domingo, 11 de dezembro de 2011

Quimioterapia

Exceptuando o resultado - que vale muito mas que por si só não garante nada, antes adia a hecatombe -, tudo o resto foi miserável, especialmente a segunda parte, em que, em superioridade numérica durante quarenta minutos, só nos últimos cinco o Benfica conseguiu a primeira ocasião de golo digna desse nome - um penso rápido que não estanca a hemorragia que se adivinha. 

Felizmente os rivais estão também em estado decrépito. Pode ser que chegue. Mas não acredito.

Amanhã disseca-se este sofrimento. Por hoje, mais 3 pontos. Aproveitemos a beleza da ilusão. O barco ainda não foi ao fundo.

61 comentários:

Pedro disse...

Exceptuando o título do post, concordo com o que dizes. Um futebol miserável.

É impressionante que uma equipa como o Benfica, com jogadores como o Aimar, o Witsel, Nolito, Bruno César, Gaitan, Saviola, Rodrigo e mesmo o Cardozo, seja tão má a explorar a zona central do terreno. Sei que a maioria vai dizer que falta um ala, eu acho que falta é jogar à bola, porque só se vê passes entre o lateral e o extremo. Quando a bola chega ao meio e se trabalha aí um velocidade, a loiça é outra.

Espero que estejas enganado na tua previsão, mas não me parece que estejas. Safa-se de facto que os outros também tremem e muito.

Ccosta disse...

São os resultados (quando positivos) que adiam a hecatombe, sempre!!!

Podia ver o jogo dessa forma, claro, como posso ver de outra, daquela que mostra um adversário terrível, em constantes correrias loucas, que protestava por cada falta que cometia e aproveitava tudo para parar jogo e até nas substituições saíam de maca...

No primeiro ano de JJ, as grandes exibições eram constantes mas os maus resultados também apareciam: eliminação da taça na luz e da Liga Europa em Liverpool - não chegou o nível exibicional para evitar hecatombes!!!

Se na segunda parte só viste uma oportunidade, digna desse nome, aos 85 minutos diz-me, e seguindo esse critério, em que minuto de todo o jogo vis-te uma do Marítimo! Recordo-te que jogou contra uma equipa chamada Benfica...

Espero que a próxima hecatombe surja na taça da liga!

Rui disse...

Ricardo,

Cá estou eu. Ok, hoje a tua previsão não deu certo, adias o descalabro para as calendas. Tudo bem. Faço-te um desafio - vamos ver quem ganha na Madeira, ok?

Parece que o Benfica joga sozinho. O Marítimo, está em 4º, aviou os lagartos no Alvalixo e, para além de ter uma boa equipa, fez o possível para complicar o mais que pôde.

Enfim, Ricardo, há melhores formas de sofrimento auto infligido - tipo jovens esbeltas, de peitos generosos. vestidas de couro e com materiais capazes de induzir a dôr. Mais valia do que esse pessimismo militante.

Mas pronto, cada um come do que gosta.

L. disse...

miserável é cada um dos teus textos anti-Benfiquistas.

a tua alegria de viver claramente é o Benfica perder: vives para esse dia em que dirás orgulhoso: eu bem dizia!

afinal de contas, ganhámos no terreno da 4ª melhor equipa portuguesa deste ano até agora. deve ser mau. como mau foi ganhar ao sporting, empatar no dragão e em manchester, etc. tudo mau.

bom, só de 5-0 para cima sem o adversário rematar sequer. e sempre com espectáculo, futebol tipo barcelona, claro.

aliás, por ti, tínhamos perdido em 2005 o título do trappatoni: jogavamos dez vezes menos do que hoje. mas ganhámos.

se calhar devias mudar de clube. ou colocar a tua bitola a um nivel humano. e ja agora remendar essa memoria que esta muito, muito falha.

L. disse...

acrescentando:

quando a derrota vier, é hecatombe? uma derrota é hecatombe? desistes fácil, nesse caso. falta a estaleca para ser do Benfica. como diz o hino: sou de um clube lutador.

Ricardo disse...

Este mesmo marítimo vai nos dar o titulo de campeões de Inverno na próxima jornada, e mais não digo! Com um defesa esquerdo de craveira internacional( este Emerson, defendi-o até nao dar mais, mas é muito fraquinho)somos campeões em ABRIL, sem espinhas.

Ricardo disse...

A arrogância desta gente. Mas o que fará um gajo vir a um blogue de outro dizer-lhe como viver o seu clube? Qualquer dia digo-vos o que acho dos que vivem dos resultados. Mas descansem: não vos quero ensinar nada, ao contrário de vossas excelências.

Se vos afronta a forma como analiso o Benfica, por que caralho vêm para aqui soltar frustrações? Vão para os milhares de blogues que existem e que serão do vosso agrado, que neste momento estarão a dissertar sobre a excelência do resultado e da capacidade de sofrimento. São os mesmos que diziam para dar tempo ao Roberto e dizem que daqui a um ano já teremos um Emerson em grande nível. Vão para lá e sejam felizes, no vosso mundinho do resultadismo. Mas depois não chorem muito, quando a realidades vos der uma carga de porrada. E não passem, quais camaleões, a dizer "pois, estava visto, estes filhos da puta não ganham nada".

A arrogância desta gente. Vão discutir o benfiquismo para o caralho, que aqui não há quem pense que há benficómetro. Cambada de sanguessugas.

Rui disse...

Caro Ricardo,

Mas que má criação. Eu hoje limitei-me a vir cá, como disse que vinha, quando da tua merda de previsão metereológica.

Por mim podes viver o Benfica como quiseres.

Fica bem e sem azia. Eu, vou aceitar o convite e não volto cá.

De qualquer modo registo a azia por teres falhado a previsão e terem aparecido uns tipos a lembrar-te disso. Só me ocorre uma palavra para descrever isso - patético!

Unknown disse...

Se depois desta exibição execrável ainda acham que o Benfica vai ser campeão porque depois de 40 minutos a jogar contra 10 marcamos um golo arabalhoado e imediatamente defendemos tirando o avançado para meter um médio defensivo quando o adversário tinha menos um e defender vivem no mundo da lua.
O Bruno César não jogou um caralho desde o primeiro minuto e fez o jogo todo. O Nolito só entra aos 80 minutos ???? O Rodrigo perdeu a confiança que tinha e tirando um remate para aí aos 10 minutos na primeira parte nada fez a não ser perder bolas sem sentido.
O Aimar quando estoirou começou a perder bolas e a lançar contra-ataques.
Os adversários já sabem que o Maxi sobe, pois é o único ala do Benfica que é capaz de ir à linha e cruzar e portanto metem bolas atrás de bolas nas suas costas e ainda não temos uma merda dum movimento de compensação.
Que caralho anda o Jesus a fazer sem ser declarações de uma bazófia insuportável ?
O Emerson e o Jardel são claramente jogadores sem nível para o Benfica. Será que não vêem que o que se passou no final da época passada está para se repetir ? Volto a repetir o que disse a semana passada, estava à espera da vitória na Madeira ao contrário do Ricardo, mas não acredito no título.

