terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A História ensina o que é o Sport Lisboa e Benfica



O maior problema do Benfica nos últimos 20 anos prende-se com a perda paulatina dos valores fundamentais do benfiquismo. A exigência perdeu-se, ganhou-se a moda da desculpabilização e o regozijo na mediocridade. Conhecesse a larga maioria dos seus adeptos a História do Clube e lhe dedicasse algum tempo na vez de tanta conversa sobre árbitros e jornalistas e adversários - tudo sempre contra o Benfica, claro -, e talvez nunca tivéssemos de ver a dirigi-lo personagens tão bizarras como Damásio, Vale e Azevedo ou Vieira. Como sempre, em futebol, política ou outra qualquer área da sociedade, o problema está na ignorância do povo que o leva a escolher invariavelmente mal.

Atente-se nesta crónica do 1º «Boletim Oficial do Sport Lisboa e Benfica», de Março de 1927, e compreenda-se o porquê de este clube nascido numa Farmácia ter crescido até ao patamar de instituição universal e não ter ficado, como a grande maioria de clubes, na vivência bairrista:

«Constituição do Grupo:

Adrião, Mario Rodrigues, Assis, Evaristo, Germano, Carreira, Figueiredo, Pires, Bailão, João Simões e H. Carvalho.

Faltaram nada menos que: Teixeira, Levy e Thomé. Moura Lourenço, que havia sido indicado para substituir Teixeira, faltou tambem por falecimento de pessoa de pessoa de família.

Jogo sem historia. Perdemos po 0-3, e nem tanto era de esperar do grupo que se apresentou em campo.

Apenas se distinguiram Mario Rodrigues e Adrião, sempre seguros e eficazes. Assis, feliz nalgumas intervenções, estouvado noutras, por precipitação enfiou uma bola nas suas próprias redes.

Germano e Carreira, fracos, parecendo doentes. Evaristo muito esforçado e nada mais. Baião e Pires pouco produziram por falta de ajuda. Figueiredo, muito fraco, Simões e Carvalho, fora dos seus logares habituais, nada mais fizeram do que mostrar boa vontade.

Um reparo para Bastos: em certa altura do encontro, esboçou uma atitude que a consumar-se seria muito grave. Deve evitar os nervos, e lembrar-se que o respeito pela camisola que veste o obriga a sêr correto.»

Agora compare-se isto com 2014 e Vieira TV ou a alegria por empatar em Barcelos porque o Porto perdeu ou com a defesa de Jesus por empurrar um Polícia ou as vitórias morais de anos atrás de anos sem nada ganhar ou com a conversa do "não desestabilizem" sempre que problematizamos o clube na internet.

Começa aqui o declínio do nosso clube: as pessoas deixaram de respeitar o que é o Sport Lisboa e Benfica e passaram a apoiar quem nunca saberá o que ele significa.



16 comentários:

Anónimo disse...

Mas alguém ficou contente com empate? O Jesus afirmou que ganhámos 1 pontos ao Porto, o que é verdade, mas isso não implica ficar contente.

Nabiça disse...

Quando um PresiMENTE com todos os dentes diz que Jesus ganhou mais títulos que todos os outros treinadores do Benfica de 1980 até ao ano em que Jesus entrou acho que diz tudo.Bem ele até diz a verdade JJ ganhou mais que os outros todos juntos mas foi no ordenado porque em títulos só pode ser uma piada de mau gosto e gozo com o Benfica e a sua história

Johny disse...

Fomos campeões de vendas de janeiro isso é que interessa.Agora campeões da 1ª liga portuguesa isso é para os parvos e pacóvios

Gaitan disse...

Quando é k vocês metem na cabecinha que o Vieira só vê Porto.O Benfica para ele é uma doença para se encher de massa à custa dos benfiquinhas e dos taxistas que gostam que o clube perca todos os anos e de verem o porto a festejar.

