terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Coisas incómodas que fazemos por esquecer

1. O Benfica está de rastos fisicamente - o que era totalmente previsível, menos para os tontinhos do "apoio". 

2. Com um plantel já de si desequilibrado e sem opções, o que faz a Direcção do Benfica em Janeiro? Retira a Jesus Bruno César e Nolito. Genial.

3. Os últimos jogos do campeonato - num dos quais houve um empate, mas podiam ter sido só vitórias, não é isso que importa - demonstram, A QUEM QUISER VER, as fragilidades físicas de grande parte dos jogadores do Benfica. Daqueles que têm sido utilizados constantemente por não terem alternativas reais. Repetem-se os erros, ano após ano.

4. Uns tontinhos que para aí andam a escrever banalidades dizem que as más exibições da equipa não se devem à incapacidade física. Porquê? Porque a equipa "acabou o jogo a massacrar". Recuso-me a comentar tamanha imbecilidade. Os tontinhos vão continuar a dizer até final de época que a equipa está forte fisicamente - é a única forma de não terem de justificar a incompetência de quem dirige o Benfica. E eles são óptimos na sua conveniente cegueira.

5. A única forma de sermos campeões passava pela eliminação contra o Leverkusen e a passagem do Porto aos quartos-de-final/meias-finais da Champions. Passando (como é muito possível), as probabilidades não diminuem; desaparecem por completo.

6. Quando saiu a notícia da possível exclusão do Porto da Taça da Liga, escrevi isto. Continuo à espera (e já lá vão uns anos) de saber o que faz o Benfica neste apoio inequívoco a um corrupto. Um dia todos perceberemos. Quando já for tarde.

7. Quase sem opções para as posições 6 e 8, continuamos sem recrutar à equipa B o único jogador disponível para ser alternativa a uma delas. Por mais que faça grandes jogos, marque golos e demonstre, semana após semana, que o facto de ele não ser chamado prende-se com tudo menos com critérios desportivos.

22 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente concordo contigo no essencial.

A LE vai massacrar o plantel e vamos perder pontos importantes.

Podíamos ter equipa para as duas competições, mas não temos.

JJ, este ano, está melhor e no fim, será mais vítima do que culpado. Menos para o senhor do bigode.

O senhor do bigode é que passará incólume no meio disto tudo.

Foda-se de quem é a magnífica foto que está no vosso header?

Pode ser que o FCP se esfarrape todo na LC.

Rusty Ryan disse...

Infelizmente, tb concordo com praticamente tudo. No entanto acho que se fez bem em vender Nolito e Bruno César, que não estavam a fazer nada no Benfica e estivemos bem em recuperar Urreta. A aposta em Urreta devia tb ser feita em Miguel Rosa. Continua a faltar um 6.

Mr. Shankly disse...

1., 2 e 4. É possível que tenhas razão. Mas parece-me cedo. Fizemos um mau jogo, mas o problema não foi físico, foi mental. Entrámos convencidos que era uma questão de tempo, e para piorar a Académica fez um dos jogos mais deploráveis que já vi alguém fazer (não é desculpa, devíamos ter sido muito melhores). Mas repito: vamos ver se se confirma. Eu acho que não, a equipa não pode estar de rastos. Se está, o problema não é e utilizar sempre os mesmos. O Porto faz o mesmo, e não vejo o Moutinho, o Fernando, o Jackson, o Lucho cansados.

2. Concordo a 100%, embora existam variáveis que nós (adeptos) não dominamos totalmente, como a financeira. Desportivamente, foram erros crassos.

5. Discordo. Aimar e Martins não têm quase minutos, os extremos têm sido rodados, os laterais idem. Os centrais e os avançados não sofrem tanto de desgaste físico. O nosso plantel é mais profundo que o do Porto, e acho que o FCP chega pelos menos aos quartos da CL, pelo que o desgaste será idêntico. Se falharmos, não será por aqui.

6. Concordo, a 100%.

7. "continuamos sem recrutar à equipa B o único jogador disponível para ser alternativa a uma delas"
André Gomes? Quanto ao Rosa, concordo que merecia uma oportunidade, fosse a 8 ou a extremo.

Anónimo disse...

