segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A culpa foi mesmo do Proença

Proença não é um homem, Proença é um polvo. Estica-se tentacularmente pelo campo, pelo banco de suplentes, pelas bancadas, pelas casas das pessoas. Proença não é um Proença, são vários Proenças. Proença já não é um ser, Proença é já um estado de espírito. 

Há o Proença árbitro. Garboso sobre o campo, engomadinho, cheiroso, melena acamada para trás, feito actor de cinema dos anos 50. Proença é vaidoso, tem tiques de estrela, sorriso maroto e atrevido. Se limpassem a patine da UEFA a Proença, Proença seria um José Pratas, embora metaforicamente, visto que Proença só corre em direcção à Madadena, nunca a fugir dela. Proença detesta o Benfica, Proença detesta o mundo! Proença sabe agradecer a quem o colocou no topo da arbitragem europeia e, como grato que é, Proença também sabe quem deve prejudicar. 

Proença não é, nunca foi, do Benfica; Proença precisou do Benfica quando comia uma menina benfiquista de grande fervor clubístico que tinha essa grave falha de personalidade de possuir grandiosos fraquinhos por árbitros de futebol. Proença usou essa informação. Proença, como espertalhaço que é, fez-se de benfiquista. Proença prejudica sistematicamente o Benfica precisamente por ele não ser do Benfica e sim do clube que vive os segundos da sua existência a pensar sobre o Benfica. Proença não é mau árbitro e é isso que o denuncia. Proença vai para as Europas fazer boas, excelentes, exibições e depois aterra neste mirrado país e mantém a coerência. 

O problema, já o conhecemos, é o Benfica. Proença não consegue, não pode, não sabe como evitar aquele louco transbordar que lhe aquece o corpo todo, o faz revirar os olhos, o mete a espernear feito doido durante 90 minutos. Proença até já contratou um curandeiro (menino Jocivalter, mãos de ouro) para tentar lidar com este ódio: tardes e noites na sua casa de Alcochete a regurgitar bílis e a engolir novamente, todo um processo que naturalmente demora tempo e é complexo, exige prática, método, anos a fio. Proença ontem esteve quase-quase a conseguir, embora por dentro já estivesse todo queimado de vontade de agir, Proença adora agir. Só que depois de 80 minutos a vomitar de boca fechada e a engolir o vómito, os olhos enlouquecidos, as pontas dos cabelos espigados pedindo que prejudicasse o Benfica, Proença não aguentou e teve de explodir. Cartão vermelho muito exagerado (embora Cardozo tenha potenciado bem a ira, a gula, a inveja e o ódio de Proença) e, claro, cartão vermelho inventado. Proença, a partir do momento em que levou com a garrafa na cabeça, esqueceu os exercícios de tranquilidade do curandeiro Jocivalter e partiu para a loucura. Proença, está bem de ver, é um respeitável filho da puta.

Há o Proença treinador. Aquele que promete que está mesmo mesmo mesmo muito interessado no que os benfiquistas querem e o clube exige: ganhar o campeonato. Mas depois mete uma equipa em campo que entra sem quaisquer planos para o jogo, autista, arrogante, à espera do tempo para marcar um golo. Mete uma equipa em poupança porque afinal a Europa é que pode servir de ponte aérea para qualquer coisa. Proença só quer saber de Proença. Proença tem preferidos que deixa em campo, não interessa se a jogar bem ou mal. Proença tem jogadores de que não gosta especialmente, usando-os quando deles precisa, tirando-os mesmo quando estão a jogar melhor do que os seus preferidos.

Proença em 3 anos e meio nunca soube o que era jogar de forma inteligente. Proença atira os jogadores para um campo de futebol como se fosse uma pista de atletismo. 3 anos e meio depois, Proença espera que eles saibam, de repente, ter a bola para outras funções que não seja chegar à meta. Proença, se estiver a ganhar por 5-0, corre que nem um maluco no banco a fazer espectáculo (tão ambicioso que é Proença!, dizem os entendidos); Proença mirra e deprime no banco, quando a equipa precisa dele (pensador nato!, dizem os especialistas). Proença só vê Proença. O resto é pó de estrelas.

