pela inteligência.
3. Direcção: 10 anos, 2 campeonatos e múltiplos homicídios ao Benfica e ao Benfiquismo. De um amadorismo atroz em quase tudo, vale a LFV a sua demagogia e populismo, que ressuscistaram a força social chamada Sport Lisboa e Benfica, e que fazem com que uma massa associativa enorme - maior que Portugal - esteja "em alerta" para a reconquista do poder do utebol português. Com uma Direcção decente, já lá estávamos. O medo do sistema é que nos 90s nºaohavia Direcção e os Benfiquistas estavam derrotados. Hoje não, acreditam. Na maior parte das vezes sem grande razão - um género de efeito "O Mantorras vai entrar", mas permanente. Ainda assim, acredita.
4. O contexto do futebol português: o Papa tem o filho com uma neo do pulmão, mas não dorme. Sane que está mais velho, que não viverá para sempre, e por isso mesmo não quer deixar isto nas nossas mãos. Para tal, a união de todos contra um. Braga, verdes e azuis estão unidos no ódio contra nós. Só o melhor Benfica pode vencer tudo isto. E esta direcção não nos dá isso, não está preparada para isso, não age contra isso. Até podemos ganhar, mas EM TERMOS PROBABILÍSTICOS, as hipóteses são contra nós. Sobreviver a Braga, ao que se passou em Braga, aconteceu. Mas se as coisas que lá acontecram acontecerem sempre e jogarmos sempre como jogámos lá, não nos safamos na maioria das vezes.

Enfim, eu só quero que o Benfica ganhe. Que ganhe sempre. Não critico para dizer depois que tive razão, oxalá não tenha. Critico porque amo o Benfica, quero o Benfica melhor, quero ver o Benfica campeão.

Unknown disse...

Sinceramente é de ir às lágrimas, não sei se a demência do MM, que deve achar que futebol é o Sporting jogar sempre contra 10, se os que vêem com preocupação os sinais da catástrofe e alertam, pois já andam há muitos anos a virar frangos, mas apenas se limitam a dizer que é tudo bota-baixismo e querer vir dizer I told you so ...
O Ruben, não é nem nunca será uma alternativa razoável a jogar a lateral direito, como Matic não o é a trinco, apesar da sua altura que o Jesus acha ser uma característica indispensável para o lugar, como o Emerson não é jogador para o Benfica.
Não sei o que se passa cm o Capdevilla, nem já quero perder tempo a discutir a sua titularidade porque isso é algo que não vai acontecer, só me resta esperar que em Janeiro se compre um lateral esquerdo a sério, pois sei que nem a posição de lateral direito (para onde foram adquiridos o wass e o andré almeida - mais um trinco, mas enfim - sinal que havia a ideia que não havia alternativa ao maxi no plantel), nem para a posição de central vão ser adquiridas alternativas viáveis, ou sequer alternativas.
Volto a afirmar a minha convicção na vitória na Madeira e na discussão da Liga até Março.
Até acho que com um bom sorteio somos capazes de passar aos quartos da Liga dos Campeões, com muita sorte ainda passávamos às meias derrotando o vencedor de um Apoel-CSKA.
O problema é que quando acabar o balão da Champions, não temos um bom gestor de recursos humanos para recuperar a equipa. Mais, o desgaste de jogadores nucleares como Maxi, Javi, Witsel, Gaitán e Aimar pode levar à queda da equipa.

Unknown disse...

Associado a isso a carência dum lateral esquerdo, de uma alternativa credível aos centrais titulares e ao lateral direito(inacreditável como o Miguel Vitor está atrás do Jardel - novamente a questão da altura), da não utilização do único médio de características defensivas como alternativa ao Javi e de não ter alternativa ao Cardozo em termos de avançado de área, faz com que eu não acredite que o Benfica possa ter hipóteses caso exista uma onda de lesões e/ou castigos, bem como quando a equipa estiver nas lonas fisicamente nos finais de Março/início de Abril.
Já vi este filme antes ... Quanto aos delírios anti-benfiquistas do MM nem me merecem comentários, tal é a sua sanha.

JD disse...

1. Até podemos estar a jogar bem que isso não chega ( e não estamos a jogar bem...). Precisamos de jogar o dobro dos outros para ganhar o campeonato.

Estamos frageis demais para os Jorges Sousas.