Também Concordo a 100%

Bujix disse...

Ricardo,
só para clarificares um pouco melhor o teu post, quem são os jogadores onde detectas "fragilidades físicas"?

não achas um pouco arrogante da tua parte falar assim do Miguel Rosa? Não te enganes, eu também adoraria ver o miúdo na equipa A, mas temos de dar alguma margem ao JJ... Ele pode ter as suas razões!

rnrportela disse...

Percebo a indignação, o espaço é teu e escreves o que bem entendes. Mas é claro que te pões a jeito para ouvir o que não queres. Quando o Benfica ganha mal te pomos a vista em cima, em momentos de menor folego, podemos sempre contar com dois a três posts por dia. Mais a mais quando no presente caso, nem me parece que o problema se prenda tanto com o desgaste físico. Deixas-te levar em demasia pelos resultados.
Mas volto a repetir, o espaço é teu, e escreves o que quiseres. Agora, considerando que deixas a caixa de comentários aberta, não podes depois queixar-te das “alarvidades” que os “energúmenos” brotam, os “tontinhos do apoio”.
Porque nunca ninguém está 100% certo, ainda que do alto de um blog pareça que sim.

Ricardo disse...

Luís,

encontrei no perfil do facebook de um amigo. Já andei a tentar
perceber de quem é a foto mas ninguém sabe. É maravilhosa.

Rusty,

tanto Nolito como César fariam 4 meses a bom nível, mesmo que
apenas como soluções de banco. Esfrangalhar ainda mais o
plantel é de doidos. Ou tontos. Ou incompetentes. Ou outra
coisa qualquer.

Shankly, físico e mental andam muitas vezes lado a lado. Quando
falo em quebra física, ela não se prende apenas com a mera
condição atlética dos jogadores. Passa por vários outros factores,
especificalmente o facto de muitos deles serem adaptados, o que
cria um cansaço mental que se repercute na forma física. Um jogador
que está em aprendizagem táctica e posicional em competição
é um jogador que mais facilmente quebrará fisicamente ao longo
da época. Passa também por aí - além de os indiscutíveis não
terem soluções - esta quebra. E ela vai acentuar-se.

André Gomes já é opção da A. Falo, claro, de Miguel Rosa.

Bujix, quem? Maxi, Matic, Enzo, Salvio, Lima, Melgarejo, Cardozo...

O Jesus tem as suas razões, claro que tem. Só não são desportivas.


Portela, desconhecia que fosses espião. Parabéns a ti por saberes
quando tenho e não tenho net, se estou em casa ou fora, qual a marca e modelo
do meu telemóvel. Extraordinárias percepção e análise.

lisbonera disse...

Não concordo que a equipa esteja de rastos fisicamente, alguns jogadores sim, e infelizmente são dos mais importantes, Salvio tá de rastos mas como é o preferido do Jesus nunca sai, o Lima também está estourado e o Maxi idem, de resto não vejo os outros assim tão cansados, talvez o Enzo também.

Quanto ao recrutar de jogadores da equipa B o problema é que a qualidade não é assim tanta, principalmente a nível táctico. Claro que o Rosa merecia uma oportunidade mas não o vejo como de forma alguma, vejo-o como 8 mas sobretudo como extremo. O "problema" dele como extremo é ser do estilo do Nolito, e o JJ não gosta desses jogadores, vá-se lá saber porquê. O resto dos jogadores da B não estão preparados porque o treinador que têm é um acéfalo. O Norton de Matos está a brincar ao futebol na equipa B. Os jogos que a B ganha é fruto do talento dos jogadores mas o talento por si só nao chega, é preciso alguém que lhes ensine tacticamente. O JJ trabalhou isso com o Ola John e precisamos de alguem que faça isso na B senão jogadores como Cafu, Cavaleiro, Cancelo, Cardoso vão perder-se.

DeVante disse...

