segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Resposta em post ao POC e Bcool (contratações) e um conselho à Ulricha (prémio 1x2)

1. Caríssimos POC e Bcool, como é evidente a qualquer ser pensante (e vocês se calhar não sabem disto, mas fazem parte desse grupo), ao Benfica falta mais do que lateral-esquerdo. Falta um lateral-direito que seja não só uma alternativa a Maxi mas um sério candidato ao lugar - o uruguaio divide jogos de grande qualidade com jogos aberrantes, à imagem da primeira época - e falta um central que dê garantias de qualidade - nem o puto que já não é assim tão puto Vítor nem o velho que ainda não é assim tão velho Jardel as dão. 

Ainda falta também um rompedor, um gajo que sirva menos as vontades de joguinhos pelo meio e procure outro tipo de movimentação, mais em rasgo, mais pela ala, mais nos desequilíbrios, mais a mais, mais. Conto, no entanto, que Pérez tenha retirado o antigo cérebro e no seu lugar tenha hoje um frondoso e pujante cerebelo iluminado, com vista para a lucidez e com regime de humildade completa. Mas não tenho a certeza. Fico-me só nos "ses" a ver se talvez sim.

Mas sejamos sinceros: a um dia de acabar a janela de oportunidades, a nossa preocupação máxima tem de estar guardada (até porque pedir, peça-se sempre pouco, para não cansar o dador) para a vontade em começar a jogar com 11. É que... entrar sempre com menos um cansa muito, desgasta, deixa os nossos rapazes menos capazes de ir e emendar a merda que o Nelo paulistano vai meticulosa e proficuamente fazendo pelos relvados nacionais. É este rapaz jogador para a primeira liga?, pergunto-me. É capaz. Para um Setúbal, talvez, mesmo um Nacional, a suplente. Que ele seja do Benfica e titular é, enfim, todo um mundo de novas oportunidades aí à sua frente. Teve sorte. Teve estrelinha. Não é estrela nenhuma. Não vale grande merda. Não é grande espingarda. É um cepo.

De modo que, sim, compreendo os vossos esquentamentos de adeptos fervorosos e nervosos e compenetrados e preocupados e atentos mas, permitam-me o pragmatismo que me invade pelo pânico de ver as horas indo ao encontro da fronteira mensal, já esqueci esses problemas de somenos. Estou nem aí, como diz o outro. O que eu quero é um jogador de futebol. Pode ser aquele gajo do Gil Vicente, o tal de Caiçara. 22 aninhos, talento à solta, umas 100 vezes melhor do que o rapaz dos olhos tristes. Podem começar já por aqui.

Em respeito às vossas ansiedades, já disse que tinha Salino como o verdadeiro acerto de Janeiro. Médio, lateral-direito, jogador de conjunto com qualidade. Ao meio, Dedé. Mas também esse esquecido João Real. Certo: tem 28 anos. Precisamente o que precisamos: experiência, consistência, tranquilidade. 

E agora o terror: Djaló não era mal pensado.


 2. Minha cara Ulricha, você decida-se. Se me permite, gostava de lhe dar um conselho: escolha 3 candidatos a ingressar à experiência. Os 3 vão fazer 3 posts (um cada) que serão colocados à votação dos nosso leitores. O que ganhar, fica com o mês a mandar nisto (quando eu digo "mandar" é poder escrever aqui; obviamente será corrido a vergastadas e insultos constantes à mesma). 

Escolha de entre os nossos leitores os 3 que lhe agradam mais. Mas não valem gajos consagrados e com blogues. Esses ficam lá no lugar deles e vêm aqui dizer parvoíces. Era só o que faltava que se viessem imiscuir na pornográfica página do blogger deste tasco! Logo, as suas recomendações (Constantino e Diego) estão postas de parte. 

E, já sabe: pode sempre reconsiderar, dar uma de corajosa e aceitar o prémio que ganhou. Fica ao seu critério, mas despache-se que quanto mais cedo eles chegarem mais cedo vão embora. O que é um descanso para o meu coração. Não vale recrutar o Emerson.



Pssssssst: à vossa direita, nova sondagem extremamente importante e com muita pertinência: Vieira abrirá o bigode quando? Votem em inconsciência.