E o Proença presidente? Este Proença é curioso porque é um Proença que tem o apoio da maioria dos benfiquistas. É um Proença que só fala nos Proenças quando os Proenças já lhe lixaram o campeonato. Até o Benfica estar afastado do título, para Proença está tudo bem, os árbitros são extremamente competentes, a competição deve ser salvaguardada de críticas, todos erram, todos são humanos, e essas coisas bonitas que Proença defende até ver o rabinho em fogo. Depois, quando os Proenças fazem das suas, Proença então indigna-se!, vocifera!, escandaliza-se!, diz que é uma vergonha, que isto assim não pode ser. Proença tem um grave problema: além de achar que domina uma questão que desconhece por completo (futebol), Proença está constantemente equivocado nas estratégias que utiliza. Os mais ingénuos dizem que Proença é ingénuo, que está mal acompanhado, que dá ouvidos a quem não deve. Proença só dá ouvidos (e que ouvidos!) a ele próprio. E mal, porque naturalmente Proença não nasceu para isto. 

Proença é intrigante nos seus modos. Apoia inequivocamente o senhor das facturas que controla os árbitros e depois espera que o senhor das facturas não prejudique o Benfica. Intrigante talvez seja um eufemismo. Proença suja o nome do Benfica. Proença prejudica a História do Benfica. Proença, apoiando corruptos, perde toda a legitimidade para falar em árbitros - antes, durante ou depois dos actos de violação. Proença é teimoso, não retira o apoio. Proença é estúpido, é fraco, é pobre de espírito. Proença é bronco, tem verrugas no cérebro, tem ervilhas nos olhos, tem nariz de palhaço. Proença é mesquinho, tem ódios estéreis, tem amores corrosivos. Proença é parvo, Proença faz-se de parvo. Quando um amigo de Proença inventa histórias de corrupção sobe o Benfica, Proença cala-se porque Proença tem negócios mais importantes do que a honra do Benfica. Proença não quer saber da História do Benfica porque Proença não sabe ler. Proença tem orelhas de burro. Literal e não literalmente. Proença come sopa com um garfo, Proença não vê necessidade de preparar bem as épocas porque, afinal de contas, mais dia menos dia, há-de ganhar qualquer coisa - quando a sorte lhe cair à porta. 

Proença não sabe nada de futebol mas Proença quer saber, porque dizem que o antigo amigo dele lá de cima é um especialista. Proença quer ser o amigo lá de cima. Proença então acha que sabe e põe-se a ver dvd´s de jogadores, fazendo prospecção no seu gabinete. Proença uma vez contratou Sretenovic porque Proença pôs-se a fazer ele próprio prospecção. "É pujante, é alto, é forte, tem ar de ser um gajo porreiro para dar umas peitadas nos árbitros". Proença é pobre de espírito, é pobre de tudo. Proença afunila o Benfica na sua mediocridade de homem triste. Proença, obviamente, é adorado pela larga maioria de benfiquistas.

Há ainda o Proença jogador. Aquele que, a 10 minutos do fim, pensa que a melhor forma de ajudar a sua equipa é rasteirar um adversário, sendo Proença o árbitro. Não satisfeito, já expulso, vai puxar o Proença. Proença jogador esquece que representa a peso de ouro o Benfica. Proença não percebe o que é inteligência em campo, quando a bola não está a rolar. Proença tem dificuldades em compreender certas coisas simples que fazem a diferença entre os que percebem os perigos e os tontinhos. Proença prejudicou o clube, mas como ele há vários Proenças, começando pelo capitão e por outras carraças que estão no Benfica para dar pancadinhas no rabo dos jogadores - explicar-lhes o que não devem fazer com Proença em campo, está quieto, dá trabalho, é demasiado, não há vontade, deixa estar.

Por fim, o Proença adepto. É aquele ser que adora dar desculpas para a incompetência dos vários Proenças do Benfica com outros Proenças da arbitragem. Proença adepto detesta corruptos, acha que a culpa é toda deles. Mas depois aceita que Proença presidente apoie Proenças corruptos. O Proença adepto não percebe onde está o problema nem quer perceber. Proença adepto quer dar desculpas. Proença adepto não sabe ver futebol, acha sempre que a sua equipa jogou maravilhosamente, não tendo ganho, naturalmente, por causa do Proença. Proença adepto passa o jogo calado, só levantando a voz de indignação se algum Proença faz das suas. Proença adepto acha que defender o Benfica é dizer que está tudo muito bem feito no clube, que qualquer dia o Benfica até ganha um campeonato, que se não fosse o Proença...