Bora entrar com os juniores na quinta feira e perder com o Leverkusen? Mas afinal o Benfica não entra para ganhar em qualquer competição?
Perdemos Nolito e Bruno César que não estavam a jogar nada, numa altura que andava tudo "fresco" e entravam a espaços, com os jogos quase resolvidos. Seriam opções válidas agora, que começa a ser a "doer"? Duvido. Prefiro Urreta, e JJ também. Aliás, se existe, hoje, sobrecarga física em Sálvio, Ola John e Enzo, tal deveu-se principalmente à falta de qualidade demonstradas por Bruno César e Nolito, que, pelo que jogaram, não apresentaram argumentos e não permitiram que JJ prescindisse e desse descanso aos actuais titulares.
André Gomes e André Almeida têm tido oportunidades e têm correspondido.
Ponto 6, concordo totalmente!!!

Socio slb nº 218219 disse...

Discordo.
1- em primeiro lugar saiu Nolito e entrou Urreta. Saiu BCesár e JJ tem M.Rosa pronto a ser utilizado, se necessário.
2- Acredito que este ano iremos fazer a dobradinha. Espero que o SLB leve a equipa B, + alguns jogadores da A a Braga para a taça da liga, e mesmo assim é possivel ganhar.
3- Quanto ao resto temos jogos dificeis, mas em que o Benfica é favorito, BayerL. e PFerreira em casa. Jogos de mediana dificuldade B.Mar e Guimarães fora, e assim ultrapassamos esta fase importante da época...
saudações

B. disse...

Oh Anti!! :)

Vamos lá por partes:

1- facto, mas só notei isso esta semana. Veremos.

2- Muito $ poupado graças à saída da Champions. O Bruno foi o encaixe necessário para compensar e o Nolito mandava o Jesus para o caralho nos treinos, ficou difícil dos 2 funcionarem. Ficou Urreta. Sabes que o futebol, infelizmente, também é negócio! O Sporting que to explique.

3- Facto. Mas é erro comum a todos. O Porto por exemplo tem UMA alternativa "real" para o meio-campo (Defour) e joga lá com 3 gajos. Nas alas tem um titular que nem no Sporting jogava (Varela) e um puto no banco porreiro, mas é puto e não se sabe, o Izmaylov é melhor mas até agora... nicles.. Para o Jackson há uma amostra de Liedson. Não têm soluções e o meio-campo (e não temos ninguém com a idade do Lucho) não parece cansado. Amarelinha?

4- ridículo, é quem não percebe de bola.

5- Não acredito no "impossível" que mencionas. Veremos, espero que não tenhas razão porque vamos passar.

6- Aguardar para falar depois? Não sei qual foi a estratégia mas parece-me horrível.

7- Miguel Rosa a 8 é como dizer que queremos o Nolito a 8... uma perfeita parvoíce...


PS: VAMOS LÁ CARALHO!

Gandhy disse...

Devias alterar o teu nome para Jeremias, o profeta.

Jereminas foi para muitos o profeta da desgraça, o homem que previu a queda de um povo, ou seja, o teu texto.

A saída de Bruno César e Nolito foram mais do acertadas.

Bruno César não estava a jogar ponta de corno. O que acho curioso é se Bruno César fica no SLB, e Jesus continuasse a postar nele como estava a fazer, hoje o texto seria sobre a teimosia de uma aposta num jogador sem nível para jogar e que íamos perder o título por isso como aconteceu com Roberto e Emerson!

Nolito simplesmente não estava cá. A sua cabeça não estava com o corpo e logo não estava em campo.

Quanto ao plantel, neste momento vejo duas lacunas. Alternativa ao Melgarejo como defesa esquerdo (sim, essa adaptação que também era uma desgraça), porque o Luisinho é fraco, e ao Matic.

De resto o plantel é um pequeno luxo para a realidade desportiva/financeira nacional.

Lembrar que Gaitan no primeiro terço de época mal jogou, sendo um excelente reforço de inverno, assim como Kardec que já foi útil e ainda vai ser mais (os dois que cavaram o penalty com a académica). Martins ainda vai aparecer, com certeza e Aimar infelizmente não vai contar para o totobola!!

Já o lado direito da defesa não sei porque, sinto-me mais descansado com André Almeida que o Maxi.

Uma equipa de rastos, não ganharia o jogo como ganhou no Domingo!

Ricardo disse...

Estoyanoff, falo do Rosa, não falo de outros jogadores da B. A
qualidade é parca e o treinador fraco. Seria importante redefinir
o que se pretende com a equipa B. Não me parece que estejamos
no caminho certo.