Unknown disse...

*atabalhoado

Ricardo disse...

Rui, o comentário não era para ti. Era para o L. e para os anónimos que vieram emporcalhar o estaminé.

Arsène Lupin disse...

É verdade, ainda não fomos ao fundo.

Mas vamos pensar positivo, havemos de ir. É manter a esperança.Força nisso, amigo.

Pedro disse...

Ricardo,

Antes de mais bom dia!

Bem ontem desesperei um pouco a ver o Benfica, caramba, perante um autocarro não temos o raio de um extremo capaz de ganhar a linha e meter um cruzamento em condições na área, dignos desse registo só...dois lançamentos laterais do Maxi...é que até se marca o raio dos cantos à moda dos infantis no antigo "barro vermelho", ou seja, ao primeiro poste e por baixo porque ainda não há força para levantar o raio da bola! Depois, esta mania do Jesus de meter canhotos à direita e dextros à esquerda...sinceramente só o mestre da táctica, num campo de dimensões reduzidas, contra um adversário que estaciona autocarros, afunilar o jogo ao centro é um convite a perdas de bola e contra-ataques adversários e só favorece quem defende.
No entanto, vi alguns aspectos positivos, vi garra na equipa contra um adversário muito complicado, e que deverá causar disturbios a jogar em casa...
Com um par de extremos e um defesa esquerdo bonzinho em Janeiro acho que iamos lá, não sei é se o nosso "chauffer" tem mão para o automóvel...

Um abraço
Pedro

Mike Portugal disse...

Ricardo,

O treinador é o mesmo faz este ano 3 anos. Os métodos são os mesmos, os jogadores estão lá quase todos. O que é que mudou? Não pode ser só culpa do Emerson, que, é verdade, está ao nível do nosso Evaldo.

Aimar continua, Cardozo continua, Saviola vai entrando (embora aqui eu não perceba como é que ele não é titular), Gaitan vai fazendo a diferença, etc...

Anónimo disse...

O futebol poderia ter sido melhor mas não me consigo alhear do facto de o Marítimo ser o 4º classificado e que há uma semana eliminou o Benfica da Taça de Portugal.
Faço das minhas palavras as do Ricardo quando diz que o Marítimo nos vai dar o título de campeões de inverno já na próxima jornada.
O Cardozo falhou de balisa aberta e o Aimar (que é um génio) também poderia e deveria ter aberto o marcador, caso contrário o resultado teria sido outro e a sangria de que aqui falas seria daquelas que bem geladinhas tanto nos sabe bem beber e quem sabe brindar :)
Esgotei a minha paciência com o Emerson e concordo com o que dizes sobre o seu não-futebol é zero!

Zita

MM disse...

Amigos, e os meus bilhetes para a catedral? Fico à espera.
Podem enviar à cobrança, o Cosme Damião não se importa ...

pitons na boca disse...

Não me revejo na visão pessimista que se pode ler neste blog.
A época é feita de altos e baixos, sempre foi – salvo algumas raras excepções de super-equipas como o Barça ou mega-instituições como o Futebol Clube do Polvo. O que mantém uma equipa na luta pelos títulos é conseguir aguentar os momentos piores com resultados. Felizmente é isso que está a acontecer até agora – com excepção da Taça, infelizmente.

Há algumas coisas a apontar a esta equipa, evidentemente. Talvez não tantas como as que se fazem aqui. Alguns jogadores a denotarem um decréscimo de forma, também com os tais altos e baixos. Mas não concordo com o discurso à Nostradamus, a prever o Dia do Juizo Final.
É certo que precisamos de um lateral esquerdo. Emerson é fraco, mas mesmo assim continuo a acreditar que é menos mau que o actual Capdevila. O Bruno César anda há duas semanas a passear em campo e ontem deveria ter saído aos 45 minutos para dar lugar ao Nolito, coisa que não chegou a acontecer. O facto de as jogadas pelo centro do terreno não terem sortido ontem talvez tenha a ver com um pequeno detalhe: ainda jogamos contra outra equipa, que também tem lá jogadores e que neste caso fecharam muito bem, coisa que numa noite menos inspirada pode torna-se complicado.
Como muito bem disse o BCool, o que é inadmissível é passar-se um jogo inteiro sem se conseguir fazer um centro decente, nem mesmo de bola parada. No comentário dele não posso concordar é com a tirada de que não há um movimento de compensação às subidas do Maxi. Lembro-o de que o Luisão está lesionado e normalmente, quando há uma jogada para as costas do Maxi, essa morre às contas do Luisão. Jardel tem estado bem nas marcações aos adversários mais directos, mas nas dobras ainda falha uma ou outra vez, mais em termos de posicionamento (demasiado central).

Resumindo o que acho, esta equipa é capaz de grandes jogos e jogos maus, e tal como quase a totalidade de equipas por esse mundo fora, tem altos e baixos. Há cerca de um mês que estamos numa fase menos boa, que felizmente não se tem traduzido em muitas derrotas nem em perdas de demasiados objetivos de época.

Ao contrário do Ricardo, acredito que em vez da hecatombe, a equipa vai voltar aos grandes momentos. A hecatombe estaria aí à porta se, depois da eliminação da Taça, tivéssemos perdido ontem. Aí sim, talvez viéssemos por aí abaixo. Não aconteceu, portanto acredito que vamos estar na luta até ao fim e que esta poderá cair para as nossas cores.

Carrega Benfica.

Mike Portugal disse...

Zita,

Eu cá prefiro o título de campeão de Primavera, ao de Inverno, mas tu é que sabes ;)

Anónimo disse...

Mike, eu também prefiro o título da Primavera mas para o alcançar nada melhor do que acabar a primeira volta isolados em primeiro lugar ;)

Constantino disse...

Ricardo,

Durante os jogos repito à exaustão "hoje não vamos ganhar" ou "canto? nós somos uma merda nos cantos" ou ainda "livre directo? nem me lembro da ultima vez que marcamos de livre directo". Na verdade eu apenas quero passar uma imagem de pessimismo e derrotismo para depois os golos e as vitorias me saberem melhor. Ontem estupidamente, após o falhanço do Cardozo e depois de mandar um pontapé numa cadeira disse bem alto "boa, já ganhamos. Cardozo vai resolver o jogo". Disse-o com tanta convicção que nem fui gozado nem ninguem se riu (nem o cabrao do corrupto no balcão). Acontece que quando o Cardozo mandou a chicha la para dentro festejei com tantos "caralhos e filhos da puta" que uma senhora 2 mesas atras não resistiu a um "olhe que para quem tinha tanta certeza de que o Cardozo ia resolver o jogo...esta-se a mostrar muito surpreendido".