Incrivel é confirmar-se o zumzum que anda aqui pela cidade do Porto que o PC escolheu para seu sucessor na Presidência do Porto LFV


Depois quero ver se isso acontecer qual vai ser a desculpa dos benfiquinhas sobre isso

Pedro Guerra disse...

Johny o k ta na moda é perder campeonatos , fazer negócios esquisitos e aumentar o passivo.Ganhar campeonatos , taças de portugal isso é é pa totós.Hehehehehehe.Queres k o Benfica ganhe?Porra tu não és benfiquista.Hehehehehe.Vê-se mesmo que és portista para estares a dizer k queres k o benfica ganhe 1campeonato.Hehehehehehehe


Viva ao Sport Lisboa Entreposto de jogadores Vieira e Jorge Mendes LDA

perdão

Viva ao Sport Lisboa e Benfica

Anónimo disse...

Pergunta: "compreenda-se o porquê de este clube nascido numa Farmácia"

Resposta: "Germano e Carreira, fracos, parecendo doentes. ...Figueiredo, muito fraco, Simões e Carvalho, fora dos seus logares habituais, ... Deve evitar os nervos"

Em Defesa do Benfica disse...

A ideia pode ser boa, mas utilizar o BO de 1927 é no mínimo estranho.

O pior período, em termos desportivos do SLB é entre 1920/21 e 1928/29, nove temporadas com o futebol a conquistar apenas uma Taça de Honra em 1921/22, perdendo nove Regionais consecutivos (chegando a ficar em 5.º lugar em duas edições do... Regional), depois de conquistar oito entre 1909/10 e 1919/20, com três segundos lugares.

Era bom saber a que atribuíam os Benfiquistas desse tempo (1920-30) os insucessos repentinos de um clube que até 1920 tivera tanto sucesso.

É bom recordar que esse BO n.º 1 é de 1927, ou seja, depois de Cosme Damião deixar o Glorioso em Agosto de 1926.

Gloriosas Saudações Benfiquistas

Alberto Miguéns

Ricardo disse...

Alberto, "estranho" porquê? Não me diga que vê alguma conspiração na utilização do BO, o primeiro, já agora?

A ideia é boa, Alberto, porque aqui se escreve, sente e defende Benfica sem mais. Logo, com toda a liberdade. Pena que muitos valiosos benfiquistas não possam fazer o mesmo. Seguramente seria mais fácil descobrir novos e muito melhores caminhos para o nosso glorioso clube.

Saudações Benfiquistas.

Em Defesa do Benfica disse...

Caro Ricardo

"Estranho" porque o Benfica só teve BO depois de Cosme Damião abandonar o clube e se os Benfiquistas de 1927 sabiam ser tão bons, assertivos e "construtivos" críticos - pondo o dedo na ferida sem paninhos quentes, como diz o adágio popular - porque deixaram estar o Clube uma década sem vencer e a ficar atrás (em 5.º lugar num Regional!!!) de clubezecos por mais respeito que todos os clubes mereçam.

Geralmente concordo consigo, como escreve muito e bem, falar de assuntos que aborda é - para quem não o faça tão bem - estar a ser redundante criando ruído. Mas desta vez discordo num ponto e que ponto é quase um "pontão".

Quando escreve " Pena que muitos valiosos benfiquistas não possam fazer o mesmo" parece-me uma contradição. Mais! Uma impossibilidade. Se é valioso benfiquista é porque tem liberdade. Se não tem liberdade para dizer ou escrever o que pensa acerca do "Glorioso" pode ser Benfiquista mas não é valioso. E é bom recordar que para o Bogalho havia Benfiquistas, benfiquenses e benfiQuistos. E para mim concordando com Bogalho agora até há mais uma "categoria" que provavelmente não havia no tempo dele: BenfiQueiros. E desde já lhe digo que não tendo (nem querendo ter) um benficómetro considero o "seu blogue" um blogue de Benfiquistas. E quem me conhece sabe que em assuntos do Benfica digo sempre o que penso, embora às vezes tenha de pensar no que digo.

