terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Bluff ou suicídio?

"Neste momento não estamos a pensar em entradas", diz Jesus hoje aos jornalistas mas especialmente aos adeptos do clube. 

Pelo bem superior que são os interesses do Sport Lisboa e Benfica espero que o nosso técnico esteja a fintar a concorrência com estas declarações e que haja gente dentro do clube 24 horas por dia em busca de uma solução para a lateral-esquerda. É certo que o facto de já terem passado 17 dias desde que o mercado reabriu e o problema Emerson estar identificado há 5 meses não adivinha um futuro brilhante mas eu, que tenho esta tendência para o sonho, até dia 31 de Janeiro vou esperar ansiosamente por novidades que favoreçam o sonho maior que é o de ser campeão nacional e chegar o mais longe possível na Champions League. Com Emerson, sejamos muito sinceros, só por incompetência dos adversários atingiremos esses patamares.

Quem lê este blogue, sabe da minha incredulidade em relação a muita coisa que se faz actualmente no clube. Desde incompreensíveis apoios a agentes nefastos a uma competição saudável, passando por uma comunicação distorcida e adulterada aos adeptos, há várias acções desta Direcção que me desagradam. Mas convém ser justo: desde que Rui Costa abandonou os relvados e, em sintonia com outros (menos competentes), tomou conta do futebol do Benfica, houve uma melhoria clara nas tomadas de decisão, no planeamento da época, na qualidade das contratações e na identificação das lacunas do plantel. Houve erros, claro, alguns básicos e óbvios - desde logo os autocarros de jogadores que nem sequer chegam a vestir a camisola em jogos oficiais ou, se o fazem, nem tempo têm de mostrar serviço (Mora será só mais um que, emprestado ao lugar de origem, nunca mais calça chuteiras benfiquistas) ou como os do ano passado, especialmente na aposta em manter Roberto como guarda-redes do Benfica e a venda de David Luiz - duas acções incompetentes que favoreceram a época deprimente que acabou por ser a de 2010/2011. 

Nem tudo foi perfeito, longe disso, mas há que assumir uma maior competência no futebol do clube e nos resultados conseguidos. O que, neste momento, falta para que a hegemonia nacional e a competitividade constante nas competições europeias sejam uma realidade é aquele golpe de asa de saber emendar erros, ao invés de manter teimosamente apostas que se sabem erradas e prejudiciais à equipa e aos objectivos futuros. Nesse sentido, é imperioso que, no Benfica, haja a consciência de que, numa equipa de grandes jogadores e num plantel rico de várias e diferentes soluções, não pode coabitar um elemento como Emerson. Não pode. Não só por aquilo que (não) faz individualmente mas também pela mensagem que emite para todos os que com ele partilham o campo e o jogo. Um jogador medíocre no seio de uma grande equipa é um cancro que tende a alastrar-se e a torná-la paulatinamente mais fraca. Pela tomada de decisão, pela indecisão, pelo momento do passe, pela dúvida, pelo desequilíbrio que gera. 

É, por isso, fundamental extirpá-lo antes que nos vejamos de calças na mão, com eliminatórias perdidas e pontos desbaratados na Liga nacional. Já é muito tarde. Tardíssimo. Mas ainda vamos a tempo.

17 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Hattori Hanzo disse...

Ricardo, vais esperar sentado.

Ricardo disse...

Há uma leve esperança de que isto seja brincadeira do menino Jesus.

Unknown disse...