PS - não pensem que sou um mal criado descontrolado que grita palavroes em frente a senhoras de 60 anos. Durante os 90 minutos, eu ao pé daquela senhora parecia uma lady.

Abraço.

Mike Portugal disse...

Mas Zita,

A primeira volta não acaba agora. Só daqui a 2 jornadas, em Janeiro.

Ricardo disse...

Arsène, foram 15 segundos de vida que perdeste a dar uma de parvo. Continua, amigo.

Bom-dia, Pedro. Concordo contigo: a única coisa que se aproveitou foi o esforço que, em alguns momentos, a equipa demonstrou. Mas isso não devia ser sequer motivo de regozijo. Os cantos do Bruno César são piores que muitos que marcávamos com 10 anos. Pelo menos na altura havia uma ideia mais inteligente: vinha outro gajo ter connosco que levantava a bola e depois bastava uma pastilha para dentro da área. Abraço.

Mike, o problema do Benfica está muito para lá do Emerson, embora este seja, de facto, um entrave a qualquer objectivo que a equipa tenha.

Zita, compreendo o que dizes mas esses são "ses". A verdade é que voltámos a não jogar nada, exceptuando ali uns 10 minutos da primeira parte em que resolvemos ser inteligentes e trocar a bola pelo relvado em combinações rápidas - que é o que devíamos fazer sempre mas que por algum motivo a equipa não o faz há 2 meses.

MM, o concurso está em aberto até 4ª feira.

Pitons, exceptuando o jogo em Manchester, esta equipa está em "baixos" há mais de 2 meses. Dizes que a hecatombe estaría à porta se ontem não tivéssemos ganho. A questão é essa mesma: a equipa não fez o suficiente para não correr esse risco. Ganhou, com sorte, a 5 minutos do fim, a vitória é justíssima, porque criámos mais oportunidades de golos e procurámos mais ganhar o jogo mas não fizemos, especialmente quando ficámos em superioridade numérica, o suficiente para não corrermos riscos desnecessários. Pelo contrário, atacámos mal e defendemos pior, dando hipóteses ao Marítimo de explorar por várias vezes os espaços entre o nosso meio-campo e a defesa. Não fizemos um jogo inteligente, não jogámos aquilo que deveríamos ter jogado para correr o mínimo de riscos possível e criar perigo na baliza adversária. E isso é um sinal para o futuro e um sinal que vem acontecendo há meses a fio. Se tu pões toda a esperança num acontecimento acidental (o golo de ontem), respeito. Eu não ponho. De resto, somos iguais: só queremos que o Benfica ganhe, mesmo que a jogar mal. Mas não é essa a discussão.

Constantino, ontem passei 5 minutos a festejar o golo do Cardozo, certo de já não perdíamos a vantagem. Depois volto a olhar para o computador, estava 0-0. Quando vejo a repetição do lance, tornei-me uma senhora de 60 anos de Almancil. Abraço.

Ricardo disse...

ATENÇÃO: o concurso continua até 4ª feira, dia em que serão anunciados os felizes contemplados com a ida à Luz para ver, ao vivo, o portentoso jogador que é Emerson. Já alguns acertaram nas respostas mas confesso o desapontamento pela fraca qualidade nas razões por que querem os bilhetes. Vamos lá, rapaziada, não há vontade de ir à Luz, mesmo de borla? Cambada de mariquinhas.

Anónimo disse...

Tanta irritação que para ai vai, e o Benfica continua em 1ª, olha se não. De facto a equipa está a atravessar uma fase má, mas com bons resultados (excepto taça), mas talvez seja uma questão de gestão, pois o ano passado tivemos uma serie grande de bons jogos com vitórias e depois foi o descalabro, no ano do titulo a fase final foi também muito débil.Pode ser que este ano a grande fase do Benfica seja no ultimo terço e se assim fôr temos de dar os parabéns ao JJ. Tirando aquela basófia insupurtavel tudo bem. Quanto ao Emerson de facto é desesperante, talvez se resolva em janeiro.

cumpts

SLB1958

Paulo Santos disse...

Como já disse em outra ocasião, eu encontro-me algures entre a perspectiva do Ricardo, e a perspectiva mais optimista...

Em relação ao jogo de ontem, é preciso referir, como alguém já fez, a qualidade da equipa do Marítimo (para a semana, tal como disse alguém, não fará mossa, pois está desfalcado de 3 das suas peças chave); não podemos olhar apenas para o nosso lado da equação...

JJ, foi o 80 há duas épocas, o ano passado foi o 8, este ano estará a tentar ser um 48...

Apesar disso continua com algumas teimosias que, no meu ponto de vista, são aquilo que de pior se poderá apontar a desempenhos/resultados desta época. Capdevilla é a que mais salta à vista (embora eu ache que não tira a titularidade a Emerson actualmente, mas sobre Emerson falo mais à frente); a insistência em Bruno César (que nos últimos 3/4 jogos não jogou um caracol)a par do "encostanço" do Nolito (que ontem até foi o desbloqueador do jogo), será outra teimosia muito evidente; mas poderíamos ir até á dispensa do Sidnei, à contratação do Jardel (que até, diga-se, tem cumprido razoavelmente a sua missão)...e muitas outras...

Emerson ontem fez um jogo fraquinho, mas caramba, e o Maxi que anda a fazer jogos fraquinhos desde o início da época?! Ninguém fala? É por causa da sua participação (quase sempre boa)no processo ofensivo?! É preciso lembrarmo-nos que o homem joga na posição de defesa - DEFESA...e ontem, as principais oportunidades do marítimo surgiram quase todas pelo seu corredor...

Esta coisa dos patinhos feios no Benfica é uma patetice tão grande como dizer que o scp dominou o jogo na Luz (até à expulsão).

Apesar de tudo, tenho fé que estaremos a lutar pelo título até à última, e que temos grandes hipóteses de ser campeões.

Ah, e sim, também acredito que o marítimo limpe o sebo a andrades e lagartos na madeira; e até acho que eliminam o clube dos viscondes falidos na taça!

Abraço

Rui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui disse...

Ricardo,

Agradeço o teu esclarecimento. Eu gosto da tasca, mesmo com o teu pessimismo, e creio que nunca me portei mal aqui :).

Repara, eu não te nego razão em muitos dos reparos que fazes à equipa e ao JJ. Nenhuma equipa, no entanto, faz uma época a dar gás. O ano passado, com tanta exibição de encher o olho, acabámos sem gás nenhum. Convém não esquecer, também, que o Benfica teve de começar mais cedo e isso paga-se sempre. A verdade é que com uma primeira volta mais complicada (dos 5 primeiros, só tivemos o Sporting em casa), estamos em primeiro e não perdemos. O campeonato é uma prova de regularidade e, na fase baixa, só podemos esperar não perder pontos e não os temos perdido.