26 comentários:

JNF disse...

E ecos de quem esteve por dentro do movimento "Apoiamos (por) Fora"? Hmmm... seria interessante ler a vossa perspectiva sobre o que se passou.

Anónimo disse...

tas a falar que jogamos com 10 por causa do emerson? ainda sabado garantiu nos os 3 pontos ao cortar aquele que seria 1 golo quase certo.que é que tu queres vamos andar apostar num gajo qualquer agora a meio da epoca,deixa o la estar,o rapaz nao é grande coisa mas vai cumprindo

POC disse...

Obrigado pela discussão aberta. Tão aberta que mais parece o nosso corredor esquerdo.

Sendo que nas duas laterais estamos conversados e de acordo, sobre o central defendo o mesmo que tu Ricardo. Falta um grande central, ou um melhor do que os suplentes que temos. Uma grande equipa precisa de ter, pelo menos, 3 grandes centrais. Só temos 2.

Mais à frente, concordo, mas se o Enzo se redimir, a coisa fica melhor. Não invalida que adorava ter Salvio de volta e Nico despachado. E no próximo ano, pode voltar Urreta se mostrar bons apontamentos.

Djaló é do camano. Talvez para lateral esquerdo...(se vier, apoiá-lo-ei, como é óbvio)

HulrichA, julgo que estamos conversados. Ou seja, aceite o desafio e escreva por aqui!

http://simaoescuta.blogspot.com

Ulrich Haberland disse...

Caríssimo Ricardo,

Se recrutar o Emerson ele deixa o SLB?... Se assim for está recrutado!!!

Escolher 3 leitores perante tão apertados requisitos é tarefa complicada (não me lembro de quem tem blog e não tem...). Sugiro, por isso, à luz do espírito benfiquista, abrir a competição a todos os interessados que cumpram os requisitos que o meu caro Ricardo estabeleceu.

Sugiro, ainda, um nome para a promoção: "cadeira de sonho".

Asseguro-lhe, caro Ricardo, que, caso não existam interessados (o que estou certa não acontecerá pois a cadeira em questão é muito apetecível), assumirei o cargo se colocar uma cláusula de rescisão no contrato.

Amplexos

P.S. - Se o caro Ricardo não tiver pachorra para promover o concurso, assumirei o cargo, sempre com a condição da clausula de rescisão

Mike Portugal disse...

POC,

"Uma grande equipa precisa de ter, pelo menos, 3 grandes centrais."

Não conheço nenhuma equipa do mundo que tenha 3 centrais do mesmo nível. Nem o Real, nem o Barça têm.

Ricardo e POC,

Djaló era assobiado pela nossa massa associativa, mas não é tão mau como o pintam. Se for inserido num grupo que já tem uma boa dinâmica que vitória têm ali um jogador que desequilibra e que pode muito bem fazer a vossa ala direita. Ele é muito forte nos movimentos da ala para o centro, embora também cruze bem de vez em quando. Tem um bom remate também (quando quer).

Pedro disse...

Bom dia Ricardo,

Isto aqui por Abrantes está um bocadinho gelado novamente...
Concordo quase em aboluto, um bom central, gosto de Dede, um bom lateral direito que faça concorrência ao nosso super Maxi e um lateral esquerdo que seja apenas um simples jogador de futebol! Mas caramba Ricardo, aqui é que divergimos, o Djaló??? que raio andaste a ingerir, quero muito acreditar que a vir, virá o Salvio, para vir o Djaló vamos buscar aos juniores um qualquer puto da margem sul, pelo menos sai mais barato!

Um abraço
Pedro

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

A questão do Emerson é um caso perdido em todas as vertentes... quezafoda - agora é ganhar o campeonato... aquele Jasus tanto tem de estratego como de mula, digo isto com o máximo respeito!

Quanto a Enzo, sim que ganhe juizo (já tem idade para isso) porque se for mesmo bom só tem a ganhar em jogar com tipos como o Aimar, Rodrigo, Cardozo, Gaitan (vá lá ele é um génio incompreendido), Nolito, Luisão, Garay e outros... seja a titlar seja a entrar durante o jogo... o enorme Saviola que é um Homem a sério não stressa com essa merda de jogar de inicio ou não - a equipa e as vitórias sempre em primeiro lugar....