2. O Enzo é bom e acredito q seja uma mais valia, mas não é um extremo "abre latas" como o Di Maria. Aliás, não e um extremo.

3. Emerson, qualquer dia levas um tiro. Vem da bancada Sagres, piso 3, sector 8, fila A, lugar 11. Aliás do 12 ao 7 estamos todos já a fazer cálculos balisticos. Cap vai à merda que não deves estar a mexer o cú nos treinos. Se fosses melhor alguem (Vieira, R Costa, Carraça, Sheu, resto equipa técnica, Máximo, o Prof da Inteligência Competitiva, eu, etc) já te tinha imposto ao JJ.

4. Vieira não quer destruir o sistema. Vieira quer herdar o sistema e pô-lo a funcionar a nosso favor. É só o outro morrer. Aposto o que quiserem que esta é a estratégia do Rei dos Pneus.

5. Volta Luisão. Rápido.

sentinela um estremecer disse...

Em lado algum o JJ disse que a final da Champions é um "objectivo". Perguntaram-lhe se gostaria de chegar à final. Querias que ele respondesse que não? Aí escreverias que o JJ não serve por não ter ambição. Gabo-te a coerência, pelo menos mantens-te fiel a falar mal sempre mal dele, seja por factos reais ou por extrapolação tua.

Pedro disse...

Bom dia Ricardo,

Eu confesso que tenho dúvidas, para mais depois de ter apanhado o resfriado na bacada na quarta, mas a verdade é que com sorte ou sem ela, o Benfica desta época tem aguentado na hora H, pelo menos para já...também considero o JJ um teimoso, mas para já algum benefício...

Um abraço da fria Abrantes a 4º!

Pedro

PS: Ah e já agora Ricardo, como te queixas que nunca sabes as promoções do Benfica, para o jogo com o Rio Ave são 10€ por bilhete para qualquer sector com oferta de outro de acompanhante, isto para sócios com quotas em dia!

Ricardo disse...

Rui, eu compreendo que "prefiras pensar" noutros cenários. É legítimo e humano. Por isso mesmo tenta compreender quem não prefere pensar noutros cenários.

Volta Domingo, claro. E que seja com grande alegria e a poderes dizer-me: "estás a ver? Conseguimos". Espero bem que sim. Porque o jogo na Madeira é o jogo do ano.

SLB4EVER, já não me lembrava desse incidente. Sim, foi estúpido deixá-lo em campo, mas nesse caso acho que a culpa terá de ser repartida entre equipa técnica e jogador.

Ulrich, ouvindo o Jesus falar, parece que esses troféus estão todos no museu. Mas afinal não.

Jzz, isto dos losers, tem que se lhe diga. Imagino o que seria dito do Santos se o seu Benfica fizesse jogos como este último. Era logo: "falta ambição, corremos riscos desnecessários, a equipa marcou cedo e começou a gerir o jogo estupidamente". Enfim, mais vale cair em graça do que ser engraçado.

Espero ver-te no Marquês, também. E isso nada tem que ver com antever um cenário negro ou só ver flores e nuvens perfumadas no céu.

L., a partir do momento em que insinuas que eu quero ter alegria pelos fracassos do Benfica, estamos arrumados.

Paulo Santos, pois é um bocaidnho assim, é. Ou então é muito assim. E, claro, Paulo, claro que espero que não passe disso. Todos queremos o mesmo, mas parece que há quem não compreenda isso.

M., concordo com tudo o que escreves. Acrescentaria apenas ao ponto 4 que o novo tirano está encontrado e que anda hoje a estagiar no centro de estágio de tiranos chamado AXA SEGUROS. Mais meia dúzia de anos e será o novo Papa do futebol português. O Sporting, esse, continua a ser papado de todas as formas por odiar o Benfica.

"Crítico porque amo o Benfica, quero o Benfica melhor, quero ver o Benfica campeão" - é preciso dizer mais alguma coisa?

Bcool, são os mesmos problemas já várias vezes falados aqui mas que no Benfica parecem não ser evidentes. Aliás, há aqui uma certeza que toda a gente tem e que eu ainda ponho muito em causa: irá o Benfica comprar um lateral-esquerdo? Muitas dúvidas. Mas mesmo muitas dúvidas. Janeiro geralmente costuma ser o mês de arrasar objectivos: ou por não se compensar os erros de Agosto em termos de compras ou por vender um jogador essencial do plantel. O histórico desta Direcção é esse. Por que razão iremos esperar outra coisa?