Afirmei-o já há algum tempo, não acredito que existam contratações, em primeiro lugar porque não há dinheiro, em segundo lugar porque Jesus está satisfeito, enzo vai ser mantido, david simão e mora nunca contaram e ruben amorim vai ser substituiído por andré almeida.
não há alternativa ao emerson ? jesus prefere luis martins a capdevilla (imagine-se). não há alternativa a maxi, antes havia ruben, agora há andré almeida. não há alternativas aos centrais, avança jardel. E a javi, temos matic (como o andré almeida é mais alto que o rúben, espero que entre nas contas de trinco para o jesus, mas não acredito). Alas, temos 4, gaitan, césar, nolito e pérez. 8 e 10 só temos 1 cada e se sem o 10, basta mudar o modelo jogando com alas abertos e o avançado móvel a recuar, para o lugar do 8, provavelmente adaptará um ala, em especial césar, ou jogará com 2 trincos, javi e matic. E cardozo, o ódio de estimação do gang do assobio e da morra marta, morra farta rebelo, bem para essa solução ou gaitan jogará a 2.º avançado ou a dupla rodrigo saviola dará conta do recado. nelson oliveira cumprirá a quota dos portugueses na taça da liga permitindo uns vermelhos ao tacuara. eduardo vai sendo a alternativa ao rei artur pra a taça da liga.
Perante este cenário Ricardo, ainda achas mesmo que vem um latral esquerdo ? Eu também quero ser campeão europeu, mas não acredito muito, tenho uma leve esperança baseada no meu benfiquismo, como também tenho esperança que venha um gajo para o lugar do emerson, mas ainda acredito menos que sermos campeões europeus.

Unknown disse...

e estavas à espera do Ansaldi, fica aqui a resposta:

http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/interior.aspx?content_id=736429

Éter disse...

Para além do lado esquerdo, eu também tenho muito medo de uma eventual lesão prolongada do Maxi.

Manuel disse...

Discordo. Não precisamos de ninguém e não vem ninguém. O Emerson não é excelente mas é um bom jogador, na minha opinião e vai ser muito melhor. Tem vindo a crescer á medida que ganha confiança. É mais forte, mais rápido e mais alto do que o Maxi, de quem eu gosto muito, e tem cumprido bem sem grandes erros.

No último jogo o Luisão deu 3 ou 4 erros de palmatória, introduzindo uma bola na baliza e ninguém discutiu a sua qualidade nem ninguém se queixou. Olhem se fosse o Emerson... O Emerson é a versão Roberto deste ano. A carneirada benfiquista é assim... Gosta de ter alguém sobre quem despejar as suas frustrações e os seus ódios. Uma chupeta cura muita coisa...

Já se passou com o Luisão. O Maxi. O Cardoso. O Peixoto. O Rodrigo. O Roberto. O Bruno César. O Jardel. Agora é a vez do Emerson. Nada salutar, especialmente para pessoas que se dizem adeptos.

Unknown disse...

haja paciência, o Roberto era mau no Atlético de Madrid, mau no Benfica e continua mau no Saragoça ... Infelizmente há quem continue a viver em negação ... O Emerson, enfim ... é a escolha do Jesus, rezemos para que não faça muita merda, tipo deixar jorges gonçalves à solta para cruzarem ...

Mr. Shankly disse...

"É mais forte, mais rápido e mais alto do que o Maxi"
Também o Usain Bolt. Duvido que desse um bom lateral.
Luisão deu 3 ou 4 erros de palmatória? Quais? O Setúbal criou perigo quando explorava o triângulo das Bermudas (Matic-Jardel-Emerson). Foi daí que nasceu o golo, e daí que surgiu a bola ao poste, e daí que surgiram quase todas as oportunidades. Se o jogo fosse com uma equipa forte sofríamos uns 3 golos, mas não por causa do Luisão.

Ricardo disse...

Bcool, se quero ser campeão europeu? Então não quero! Algum maluco diz que não quer? Mas eu não disse que acreditava nisso, falei que gostava de ver uma boa prestação europeia - que já está a ser e que pode melhorar se ultrapassarmos o Zenit. A partir daí, não peço nada. Temos de saber qual a nossa realidade actual. Aliás, há quem confunda os conceitos, incluindo o nosso mister. Parece-me que mais importante do que chegar muito longe na Europa (embora, claro nunca o desprezemos), a prioridade tem de ser ganhar a hegemonia nacional - não um, não dois campeonatos e depois o afundanço; 3, 4, 5, manter a bitola sempre lá em cima, ganhar consecutivamente. Há quanto tempo não fazemos isso? Depois, sim, com sucesso desportivo e financeiro, pensar em reconquistar a Europa.

