sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Dão-se Bilhetes! Vem até ao Ontem vi-te - a Oprah da blogosfera benfiquista -, traz a tua imensa cultura sobre a História do Clube, inventa coisas tremendamente giras e originais e acaba a ver, DE BORLA, o Emerson passear a sua classe pelo relvado.

Em momentos de crise, solidariedade e soluções alternativas - este podia ser o meu lema, se eu tivesse lema. Como não tenho e ando muito magoado com os benfiquistas que ficam em casa, decidi dar bilhetes. Assim, simples, sem explicações de maior: dão-se 3 bilhetes para o Benfica x Rio Ave (um para sócio, dois para acompanhantes) em troca de uma resposta certeira e de uma frase originalíssima. 

A pergunta a que os meus caros terão de responder requer historiografia benfiquista (trabalhem lá um bocadinho, é fácil); a frase é muito simples: têm de justificar por que razão, em vez de comprarem bilhete, andam à mama pelos blogues do Benfica. Simples, não é? Os 3 marmelos vencedores serão os que responderem acertadamente à questão e convencerem este que vos fala da vossa urgente e merecedora ida ao Estádio à custa da minha conta bancária. Ora então cá vai:

- Para além dos variadíssimos cargos que Cosme Damião exerceu no Benfica - e no desporto português -, que outra função de extrema importância teve o fundador do Glorioso?

Aceitam-se subornos, desde que criteriosamente clandestinos.


30 comentários:

JNF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ainda se fosse para ver a imbecilidade do profeta ricardo eu ia, mas para ver o Emerson, não vou.
O profeta ricardo como um dos maiores imbecis da blogosfera faz-me rir e como tal, até o ia ver a um bar decadente de 3ª, onde de resto é por onde deve andar.

Sardinha

JNF disse...

Hmmmm...

não quero dar a resposta de borla.

Não dá para activares a moderação de comentários ou dizeres para enviar as respostas para o mail do blog ou assim parecido?

Constantino disse...

Ricardo,

O tio Cosme foi fundador do Clube dos Bigodes de Portugal e heptacampeão do torneio internacional de Chelas de "Bigode & Barba" tendo ainda conseguido dois brilhantes 3ºs lugares no mesmo torneio na variante "pêlo no peito". Foi também secretario da casa de palmela (abraço ao Alberto Miguens) quando já lá não morava vivalma e nem água canalizada havia porque um toxicodependente já tinha gamado o contador para vender no ferro velho e foi agraciado com a Ordem Do Grao Duque do Bom Gosto a Vestir depois de ter recusado deixar de usar a camisola encarnada da águia altaneira, quando lhe ofereceram uma com riscas branco sujo e verde pastoso. Esteve ainda envolvido na Revolução Republicana por ter seguido à risca a principal regra da solidariedade entre pares: "se não atrapalhares, já ajudas"... basicamente ficou o 5 de Outubro de 1910 todo em casa, momentos que aproveitou para repintar a faixa sob as patas da águia no simbolo do SLB, substituindo o azul e branco monarquico pelo vermelho e verde republicano.

Acho que mereço o bilhete porque, entre os que não sabem a resposta certa fui o que teve a resposta mais ridicula.

Abraço e depois logo me dizes onde é que a gente se encontra para me dares o bilhete.

Ricardo disse...

JNF, faz sentido. Enviem a resposta para suavesemfiltro@hotmail.com. A frase pode ser aqui.

Ricardo disse...

Sardinha, nada como participares, ganhares e insultares-me ao vivo. Giro, hein?

Constantino disse...

JNF,

O Ricardo disse-me, agora mesmo, para fazer eu a selecção das respostas. Envia a tua para o meu mail que depois eu digo-te se está certa ou não (agradeço se tiveres a delicadeza de enviar a correcta). Fico a aguardar o teu contacto.

Abraço

JNF disse...

Digo-te por aqui que é mais fácil: Cosme Damião trabalhava como mecânico no Bairro das Furnas.

Abraço.

Ricardo disse...

Constantino, prometo que ficas em lista de espera. Essa resposta merece qualquer coisinha. Se não ganhares, pelo menos levas cabaz de Natal.

Anónimo disse...

Profeta ricardo, não foi um insulto, foi um elogio.
Pelo que já li por aqui, és considerado um profeta que já vê a desgraça num futuro próximo. O problema é que ao contrário da Maya, não acertas uma, ex: bater no LFV - resultado - Benfica levantou-se das cinzas com ele, JJ - dos melhores treinadores que já passaram pela Luz e com o melhor palmarés na Europa, agora é o Emerson - calma, o Luisão demorou uma época inteira a ambientar-se ao clube. Pegar de estaca poucos pegam, é preciso ter calma, que ele fará a parte dele.
Aqui está uma resposta fundamentada e sem falsidades.

Sardinha

Vasco disse...

E se eu te disser que hoje há tributo a The Doors num "bar" na margem sul?

Saudações gloriosas. Lizard King

Ricardo disse...

Sardinha, vou deixar o teu comentário. É um verdadeiro tratado para o riso.

Vasco, nunca serão demasiados. Onde, já agora? Abraço.

Ricardo disse...

Já agora, sobre o concurso: ainda ninguém acertou. Vão ter de continuar a tentar. Os 3 bilhetes ainda estão à mão de semear ao mais conhecedor e ao mais criativo. Surpreendam.

