segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Cada golo eram vários golos




Vi tantas vezes o vídeo que esta imagem parada quer explicar. Eu explico: o Eusébio já marcou golo com o pé direito, as pessoas lá ao fundo já não estão à espera de nada, festejam felizes, o guarda-redes está deitado em prantos e ninguém tem nenhuma esperança diferente da da bola nas redes. Só que o Eusébio, depois de marcar golo, gostava de confirmar. Não por maldade nem achincalhamento, era só uma das formas de ele deixar tudo em sossego, não fosse um bandeirinha assinalar-lhe um quisto nos ombros.

Em movimento isto é mais bonito porque vê-se a perna direita do Eusébio a rematar uma bola para dentro da baliza, as redes tensas a devolverem-lha e ele com o pé esquerdo a atirar outra vez para o aconchego das malhas. O olhar deste homem é algo que precisa ainda de ser entendido: por ele marcava na mesma jogada 50 golos. Aquilo era um treino, onde podia rematar com a direita, depois a esquerda, devolver de peito, cabecear, aconchegar com a coxa, ajeitar com o calcanhar, fazer de primeira com a testa. Isto em movimento é mais bonito mas parado deixa o espectador em suspenso: aquilo já foi golo ou é um remate em fora-de-jogo que vai dar amarelo?

Vi tantas vezes que quase esqueci. Se puderem, vão recuperar o vídeo. A corrida desenfreada dois segundos depois desta imagem é algo que merece um olhar atento. E o golo é sublime. O Eusébio era uma mistura da máquina carburada do Ronaldo com a criatividade do Messi. Numa altura em que jogar com o Barcelona era para ganhar.

3 comentários:

Zé de Fónes disse...

Os golos do Eusébio demoravam mais tempo que os golos dos outros. Que celebração! Único.
Ainda a televisão dava a preto e branco, havia um spot em que se ouvia «O homem da Regisconta é aqueeelaaa mááááuiiiinaaa!!!». Juro que hoje passei o dia a lembrar-me disso. A culpa é do Eusébio, conheci-o a preto e branco, vi-o a cores, hei-de ir desta para melhor, e ele ainda por cá andará durante muitos e muitos séculos, até quando houver gente neste mundo.
O Real Madrid jogará hoje com fumos pretos em memória do Nosso King. "Más que un club?" Tudo ao contrário.

André disse...

Excelente post meu caro mas sem dúvida é de realçar a última frase.
...e não esqueçam o União de Tomar

ATF disse...

Grande texto, o melhor que eu li por estes dias. Parabéns: Viva o Eusébio, viva o Benfica!