Sobre a tua descrença em relação ao lateral-esquerdo, compreendo-a. Eu é que ainda acho que há gente sensata a liderar o clube. Que um Rui Costa vai aparecer por lá e dizer ao Vieira e ao Jesus: "mas vamos lá ver uma coisa: temos um Campeonato para ganhar e uma Champions para levar até onde pudermos; vocês estão a brincar comigo quando me dizem que este cepo chega para isso, não estão?" e depois o Jesus vai o seu gabinete pensar muito profundamente sobre este tema e decide dizer ao Vieira: "Presidente, o Rui tem razão. Não vamos correr riscos. Temos tudo para fazer uma época fantástica, tudo menos um lateral-esquerdo. O espanhol não conta para mim, temos de comprar alguém. Muita sorte tivemos nós que os erros do gajo não tenham feito grande mossa até agora. Luís, filho, vai-me comprar um presente". Isto é o meu sonho. Que vai ser pesadelo, não tarda muito. Mas sonha-se por aqui, Bcool. É a onda benfiquista que me amolece o coração.

Éter, completamente. E do centro. Faltam 3 jogadores ou 2, se vier um gajo que faça duas posições - o tal argentino parece que é desses, só não sei se um argentino que joga na América do Sul é a melhor solução para um problema que tem de ser resolvido a meio da época. Para o plantel não tinha dúvidas: Salino. De caras. Já era uma belíssima opção para médio, este ano tem tido uma adaptação a lateral-direito de grande felicidade. É daqueles que não engana.

Ricardo disse...

Manuel, hoje vou responder-te mas promete-me que, a partir de amanhã, não voltas a pisar estes terrenos. Vê isto como uma despedida, porque claramente tu não me suportas e eu não te suporto. Nesse sentido, volta lá para os teus blogues onde dissertas sobre os maus benfiquistas que há na blogosfera e para os teus workshops de worships ao Vieira que aqui não és bem-vindo. Em forma de adeus, portanto:

"Não precisamos de ninguém e não vem ninguém. O Emerson não é excelente mas é um bom jogador, na minha opinião e vai ser muito melhor. Tem vindo a crescer á medida que ganha confiança"

O Emerson é um bom jogador. Na tua opinião. Fundamenta, se fazes favor. Aproveita e explica a razão pela qual "vai ser muito melhor". Não vale argumentar com "ganha confiança". Um pouco mais do que isso, se conseguires.

Quanto a mim, o Emerson é um jogador medíocre: tem poucos pontos positivos, muitos neutrais e alguns, mais, negativos. Para começar, é pouco inteligente - não entende o jogo para lá da ideia de que deve receber, passar e cruzar a bola. Por exemplo, não sabe criar: é pouco imaginativo, criativo, espontâneo. Se chega ao espaço defensivo adversário e tem espaço, cruza. Cruza sempre ou quase sempre. Não porque faça sentido mas porque ele acha que um lateral, quando chega a uma zona adiantada, deve cruzar. Sabes quando não cruza? Quando tem o professor Nolito. É que o professor Nolito joga por ele e ainda vai dizendo ao Emerson o que fazer. Vai reparando no que o Emerson faz quando tem o Nolito em campo e o que não faz quando não tem. Isto para te dizer que intelectualmente Emerson é fraco. E que os jogos mais razoáveis que tem feito passam por duas razões essenciais: tem tido um bom companheiro de equipa - que o auxilia, tanto no plano defensivo quanto no ofensivo - e os adversários não têm sido propriamente os mais competentes para explorarem as suas debilidades. Mas terás tempo de ver o Emerson enterrar, Manuel, não te preocupes, pelos vistos está para durar.

Depois, o básico: tecnicamente é fraco. Recebe mal as bolas (algumas de forma absolutamente inacreditável), passes só se forem nos movimentos ao longo da linha - é incapaz de uma diagonal - nem de vê-la, porque é pouco dotado de intelecto (falo de intelecto de jogo, compreenda-se), nem de cumpri-la, porque é pouco dotado de pezinhos.

Tacticamente, mau. Não auxilia, não se chega ao meio, deixa espaço para que o avançado o coma em velocidade, mau no posicionamento defensivo, especificamente na linha a que devia obedecer quando a bola está no lado contrário.

Enfim, Manuel, o Emerson não serve. Não quereres ver isto será assim como... não teres querido ver que o Roberto prejudicava o Benfica. Espero que estejas feliz com o Artur, Manuel. Embora, por ti, e não te cansaste de afirmar a tua verdade, Roberto devia ainda hoje ser guarda-redes do Benfica. De modos que, Manuel, estás a ver a coisa, não estás?