A época pode acabar em desastre? Pode. Pode acabar com sucesso? Pode. Por isso, a minha visão é de um optimismo muito moderado, eu diria uma visão de esperança, não ignorando os riscos que apontas.

Ricardo disse...

SLB1958, Pode ser que sim. Eu preferia que, no Benfica, as coisas fossem trabalhadas para uma perspectiva não tanto do "pode ser" ou da fé mas do trabalho consistente. Mas, não tendo isso, resta-nos o "pode ser". Mesmo numa época em que o Porto está pelas ruas da amargura...

Paulo, não desprezo a qualidade do Marítimo - que é alguma, especialmente no meio-campo, sim esse grupo de 3 jogadores que não jogarão no Dragão. Não estava escrito algures, como diz o Constantino, que as equipas não podiam jogar consecutivamente com dois grandes? É que, no caso do Porto, já são 3 ou 4 as vezes em que se vê a apanhar as sobras dos nossos jogos. E ao contrário, aconteceu alguma vez? Idiossincrasias do futebol luso.

Mas o nossa qualidade é obviamente superior e isso não se vê em campo, seja com Marítimo, Olhanense, Beira-Mar, etc, etc, etc. Não se vê porque o Benfica está mal organizado, insiste em jogar com jogadores em posições que não rendem, esquecem-se outros que poderiam dar outra dinâmica à equipa, força-se a teimosia até ao fim. E o pior é que já sabemos que o Jesus não muda. Até acabar eliminado de tudo, vai continuar a dizer, como disse ontem, que fomos... "brilhantes". Este gajo tem noção do ridículo?

O Emerson para mim não é questão nenhuma de patinho feio - não tenho nenhuma necessidade de arranjar bodes expiatórios no plantel. Só que o Emerson é mesmo muito fraco e para mim é incompreensível como é que um clube como o nosso tem uma prospecção que desagua na chegada de um jogador tão fraco para a titularidade - para a titularidade! nem sequer é para ser alternativa. Isto é absurdo.

Sobre o Maxi, tenho vindo a falar sobre as fracas prestações que tem tido. Devíamos compra rjá em Janeiro outro lateral para, pelo menos, lutar pelo lugar.

Abraço.

Vasco disse...

OFF TOPIC
Era no knock out. São os "Dead cats dead rats" em homenagem ao álbum "DEAD CATS DEAD RATS ABSOLUTELY LIVE"
Não me lembrei de voltar ao blog.
Saudações gloriosas

Ricardo disse...

Rui, és bem-vindo ao espaço, acho que sabes disso.

Pode acabar em desastre como pode acabar em sucesso? Pois, tudo certo. O meu ponto é o de que não estamos a fazer o que podíamos para aumentar a hipótese de sucesso. Se quisermos deixar à sorte, também pode ser. Só acho que não é a melhor das soluções. Especialmente porque os adversários estão fracos e nós temos um plantel de grande qualidade que, sem teimosias do treinador, daria para tudo este ano.

Miguel Nunes disse...

O futebol do Benfica está bem deprimente. Tanto bom jogador e não se vê nada.

Mas, a verdade é que já só falta ir a Guimarães e a Alvalade daqueles adversários mais incómodos. E o Benfica tem agora uma serie de 6 jogos teoricamente mais fáceis que poderá ganhar, e quem sabe aproveitar para se isolar no 1º. E aí, as coisas mudam. Quem se conseguir isolar primeiro no 1º lugar, parece-me que terá vantagem...

Continuo com muitas dúvidas, mas o Benfica já fez o mais difícil

Red Sniper disse...

..."O Benfica está em fase descendente, a caminho do precipício que deverá ocorrer já este fim-de-semana no regresso à Madeira" ...

..." Quem é Emerson e o que faz no Benfica? Como é que um mero curioso como eu percebe em Agosto que faltam laterais e central ao Benfica e a estrutura dirigente não? Em que parte do guião está escrito que é possível vencer o que quer que seja com um cepo como titular indiscutível? Sonho, ilusão, esperança? É mais demência, alucinação, estupidez." ...



... " . Vão discutir o benfiquismo para o caralho, que aqui não há quem pense que há benficómetro." ...

Um dia mau qualquer um pode ter...
Até os Cardozos da blogosfera, falham golos de baliza aberta !

Ricardo,gosto muito de visitar este seu espaço.
Nem sempre concordo com as suas opiniões, mas o seu requintado gosto musical supera a perder de vista as suas premoniações sobre o clube do nosso coração !

P.S.Essa do benficómetro paga direitos de autor :-)

SLB4EVER disse...

O lado positivo é que estamos em primeiro e quase a fechar a primeira volta que teoricamente era mais complicada devido ás deslocações mais difíceis. Resta conseguir a vitória contra o Rio Ave e Setúbal em casa e Leiria fora para possivelmente iniciar a segunda volta com uma ligeira vantagem que pode ser decisiva.

Negativo é ver que o nível de futebol praticado pela equipa é um insulto para qualquer adepto do clube e que o plantel mais caro de sempre mostra pouco esclarecimento e motivação para fazer melhor. Resta esperar que ganhem o jogo antes das férias e que estas sejam benéficas para os jogadores.
O que me deixa mais preocupado é que vejo o JJ a voltar á sua basófia desmedida, teimosias e ideias prejudiciais para os nossos objectivos. Os últimos jogos colocaram a nú uma série de equivocos da parte do treinador na abordagem táctica e gestão do plantel, felizmente sem ser a taça não nos custaram caro, mas sendo realista as suas invenções e falta de tacto são uma receita para um desastre iminente. Eu acredito muito neste plantel, infelizmente cada vez mais me custa a acreditar neste treinador que mais uma vez parece determinado a interromper aquele que era um bom momento da equipa á custa de decisões e opções que não se entendem, o bom futebol e a motivação do plantel já foi quebrado, os resultados devido a alguma sorte e qualidade dos jogadores têm continuado a aparecer mas continuando por este caminho é difícil não recear que o castelo de cartas possa ruir a qualquer momento.

Paulo Santos, o Emerson ontem apenas fez mais um jogo ao nível do que tem feito, não é culpa dele que os jogadores sejam colocados a jogar em posições que não os favorecem assim como é ñ é ele que escolhe as equipas, tácticas e faz a gestão do plantel. O Emerson assim como o Maxi é um bom prtofgissional, não tenho nada a apontar nesse aspecto o problema é que ele assim como o Jardel são limitados e pouco inteligentes, bons para equipas de meio da tabela não mais do que isso. Maxi pode estar a fazer uma má temporada, mas já fez grandes jogos, ainda contra o SCP secou o Capel e no ataque desiquilibra. Fora isso a factor seleção é algo a ter em conta para a má forma que apresenta, Emerson ñ tem essa sobrecarga.