Não há como negar: a culpa foi mesmo do Proença.

50 comentários:

Minha Chama disse...

Tudo escrito e bem escrito...

Aquela garrafa... tão leve que era...

djeiti disse...

Concordo!
Como dizia o outro "proenças há muitos, ó palerma"...
É preciso saber lidar com tantos proenças e começar por controlar aqueles que dependem de nós!
Aproveito para sugerir que adicionem mais este "Eusébio" aos links dos gloriosos blogs!

http://maiordeportugal.blogspot.pt/2013/02/deu-jeitacohaver-urso-e-palhaco.html

Deixa Passar o Maior de Portugal!
http://maiordeportugal.blogspot.pt

Fura-Redes disse...

Fantástico texto!

Anónimo disse...

E aquela extraordinária ironia de, a determinado momento, no programa do rui santos, 83% dos inquiridos acharem que a culpa era mesmo do Proença...Curioso número...

Professor Doutor por extenso, Rodolfo Ohnoffris Fabricius Xabregas Mossoró Dias disse...

Texto fantástico. Totalmente spot-on.

PP disse...

Acho que para o texto ter ficado excelente só faltou a seguinte frase:

"O Proença adepto é do 8 ao 80!"

jocivalter disse...

Nunca invocarás o nome de Jocivalter em vão ahah

Nuno Ramos disse...

Viva Ricardo,

Brilhante, basicamente disses-te tudo!! Ontem perdemos, pois entrámos com uma atitude de merda ( vẽ-se que a prioridade do Iluminado é o campeonato, realmente), que é mesmo assim, aos 15 minutos não estavamos a levar 3, por uma grande felicidade. Depois lá começámos a jogar alguma coisa e virámos o jogo. Depois tentámos controlar o jogo, mas o benfica não sabe jogar assim, infelizmente. Mamámos mais um ( quando jogas sem lateral esquerdo habilitas-te a isto), entretanto o iluminado retira o que estava a ser o melhor em campo, depois foi o que se viu, o burro do Cardozo pôs-se a jeito e a proençada começou!! Acabou o jogo 2 pontos para o crlh... No fim do jogo não ouvi, nem vi gajo nenhum a falar da proençada... brincadeira do crlh!! Enfim...fartinho desta merda, é o que estou...

Abraço e continuação de bom trabalho.

Velho do Restelo da Caparica disse...

Ricardo,

mais uma vez o meu agradecimento pela luta constante em prol do Benfica que vens a desenvolver neste blog.

Apesar do gritante autismo do universo benfiquista, pessoas como tu, com a tua capacidade de observação, análise e expressão são indispensáveis.

Pelo Benfica, sempre.

Anónimo disse...

patriarca disse:

Excelente !!!!

O Texto diz praticamente tudo, explana cretiriosamente o que de facto o Proença é, mas define-o como o Proença, o que de uma lógica é correcto, mas o Proença não é um ser "livre", mas sim um Proença VERME, que se rege pelas idéias dos outros daquelas que os outros lhe impingem, lhe ordenam, pos que o promoveram e promovem e esses são Porcos, verdadeiros Suínos, não os da Bairrada, mas daqueles que provenientes do Chiqueira das Antas, consegue fazer trampa em qualquer lugar, mas espalha-a com gosto, especialmente quando dirige um jogo do Benfica, o JAVALI NOJENTO e por isso não é proença é simplesmente um ESCARRO de Porco.

Pedro disse...

Isto é Benfica. Um dia será feita justiça ao teu Benfiquismo.
Pode tardar mas não falha.

Eles sabem. É por isso que os avençados não param.

A culpa é do Proença!!
Excelente Ricardo. Excelente. Obrigado.

Anónimo disse...

Eh lá! Um empate na Madeira e de repente está tudo mal no Benfica, do presidente até aos jogadores. Até os adeptos estão mal. Gosto muito desta malta apocalíptica. Eu também acho que o Benfica devia ganhar todos os jogos por 15-0, mas ainda assim consigo compreender que, de vez em quando, a equipa tenha um dia não e empate um jogo fora. Melhor isso do que em casa.