Hattori Hanzo disse...

Concordo contigo como deverás saber nessas questões. Só que comigo Enzo não jogaria mais com ou sem cérebro.

Unknown disse...

Quanto a isso do rei pneu, além de ele falar todas as semanas nas casas do Benfica, acho que só vai trazer declarações bombásticas na altura da Liga dos Campeões, ou seja, não tenho alternativa para votar, porque não acho que ele diga qualquer coisa de notável no fim de semana, mas não acredito que se mantenha calado até ao fim da época, tanto mais que o Benfica não quer falar de arbitragens ...

Se calhar vem o jaló para lateral esquerdo e o POC fica sem eles ...

E contra o Nacional ? Miguel Vítor ? André Almeida ? Jardel ? Capdevilla ? Javi ? É que sinceramente não vejo quem siubstitui o Maxi. E se ele se lesiona com gravidade ? E se o Javi se lesiona com gravidade, ou um dos centrais, ou os dois ?

Eu já tinha há muito dito que não acreditava em aquisições porque não há aquilo com que se compram os melões, e não, não é piada aos tripas, mas preocupa-me jogar com 9 contra o nacional, isto é, se o gordo e/ou o gaitán não entrarem como têm jogado nos últimos tempos senão ainda jogamos com menos ...
Acredito que o Capdevilla se ficar e fizer vários jogos seguidos (o que só acontecerá em caso de lesão do Emerson), perde a pança e portanto não estou preocupado como tu. Além disso, acho que todos no Benfica já se compenetraram que o Emerson fica a titular até ao fim da época, afinal de contas, falta o peixoto ...

Unknown disse...

Quanto ao Dedé, esquece pois já teve oportunidades de vir para o Benfica e ele prefere ficar no Vasco, é para esquecer ...

Ricardo disse...

Anónimo, ele ter cortado uma bola (que é para isso que lá está; não anda lá para vender preservativos no Colombo) não faz com que nos tenha "garantido os 3 pontos". Emerson raramente garante alguma coisa de positivo. Já em termos negativos garante bastante. Já a frase "o rapaz não é grande coisa mas vai cumprindo" é algo que, há-de entender, não corresponde à minha forma de ver o Benfica. Divergimos, portanto.

POC, eu também queri o Salvio em vez do Djaló, claro. Mas Benfica-Atlético Madrid para mim é um caso bicudo. Anda ali tanta coisa estranha que acredito que a última das várias coisas estranhas que se passam é a desportiva. E até nem devia ser difícil: supostamente temos um crédito subtancial com o clube espanhol. Mas é como digo: em casos de pneus, não me meto.

Ai Ulricha, esse ser mulher, tão diplomática. :)

Aceito o repto: prepare um post (vais ter de acabar a escrever um post para aqui, não há outra hipótese) com o concurso "cadeira de sonho". Amplexos vários, sem violências nas omoplatas como o Constantino aprecia.

Tem direito à claúsula de rescisão, sim senhora. Mas só se me enviar para o email o post do concurso ainda hoje. Obrigado. E cá a espero.

Mike, volto a dizer: não acho má ideia. E parece-me que é mesmo uma realidade neste momento.

Pedro, vejo qualidades no pai da Lyonce. Com o Jesus, ficaria muito mais jogador. Mas repito: Salvio, claro, sempre Salvio sobre Djaló.

Hanzo, não aceitas a indisciplina, é isso? Compreendo a posição.

Ricardo disse...

Bcool, é possível que tenhas razão. Devia ter metido ali uma escolha "mais um mês e abre a bocarra". Desculpa. Não votas mas dás ideias. Melhor assim.

Contra o Nacional, tendo em conta o que temos, só vejo três soluções: recuperar Amorim (quase impossível), André Almeida (muito provável) ou Vítor (menos, mas uma solução também). Eu punha o puto Vítor: está mais enquadrado com a equipa, oferece maiores garantias defensivas e não deixa de conseguir aparecer na frente. Não é ideal mas, lá está, a culpa é de quem não vê necessidade de contratar um lateral. Se a ideia é explorar Almeida tenho algum medo. Já disse que lhe reconheço potencial mas está ainda muito distante d epoder vir a ser uma mais-valia esta época. Devia ir entrando aos poucos, consolidando rotinas e não ser lançado às feras. Assim, pode acabar vergastado e arruinado.