"É mais forte, mais rápido e mais alto do que o Maxi, de quem eu gosto muito, e tem cumprido bem sem grandes erros."

Ah, está bem. Mas o Emerson vai entrar nalguma competição de homens mais fortes, mais rápidos e mais altos, é? Olha, o Jardel é mais forte e mais alto que o Aimar - pomo-lo a 10, Manuel, vamos a isso? Tu não tens noção das coisas, Manuel. Tu vives em que século? Andam equipas a fazer futebol fabuloso a dar lições ao mundo de que o futebol é um desporto acima de tudo de compreensão sensorial e técnica apurada e tu vens para aqui como se ainda estivéssemos a ver o Peyroteo, Manuel?

"No último jogo o Luisão deu 3 ou 4 erros de palmatória, introduzindo uma bola na baliza e ninguém discutiu a sua qualidade nem ninguém se queixou."

Quem é ninguém? Eu escrevi neste blogue que o Luisão teve culpas no lance. E agora, Manuel? O que é que tu fazes com essa informação?

"Olhem se fosse o Emerson... O Emerson é a versão Roberto deste ano."

Ora agora é que tu disseste tudo, Manuel! Devias só dizer isto. Mas perceber exactamente o que isto é.

Ricardo disse...

"A carneirada benfiquista é assim... Gosta de ter alguém sobre quem despejar as suas frustrações e os seus ódios. Uma chupeta cura muita coisa..."

Adoro. Adoro, Manuel! A "carneirada" não és tu, são os outros que defendem o Benfica de incompetentes. Tu é que não és carneiro. Está bem, borrego.

"Já se passou com o Luisão. O Maxi. O Cardoso. O Peixoto. O Rodrigo. O Roberto. O Bruno César. O Jardel. Agora é a vez do Emerson. Nada salutar, especialmente para pessoas que se dizem adeptos."

Passou? Mas onde, Manuel? Onde, que a gente vai já tratar do assunto. Neste blogue, de todos os que falas, criticou-se o Roberto - porque, enfim, era evidente, menos para ti que és borrego -, o Maxi no primeiro ano - porque, enfim, era muito mau e olha que começa a voltar a ter tiques nada salutares - e mais nunguém. Jardel não é titular; se o fosse, criticá-lo-ia, certamente. Porquê, Manuel? Porque não tem qualidade para o Benfica! Vou repetir: PORQUE NÃO TEM QUALIDADE PARA O BENFICA!

E TU ÉS UM BORREGO QUE NÃO TENS QUALIDADE PARA SER DO BENFICA! SE TODOS FOSSEM COMO TU, AINDA ANDAVA PELO RELVADO DA LUZ O DELIBASIC, O PRINGLE, O AGUIAR, O KARADAS, O JORGE SOARES, O KING, O PAREDÃO E TANTOS OUTROS, MANUEL! PORQUE TU NÃO ÉS CARNEIRO, MANUEL! E, COMO NÃO ÉS CARNEIRO, DIZES QUE SIM A TUDO! E, COMO DIZES QUE SIM A TUDO, ACEITAS A MEDIOCRIDADE COMO SENDO ACEITÁVEL NO BENFICA! E, COMO ACEITAS A MEDIOCRIDADE COMO SENDO ACEITÁVEL NO BENFICA, PÕE-TE NO CARALHO!

Cumprimentos à esposa.

João Duarte disse...

Ricardo, acho que podes enterrar o assunto Emerson.

Não há dinheiro, ou melhor até há, mas é preciso ser tonto para ir gastá-lo nas actuais circunstâncias.

As receitas parecem estar a cair a pique - menos redpass e menos publico no estádio (metdade da malta do fds passado eram borlas)- e ainda não conseguimos reduzir a massa salarial.

Eventualmente a poder vir alguma coisa será depois de despacharmos a legião de emprestados no camp brasileiro. O que acho dificil...o Brasil gera tantos talentos que os clubes não precisam de comprar jogadores feitos.