Bubbles disse...

Há proenças e proenças,

Eu por exemplo sou um proença inofensivo, falo, falo, indigno-me mas isso não conta para nada

Depois há os proenças presidenciais, esses sim perigosos, porque apoiam inequivocamente paga-putas parta presidentes da FPF, esses proenças é que fazem a diferença!

philippe disse...

nada muda tens razão Ricardo: as proenciadas são uma especialidade do burgo e atingem todas as esferas da sociedade. Quando jà não sinto nem surpresa nem indignação porque ja vi o filme é sinal de que posso começar à pensar nas batatas da minha horta e olha que so tenho 36 anos mas 30 anos de palhaçada dà cabo de qualquer ingenuino!

Anónimo disse...

Excelente texto.

Mas atenção que o Proença é mesmo adepto do clube que do clube que vive todos os segundos da sua existência a pensar num outro clube e que este vive os segundos da sua existência a pensar sobre o Benfica.

pge disse...

Qual é vantagem que tu vês pro clube em chegarmos a meio do campeonato e continuar com este discurso constante de bater no ceguinho? Mandar o treinador embora a meio da época?

Preferes um Benfica campeão este ano e teres que gramar com o Jesus pro ano, ou preferias perder o campeonato e ver o Jesus fora do clube?

É que chego a ter duvidas tal é o trabalho de sapa que fazes.

Pedro disse...

Sim...é o Ricardo o culpado de o SLB não ser campeão.

Pge, já reparaste q esse teu discurso é igual ao das duas últimas épocas com o "sucesso" que foi? O discurso do Ricardo é, como sempre foi, um discurso de alerta, de avisar o que aí vinha. E, curiosamente, acertou. Já aqueles q o atacam e dizem para ele estar calado que temos de apoiar e q no final se fazem as contas...contentes só se forem tripeiros. Pq benfiquistas não estão contentes...

Ricardo disse...

Pge, não tenhas dúvidas: quero mal ao Benfica. Este trabalho de sapa tem uma agenda evidente. Esperto, tu.

Ricardo disse...

Tive de apagar 321 comentários de Proenças. Uns por serem insultuosos, outros por serem simplesmente parvos.

pge disse...

Não percebeste, eu acredito que queiras bem ao Benfica. Não sei é se o bem pra ti é ser campeao este ano e Jesus continuar ou não ser campeão e Jesus sair.

Porque vê uma coisa se formos campeões e Jesus continuar será mais uma época que vais passar a malhar no ceguinho.
Não faz muito sentido acho eu.

pge disse...

Pedro o meu discurso é muito simples. Digam-me quem me garante melhores resultados que Jesus por 4M€ época. Simples é só isto.
Isto das tacticas é tudo muito simples e fácil mas é no sofá.

JC disse...

Tudo dito. Excelente, Ricardo. Como sempre.

Miguel disse...

A culpa é mas é do Jesus.

Toda a época a ganhar no 4-4-2 para agora mudar para 4-5-1.

Resultado em 4-5-1:
nacional 1 - 0 SL Benfica
braga 1 - 0 SL Benfica

Sei que são fãs dessa mudança.
Mas enfim. É o que nos vai fazer perder o campeonato.
SB

pge disse...

Miguel agora escangalhei-me a rir, além de não perceber onde foste arranjar esses dados, agora o Jesus ja é uma besta por usar 4-5-1.

Tenho de rever a minha atitude, isto de ser critico deve ser uma moca do carago. O que eu tou a perder.

Ulrich Haberland disse...

O Proença árbitro é um vaidoso de brilhantina que logo tratou de vingar o seu ego monstruoso, ferido por uma garrafa e um puxão de camisola, na 1ª oportunidade que teve. Atente-se na linguagem corporal do Proença arbitro desde o momento em que apita a falta até ao momento em que decide que aquela era a sua oportunidade de vingança.

O Cardozo foi parvo e bem expulso. Que desenvolva a sua inteligência portanto.

O Matic foi vitima de danos colaterais, leia-se do ego do Proença arbitro.