LDP disse...

Cosme Damiao foi o primeiro àrbitro portugues de hoquei em patins. Foi ele o grande impulsionador deste desporto em Portugal, de resto. E como mais ninguém sabia as regras senao ele, toca de entrar no ringue de apito na boca.
Foi também actor ou encenador de teatro, acho.

Quanto à frase...O LDP anda à mama pelos blogs do Benfica para arranjar bilhetes porque se ganhar oferece-os ao Ricardo e a mais dois amigos deste para irem à bola à borla.
Obviamente que viver a 2.218 klms do Estàdio da Luz, distancia essa percorrida em 21 horas e 2 minutos sem sequer uma pausa para mijar pagando 342 euros e 78 centimos em portagens tem a sua influencia.
Uma vez à porta do estàdio o Ricardo e os seus amigos vao ter que imaginar quantas minis é que o LDP emborcaria e homenageà-lo através de tal acto.

Sem mais de momento, espero ganhar e ser representado desta maneira no jogo.

Ricardo disse...

Então eu compro os bilhetes, dou-tos, tu dás-mos e eu vou à pala ao jogo? Ganda negócio para mim, sim senhor!!!

Está registada a tua ideia. Mas podes sempre poupar no bilhete para gastares 400 euros na viagem. Sempre é uma ajudinha e matas saudades do burgo.

Anónimo disse...

serviu o clube que veio depois dar origem aos lagartos que conheçemos? eu digo isto e nem sequer sou muito culto nao faço a minima se acertei mas,eu adorava voltar a luz,sou aqui do norte so estive na luz 2 vezes na vida eu sei sou mt triste :( mas sou um doente benfiqusta saudaçes amigos do oveL e continuaçoes gloriosas
daniel. mozelos

Ricardo disse...

Porra, vocês obrigam-me a entrar na personagem do Professor Tirano:

LEIAM COMO OLHOS DE VER A PERGUNTA, CARALHO!

Estão a responder coisas relacionadas com desporto porquê, se na pergunta está "além dos cargos no Benfica - e no desporto português"? Chiça penico!

Daniel, pelo andar da carruagem ninguém vai acertar na função do nosso ilustre fundador. Por isso, dedica-te a umas frases que me convençam e tens o bilhete. Confesso que gostaria de dar um dos bilhetes a alguém que nunca foi ou foi poucas vezes à Luz. Mas tenho de ser justo.




(A não ser que haja garrafas de uísque por debaixo dos panos...)

MM disse...

Embaixador de Portugal no Brasil, escritor e presidente do Casa Pia.

Justificação para os bilhetes: há muito que não visito a Luz. Podes dar os 3 bilhetes ao meu (benfiquista) irmão, terei o maior prazer em torná-lo possível. Se quiseres, podes acompanhar-nos ao jogo em questão. Teria eu o maior prazer nisso.

MM disse...

E Ricardo, tal como poderia não sei quem insultar-te ao vivo, poderias tu também na ocasião chamar-me mentiroso, ao vivo ...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
David Duarte disse...

Bem... eu cà chego a Portugal na quarta e apenas vi o Benfica uma vez na nova Luz (Benfica 1-0 FC Porto, Saviola). Penso que a minha presença na Luz é essencial para que o Saviola volte a lembrar-se de jogar à bola.

David Duarte disse...

E, como é obvio, vou preparar uma bolsinha que, com certeza, vai alegrar os dias e as noites do Ricardo...

David Duarte disse...

P.S.: a apostar claramente no suborno!

João Duarte disse...

Mas o q é q se passa q ando há 2 dias a meter a resposta "TIpografo" e os comentario não entram?

Ricardo disse...

David, tens de responder à pergunta e convencer-me de que és merecedor do bilhete com uma explicação irrefutável. Essa de só teres ido uma vez toca-me ao coração. Talvez consigas qualquer coisinha.

João, não faço ideia. Mas não é essa a resposta.

João Duarte disse...

Tipogrado talvez nao seja a descrição mais correcta, ele era encadernador.

Mas se essa não é a resposta...bem, ele era também CHEFE DE FAMILIA!!! Como se sabe, função de extrema importância!

Mr. Shankly disse...

"Cosme Damiao foi o primeiro àrbitro portugues de hoquei em patins. Foi ele o grande impulsionador deste desporto em Portugal, de resto. E como mais ninguém sabia as regras senao ele, toca de entrar no ringue de apito na boca.
Foi também actor ou encenador de teatro, acho."

LDP, não estás a confundir com o Eugénio Salvador?

Cosme Damião: pelo que consta ajudou a fundar o lol de Portugal. Muito obrigado. Mas não posso ir ao jogo, foda-se.

Anónimo disse...

Para tipos como o profeta o que escrevi é um tratado de riso, mas o que escreves nem para papel higiénico serve.

Sardinha

LDP disse...

Shankly, tenho 99% de certeza absoluta do que digo. Mas para desfazer as duvidas sobre Cosme (ou qualquer outra coisa relativa ao Benfica) é melhor perguntares ao MM.

David Duarte disse...

Bem Ricardo, eu preferi apostar no desejo que todos temos de ver o Saviola a jogar à bola decentemente e no saquinho que te ia dar à entrada do Estadio :P