Não há crédito bancário, por isso esquece o revolving da dívida que fazemos sistematicamente.
Ainda deve haver liquidez, mas não acredito que dure muito tempo.

O que se passa com Portugal é exactamente o que se passa com o Benfica. Os mesmos erros. Empre´stimo de 8 M€, 2 anos depois pedes 10 para pagar os 8 mais os juros, volvidos outros 2 anos, pedes 14 para pagar os 10 mais os juros...alguem se lembra quanto foi o ultimo empréstimo obrigacionista? sabem q os emp´restimos agora a empresas estão nos 12% de juros?? E que se calhar estava planeado outro agora?
Sabem que o Porto viu recusado pelas autoridades bancárias um novo emp obrigacionista?

As receitas da Champions já estão cativas para pagar juros...

Os tempos vão ser duros, muito duros. Por isso JJ deve ter como ordem trabalhar com o q tem.

Emerson é mau? É. Mas vai ser com ele que temos que contar. Por isso, acho verdadeiramente que nos temos que fechar em redor do jogador.

Nunca fui de unanimismos e tenho uma personalidade tipo basca (há governo? sim? sou contra!), mas os tempos são verdadeiramente excepcionais.

pitons na boca disse...

Já nos "zangámos" uma vez por causa deste assunto, por isso vou tentar não me alongar muito para não correr riscos desnecessários.

Emerson é efectivamente o elo mais fraco da equipa titular. Não o acho tão fraco como tu, mas também não o acho particularmente bom - anda quase sempre ali entre o razoavelzinho. Dizes que tem tido sorte de não enterrar o Benfica, o mesmo pode ser dito em relação a quase todos.
Espero que ele nunca venha a dar-te razão sobre isso. Era, acima de tudo, bom sinal para o nosso clube.

A noticia da renovação do Ansaldi deixou-me lixado. Estava mesmo esperançado que o gajo viesse, e ainda este mês. Assim, chapéu. Não estou a ver termos dinheiro para ir buscar um lateral indiscutível. Ou melhor, não estou a lembrar-me de nomes que façam a diferença e que tenham um preço aceitável - acho que não temos 13 milhões para dar por suplentes do Leo, por exemplo. Como tal, o mais certo é mesmo termos Emerson até ao fim. Como já disse, é esperar que ele não te venha a dar razão.

Nota - que é feito do Carole? Não desgostei completamente dele, no pouco que jogou. Com um bocado mais de atitude, um treinador que soubesse explorar as suas capacidades e o ensinasse a defender melhor, talvez estivesse ali um lateral interessante. Mas ainda vai a tempo, nos próximos dois anos.


Muito bem vista, a ideia do Salino, seria uma excelente alternativa de banco. Mas não nos podemos esquecer que aquele clube está minado pelo polvo, actualmente. Ir buscá-lo é provavelmente digno de um "Missão Impossível - parte VIII".


(sonhar alto: não dá para ir buscar o Gareth Bale?)

João Duarte disse...

Gareth Bale? eheheh venha!

A mim nesta questão do lateral, o que mais me intriga e irrita é o Luis Martins.

Como é q com 19 anos ainda não consegue fazer a posição de forma, pelo menos, equivalente ao Emerson?

Caramba, é profissional desde os 12/13 ano! Joga todos os dias, tem técnicos a ajudá-lo, só faz aquilo na vida e ainda não consegue ser melhor do que o Emerson?

Então é pq estamos perante mais um Diogo Luis (lembram-se?).

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Já o escrevi com muita pena que o JJ não vai embarcar em dar o braço a torcer...
E neste caso ilibo totalmente o Emerson e serei sempre um dos que o aplaudirá em cada coisita feliz que faça, porque é a única coisa que nós e ele podemos fazer...
O Ansaldi nunca acreditei... não compreendo porque é que o Cap não é despachado (uma vez que não conta)... certamente que existirá aí num campeonato qualquer um jogador rápido, com vocação de ir à linha sem ser internacional e que seja bom... eh pá é claro que existe e eles é claro que sabem quais são... eles não querem contratar (já o teriam feito se quisessem)... neste caso temos que aguentar... é pouco sábio... por isso muitas vezes peço sabedoria...

Unknown disse...

Mais uma acha Ricardo:

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=310549