sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

É favor ler e rir muito.

A notável obra humorística chama-se "A esterilidade da possessão" e aborda o jogar do Barcelona. Ao ler, ri-me bastante com esta maravilhosa confissão que Miguel Lourenço Pereira faz de que não percebe 0,1 por cento do que vê quando vê jogar a equipa catalã. Lembrou-me também um texto do vendido Luís Fialho que dizia, para explicar a sua aversão ao jogo do Barça, isto:

«Já aqui disse várias vezes que não aprecio o estilo.
Gosto de futebol atlético, jogado por gente alta e forte, gosto de profundidade nas alas, de velocidade, de cruzamentos, de jogo aéreo, de remates prontos, e de pontas-de-lança (de longe, a minha espécie preferida no mundo da bola). Não gosto de toques e retoques para o lado e para trás, de rodopios, de malabarismos circenses, nem de fintas em cabines telefónicas. Distingo teatro de desporto. Nos palcos gosto do primeiro. Nos relvados…do segundo.»

Gente alta e forte. Gente forte e alta. Guardiola, Guardiola, não percebes nada disto.

8 comentários:

David Duarte disse...

Ricardo, posso dizer-te que sinceramente o estilo de jogo do Barcelona adormece-me profundamente. O que vejo eu no jogo do Barcelona? Um cantenaccio de posse de bola.

1. Quando vejo o Barcelona jogar tenho o sentimento que a posse de bola toma mais um caracter defensivo que ofensivo, é mais um meio de impedir o outro de atacar do que uma forma de atacar.

2. Trata-se de um jogo sem tomada de riscos, onde é preferivel, em fase ofensiva, passar a bla para tras que correr o risco de a perder numa desmarcação (atenção! não estou na caricatura do passe para tras e para os lados, e sem bem que o Barcelona vive muito de desmarcações de Messis e Pedros com passes de Iniestas e Xavis... mas là està, apenas e quando existe 99% de hipoteses de entrar).

Isto qu acabo de dizer não significa que eu não considero o Barcelona a melhor equipa que jà vi a jogar à bola. Trata-se da equipa que domina perfeitamente o seu estilo de jogo. Talvez apenas o Milan do Sacchi conseguiu uma tal perfeição no seu estilo de jogo.

A minha opinião é mais estética. Não aprecio o jogo do Barcelona. Aprecio mais um jogo feito de transições ràpidas, como o futebol inglês antes da sua "europeinização".

Agora o que me irrita profundamente, é o pensamento unico que existe na Europa em afirmar que o jogo do Barcelona é o exemplo maximo do jogo bonito. Não, não é. Existem muitos estilos de jogo e a beleza està na qualidade sua expressão. O jogo do Barcelona é belo? Sim, certamente... para quem gosta do jogo de posse.

David Duarte disse...

Porra, fartei-me de comer letras no meu comentario! Espero ter sido inteligivel.

Miguelito disse...

O MLP é um atrasado mental que tem a mania que percebe de futebol. No facebook dele tinha criticado na 3a feira o relvado do Dragão e dito que só faltava isso para o jogo ter sido perfeito. Chega a 4a feira e como é um anti-Barcelona primário, já não falou do relvado e nos comentários a esse post só diz merda sobre a condição do relvado.

É dos autores de blog mais aberrantes que já li. É burro como uma porta, dá erros de português gritantes e acima de tudo tem uma arrogância e um pretensiosismo atroz.

Marta disse...

Subscrevo-o por inteiro David Duarte. Percebi-o perfeitamente mesmo comendo letras.

A minha adrenalina é incompatível com o futebol dos catalães. Completamente. Para muitos vou cometer uma heresia, já sei, mas é muito chato.
Gosto pessoal, subjectivo, que não passa, tal como acontece com o David, por não aceitar o rótulo de melhor futebol do mundo aplicado ao Barcelona.

Cardoso disse...

O futebol do Barça é a pior coisinha que existe. Que pasmaceira!
Não sou anti-barça e pró-real. Sou Benfiquista. Tanto me dá o que se passa em Espanha.

Mas fosga-se. Aquele futebol para mim é anti-futebol. Mas tremendamente eficaz.

O SL Benfica dá muito mais espectaculo!

Anónimo disse...

O Porto anda agora a querer entrar num esquema parecido...

Andam sempre com posse de bola, não conseguem tantas ocasiões do golo como deveriam ter para quem tem uma posse de bola como a deles, mas também deixam o adversário atacar pouco...

Espero que não se comece a tornar moda esse tipo de futebol...

PP disse...

Eu quando vejo o Barcelona vejo uma equipa demasiado optimizada para um estilo de jogo: o de posse de bola.

No entanto, na 4ª feira, tiveram um dissabor. Muitos dizem que eles estavam em má forma e etc. Eu penso que não foi por isso, mas sim porque o sistema defensivo italiano superiorizou-se ao sistema ofensivo catalão. Já agora, o contra-ataque italiano e as suas bolas paradas, foram bem superiores ao sistema defensivo do Barcelona.

Resumidamente, quando uma equipa consegue fazer com que o Barcelona saia da sua zona de conforto, ela recente-se da sua clara falta de criatividade e de inovar dentro de campo.

De tão mecanizada está a equipa recente-se quando tem de encontrar outras formas de chegar à baliza adversária.

ETU disse...

Se, por absurdo, todas as equipas jogassem como o Barcelona, o futebol seria tão aborrecido que não sobreviveria sem uma regra que penalizasse as euipas que não demonstram intenção de atacar (como no hóquei ou no andebol).