A não vitória de ontem não se deveu ao Proença árbitro.

Parece-me que o JJ sabe que a equipa está a passar por uma fase menos boa, cansada e muito menos explosiva. Sabe que a equipa não ficou mais forte depois de Janeiro. Sabe que a equipa tem uma serie de muitos e difíceis jogos pela frente. Sabendo isso colocou em campo uma equipa baseada no melhor 11 salpicada por 2 jogadores que, por serem jovens, terem jogado menos e quererem ganhar lugar,dessem à equipa a vivacidade e poder de explosão que ela está a necessitar neste momento.
Parece-me que a saída do Urreta se deveu a questões físicas. Não tem ritmo competitivo para aguentar 90min.

O JJ para mim, esta temporada não só ontem,não tem sido Proença.



P.S. - Pensar que compreendo algumas coisas não me tira a azia descomunal que tenho desde ontem e que não melhorou com outros resultados posteriores

Anónimo disse...

Esqueceste - te dos bloggers Proença...
Também conhecidos como illuminatti

Ricardo disse...

Pge, ser campeão será sempre a minha alegria. Com o Jesus, o Vítor Pereira, o Peseiro, o Santos, o Fonseca ou o Capitão Moura (infelizmente desaparecido há dois dias). Algo que ainda tu (e tantos outros) não entendeste: a minha luta é por um Benfica melhor. Quando meteres isso na cabeça, podemos falar de futebol.

TiagoSS disse...

Olá,
O Benfica foi Proençado, a nova variação do acordo ortográfico (http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=prensado)
LOL? bem como benfiquista fanático, queria lembrar para quem não sabe, que nos blogues do Porto, não se vê lá ninguém a dizer que o Mangala agrediu o GR do Olhanense, e que o penalti foi mal marcado (pelo J. Martini que atirou por cima ;-)...
Primeira bomba, o 1º golo do Nacional foi em fora de jogo claro. A SportTV pára a imagem antes do passe, e na sua esperteza saloia, mostra o homem do Nacional em linha, depois a imagem avança ele realmente chuta na bola, já com o tipo em fora de jogo clarrísimo... foi bem Proençado (http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=pensado)
Segunda bomba, o Gaitan sofre penalti evidente, chama-se ser ... há sim abalroado, comentário da SportTV: "pois ele estava de costas e não viu o jogador do Benfica". Mais um LOL?
Terceira bomba, o Cardozo foi mal expulso... sim não deveria ter ido para a rua, pediu a bola uma 1ª vez, tentou tirar uma 2ª vez e nesse movimento toca no pé do jogador do Nacional, não foi uma entrada a pés juntos, nem um "pontapé agressivo" para partir a perna, certo? pois no caso do Benfica quando os adversários fazem isso aos jogadores do Benfica nem cartão amarelo às vezes vêem.
Bombinha de Carnaval, o Matic foi mal expulso, sim porque foi agredido pelo jogador do Nacional que se atirou ostensivamente contra as costas do Matic e depois rebolou-se em dores dessa pancada forte, LOL?
Para quem tem dúvidas, é só consultar em: http://videos.sapo.pt/2ACYPkN81MdbfTZpBvFH
Ao verem esta obra de arte, chamo a especial atenção para o sorriso do árbitro após dar o vermelho, as expressões faciais são muito tramadas... então quando ficam filmadas ainda mais!
Bem para fechar a boca aos meninos do FCP, gostava de vos contar o meu sonho benfiquista, Porto joga com Nacional e acaba o jogo com 9 jogadores, Moutinho foi expulso por levar uma pancada por trás no último minuto e o Jackson foi expulso por tirar a bola ao adversário... imaginem 1, imaginem 2, e agora acordem, já passou foi só um sonho mau. Moral da história, os portistas ferrenhos nem nos seu melhores dias podiam sonhar o que aconteceu ontem ao Benfica... é difícil acreditar quando vemos isto com as "lunetas azuis" não é?
Para acabar, gostaria de lembrar o histórico de empates deste campeonato (factos, são factos ;-):
- Benfica 2-2 Braga - Árbitro: Artur Soares Dias
- Académica 2-2 Benfica - Árbitro: Carlos Xistra
- Benfica 2-2 Porto - Árbitro: João Ferreira
- Nacional 2-2 Benfica - Árbitro: Pedro Proença
Quais são as 2 conclusões que se tiram? alguém sabe? 1... 2.... ok eu digo.
- O gajo que "encomenda" tem um fetiche pelo empate a 2, LOL?
- O Benfica não consegue ganhar sempre que tem um árbitro internacional a apitar os seus jogos
... isto é uma coincidência muita lixada, isso do "sistema" é para meninos...
Bem o mal está feito, vamos ficar nos próximos jogos sem o Cardozo (melhor goleador) e sem o Matic (único trinco do SLB)....
... o Porto não ter ganho é que foi mau, nem sempre assaltar o PC do presidente da FPF tem o resultado esperado... se calhar vão resolver este caso entre as comadres e o encontram o Pinto da Costa (PC) rapidamente, antes do Carnaval, para comentar este achado, no final do jogo do porto:
http://1.bp.blogspot.com/-33qocSdCDF4/URjJrXytCLI/AAAAAAAAF8c/I-dxJdz1s0...
Até o site da liga achava que o Porto ia ganhar, estava tudo tão bem combinado, ainda bem que alguém avisou e depois lá actualizaram, LOL?
Concluindo, o "sistema" não existe, mas as coincidências são espectaculares!
Como no Governo Sombra, hoje sinto-me "Proençado" 8)
Tiago