Sim, acredito perfeitamente nos quartos-de-final, sou houver alguma sorte no sorteio. O Benfica tem capacidade para eliminar qualquer uma das 7 possíveis (sim, incluindo o Milan). E, dependendo de outros emparelhamentos, até mesmo os quartos-de-final poderão trazer algum adversário menos tubarão. É isso que me custa neste Benfica: poder chegar longe mas nunca chegar por estupidez do seu treinador. Ter talento, potencial, capacidade para muito mais e deixar-se morrer nseste futebol deprimente do último jogo e nas ideias esquizofrénicas de Jesus. Se não fosse tão labrego, seria um treinador de excepção. E o Benfica ganharia tanto com isso.

JD, Não acredito nada nisso do Vieira querer conquistar o poder. Ele é um frouxo, um totó ao pé dos gurus do futebol português. Além disso, tme interesses pessoais que colidem com os interesses do clube. Já vai tão tarde...

Sim, volta Luisão.

Sentinela, já expliquei a minha crítica a esse assunto. Se tiveres paciência, vai lê-la. Se não tiveres, continua a trazer-nos esses comentários cheios de coisa nenhuma. É com essa tua coerência que o Benfica deve ser discutido.

Ricardo disse...

Abraço, Pedro! Conhecemo-nos pessoalmente ou somos só ilustres abrantinos?

Obrigado pela informação mas agora o Sr. Elias já me trata bem, com todas as informações a que tenho direito. Aliás, vou fazer um concurso. Já explico.

Abraço.

Pedro disse...

Ricardo,

Apesar de não deixarmos de ser ilustres Abrantinos, sim conhecemo-nos, embora por circunstâncias da vida, já vão uns anitos que não privamos! Vivo no largo do antigo quartel dos Bombeiros, um pouco abaixo do outro Pedro! Já lá vai o tempo que passavamos pelo supermercado Dia a caminho do treino do SAB para o teu inevitável doping de Maltesers!

Abraço e até um dia destes no café Portugal!

Ricardo disse...

Já sei, Pedro, grande Abraço.

O doping de Maltesers nunca foi devidamente analisado pela equipa laboratorial do Benfica de Abrantes. Caso contrário, teria havido graves consequências...

Pedro disse...

Ricardo,

Por falar em Dopings antes do treino, recordo um em que o Rocha "aviou" uma embalagem de 4 donuts adquirida no Dia e depois ainda fez um "assalto" à carrinha do saudoso Chico da Luz! O Chico viu e foi vê-lo atrás do Rocha... A bronca veio depois, com o Rocha a fugir do Chico atrasa-se e entra a meio do treino quando já iamos a meio da corrida, depois quando o Mister pediu explicações...
Abraço
Pedro

Ricardo disse...

O Rocha também não fazia a coisa por menos, Pedro. O que faria Jesus se lhe aparecesse um jogador a meio do treino com 4 donuts no bucho e mais uns extras (sandocha de torresmos?)?

JD disse...

Ricardo, eu disse q o Vieira queria herdar o sistema, não conquistá-lo...

Ele está à espera que com a saida do Pinto, o Porto entre numa luta intestinal sem um herdeiro forte e incontestado. Nessa situação, o sistema, que precisa de pão para a boca, irá cair-lhe no colo.

Não menosprezes o Vieira. Pode não ser inteligente ou não verbalizar correctamente o que pensa. Mas é preciso ser, pelo menos, esperto para ter o sucesso que ele teve na vida empresarial. Sucesso com métodos "pouco ortodoxos", mas a jogar como ele há muitos e poucos conseguiram o que ele conseguiu. O que leva a outra coisa, o gajo é paciente e implacavel.

Nunca o iremos tirar da Luz. E quando o sistema lhe cair no colo...adeus Benfica. Pelo menos, adeus Benfica dos sócios (ou já foi o adeus?). Não duvides.

Hattori Hanzo disse...

