quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Jesus afinal não percebeu

Mais um golpe de circo de Jesus: além de voltar a utilizar um sistema que nunca funciona em jogos de média/elevada dificuldade, decide colocar Roderick e Carlos Martins como únicos médios. Resultado? O expectável: controlo total do Braga, com várias situações de superioridade numérica - com melhor decisão, já estávamos a perder por 2 ou 3.

Neste sistema, a única forma de criar perigo passa por uma bola ganha próxima da área bracarense: aconteceu uma vez e Rodrigo atirou ao poste. Roderick, já com amarelo e completamente perdido em campo, devia sair para entrar Maxi (Almeida passaria para o meio); caso contrário, a expulsão é quase uma certeza.

A loucura e teimosia de Jesus fazem dele um treinador com muito talento mas incapaz de perceber as lições que leva quando joga, às vezes por acaso, com uma equipa distribuída de forma coerente em campo nos jogos mais difíceis. É o seu calcanhar de Aquiles. Por isso será sempre apenas bom e ganhará pouca coisa.

Independentemente do resultado final, que se espera positivo mesmo que carregados de sorte, a escolha é, como foi quase sempre nestes jogos, errada. Passados 3 anos e meio, pensei que tivesse percebido. Não percebeu.

19 comentários:

Anónimo disse...

Então mas qual é o problema? O homem quer perder o jogo tem que por a equipa para isso, ou não? Até nos penaltis isso foi evidente, luisão e roderick a marcar?

David Duarte disse...

Porra, là està a época estragada para o Jesus e o Vieira com esta perda da nossa Taça!! Espero pelo menos que ganhemos o campeonato para compensar e salvar a época...

pge disse...

Compra-lhe um tablet carago.

Ricardo disse...

Aprendeste, pge? Ainda vais a tempo.

Benfiquista Tripeiro disse...

Tens de ir para lá tu!

Ricardo disse...

Há coisas óbvias, Tripeiro. Só um gajo mal-intencionado ou muito teimoso é que faz o que hoje vimos em Braga. Escolham vocês qual é.

Benfiquista Tripeiro disse...

Antes de mais, devo dizer-te que leio com frequência o teu blog e concordo com a generalidade das tuas ideias. Mas às vezes acho que és um pouco radical. Jogámos com dois avançados só na primeira parte, na segunda já não. Roderick ali não funciona, é óbvio, mas talvez Matic precisasse de algum descanso, pois é o jogador mais utilizado. Quero pensar que foi mais por aí. É claro que estou chateado por ter perdido, mas não me queria arriscar a empatar em Aveiro ou fazer um mau resultado na quinta por causa desta taça. Assim temos Garay, Matic, Enzo, Maxi, Lima, John e Sálvio com uma semana de descanso para os próximos jogos. Luisão também pode descansar se for preciso, joga Jardel, cumpre bem. Cardozo só jogou meia parte, Aimar parece-me apto para ajudar a equipa.

Mas o Roderick também me causou espanto, confesso. Mas lá está, quero pensar que foi para não meter os dois laterais direitos ao mesmo tempo. Uma lesão ou uma expulsão (Maxi é bem capaz duma coisa destas) complicava ainda mais as coisas.

eagle_eye disse...

O JJ foi muito amigo do Braga, jogar em 442 sendo o meio campo Roderick e Martins foi de mestre!
Luisão e Roderick a marcar de seguida os penaltis é mais do que duvidoso, agora incompreensível é o André Gomes nem sequer estar no banco, está lesionado e eu não sei?
Martins foi de uma inutilidade tremenda, sempre a definir mal no ataque e no apoio na defesa uma nulidade, muitos fogos apagou Roderick mesmo assim. Xau Carlos venha mas é o André Gomes que isto é andar a brincar.
O Rodrigo tb esteve uma miséria e quando podia ter feito a diferença vacilou, fica de positivo a penalidade bem marcada.
A arbitragem esteve mais do que caseira, Urreta isolado e é assinalado mal fora de jogo, dois lances na área na 2º parte sobre o Gaitan que não dá penalti porque deve ser em Braga e as leis para eles como o Guimarães descobriu devem ser diferentes.
A abrir mão de uma competição seria desta, por isso agora é bom que se encare o que falta com outra seriedade e objectividade.
Não sei se não percebeu ou se está nas tintas para perceber, o que assusta é que de um momento para o outro pode deitar tudo a perder mais uma vez, o treinador tem que trabalhar para o clube e não para a suas manias, a ver vamos.

José Rama disse...

JJ parece que estava a gozar connosco.

Miguel A. disse...

Epá, o meu vizinho de baixo - é do Sporting... - viveu intensamente os penáltis. Até murros na parede ele deu, a cada penalty que o Benfica falhou :-)

Mas esqueçamos mentes pequeninas. Quanto ao jogo, acho que o JJ esteve bem a deixar Matic, Salvio e Lima de fora, mas esteve mal em pôr o Roderick (?) a médio-centro. O André Almeida (partindo do princípio que o André Gomes está lesionado) teria feito melhor a posição. O Roderick não tem nem minutos nas pernas,nem rotina no lugar. E novamente esta história de dois avançados de início...