pge disse...

Lá está, nao tá em questão que tenhas a tua luta, mas sim a forma de o fazer, só isso.
A minha luta não é concerteza diferente da tua, a forma de o fazer, sim é diferente.

Imaginas um adepto do Celtic que acho que ja aqui elogiaste a fazer o que tu fazes a meio de uma época e sempre na liderança? Eu não.

E isto tudo depois de tantos tiros na água como o Matic o Enzo o Ola John e o Lima (se por acaso nao tenhas apontado o dedo a algum destes casos peço desculpa, mas é tanta gente a apontar em tantas direcções que um gajo até se pode confundir).

Pulha Garcia disse...

Discordo. Péssimo texto, Ricardo (e até costumo concordar). Queres uma beatificação para o santo Proença, é isso?

O que é que o Benfica ter feito uma partida abaixo do nível que tem apresentado este ano no campeonato (que é muito bom, por muito que custe aos anti-Jesus da vida), tem a ver com mais uma arbitragem de Proença com erros técnicos graves contra o Benfica?

Por acaso uma exclui a outra? Não aconteceram as duas? Devemos evitar falar da forma "inocente" como os erros do Proença acabam invariavelmente prejudicar o Sport Lisboa e Benfica? A expulsão do Matic admite-se? A situação do Cardozo não poderia ter sido gerida com bom senso para os dois lados?

Uma coisa é criticar o Proença sempre que algo corre mal (não concordo com esta postura) ... outra coisa é dizer que o Proença se engana sem intencionalidade (só acredita quem quer). Para mim o Proença é um ladrão, que só teve uma carreira internacional por serviços prestados ao FCP. É mais perigoso em campo do que um Falcão ou Jackson. Isso não exclui que o Benfica não deva trabalhar mais do que trabalhou contra o Setúbal em casa ou do que contra o Nacional (Luisinho pior em campo, devíamos ter ido buscar um lateral em Janeiro).

Abraços, saudações de glória.

Marta disse...

Bendito sejas. Tu e todos os "Ricardos" que são poucos. Mas pelo menos zelam pela minha sanidade mental.

Subscrevo-te praticamente na integra.
O Cardozo quanto a mim foi bem expulso. Sou a primeira a defende-lo, a primeira a dar-lhe nas orelhas por estas imbeculidades de que é useiro e vezeiro. Fosse um lance de bola corrida e haveria margem para um amarelo. Com o jogo parado não há regulamento que lhe valha. Nem muito menos Proença. Pôs-se a jeito.
Expulsão surreal do Matic, que espero vir a ser despenalizado, por indicação de um assistente que parecia assinalar o fim do mundo com a sinalética esbaforida da bandeira.