Gloriosas Saudações Benfiquistas

Alberto Miguéns

Ricardo disse...

Caro Alberto, nem outra coisa seria de esperar de si. Mas há condicionantes, o Alberto terá as suas. Digo-lhe é que eu não as tenha nem nunca aceitaria ter qualquer tipo de entrave à minha liberdade como benfiquista. Quanto aos benfiquistos, infelizmente é uma verdade: existem. E cada vez são mais.

"porque deixaram estar o Clube uma década sem vencer..." - meu caro, este Presidente actual está no Benfica há 14 anos. Venceu 2 campeonatos. Em termos históricos, falamos de épocas similares. Épocas de estrondoso insucesso desportivo. E parece que a malta gosta disto...

Abraço.

luis disse...

No tempo que se escrevia Football, tanto “BenfiQueiros” e os” benficómetros” estavam longe de existirem. Bem os Benficómetros, até podiam estar ali ao” foot”, mas a escala seria certamente diferente.
Com a criação das sádicas sad´s, com aqueles 49% fazem o aparelho medir Milhões. Quando o 33º presimente dos 51% , Alguém que sei que ganha com maiorias, enquando disputar com aqueles “benfiqueiros”:) eleições pela Instituição !!
Guloso pela vaidade dos Milhões, esquece que Vaidade de Ser Benfiquista não é bem a mesma coisa que a vaidade em ferir a História de Honestos Lampiões vivendo pelo Desporto na procura da Gloria, transportando os Valores (ricos;) que Cosme idealizou.
O caminho percorrido até pode ser bom para o 33º, e nem sequer duvido. Mas para a "massa cinzenta" dum Lampião esta coisa de profissionais para aqui e profissionais para acolá não existia nem 1927, nem quando o Bogalho agarrou na enxada iniciando o Orgulho de construir com o dinheiro que pertencia a Instituição. Leiloar periquitos, garrafas de vinho ou receber sacos de cimento e tijolos dos Benfiquistas, não é bem a mesma coisa, do endividar para construir um Passivo Monstruoso. Dizem que consolidado, eram 470 Milhões, prodigamente... a próxima propaganda terá detergente Matic. (faltam poucos dias).
Que começou a existir mercados toda a gente sabe...
A culpa não é dos mercados, mas sim da forma como o homem utiliza os mercados. Abrindo a "janela dos valores do Humilde Benfica", deixando dúvidas e tristes as gentes que sabem o que é o Sport Lisboa e Benfica.
O grave problema do Benfica esta naquilo a que se chama Cultura Desportiva. Nos últimos 30 anos a derrota do Professor Tadeu, mesmo não estando imune ao pensamento exterior pelos Milhões deu uma facada nos Valores Morais, foi um corte radical naquilo que já se vinha perdendo, a identidade pelo Desporto, lutando contra a toxidade populista ( teremos sempre a inveja dos outros”)
Pensar o Benfica devia ter tido outro caminho. Aquela Catedral devia ter sido pensada, como foi agora a Estátua do King., levava com uma Gloriosa Cobertura (ficava coisa única no mundo pelo orgulho)...o Tempo e principalmente as forças exteriores mataram o raciocínio à nascença. Dívidas por dívidas, modernizava-se sem destruir o nosso Monumento do Povo.
Enfim, alargamos para a "outra banda", temos obras à 14 anos, os terrenos na Luz voaram assim como a regularidade de Vencer com o que é Nosso (e não dos 49%). Neste momento há um fosso, não no estádio mas na forma de como nos fazem sentir o Sport Lisboa e Benfica.
Um gajo nunca deixa de Ser Benfica, mas a sentir atropelos à História, ziguezagues financeiros, ciclos e mais ciclos na voz de um vendedor…Atacando na Hora Benfiquista e ressonando para as situações inimigas… depois vende sonhos !! Oh meus amigos isto faz-me lembrar aquela música de 1973, do sr feliz e o sr contente... com, o digam à gente como vai este país (Benfica).
Sendo o Benfica, Portugal e o resto é paisagem. Analisa-se que continuamos pobres mas sem as Ricas Vitórias da antiga Instituição Sport Lisboa que competia em Portugal e no resto do mundo, com um Amor Único, como se viu na Final da Europa da época passada.
Nota: a alternativa necessária até devia pelo desgaste, englobar o 33º mestre das obras na Fundação Benfica, principalmente por causa dos ingratos ;)
Benfica Todos Tempos

Em Defesa do Benfica disse...