Ricardo também eu percebo que B. César não é extremo, tal como Gaitan... mas o "mestre" é que sabe o que se pode fazer. E com isto queima vários jogadores, não só os que jogam fora das suas posições como os que poderiam lá estar (Urreta, mas também Yartey nos podia dar jeito e até está a fazer uma boa época na Suiça). Concordo com o JD: infelizmente não me parece que Vieira tente acabar com o sistema, ele quer ser o próximo dono desse mesmo sistema. E Vieira não é burro, pode falar mal e ter um discurso péssimo, mas é até bastante esperto. Estar a menosprezá-lo é um dos grandes problemas de muita gente.

Ricardo disse...

Pedro, recebeste algum mail do Benfica com essa informação sobre o jogo do Benfica-Rio Ave? Se calhar o Sr. Elias ainda não está totalmente em paz comigo, porque não recebi e preciso de saber se isso é mesmo assim (um de sócio dá um grátis de acompanhante) para fazer de Oprah na blogosfera benfiquista.

Ricardo disse...

Hanzo, ele querer pode querer muita coisa mas não acredito que o consiga. Até porque não lhe convém consegui-lo.

Pedro disse...

Ricardo,

Não recebi, fui ao jogo na quarta e foi onte fiquei a saber! Mas aqui tens!

http://loja.slbenfica.pt/Portals/2/Homepage_Destaque/loja_flyer_natal_slb.pdf

Abraço
Pedro

Hattori Hanzo disse...

Ricardo não te preocupes... também não recebi algo sobre essa promoção. Soube porque fui ver algo no Site.

Constantino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Constantino disse...

Ricardo,

Eu só espero que sejas da velha guarda das previsões meteorologicas, daquelas que em 10 acerta 3. O facto de não apresentares a meteorologia de mini saia dá-me esperanças de ainda seres dos tempos do Anthimio de Azevedo, o homem que sabia muito da meteorologia e do catano mas acertar é que está quieto... ao menos quando o Eng. Sousa Veloso dizia que uma batata tinha mildio, a puta da batata tinha mesmo mildio e se há coisa que eu aprecio é gente que não me engana... tipo o Emerson (um gajo prevê que ele vai dar barraca e charan.. ele não falha).

Abraço.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Tobias Minus disse...

alguém avise a osga que tem o nick dos chocolatinhos (que de tão
'colorido' mais me parece o cartaz de tintas da robbialac) que nem com a ajuda do Capel...a
o desportivo 'pastilhas de telheiras' conseguiu vencer

e não há-de o cocó de em falar em dobradinha

vão 6-seis-6 seguidas sem tirar fora

Ulrich Haberland disse...

"Nunca o (Vieira) iremos tirar da Luz. E quando o sistema lhe cair no colo...adeus Benfica. Pelo menos, adeus Benfica dos sócios (ou já foi o adeus?)..."

JD,

O Benfica dos sócios acabou. E fica mais distante a cada casa do Benfica inaugurada. Não duvides.
O "coup d'etat" passou pelas últimas eleições e terminou nos novos estatutos. Está feito.
Sim, nunca o iremos tirar da Luz. Aliás, nunca mais iremos (sócios) eleger qualquer direcção do clube. Já não somos um clube no sentido tradicional, somos uma empresa e os sócios não mandam nada, só pagam. Deixaram-nos apenas a ilusão de poder.
O Benfica era nosso, e nunca mais há-de ser.

Rui disse...

Ricardo... cá estou!

Ganhámos. Um jogo muito difícil, contra uma boa equipa. Um daqueles jogos onde se ganham campeonatos, e ganhámos!

Tens de afinar as previsões. Hoje não foi com brilho, foi com suor, mas também serve!

Unknown disse...

Depois do esterco do jogo de hoje que eu pensava que seria ganho mais facilmente, cada vez mais me convenço que não seremos campeões.
É inacreditável ver o imobilismo do treinador perante jogadores que não jogaram nada desde o priemiro minuto como o rodrigo e especialmente o bruno césar. é inacreditável que o nolito entre aos 80 minutos e que o witsel tivesse saído quando havia aquela confusão toda à frente com jogadores a atrapalharem-se. Até o Aimar decaiu substancialmente na última meia hora. Qualquer equipa já percebeu que o maxi quando ataca deixa flanco todo aberto e continuamos sem um movimento de compensação. O Jardel e o Emerson são demasiado fracos para envergarem a camisola do Benfica.
Enfim, gostava de saber qual foi o jogo para que se pouparam tendo em conta a merdosa exibição