Já o disse e repito, o Benfica não perdeu pontos pelo Proença. O Proença teve foi os seus 10m de show, custeados por uma posição internacional que lhe permitem quase tudo - acham alguns. O Proença com estes 10m deu motivos aos "verdadeiros Benfiquistas" para se engalanarem e ligarem a k7 habitual, relegando para outra dimensão o que de facto é preocupante. Eu não perdoo estes 10m ao Proença por isto. Por ter dado o tempo suficiente para que não se abordassem os outros 80m.

Os 10m iniciais foram bem mais preocupantes e já ninguém se lembra.
O Artur anda sob brasas há 3 ou 4 jogos mas o Proença carregou-lhe a coroa;
O JJ anda em conferencias de imprensa a choramingar o mercado de transferencias e o Proença cedeu-lhe os lenços de papel;
O JJ esta época já não ganha a Liga Europa, deixa-a pelo caminho em prol da nacional, sem que isso seja sequer alguma garantia e o Proença estende-lhe uma passadeira;
As opções do JJ ontem não funcionaram, foram incompreensíveis e é o Proença que chama a si a incompreensão;
Os jogadores não tiveram pernas, não tiveram inspiração nem mentalidade para contornar um forte obstáculo, tradicional acrescente-se, e o Proença passa a ser o obstáculo;
Alguém sabe da direcção?... Não me digam, foi o Proença que os raptou. Com um jeitinho até foi o Proença que levou os 2 computadores da FPF.

Não, não perdoo ao Proença aqueles 10m de show off.

Marta disse...

*imbecilidades

Unknown disse...

Pá, tão tu perdes tempo a escrever um texto destes?
Mas tu não sabes que a malta gosta é de areia?

QUEREMOS AREIA PÁ!!!

Gondarslb disse...

A culpa não é do Proença da perda deste 2 pontos mas a culpa é do Cosme Machado por dar 1 ponto ao FC Porco só nesta jornada estava mos com mais um e não faço contas para trás,

Ricardo disse...

Enorme Pulha (concordo contigo normalmente), relê o texto. Depois falamos.

Miguel A. disse...

Ricardo, o que me custa é que num jogo decisivo - todos o serão até à deslocação ao Porto - a equipa tenha entrado apática. Se este é o objectivo principal, e acho bem que o seja, é preciso entrar sempre com tudo, seja fora como em casa. E ontem não foi assim, tal como já tinha sido contra o Setúbal. Alguns jogadores cansados - precisávamos de ter tido outra movimentação no mercado de Inverno -, decisões erradas do JJ e um guarda-redes que, claro, faz esquecer Moretto e Roberto - também não é preciso muito... -, mas que insiste em falhar em jogos decisivos.

Cardozo já fez isto outras vezes. Proença nunca arbitra bem um jogo do Benfica - dizem que há falta para penalty num lance sobre o Gaitán; se foi assim, então a coisa ainda fica pior, porque a expulsão do Matic é tão ridícula que parece uma encomenda.

Gostava de maior coerência. Se o objectivo é o campeonato, é preciso demonstrar isso em campo. Porque no ano passado o objectivo também era o mesmo, e no final o treinador veio dizer que tinha "apostado os ovos todos na Champions" (?).

Apesar das limitações no plantel, acredito que podemos lutar pelo título, e que este jogo tenha servido de emenda a todos - jogadores e treinador.

Abraço.

Anónimo disse...

Ninguém é obrigado a ser do Benfica para sempre, creio.

PP disse...

Uma questão para todos:

Vocês acham que este silêncio todo por parte do Benfica nas últimas semanas, é:

a) parte integrante de uma estratégia algo inovadora de comunicação da direcção?

b) conivência da direcção com certos poderes instituídos no futebol português?

Anónimo disse...

patriarca disse:


Em suma :

Proença é um Corrupto, submisso do Corrupto-Mor e seus labregos lacaios.

João disse...

http://videos.sapo.pt/iQlel6LSPVcrvKjVJJz1

Edgar disse...

O Benfica já teve 15 pontos em disputa apitados pelo Pete Proezas, dos quais perdeu 13; expulsou 7 jogadores do Benfica. Em igual número de jogos que apitou do FC Porto, não expulsou ninguém da equipa azul.
Sim, Ricardo: a culpa é do Jasus. Só tu para espalhares a verdade por esta Gloriosasfera. Ainda bem que por aqui andam iluminados como tu.