Devante, o Benfica entra sempre para ganhar, mas há que analisar
os problemas. Se a época tivesse sido convenientemente planeada,
o Benfica podia estar a lutar por tudo. Assim, não pode. É pena,
mas é a realidade.

B., enquanto pensarmos primeiro no negócio e depois no lado
desportivo continuaremos assim: fabulosos valorizadores de activos
e notáveis vice-campeões. Eu quero outra coisa. Até porque
o facto de estarmos neste estafo financeiro é culpa das
sucessivas acções incompetentes de quem nos dirige. Não é coisa
que não tem sido abordada aqui - há uns anos que se escreve
sobre as más medidas de gestão financeira; na altura, vinham
aqui uns especialistas dizer que estávamos em crescimento. Agora,
quando lêem as análises do Bcool, já vêm concordar. É o típico.

O Porto tem Fernando, Lucho, Moutinho, Defour e Izmailov. Nem
sequer há comparação.

Miguel Rosa a 8 é o que ele é. Parvoíce é apostar nele nas alas
e outras invenções. O Miguel Rosa tem tudo para ser um novo
Maniche - que, curiosamente, também jogava no Benfica a segundo
avançado e a extremo. Depois veio o Mourinho e acabou com a
parvoíce.


Gandhy, adoro a forma como antecipas o que eu diria se César
tivesse ficado. Especialmente porque sempre defendi que o Bruno
tem qualidade. Tu, sim, és o verdadeiro profeta.

Benficacampeao disse...

Tenho grandes dificuldades em compreender estes profetas da desgraça.numa altura em que a equipa se encontra muitissimo bem colocada nas quatro competiçoes que integrou esta epoca,em vez de demonstrarmos o nosso apoio,optamos pela politica do bota abaixo.a confirmaçao da sua "profecia" em relaçao ao momento fisico da equipa e hilariante...em vez de especular,gostava que indicasse claramente a sua discordancia em relaçao as opçoes na rotatividade que JJ implementou esta epoca.acompanho o vosso blog com alguma regularidade,apesar de discordar quase sempre dos vossos textos,nem sempre pelo conteudo,mas na maior parte das vezes pelo timing em que sao colocados.Este tipo de juizos devem se guardar para o final da epoca,nunca para uma altura decisiva das provas.Ainda para mais quando a equipa se encontra num bom momento,os resultados sao prova disso.Em 2013 (num espaço de um mes e meio),a equipa realizou 12 jogos oficiais,8 destes fora de casa...o saldo e de 10 vitorias e 2 empates,e voce entende que este e um momento oportuno para criticar a equipa.desculpe mas nao entendo..

B. disse...

O gajo mal recebe a bola mete os cornos no chão! É picareta picareta e vai com ela até mais não...

Não tem classe para jogar a 8... por isso é que aparece nas alas e a marcar tantos golos. É um gajo obstinado (gosto) mas muito diagonal. Não tem "timing" de posse nem nada que se pareça... Gostava! Mas não acredito.

O Izmaylov é extremo ou 10... a jogar num dos trios do meio-campo do porto não me parece que seja muito rentável, nem capacidade física tem para isso.
Assim sendo, continuo a achar que é o trio titular + Defour... nós temos o duo titular + Gomes e Almeida. O Martins entra na equação se contares com o Izmaylov... lesionado por lesionado... :) ou até o Aimar!

Não é uma questão de prioridades, é uma questão de sustentabilidade. Investes forte, vais com o boda na Champions, tens de vender... Não ganhas o suficiente (tipo Porto) para arriscar, não por agora... enquanto ainda ganhas 7M/ano em direitos televisivos.

POC disse...

Favoritos são os corruptos. Concordo com algumas coisas aqui ditas, mas, ainda assim, acredito que tenhamos hipóteses.

POC disse...

Participar em tantas provas ao mesmo tempo, com intenção de ganhá-las, obriga a um melhor plantel, mais equilibrado e com mais uns 2 jogadores talvez.
Assim vai ser difícil. Mas acredito...

oPeixEdo3º disse...

Concordo notou-se pouca frescura física neste jogo com a Académica, parece que funcionam a diesel, muitas dificuldades na mudança de velocidade.