Caro Ricardo

Assunto 1: Pelo menos reconhece o porquê da minha perplexidade ao ler a sua mensagem (penso que se denominam assim os textos iniciais dos blogues). É que o prezado Benfiquista dava o exemplo de como em 1927 os Benfiquistas eram muito exigentes e por isso conquistavam, ao contrário da actualidade que são pouco exigentes e por isso não conquistam. Quanto a mim não fazia sentido pois nos anos 20 também não se conquistava. Se para o exemplo utilizasse textos nos aos 10, 30, mesmo 40, 60, 70, mesmo 80 e primeiro quinquénio de 90 eu lia (concordava a 100 por cento) e não mexia uma palha para comentar. Mas os negros anos 20!? Os Benfiquistas podiam ter sido muito exigentes mas o Clube tirou pouco proveito disso. Dá-los como exemplo de exigência para ser vencedor não me parece lá muito apropriado.

Assunto 2: Claro que o Homem é o "homem e as suas circunstâncias" penso ser isso das condicionantes que refere. Para mim em relação ao Benfica só há duas condicionantes: N.º 1 -Procurar ajudar financeiramente (ser sócio, pagar os bilhetes e comprar produtos do Benfica), defender por dentro (gritando/incentivando jogadores e equipas nas bancadas do estádio e dos dois pavilhões), defender por fora (mostrando a Cultura do Benfica e desmascarando mentiras e enxovalhos de "terceiros") e exigir aquando das votações o melhor para o Clube; N.º 2 Ser coerente, independentemente das circunstâncias, para ser credível.

Assunto 3 (Que gostaria de falar consigo pessoalmente, aliás num almoço penso que em 1 de Novembro de 2013 - aniversário de Cosme Damião - perguntei se estava por lá, pois não o conheço pessoalmente, mas disseram-me que não mas podia chegar. Penso que acabou por não estar, a menos que tenha chegado depois de eu ter saído). O Benfica tem muitos, variados/ plurais e frenéticos adeptos (são uma "riqueza" imensa para o Clube) mas poucos com capacidade para dirigirem o Clube. E esta "pobreza" já vem da década de 80. E nota-se cada vez mais. E os "Novos Estatutos" não podem ser desculpa, porque antes de 2013 os "Estatutos" não reduziam o "universo dos associados com possibilidade de se candidatarem" e a pobreza já era franciscana. Estou para ver em 2016!

Gloriosas Saudações Benfiquistas

Alberto Miguéns

Em Defesa do Benfica disse...

Caro Ricardo

Assunto 1: Pelo menos reconhece o porquê da minha perplexidade ao ler a sua mensagem (penso que se denominam assim os textos iniciais dos blogues). É que o prezado Benfiquista dava o exemplo de como em 1927 os Benfiquistas eram muito exigentes e por isso conquistavam, ao contrário da actualidade que são pouco exigentes e por isso não conquistam. Quanto a mim não fazia sentido pois nos anos 20 também não se conquistava. Se para o exemplo utilizasse textos nos aos 10, 30, mesmo 40, 60, 70, mesmo 80 e primeiro quinquénio de 90 eu lia (concordava a 100 por cento) e não mexia uma palha para comentar. Mas os negros anos 20!? Os Benfiquistas podiam ter sido muito exigentes mas o Clube tirou pouco proveito disso. Dá-los como exemplo de exigência para ser vencedor não me parece lá muito apropriado.