Ricardo disse...

Edgar, de iluminados aqui parece-me que tu és o rei. Um gajo que lê este texto e depois vem para a caixa de comentários escrever "Sim, Ricado: a culpa é do Jasus" é um gajo que já ultrapassou a linha dos iluminados, até. Tu estás num plano estratosférico, Edgar. Muitos parabéns por isso.

Ricardo disse...

PP, acho que não há plano. De vez em quando dizem uns para os outros "agora vamos ser inovadores e não respondemos eheheheheh", outras "eh pá temos de responder, a malta dos blogues já disse que temos de responder, fazemos um comunicado jeitoso e os gajos calam-se ahahahahahah". É mais ou menos isto.

David Duarte disse...

Não se deve branquear o que o Proença faz. Mas sobretudo não podemos deixar que o Proença sirva para branquear aquilo que de muito negativo temos no Benfica hoje em dia.

Por esta razão : excelente texto Ricardo!!

Edgar disse...

"Proença atira os jogadores para um campo de futebol como se fosse uma pista de atletismo."
Diz-me lá quem é este Proença, Ricardo.
Se não é o Jesus, os teus textos têm um alcance inatingível para o comum dos mortais.

Ricardo disse...

Continuas extraordinário, Edgar. Um texto com tantos Proenças e tu segues a tua ideia inovadora: a culpa é do Jesus. Parabéns mais uma vez.

PP disse...

Ricardo,

Não acredito que seja por causa da "malta dos blogues", mas que talvez eles tenham que falar porque está muito enraizado a cultura do "quem cala consente", lá isso sou capaz de acreditar.

Mais a mais a minha pergunta não foi tão inocente quanto possa parecer.

Alguém aqui já imaginou o seguinte cenário: "comem todos do mesmo tacho"?! Quer sejam Porto, Sporting ou Benfica?

Daí tanto silêncio?! Daí que quando os adeptos encarnados vão à pedreira levar com calhaus como ontem os pacenses, a direcção fica muda...

Concordo com a tua crítica à direcção. Só não sei se a melhor estratégia de comunicação seria começar a disparar na comunicação social... acho que seria dar assunto para eles deturparem... Se calhar a melhor estratégia seria mesmo pelo silêncio (estilo "blackout"), dando apenas informações estritamente necessárias. Ao mesmo tempo fazer com que a equipa só pensasse em jogar futebol.

A maior crítica que poderei fazer após o jogo na Madeira é que acabámos por perder por culpa própria. Já sabíamos que o Proença e os Candeias deste mundo iriam fazer das suas. Para combater este tipo de gente, é preciso fazê-lo noutras sedes... maior participação do Benfica nas associações distritais de futebol, na regulamentação da liga, etc e tal.

Edgar disse...

Recuso as felicitações, pois foste tu quem introduziu a ideia de que a culpa é sempre do treinador.
Eu culpo-o quando acho que é isso que sucede. Tu culpas sempre.
Mais: ui, o JJ anda a inventar!, advogam tu e mais uns quantos.
E daí? Tem "inventado" basicamente sempre. A diferença é que neste último jogo não venceu.
Acrescento ainda que esta época JJ está a fazer uma gestão quase perfeita do plantel.
O resto? São proençadas.

vb disse...

Não me parece que alguém pretenda calar as críticas de muitos de vós à equipa, o que se lamenta é que cada vitória nossa não mereça mais que meia dúzia de linhas ao passo que cada resultado negativo vos encaminhe tão energicamente para o teclado!
Não foi pelo proença pedro que empatámos mas é muito muito graças ao proença JJ estamos em primeiro!
Caramba parece que vêm o Benfica há meia dúzia de dias, é que bastaria recuar aos tempos do Quique mas enfim, espero que vos mantenhais assim tão vigilantes e que o meu querido Benfica da mesma forma lá vá continuando em primeiro e a jogar à bem à bola,como tem feito na maioria da época.
Força Benfica

Anónimo disse...

Obrigado por existires Ricardo, posso não concordar com tudo o que escrever. mas com um espírito crítico e aberto sei que poderemos contar contigo numa buca por Um Sport Lisboa e Benfica melhor e mais forte, muitíssimo Obrigado!