terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Cosme Damião (o nosso Pai) responde

«A primeira manifestação da actividade do novo clube foi o treino marcado para 28 de Fevereiro de 1904. Para a compra da bola, fizemos um empréstimo de 4.500 réis. o respectivo documento constava do arquivo do clube. O treino fez-se em Belém, no antigo terreno das Salésias.
As dificuldades eram, porém, grandes, visto que era um terreno público. Não havia local que servisse para mudar de roupa, ou de balneário. Para o equipamento, pagava-se alguma coisa a um casal de velhos, no topo de poente. E a lavagem fazia-se ao ar livre, em alguidares de barro. A água era de um poço próximo. Havia um moço que se encarregava especialmente de tirar a água, e despejar algumas vezes baldes de água por cima dos jogadores. Outros jogadores vestiam-se logo que o desafio ou treino findava, para se lavarem à vontade nos outros clubes a que pertenciam, no Clube naval ou no Gimnásio.
Não houve eleições, para a primeira direcção. Foi eleita - por acordo, entre os jogadores. Como Presidente, ficou o dr. Januário Barreto, que veio a falecer muito novo. Para os lugares de secretário e tesoureiro, escolheram-se, respectivamente, Manuel Goularde e Daniel de Brito. E como estes directores eram empregados da Farmácia Franco, ali funcionou a primeira sede do Sport Lisboa.
Em determinada altura, fomos corridos das Salésias. Uma ordem do Ministério da Guerra interditou o terreno para a prática do futebol. Passámos então a treinar nos terrenos da Companhia dos Caminhos de Ferro, em Belém, por vezes atrás do antigo jardim. Tivemos de alugar casa. E essa necessidade serviu para se criar mais tarde, uma sucursal do clube, naquele bairro»

Mais aqui.

3 comentários:

Jaime disse...

Obrigado pelo destaque à entrevista. A 4ª parte está fresquinha lá no Blog.

Saudações

Marta disse...

Maravilhoso

JC disse...

Que pérola!