No entanto quero ver o jogo com Paços de Ferreira, jogamos na quinta -feira na Alemanha um jogo muito intenso com viagens antes e após é cansativo, por exemplo o Bordeus que fez um jogo parecido em termos de intensidade com o nosso (empate 1-1 em Kiev), este fim de semana em sua casa levou 4 secos do Lyon.

É natural este abrandamento após os jogos da competições europeias.

O Sálvio precisa de descanso, também acho que o Miguel Rosa já merece um oportunidade pode ser que com a lesão do André Gomes ele possa subir, senão subir à 1ª equipa agora duvido muito que esta época tenha outra hipótese.

Vou esperar para ver.

Bujix disse...

Ricardo,
pedi-te para dizeres quem para ver se faz sentido a tua crítica. Também estou, obviamente, da condição física do benfica para os próximos 2 meses, mas acho q nesse aspecto muito melhorou o JJ e com um plantel bem mais curto. Dos jogadores que enumeraste o único q concordo é com o maxi, mas isso vem desde o inicio da época. Os outros, não tem razão nenhuma para estarem agora cansados!!

Unknown disse...

Concordo com parte do diagnóstico, sobretudo no que diz respeito à fadiga física da generalidade dos jogadores e à tendência perspectivável para os próximos jogos.
Não sou é tão pessimista relativamente às consequências das carreiras europeias de Benfica e Porto no campeonato, isto partindo do pressuposto ingénuo de que não existirão interferências estranhas em termos de arbitragem e disciplina.
Contraditório? Talvez um pouco, se esquecermos a influência que a massa imensa de consumidores de meios que constituímos puder ter numa comunicação social falida e moribunda.

Bruno Gaspar disse...

Sinceramente não percebo esta da não rotatividade. Será que tenho visto mal? Obviamente que alguns jogam mais que outros mas pensar que trocando 11 jogadores em cada jogo pode ajudar não tem cabimento. Neste momento vejo apenas 2 jogadores com algum cansaço acumulado. Lima e Salvio. Quanto aos restantes não noto o descalabro físico anunciado.

Para além disso gostava de saber se nos outros não se vai notar o cansaço. Serei apenas eu a ver Otamendi, Danilo, Moutinho, Lucho ou Jackson a jogarem ininterruptamente? Serei apenas eu a ver James, Alex Sandro, Fernando ou Varela a apenas não fazerem o mesmo porque já tiveram lesões.

Quanto ao plantel enfraquecido pela saida de Nolito e Bruno César não entendo. Será que Urreta não existe? É que já foi titular em 2 jogos e principalmente na Madeira foi dos melhores. No meio apesar de ninguém ter entrado para o lugar de Bruno César este poucos jogos fez. Para além disso não existiu Martins e Aimar na primeira parte da época. É verdade que também podem não existir na segunda parte mas pelo menos alguns jogos sempre vão fazendo.

Quanto aos 2 jogos do campeonato e as dificuldades que encontramos devem-se também a equipas que provavelmente fizeram em termos fisicos os jogos da época. Em ambos os jogos vi os adversários serem assistidos por fadiga muscular. O que eu acho é que os malinhas de dinheiro já andam de um lado para o outro. À quem pense que aqueles milhões perdidos entre compras e vendas de percentagens de passes no Porto são todos para o bolso deles. Mas não são. São todos para distribuir por estas equipas do sistema que para além de correrem num jogo o que normalmente correm em 2 ainda tentam arranjar problemas disciplinares aos nossos jogadores como se viu em ambos os jogos.

O que me vai deixando confiante é que essas equipas do sistema vão passando e mantemo-nos colados na frente. Braga, Setúbal, Nacional e Académica já não nos chateiam mais esta época. Ainda faltam Sporting e Guimarães que estão claramente encostados outra vez à corrupção e o Beira-Mar que com mais um anti-benfiquista conseguiu a manutenção.

Anónimo disse...

O Benfica está de rastos fisicamente... e mesmo assim faz o jogo que fez em Leverkussem e aos 85 minutos de jogo com a Académica continua a pressionar...

Realmente... eu que pensava que estar de rastos fisicamente era uma equipa não conseguir correr.