segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Já mais ninguém o pode ganhar e só um o pode perder



E eis que o Benfica, pela terceira época consecutiva, tem tudo na sua mão para se tornar campeão nacional de futebol.

Com os acontecimentos de ontem – vitória do Estoril – o Benfica tem hoje uma oportunidade de ouro para dar um passo importante rumo ao seu 33º título de campeão nacional de futebol. Caso vença o jogo de hoje, o Benfica deixará os principais rivais a uma distância importante (Porto a 7 pontos e Sporting a 5) e que tem de ser decisiva para o desfecho do campeonato. Nesta altura, como nas duas épocas anteriores, já nenhum dos dois rivais pode vencer o campeonato, apenas o Benfica o pode perder, apenas nós podemos fazer valer a nossa competência, ou falta dela, na hora de decidir o título.

Pouco importam agora as reais e profundas razões para a possível conquista deste campeonato, essas serão contas que se farão no final, o que realmente importa, o que realmente deve preencher a mente de adeptos, jogadores, treinadores e dirigentes é que não pode ser possível a perda deste título.

Ainda é possível que Porto ou Sporting sejam campeões? É… Se nós o permitirmos. É, se mais uma vez, não soubermos agir com responsabilidade. A partir de agora seremos réu, juiz, vítima ou herói. Só temos de conseguir saber escolher.

E para que assim seja há que ser competente até ao fim, há que manter o rumo sem megalomanias, mas com a profunda convicção e clara noção de que este título não nos pode escapar, dê por onde der!

E o rumo para esse nosso desejo final começa a ser traçado já hoje frente ao Vitória de Guimarães em pelo Estádio da Luz. Hoje temos de demonstrar querer, ambição, estofo e Benfiquismo de campeão. Hoje, joguemos com 1 guarda-redes e 10 avançados ou 10 guarda-redes e 1 avançado, temos de vencer. Hoje temos de esmagar, golear, vencer por 2, por 1, o que for. Hoje, aconteça o que acontecer, dê por onde der, seja de que maneira for (dentro das leis do jogo), temos de acabar o dia com 5 e 7 pontos de vantagem para os nossos rivais. Hoje é dia de agarrarmos este campeonato pelos colarinhos, olha-lo nos olhos, e esmurra-lo até ao Knockout final!

12 comentários:

slbcarlitos disse...

Embora seja muito bonito dizer-se que os outros já não podem ganhar o campeonato e que o Benfica é que ainda o pode perder, os factos dizem-nos que o nós entramos em todos os jogos empatados a zero com os adversários e, por isso, o Benfica ainda tem de conquistar o campeonato que ainda não está ganho. Perder o campeonato só perdem aquelas equipas a quem lhes é retirado o título.
E há muitos benfiquistas com a ideia de que jogamos sozinhos e a verdade é que ainda ninguém ganhou um campeonato só com vitórias. "Azares" acontecem e o que eu quero ver é a equipa a dar tudo o que tem para vencer, se possível a jogar bom futebol. De resto, há dias bons e maus e todos os têm.
Mas tenho a certeza que concordas comigo. Humildade também nas palavras. Abraço.

José Moreira disse...

slbcarlitos

Que me lembre (e peço já desculpa se assim não for) é a primeira vez que comenta algum post meu. Por isso, desconheço se, apesar de não comentar, costuma ler o que vou escrevendo, se sim, acho que perceberá o texto que fiz na integra, se o fez saberá enquadrar este texto numa lógica de afirmação própria e não de arrogância ou de noção de suprioridade em relação aos adeversários.

Concordo que o Benfica não joga sozinho, mas afirmação própria, sentimento de responsabilidade e querer ganhar, dê por onde der, não deve ser confundido com sentimento de que já está feito, bem pelo contrário. Apelar ao orgulho e competencia próprias é exatamente apelar ao que não aconteceu no passado e, desculpe, se por acaso acontecer (coisa que não acredito) perdermos este campeonato seja para quem for, não há azares que resistam a 3 épocas consecutivas iguais.

Abraço

pininfarina disse...

Caso vença hoje, o Benfica deixa corruptos a 7 pontos e lagartos a 5 que, na realidade, são 6.
Infelizmente, nas ultimas duas décadas temos o mau hábito de não aproveitar as escorregadelas dos corruptos. Espero que desta vez tal não aconteça.
Temos a obrigação de não facilitar, acima de tudo, e trabalhar com o mesmo afinco das ultimas semanas. Se jogarem o que sabem, certamente a vitoria nos sorrirá porque assim sendo de nada servirá a entrada em campo do jogador especial "deles", que normalmente equipa de apito e cheiro a putas.

luis disse...