Penso que é tb importante as renovações do Maxi e do Cardozo, o lateral então ñ se percebe tanta demora. Ambos são jogadores importantes para o plantel ofereçam salários á altura, é melhor do que perder um e desmotivar os dois, basta ñ fazer uma contratação desnecessária que têm dinheiro para isso. Tb ñ deve ser muito fácil de digerir no plantel quando se tem um acessório (Saviola) como o mais bem pago e depois quer-se poupar e ser sovina com quem tem mostrado mais.

Na escala de nojo que rebentou a bolha foi mesmo o Enzo e as suas inoportunas delarações e choradinho. Espero que o clube o faça entrar na linha, voltar para a Argentina só se pagarem o valor do passe dele, se quer ser emprestado que faça bom proveito no Granada ou no Guimarães. Reflexos de uma politítica de excesso de contratações além fronteiras e sul americanas, não começem a apostar nos valores da formação que antes de dar o grande salto estão interessados em conquistar algo pelo clube que não é preciso.

Arsène Lupin disse...

Vou perder mais 15 segundos.

Mais vale do que perder a vida toda, como no teu caso.

E não sou teu amigo.

Arsène Lupin disse...

Comentário de mais de 15 segundos:


Eu percebo exactamente o que dizes relativamente ao não estarmos a fazer tudo para aumentar as nossas chances. E mais, concordo.

Acho que há alguns tiros no pé, a variados níveis, que continuamos a dar.

Acho que o que me irrita é a maneira de exprimir isso.

Penso que é possível dissecar o que está mal de uma forma construtiva, sem ser arauto da desgraça - foi a isso, aliás, que aludia o meu primeiro comentário.

O que poderíamos fazer / ter feito melhor:


* apoio a Fernando "Facturas" Gomes. Inenarrável;

* comunicação - acho que se temos um departamento de comunicação, alguém tem de pôr rédea curta no Jesus, quer lhe agrade, quer não. Basófia, optimismo em excesso, ver brilhantismo onde ele não existe, são algumas coisas em que o discurso do treinador falha, expondo-se depois desnecessariamente à espectacular imprensa que temos;

* Emerson / Capdevilla: incompreensível. Nem vale a pena dizer mais. Seguramente que, tendo em vista as exibições (sobretudo as mais recentes) do Emerson, qualquer jogador - quanto mais um campeão do Mundo e da Europa - merece uma oportunidade;

* Na direita, temos o Maxi, mas continuamos, ao fim de não sei quantos anos, sem uma alternativa credível e que lhe dê luta;

* Outras embirrações várias: implicar com jogadores e beneficiar com isso outros em clara má forma (exemplo de ontem Nolito vs. Bruno César); desvalorização da Taça de Portugal, que é o 2º Troféu nacional mais importante e como tal devia ser prioritário todos os anos.

De resto, acho que também se deve salientar o que está bem. Estamos a atingir os alvos, excepto na Taça. Ao fim de jogarmos com os mais difíceis, estamos em 1º. Passámos com distinção na Champions, pese embora o mau jogo com o Galati, e o empate em casa com o Basileia.

E se é verdade que os recursos são completamente diferentes, e que o crédito não é infinito, temos de reconhecer que houve um longo período em que uma época como a que estamos a ter e a que tivémos há 2 anos, eram uma miragem.

Nem tudo estará bem, mas nem tudo está mal. E nada acabará com uma derrota, pois ir à luta é de facto apanágio deste clube. Não podemos ser nós, os adeptos, que sabemos disso, a transmitir descrença para os jogadores quando essa derrota ainda nem chegou (para o campeonato, a da Taça está-me atravessada).

Fica bem, e não peço que ponhas os óculos côr de rosa. Mas ao menos, tira os negros e acho que seria melhor analisar-se mais detalhadamente o que está mal em vez de prever apocalipses. Quem prevê sempre tudo bem e quem prevê sempre tudo mal, algum dia acaba por ter razão, certo?

SLB4EVER disse...

Arsène Lupin, afinal acabas por concordar com muito do que aqui se discute.

Eu no meu caso ñ encaro estas postadelas como sendo assim tão negativas. Acho que o que se quer transmitir é que se melhorar-mos onde podemos e devemos melhorar o nosso caminho fica mais facilitado. Se no sentido inverso algumas lacunas e limitações forem mais expostas por opção, tudo será mais difícil de conseguir, temos de nos valer daquilo que temos, potenciar os nossos pontos fortes e minimizar os fracos. Caso contrário é difícil ficar optimista, ñ estou á espera de milagres, acredito é que só um trabalho competente e coerente nos dará frutos, isso das vitórias seguidas e primeiro lugar do grupo é bom mas objectivamente falando não é nada.

E não me digam que ficam agradados com os atestados de estupidez com que o JJ brinda os adeptos para justificar os seus erros e más decisões é que eu já nem consigo ver as conferencias de imprensa, ser labrego ñ o desculpa das constantes faltas de respeito, presuncão e vaidade.

Ricardo disse...

Vasco, não conheço os bares da margem sul. Fica para um dia. Saudações.

PB, na teoria tudo o que dizes faz sentido - passámos os desafios mais difíceis e estamos na luta. Eu quero acreditar nisso com todas as minhas forças. Mas, por outro lado, o futebol não é propriamente uma ciência que se resume dessa forma. Menos ainda se a equipa demonstra pouca capacidade para revelar o seu futebol. Acho que este Benfica pode vir a perder pontos tanto em casa como em deslocações seja onde for - Santa Maria da Feira, Paços de Ferreira, Coimbra, Olhão, etc. Mas, sim, concordo que a motivação de quem chegar isolado à liderança pode ser importante. O que acho é que, tendo em conta a fragilidade dos principais adversários, este Benfica podia acabar com as dúvidas bem antes do tempo.

Red Sniper, foste tu o genial inventor do conceito? Uma vénia muito grande. Como a sanita, é um conceito de que ninguém gosta e no entanto toda a gente usa.

Arsène, és transgénico? O primeiro comentário é ridículo; o segundo é lúcido e traz alguma coisa à discussão. Mantém-te no segundo.

Eu não estou com óculos negros por estar. É a minha opinião. Pura e simples. E custa-me muito ver tanta qualidade desperdiçada, entregue à sorte ou azar dos jogos.

Achas que não analiso detalhadamente o que está mal? Então não vens cá muitas vezes. Prevejo apocalipses e explico porquê. Acontece pouco explicar porquê por essa blogosfera, mas nesta taberna - dá-nos esse crédito - isso não acontece. Se concordas ou não, já é outra coisa.

E, olha, já gosto de ti.

Ricardo disse...

SLB4EVER, obrigado. Sinceramente, obrigado. Concordando ou discordando, tu manténs sempre a noção de que o que se escreve é puro e por paixão. Não devia ser nada de outro mundo, mas pelos vistos é. Obrigado.

Anónimo disse...