Assunto 2: Claro que o Homem é o "homem e as suas circunstâncias" penso ser isso das condicionantes que refere. Para mim em relação ao Benfica só há duas condicionantes: N.º 1 -Procurar ajudar financeiramente (ser sócio, pagar os bilhetes e comprar produtos do Benfica), defender por dentro (gritando/incentivando jogadores e equipas nas bancadas do estádio e dos dois pavilhões), defender por fora (mostrando a Cultura do Benfica e desmascarando mentiras e enxovalhos de "terceiros") e exigir aquando das votações o melhor para o Clube; N.º 2 Ser coerente, independentemente das circunstâncias, para ser credível.

Assunto 3 (Que gostaria de falar consigo pessoalmente, aliás num almoço penso que em 1 de Novembro de 2013 - aniversário de Cosme Damião - perguntei se estava por lá, pois não o conheço pessoalmente, mas disseram-me que não mas podia chegar. Penso que acabou por não estar, a menos que tenha chegado depois de eu ter saído). O Benfica tem muitos, variados/ plurais e frenéticos adeptos (são uma "riqueza" imensa para o Clube) mas poucos com capacidade para dirigirem o Clube. E esta "pobreza" já vem da década de 80. E nota-se cada vez mais. E os "Novos Estatutos" não podem ser desculpa, porque antes de 2013 os "Estatutos" não reduziam o "universo dos associados com possibilidade de se candidatarem" e a pobreza já era franciscana. Estou para ver em 2016!

Gloriosas Saudações Benfiquistas

Alberto Miguéns

Ricardo disse...

Alberto,

Assunto 1 - precisamente por ser uma era de insucesso deve merecer toda a exigência e lucidez dos seus adeptos. A diferença para a era actual é a de que hoje perdemos e a maioria vive numa anestesia generalizada. Uma coisa completamente impensável em toda a História do Benfica, mesmo na década de 20, em que o clube ainda criava o seu código genético.

Por outro lado, o que convém aqui reforçar é que no primeiro Boletim Oficial do clube - ou seja, no seu órgão de comunicação -, a auto-crítica está presente. É assim que as pessoas, as instituições, os clubes, as empresas, etc., crescem: reflectindo sobre os próprios erros e não, como muitos benfiquistos da actualidade, metendo a cabeça na areia.

Assunto 2 - tudo o que diz é o que é e o que sou. É exactamente isso que um Benfiquista que ama oseu clube deve ser. Contudo, acho incompreensível o seu silêncio sobre a realidade do Benfica. Enquanto as pessoas lúcidas tiverem medo de falar, estiverem obrigadas a calar o que sabem ou se colocarem em posições de distanciamento diplomático, não poderemos salvar o clube. E o Alberto sabe que o Benfica está a ser vilipendiado de todas as formas pelos seus actuais dirigentes. Quem conhece a História do Benfica não pode aceitar tanta incompetência desportiva e financeira mas sobretudo tanto ataque à cultura democrática que sempre percorreu as veias do Sport Lisboa e Benfica. O seu silêncio e o de outros benfiquistas faz muito som, Alberto. Espero que não se arrependam de terem calado o que sabem à conta de outros interesses.

Assunto 3 - Falámos uma vez numa Assembleia-Geral, há uns anos. A esse almoço não fui. Sim, falemos. Envie-me, por favor, o seu contacto por mensagem para a página de facebook do Ontem. Há algo de que lhe quero falar. Há que salvar o Benfica.

Abraço.

Anónimo disse...

Não passas de um canalhazeco sem classe nem estofo sequer para levar dois tabefes na cara.

O que tem a história do Benfica a ver com a realidade do mundo do século XXI?

Ricardo disse...

Anónimo (00:31), ficas publicado. Porque é importante mostrar-te. Vou só repetir o que acabaste de escrever:

«O que tem a história do Benfica a ver com a realidade do mundo do século XXI?»

E é isto que temos.