Vitória do Spor Lisboa...
Pode ser uma goleada, por Um a Zero s f f.
Obrigada.

B T T

Anónimo disse...

é só espertos...se só o Benfica pode perder é porque o Benfica já o ganhou... é isso? O Benfica já ganhou o campeonato com o que fez para trás?

Anónimo disse...

E nao aprendemos. Nao conseguimos. Esta-nos no sangue. Bora la reserval o Marques.

Ainda nao vi um unico blogueiro lembrar que do outro lado vai estar hoje o GUIMARAES. Alo Taca de Portugal, o ano passado? Vamos ter 10 jogos contra 10 dos clubes alinhados. Temos o caminho aberto? Sim. Mas dai... Nao sera a toa que o pintinho segura o Fonseca. Ele anda aqui ha muito, mas muito tempo...

Anónimo disse...


Nestes 2 últimos anos, o Porto nunca esteve a mais de 2 pontos de depender de si próprio para ser campeão. Portanto o Benfica nunca teve uma vantagem confortável.

Neste momento o Porto está a 4 pontos de depender de si próprio para ser campeão. O Sporting está a 6 pontos de depender de si próprio para ser campeão. O Porto ainda é mais perigoso do que o Sporting para a conquista do título. Nada está ganho.

O Paulo Fonseca não é um treinador pior do que o Vitor Pereira. Mas este ano há fatores novos: análises ao sangue e canal pago de Benfica TV por exemplo.

O Sistema está abalado. É muito importante concentrar forças em pontos chave, com tiros certeiros. É importantíssimo criar uma onda de contestação que impeça a chamada do Fernando à Seleçcão Portuguesa. O Jorge Gabriel ontem mostrou o caminho: tem que se começar a fazer muito ruído contra essa hipótese e os benfiquistas têm que se mostrar muito indignados com a chamada do Fernando e a nunca chamada do Lima. Tem havido algum ruído, mas é preciso muito mais. Os blogs têm um papel importante nesta luta. Isto não pode ser feito pela Direcção do Benfica. Neste momento a Instituição Benfica têm que manter uma postura "suave" para que os outros clubes vejam nela, a liderança da mudança. Sim, são tempos de mudança. Ontem foi possível ver um árbitro, a poucos minutos do fim de um jogo empatado, a marcar um penalty contra o Porto no seu próprio estádio e a expulsar um seu jogador. Isso sim é o facto da maior relevância.

Sérgio.

ATF disse...

A esta feliz frase (A partir de agora seremos réu, juiz, vítima ou herói) eu acrescentaria a palavra "Otários"! Porque só um grupo de Otários é que pode perder este campeonato. santa paciência mas não há pachorra para mais justificações. Se não conseguirmos ganhar este campeonatozinho, então digam-me lá quando é que vamos conseguir...

slbcarlitos disse...

José Moreira

Não tenho por hábito comentar neste nem em qualquer outro blog.
Com o meu comentário não quis fazer uma crítica directa ao autor. Peço desculpa se assim transpareceu. Apenas aproveitei a deixa e referi-me sobretudo à frase que dá título ao post que pode virar soundbyte por parte de alguns benfiquistas. Já se sabe como somos fantásticos em pôr a carroça à frente dos bois.
Sou leitor deste blog e ainda que nem sempre me revendo em todas as opiniões aqui expressas (no modo e/ou no substrato) respeito-as do mesmo modo que respeito a opinião de qualquer benfiquista sincero e honesto. E aprecio particularmente os teus posts.

José Moreira disse...

Anónimo das 15:38

Lamento, se leu isso no texto que escrevi, se foi essa a mensagem que retirou dali, das duas uma: ou não me soube explicar corretamente ou você não soube ler correctamente o que está escrito. Cumprimentos

slbcarlitos

Desde já, lanço-lhe o repto de, já que é leitor assiduo, passar a ser "comentador" assiduo também. Depois, eu não li o seu comentário como uma critica ou desacordo, apenas senti necessidade de esclarecer melhor a mensagem que tentei passar no texto, por temer que não me tivesse conseguido explicar corretamente. E por último, discorde ou não de mim ou de qualquer outro, sinta-se à vontade para comentar sempre, concordando ou discordando. Abraço

Anónimo disse...

O caminho faz-se caminhando!

O tempo e o espaço ajuda e muito.

Até me deu um certo gozo ler este post.

E porquê?

O tempo e o modo é o melhor conselheiro para nos dar razão ou não.

Parece que o tempo me está a dar razão,depois de aqui ter sido chicoteado mais do que uma vez.

Só espero que a equipa não estrague o que de muito bom tem feito.

Unknown disse...

E não é que foi mesmo? E eu ali, atrás da baliza de sempre :). Nunca te cales, Luis. Benfica!