Caro profeta, cada post, cada argolada. Sabes em que lugar está o Marítimo, ou nem isso? O Benfica esteve o tempo todo em cima do Marítimo, com várias ocasiões de golo. Desejas tanto a desgraça do SLB, que só sai este tipo de coisa. Havia que se falar mal, então sai isto. Se calhar plantar couves é mais o teu género, pois de futebol és um 0.
Adia a hecatombe? Em 1º lugar na liga, 1º nos grupo da LC, Taça da Liga.
Sentes-te bem, ou os remédios estão a faltar à beira da mesinha de cabeçeira.
É que sair da Taça de Portugal é mau, mas no resto estamos impecáveis.
Cura-te, caro profeta.

Sardinha

Rui disse...

Ricardo,
Acho que não se pode duvidar da pureza da tua paixão pelo Benfica. Pelo contrário, o teu blog tem dos melhores exemplos de paixão Benfiquista que se podem encontrar por essa blogosfera fora, quer em imagens, de que a actual é um excelente exemplo, quer nos teus textos. Aliás, acho que essa paixão é expressa aqui de uma forma tal que me tornei um cliente regular, porque o teu blog é uma forma de alimentar essa paixão, que eu obviamente sinto também.
Confesso que no início desta época vivi um pessimismo intenso sobre o que poderia acontecer com o Benfica. Escrevi sobre isso nalguns blogs do Benfica e noutros espaços da net. Chamei burro ao JJ e tive as piores expectativas sobre o que nos ia acontecer. Depois a época começou e, pouco a pouco, vi coisas neste Benfica que pensei impossíveis, com JJ. Vi rotatividade, vi uma equipa que passou de sofrega em excesso a cerebral, capaz de jogar de modo que nunca jogou no passado, mais pragmática, mais eficaz, meio italiana, como alguns a têm descrito. Isso permitiu-me ver um JJ disposto a aprender, e a equipa a crescer com isso. Não será perfeito o cenário, longe disso, mas olhei para o passado e perguntei-me quando é que fomos competitivos como o somos agora? Há quantos anos não o éramos? E se JJ fosse corrido, como se exigiu nalguns fora, quem viria para os eu lugar? E perderia com isso o Benfica, ou ficaria a ganhar?
JJ tem de ter algum mérito pela nossa competitividade actual. LFV também. Comete erros e consegue levar a uma profunda irritação quem tem por hábito pensar pela sua própria cabeça. Mas o balanço, para já, parece-me positivo.
Foi por achar esse balanço positivo, por achar que a equipa tem crescido, como equipa, que moderei, num esforço voluntário, o meu pessimismo. Procuro ver o copo meio cheio, em vez de o ver meio vazio. Isso ainda é reforçado por achar que temos um plantel que, sendo mais equilibrado que o do ano passado, tem lacunas flagrantes. As maiores talvez sejam as laterais, quer na defesa, quer no ataque. De Emerson nem vale a pena falar e JJ devia ter tentado outras alternativas. Maxi, com franqueza, até gosto dele, mas é um defesa direito mediano. Alas para dar profundidade ao ataque, não temos. Enzo está lesionado, Urreta foi mais uma vez emprestado - responsabilidade de JJ, concordo.
Há mais problemas, um dos quais é o facto de estarmos quase Aimar dependentes para construir com qualidade. JJ já podia ter tentado encontrar alternativas, aqui. De qualquer modo, jogamos com o Rio Ave e vêm mini-férias. Tempo para a equipa recuperar forças e talvez tempo para se contratar um defesa esquerdo decente e ter Enzo de volta (embora comece a pensar que o gajo é fraquinho da cabeça).

(continua...)

Rui disse...

(continuação)

JJ não é burro, Pedro. Pelo que mostrou este ano, está a aprender. Na verdade, a necessidade de aprender não deve surpreender. JJ é um self made manager, de equipas de meio da tabela, até ter chegado ao Benfica. Deu-nos um campeonato de futebol espetacular e os outros aprenderam a contrariar-nos. JJ levou tempo a compreender isso. Acho que tem problemas de comunicação, mas não creio que tudo o que dele se empola seja mau. Acho que há discursos que se fazem para fora que não têm de ser necessariamente os que se fazem para dentro. A defesa pública do futebol da equipa é compreensível e não é líquido que o mesmo discurso seja feito para dentro. Por outro lado, a imprensa é muitas vezes cristalinamente desonesta na forma como reporta as suas palavras, como aconteceu no caso da final com o Barça. Quem tivesse visto a conferência de imprensa, perceberia que não foi nada do que imprensa quis fazer passar, para ridicularizar JJ.

É por isto tudo, Pedro, e por mais que poderia continuar a escrever, que prefiro ter uma visão mista de realismo, satisfação e esperança. Acho que JJ e até a Direção merecem crédito pelo que de bom tem acontecido até aqui, esta época. Nada é definitivo e, no futebol, garantido, mas há razão para uma perspetiva positiva, creio. A continuarmos neste caminho teremos um Benfica desportivamente mais forte, capaz até de "atirar" o Porto para um despesismo que lhes pode sair caro, bem caro.

Vou terminar este texto longuíssimo reiterando o que disse antes - a tua paixão Benfiquista é inquestionável e é a forma como dela dás conta que torna este blog uma visita obrigatória para mim. Em qualquer paixão, a dúvida assola-nos com frequência, mas a paixão é também razão de esperança, Pedro, e este Benfica merece que a tenhamos, mesmo com as caturrices do JJ.

Pedro disse...

Só por muita má fé é que não se percebe o que o Ricardo quer dizer. Ele é pessimista? Tem todo o direito de o ser como aqueles q são optimistas. Simplesmente do modo como o SLB está a jogar arriscamos muito mais um percalço do que uma caminhada triunfal. É isto que o Ricardo diz e com toda a razão. Quem não concorda pode contra argumentar mas só se lêem insultos...O Arsene quando fundamentou a sua opinião acabou por ir de encontro ao que o Ricardo defende. O Ricardo não nega o que de bom tem sido feito (basicamente o apuramento e o primeiro lugar) simplesmente sustenta que com estas exibições é muito mais provável que percamos a liderança do que a manter.

Todos elogiam o Marítimo e a sua qualidade. Quem aposta como levam uma tereia no Dragão e depois em Alvalade? Parece que não conhecem o futebol tuga...

Manuel Neves disse...

Ricardo: continuo, como pessimista, do lado das tuas opiniões. Continuo (tenho a certeza disso), como Benfiquista, ao teu lado na felicidade de termos ganho ontem. O facto de estar preocupado com a equipa e com o nosso nível de jogo não me impediu de gritar o golo como se não houvesse amanhã.
As críticas de sempre mantêm-se, esperemos que nenhum rival se endireite antes de nós.
O Ricardo sofre de um mal terrível: só quer discutir logicamente, com a lógica que lhe ensinaram em filosofia. Há quem tenha outras ferramentas de discussão. Infelizmente, também não falo essas línguas e portanto não discuto com esses. Com os lógicos, estejam do meu lado (como o Ricardo) ou não estou sempre disponível para discutir. E essa é a grande diferença entre este tasco e os milhares de outros que existem por aí.