Aquisições não têm de ser sinónimo de dinheiro gasto. Podes comprar bem e a zero. Tens é de ter prospecção ao mais alto nível, que não é o caso do Benfica.

Não acredito que o Capdevila consiga ter jogos seguidos. E o Emerson sempre em forma, sempre em forma. O gajo não se quer lesionar?

POC disse...

@Ulricha, se não for para escrever, que seja o Bcool973!

@Ricardo, parece-me que o que anda ali no meio é...cimento.

@Bcool973, neste momento, e perdoem-me a inconfidência, atendendo às últimas notícias, já só escrevo com uma mão, a outra está já a a fazer o sinal de reza à espera que a Amnistia Internacional me salve.

@Mike Portugal, YanNICE Djaló tem vontade, é bom. Esforça, o que também é bom. Mas a nível de qualidade individual, não me parece que seja suficiente. Se Jesus o pode ajudar? Talvez. Mas ele evidenciou problemas básinos no futebol, a nível da recepção, domínio. Se ele vier, é pela conjectura económica, porque Amorim e Enzo já não sabemos o que esperar. E porque na verdade falta um tipo para esticar o jogo.

JC disse...

Foda-se, estava a ver que nunca mais entrava em desacordo contigo. Qualidades no Djaló? Caramba, Ricardo, por esse caminho ainda vai chegar o dia em vais encontrar qualidades no Merderson.

A melhor qualidade que o Djaló tem é, indiscutivelmente, o mamaçal da Lucy - o que já de si não é grande charuto.

PS: se o Djaló alguma vez mostrar qualidade ao serviço do Benfica, pedirei ao POC que me indique onde fica o tal portão.

Abraço

Ricardo disse...

POC, é cimento dentro de pneus. Enfim, isto dá para uma plêiade de insinuações duvidosas...

Zé Trolha, tu não vens aqui discordar de mim sem teres de assumir um compromisso. Não há cá coisinhas abstractas "ah depois falo com o POC". Não. O que vai acontecer é isto: caso o Djaló seja contratado pelo Benfica, os termos são estes:

- se mostrar serviço (e aqui há um grau de subjectividade, mas mínimo, até porque se valer a pena tu serás certamente capaz de o reconhecer, escusamos de criar matemáticas fórmulas de "mostrar serviço"), vais ter de levar um castigo público - logo se resolverá qual, dependendo da maldade dos juízes.

- se não mostrar serviço, abdico para todo o sempre de dar palpites sobre jogadores. Começo a passar recortes d´"A BOLA!" ou a anunciar os convovcados e fico-me por aí.

Fica assim, Trolha Zé?

JC disse...

No meu tempo resolvia-se isto com uma grade de minis, mas pronto. That's a deal.

Ricardo disse...

Foda-se e com medo que fosses menino de internet a dar aqui umas sugestões todas panilas.

Caga no que foi dito atrás. Uma grade de minis. That´s a REAL deal.

JC disse...

Estou longe, pá. Muito longe mesmo. Mas fica combinado para uma das minhas (infelizmente agora raras) idas à Catedral.

Ricardo disse...

Certíssimo. Aquando da visita à Catedral, dá sinais de vida.

Ulrich Haberland disse...

Mail enviado, Ricardo (para o suave...)

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Questionar os atributos da Luciana Abreu? Eh pá ela não é o Tony Carreira... fosgasse anda tudo doido ;)))

Unknown disse...