O importante é continuarmos vivos no campeonato. Sinceramente, ao contrário daquilo que muitos benfiquistas pensam, não gostava que o Sporting ganhasse ao Porto no sábado. Dispenso benefícios de quem nos odeia tanto ou mais como os corruptos. Partindo do princípio que podemos ganhar em Aveiro - mas atenção aos criados do Porto... - e nos outros jogos que se seguem, gostava de chegar ao jogo contra o Porto e que fosse esse o jogo decisivo. Para ganhar. Aí é que se via de que massa somos feitos. Chegar lá, ganhar o jogo e ganhar o título. À Benfica. Isso sim, agradar-me-ia muito. Contar com ajudas de quem vibra com as nossas derrotas contra terceiros é humilhante.

Espero e confio que a equipa vai dar uma resposta à altura já no próximo domingo.

Abraço.

Tania disse...

Foi eh um grande amigo do Porto.

Rui Oliveira disse...

Pelo menos desta vez já não somos insultados pelos próprios adeptos se a ganhássemos como foi na época passada. Quanto ao jogo JJ fez o que tinha a fazer. Descansou a equipa porque continuamos numa serie muito complicada de jogos.

Não fizemos um grande jogo mas o que é certo é que com os 2 penaltis por marcar (o primeiro ainda dou de barato. o segundo escandaloso) e um fora-de-jogo muito mal tirado chegavam para ganhar. Infelizmente à coisas que nunca mudam.

Quanto as criticas que tenho a fazer:

Rodrigo mais uma vez com colegas ao lado quis ser ele a decidir e perdemos mais um golo devido ao seu egoísmo. Por mim tinha saído ao intervalo.

Roderick e Luisão a marcarem penaltis com Aimar, Ola Jonh e Melgarejo a verem. Provavelmente foi a teoria de ir quem estava confiante. O problema é que para alguns a confiança não chega.

Anónimo disse...

Pois eu acho muito bem que o JJ tivesse "oferecido" o bolo aos braguistas.
Depois da pouca vergonha que foi o incumprimento dos regulamentos e o arranjinho para os corruptos não ficarem de fora da taça de que eles, credo, nem querem ouvir falar, eu, no lugar do JJ e se fosse possível, levava a equipa B.
Assim, fica a taça da cerveja para os chulos do Norte.

Ulrich Haberland disse...

Rotação feita como se impunha. Aceito as opções excepto uma, Roderick. O tipo não joga nada, nada, nadinha. Quero acreditar que o Matic tem algum problema físico.

Mais do que sair da TdL, custa-me um boi perder com o crac B.

Ver o Aimar a jogar é lindo.

pepe morello disse...

o jogo de hoje teve uma utilidade tremenda: não gasto mais dinheiro nenhum em bilhetes esta época. além do mau escalonamento da equipa, este jogo pos a nu mais uma vez um plantel mal construido. estamos no ultimo terço da epoca e não temos um numero 10, não temos alternativa a matic e continuamos a postar no inutil gaitan, que ja devia ter sido posto a andar á muito tempo. não há plano b, só a teimosia do jj, e com invenções completamente sem sentido. nem a sorte de conseguirmos vantagem nos penalties soubemos merecer. e se não fosse artur, vinhamos de lá com o saco cheio... com nacionais, academicas e paços da para disfarçar, quando a fasquia sobe é isto...

Anónimo disse...

O Benfica vai ganhar a liga europa

Pedro disse...

Matic por causa do vermelho que levou "descansou" um jogo e vai "descansar" novamente na primeira mão da Liga Europa. Não me parece que tenha sido uma boa opção abdicar dele para um jogo, em Braga, que daria acesso a uma final.

Ricardo, são demasiados erros, sistemáticos, para sustentar a ideia que é "um treinador com muito talento ".

Nesta caixa de comentários falas em "gajo mal-intencionado". Meu caro companheiro de bancada, só relembro a táctica que nos "ofereceu" os 5-0 no Dragão...

Anónimo disse...

Tenho a plena consciência que vai soar a mau perder ou fundamentalismo.
Parece-me mais do que óbvio que o Benfica fez tudo para perder o jogo.
Tenho a certeza absoluta que essa vontade não parte de Jorge Jesus.
Existe uma profunda afinidade entre Vieira e Salvador.
Perder em Braga não é um escândalo.
Perder desta maneira é.
Cumprimentos,
r.

Unknown disse...

Temi logo o pior quando soube que o Roderick ia jogar. Mas o André Gomes está lesionado ou impedido de jogar? Enfim, digam o que disserem, eu gosto da Taça da Liga e era claramente mais um objectivo. Resta saber se o Benfica esta época ainda ganha alguma coisa, já que isso de ter prioridades geralmente dá sempre para o torto.