Ricardo disse...

"Quando eu vou cantar, você não deixa
E sempre vem a mesma queixa
Diz que eu desafino, que eu não sei cantar
Você é tão bonita, mas tua beleza também pode se enganar

Se você disser que eu desafino amor
Saiba que isto em mim provoca imensa dor
Só privilegiados têm o ouvido igual ao seu
Eu possuo apenas o que Deus me deu

Se você insiste em classificar
Meu comportamento de anti-musical
Eu mesmo mentindo devo argumentar
Que isto é Bossa Nova, isto é muito natural

O que você não sabe nem sequer pressente
É que os desafinados também têm um coração
Fotografei você na minha Rolley-Flex
Revelou-se a sua enorme ingratidão

Só não poderá falar assim do meu amor
Este é o maior que você pode encontrar
Você com a sua música esqueceu o principal
Que no peito dos desafinados
No fundo do peito bate calado
Que no peito dos desafinados também bate um coração"

Beijinhos, Rui, Pedro e M..

"No peito dos desafinados também bate um coração"

Ricardo disse...

Sem desprimor para ninguém: M., amo-te.

Manuel Neves disse...

Ricardo: não vou tão longe,mas a afinidade que sinto pelo teu Benfiquismo é mais que muita. Um grande abraço e um dia vemo-nos no Estádio da Luz

Rui disse...

Bom, eu não bebo mais hoje. Do primeiro texto para o segundo, o Ricardo passou a ser Pedro. Desculpas ao Ricardo e ao Pedro (quem quer que ele seja porque não me dirigia a nenhum em especial).

Não vem mais alcoól para esta mesa. Fonix.

Anónimo disse...

ehehehe

SLB4EVER disse...

Caro Ricardo, de nada, respeito e admiro o tempo e paciencia empregues em fazer do tasco um espaço em que se preza a variedade de opiniões e fomente a discussão.
Estando certo ou errado, pessimista ou optimista é bom ter opinião própria e fundamentada, a qualidade dos textos é alta e sem partir para o baixo nível e críticas gratuitas tocas nas feridas que por carneirismo ou opção são evitadas em muitos sítios. Prezo a diversidade de opiniões que a internet permite, talvez por uma ainda herança do salazarismo e mais recentemente afectados pelo cavaquismo do nunca me engano e raramente tenho dúvidas, isso cause confusão a muitos, condicionados a nunca por em causa quem lidera e a criticar quem o faz, mas partir para o insulto fácil e duvidar do teu benfiquismo e paixão pelo clube apenas revela ausencia de argumentos de quem o faz.

Por isso continua a escrita e a ser um espírito livre, quem não gosta tem muito por onde escolher. Por vezes fico mesmo surpreso com a importancia e seriedade que alguns dão ao que é escrito em blogs do cariz pessoal, até parece que isso é que define os sucessos e insucessos do nosso glorioso Benfica. Numa coisa todos concordamos; queremos o Benfica campeão!

LDP disse...

Pedro (magico SLB), o Maritimo foi ganhar a Alvalade. Aliàs, foi nesse jogo que começaram a carburar, pois se nao estou em erro eram até essa altura a unica equipa que ainda nao tinha marcado golos no campeonato e em alvalade deram tres...Sò em alvalade mesmo.

No porto nao me admira que percam...o super-dragao decidiu ajudar a lutar contra a crise e fez com que a direcçao do Maritimo poupe uma data de massa em bilhetes de aviao para os titulares do meio campo. Nao sobrou nem um...

Arsène Lupin disse...

Conforme te disse, não é o conteúdo, depois de analisado, que me irrita.

Vai-se a ver e se calhar não discordo assim tanto.

Mas simplesmente fico passado quando vejo uma abordagem tipo "profeta da desgraça" em vez de uma análise que contemple os pontos bons, os maus, e como melhorar os maus. Mesmo que seja só aqui que ninguém do SLB nos ouve nem lê.

João Duarte disse...

Vamos lá fazer um ponto de situação:
1. Nao estamos a jogar um caracol
2. Precisamos de:
2.1. Lateral Esquerdo (qualquer!)
2.2. 3º central - M Vitor e o Jardel são uma bela merda
2.3. Um extremo abre-latas
3. Estamos melhor do que o ano passado? SIm, jogamos com guarda-redes este ano...
4. Vamos ser campeões? Assim não. Assim vamos acabar por empatar um ou dois jogos fáceis e ficamos logo de fora.

Ja vai em mais de 50 comentários. Vamos até aos 100? alguem quer lançar mais uma acha para a discussão?

Lanço eu? Nomes para treinador do Benfica. Alguem propõe?

Portugues ou estrangeiro?

Outra acha. Eu odeio o Quaresma, mas se viesse por empréstimo...acham q era solução?

Ricardo disse...

João, neste momento, apesar de tudo, estamos bem servidos de treinador. Mas num futuro que se espera distante (porque significará que o Jesus terá sucesso) gostava de ver o Benfica treinado por alguns que acho que se enquadrariam bem naquilo que o Benfica deveria ser: Mourinho, Peseiro, Muricy Ramalho, Mazarri, por exemplo.

O Quaresma é dos mais talentosos jogadores que vi jogar. Tem um problema: tem muitas flutuações emocionais. Com um bom treinador, acho que ainda ia a tempo de fazer uma grande carreira. Por mim, apostava, nem que fosse por 6 meses com opção de compra.

João Duarte disse...

Pois eu acho q o ciclo do JJ termina esta época. E é bom se comece a pensar nisso, mas devagarinho. Acho que precisamos de um técnico estrangeiro, não há portugueses com qualidade. Rijkaard? Ancelotti? São técnicos completamente diferentes, mas acredito que só com um treinador assim conseguimos romper com os bloqueios competitivos.

Quaresma era melhor do q o Ronaldo...mas é a sina do povo cigano, artista mas pouco praticante. Acho q até ao fim do ano podia dar jeito...

Mr. Shankly disse...

Tá tudo maluco? Nomes para treinador do Benfica? Foda-se, João Duarte, e isto quando as coisas correm bem (sim, não estamos a jogar a ponta, mas os resultados estão bem; se fosse ao contrário se calhar aplaudias, imagino). Um problema dos benfiquistas: o cansaço. Ou ganhamos sempre ou o treinador está sempre sobre brasas. Ferguson aqui não durava 2 anos, quando mais 20.

E: Ancelotti? Um gajo que perdeu títulos com planteis fabulosos (Milan, Chelsea)? Que perdeu uma champions com 3-0 ao intervalo (e um plantel muito superior ao adversário)?