Em Janeiro, só os Jalós é que são de borla, a menos que promovas juniores e pelos resultados que tiveram este ano, não acredito. Comprou-se o coppetti para ser suplente do oblak que vai ser suplente do gotardi quando este não estiver lesionado.
Foi-se buscar o andré almeida de volta, porque o jesus se incompatibilizou com o amorim e assinou-se com o fidel que é suplente do huelva da 2.ª divisão espanhola, mas que vem para a equipa b onde já estão garantidos 5 uruguaios sub-17 ...
Pior que isso, dizem que o amorim vai ser emprestado ao Braga ? WTF ??? Se calhar vão seguir a tua sugestão e trocar empréstimos com o Salino, mas parece-me mais uma negócio que desportivamente é lesivo dos nossos interesses.
Dizem ainda que vai mesmo sair o Capdevilla ... Amanhã à noite já saberemos tudo, mas duvido que reforcemos a esquerda ...
Duvido que o Jaló sirva para alguma coisa mais do que para o Javi aliviar a tensão ...
Quem não gosta das mamas da Luce, reclame com o cirugião ... Pode ser que lhe dêem um emprego na Benfica tv para animar a criançada e os velhotes ... Mesmo assim, espero que ele não venha, mesmo que não venha a alternativa ...

GBC disse...

Porquê Salvio? O Benfica tem Gaitán, tem Nolito, tem Bruno César.

Tudo potenciais titulares, embora eu prefira os dois primeiros ao último - com alguma distância, até.

O Benfica a precisar de um jogador para cair nas alas é de um avançado de baixos custos, que queira provar o seu valor sempre que chamado.

O Yannick não é assim tão mau. Para estabelecer um exemplo, não é muito pior que o Varela. E o Varela foi titular no Porto do ano passado que venceu a Liga Europa e Campeonato.

Um jogador com qualidades para integrar um plantel de um grande e para ser uma alternativa válida, por todas as razões e mais algumas (desportivas, financeiras, nacionalidade...).

Custar-me-ia vê-lo na Luz, até porque é (mais) um dos nossos - sempre -, mas se for que tenha todo o sucesso individual e todo o insucesso colectivo.

S.L.

benfiquista a serio disse...

caros amigos benfiquistas,

esta do ruben amorim ir para o braga foi a ultima gota de agua na confiança que tinha em lfv. só falta agota emprestar o cardozo e o rodrigo ao porto que precisa de avançados e o luisão e o garay ao sporting que precisa de centrais. ainda não consigo acreditar nesta burrice de LFV. se o amorim não tem condiçoes para ficar no benfica então venda-se pela melhor oferta a um clube estrangeiro com uma clausula de indemnização caso este depois regresse a portugal. se não há propostas do estrangeiro estão que continue a treinar sozinho durante o resto do contrato. e por esta e por outras que cada vez mais gosto de estrangeiros no benfica. os portugueses é só desilusões. vide casos de hugo leal, edgar, miguel, nuno gomes, manuel fernandes, joão pinto, paulo sousa, etc, etc.

POC disse...

@Zé Trolha, estou a tentar contactar a Amnistia Internacional, pelo sim pelo não. Mas amanhã logo saberemos (estou fodido basicamente). Mas agora não faças como o Bruno no Último a Sair, a dizer que saía com o Gonçalo e depois não saiu!

@Ricardo, negócios com braga e Atlético são mistérios para mim.

@Gonçalo Correia, não te deixes enganar, o Benfica só tem Nolito como extremo, os outros são adaptações. O que não é mau, tem vantagem em muitos jogos, mas às vezes é preciso esticar jogo. Salvio e Urreta fazem-no. Tal como...Djaló.

GBC disse...

POC,

O Urreta quando aprender o que é passar e jogar com os colegas vai ser um bom jogador.

Até lá, vai viver da memória de um jogo bom com o Porto...

Quanto aos "extremos", erro meu. O Benfica não tem extremos, tem avançados interiores.

O Nolito pisa os mesmos terrenos do Gaitán, Bruno César, Yannick Djaló. Terrenos centrais.

É, é forçado a cair mais vezes na linha, tal a forma como o Emerson lhe passa sempre a bola, esteja em que condições estiver para receber.

Mas é esse tipo de posicionamento que faz sentido: três avançados móveis em zonas relativamente centrais, com os laterais a aproveitarem a largura e as alas.

O problema do Benfica em esticar o jogo não é dos jogadores da frente, é da incapacidade do Emerson em explorar o corredor que o avançado-esquerdo deixa aberto/vazio.