Os portugueses não servem? Eu também tinha essa teoria. Guess what: desde Co Adriaanse todos os campeões são portugueses. Mais: os treinadores dos 6 primeiros classificados (de cabeça) são portugueses. O treinador do Chelsea e o do Real Madrid também. Mas não, venha outro Quique ou Camacho. Sinceramente, o único a que dou crédito para chegar e vencer no meio da idiosincrasia do nosso futebol é o Hiddink. E esse é impossível. O Peseiro de que fala o Ricardo parece-me um "natural born loser" como o Santos. Gosto de ambos, as equipas deles jogam bom futebol, mas na hora da verdade costumam falhar.

João Duarte disse...

Sim estou farto, e acho que estamos todos, do JJ.

Creio sinceramente que este ano termina o ciclo dele no Benfica. Já não tem mais nada a dar ao clube.

O Ancelotti é novo (52 anos) e ganhou:
Juve - Intertoto
Milan- Taça de Itália
2 Champions (tantas como o Benfica..)
2 Supertaças europeias
1 Campeonato Italiano
1 Supertaca italiana
1 Campeonato do Mundo de clubes
Chelsea
Dobradinha em 2010, campeonato e taça

Tudo coisa pouca.

Desde o Co Adrieense q o Porto joga no mesmo sistema de jogo (o 3-4-3, passou no fim a 4-3-3). Acho que isso já diz alguma coisa.

Treinadores portugueses, não vejo nenhum ao nosso alcance (Mourinho e Vilas Boas, o resto nao vale nada). Mas diz então um que penses servir.

Sim, vamos ter q olhar para fora.
O Hiddink é optimo, mas prefere o €€€...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mr. Shankly disse...

"Sim estou farto, e acho que estamos todos, do JJ."
Baseias-te em quê para dizeres isto? Olha, eu não estou. Já não somos todos.

Portanto, foi o Adriaanse que escolheu a táctica para o Jesualdo, Villas Boas e Vitor Pereira? O facto de o Mourinho jogar em 4-3-3 regularmente não te diz nada? Se calhar copiou o que o Adriaanse fazia na Holanda, é possível.

Ancelotti tem um curriculum admirável, tal como por exemplo o Eriksson. Contratavas o Eriksson? o Trapattoni? O Sacchi?
O que eu disse foi que ele perdeu campeonatos imperdíveis, com planteis fabulosos. Perdeu uma final da Champions depois de ter 3-0 ao intervalo. O Milan jogou com:
GK 1 Dida
RB 2 Cafu
CB 31 Jaap Stam
CB 13 Alessandro Nesta
LB 3 Paolo Maldini (c)
DM 21 Andrea Pirlo
RM 8 Gennaro Gattuso 112'
LM 20 Clarence Seedorf 86'
AM 22 Kaká
CF 7 Andriy Shevchenko
CF 11 Hernán Crespo

E o Liverpool com:
GK 1 Jerzy Dudek
RB 3 Steve Finnan 46'
CB 23 Jamie Carragher 75'
CB 4 Sami Hyypiä
LB 21 Djimi Traoré
DM 14 Xabi Alonso
RM 10 Luis García
CM 8 Steven Gerrard (c)
LM 6 John Arne Riise
SS 7 Harry Kewell 23'
CF 5 Milan Baroš

O Ancelotti ainda tinha no banco, por exemplo, o Rui Costa e o Costacurta. Ou seja, pelo menos 13 jogadores de classe mundial. O Liverpool tinha 2: Gerrard e Alonso.

"Treinadores portugueses, não vejo nenhum ao nosso alcance (Mourinho e Vilas Boas, o resto nao vale nada). "
Paulo Bento, Fernando Santos, Peseiro, Faquirá, Rui Vitória, Domingos. Não valem nada?

Mas volto à minha: que treinador nos punha na situação em que estamos agora? Podes achar que as coisas vão correr mal (estamos numa fase má, é verdade), mas começar a escolher outro treinador agora é parvo. É como se a tua namorada, porque estás doente e não consegues dar a terceira, começasse a pensar qual vai escolher a seguir.

Rui disse...

JJ ainda está a aprender o que é o treinar uma equipa como o Benfica e a fazê-la crescer. A pior decisão seria despedi-lo. Não concordo nada que vá no fim do ano.

JJ irrita-me, tem coisas que tiram qualquer um do sério, mas está muito bem onde está. Até quando, isso ainda se verá.

João Duarte disse...

Repito o que disse "ACHO" que estamos todos fartos do JJ. ACHO.

Obviamente, nao defendo a sua substituição forçada. Considero q o ciclo dele no Benfica termina este ano. Não penso que ele aprenda com os erros e o nao penso que seja capaz de nos lançar para um patamar competitivo superior. Tem limitações que diabo. Todos vemos isso.

Sobre o Co, claro que não "obrigou" ninguem a seguir o seu sistema de jogo, mas a verdade é q depois do Mourinho foi o primeiro treinador q conseguiu instituir um modelo de jogo. Bom ou mau, segue sendo o mesmo.

Ancelotti não presta pq perdeu um jogo completamente atipico? Pronto, tens essa final atravessada na garganta, não digo mais nada.

Erikson- Já não é treinador talvez há 10 anos. Está com a crise de meia idade. Não contratava nem para olheiro.

Trap - Não voltes aonde foste feliz. Assim que percebeu o Vieira preparou logo a saida no fim de ano, apesar do titulo e da final da taça.

Sacchi - Mais do q reformado. Ainda está vivo?

Paulo Bento- Começou bem, mas nao soube evoluir. É conflituoso até com o tratador de relva. Não serve.

F Santos e Peseiro- excelentes treinadores, mas o maior pé frio do mundo.

R Vitória - Falamos depois desta época no Guimaraes.

Domingos - Qlqr dia o J Costa, não? Cancelava o cativo. Não aceito fdp.

Faquirá- Oi? o homem que faz relatórios sobre jogadores para outra equipa da primeira liga? Cancelava o cativo.

Quem poderia ser? Não sei, mas penso que terá de vir de fora. Como te disse, não defendo activamente a saida do Jesus (no fim da época), mas acredito seriamente que vamos ter que pensar nisso, e o objectivo do comentário era fazer chegar este post aos 100 comentários...

Ricardo disse...

João, percebo o teu ponto de vista mas parece-me discussão para outras núpcias. A malta agora está tão metida dentro das competições que não quer saber de hipotéticos treinadores para o futuro. E ainda bem, diria. É sinal de que estamos competitivos e capazes de ganhar alguma coisa. Eu sei que é em Dezembro, mas enfim...

Mas posso dizer que concordo contigo em muito do que dizes, sobre o ciclo de Jesus. Veremos em Maio. Esperemos que esteja só no princípio de brilhantes 10 anos à frente do clube. Seria muito bom sinal.