terça-feira, 11 de novembro de 2014

"O penálti de Tozé faz-nos bem à cabeça"

Um árbitro da AF Porto assinalou um penalty contra o FC Porto sofrido por um jogador emprestado pelo Porto e que foi concretizado pelo mesmo quando o resultado não era favorável aos azuis-e-brancos. É um daqueles acontecimentos que acontece com a mesma frequência que a passagem de determinados cometas pelo planeta Terra. De qualquer das maneiras, aconteceu, foi bonito e serviu para o Benfica reforçar a liderança no campeonato, que é o que mais importa.

Mas importa também ler isto (link). Diz Nuno Madureira que "o penálti de Tozé faz-nos bem à cabeça", entre outras coisas para acabar com uma série de mitos e crenças que existem, esquecendo-se (ou não) do facto (e facto é uma palavra que merece ser sublinhada) de ter havido jogadores que foram aliciados para falharem golos, realizar más exibições e até para cometerem grandes penalidades para favorecer um certo clube. Eu compreendo que haja jornalistas que queiram ver o mundo em tons de cor-de-rosa e outros que sejam puramente mal intencionados, mas há uma coisa que um jornalista não pode esquecer e que é a famosa "verdade dos factos". É que por cada história de um jogador que é efectivamente aliciado e alvo de tentativa de corrupção para falsear a verdade desportiva, outros 10 ou 20 há que não se conhece a história. E um artigo como o que Nuno Madureira escreveu mais parece uma tentativa de passar uma esponja sobre o assunto, uma tentativa de esquecer ou apagar a história, de a varrer para debaixo do tapete de vergonhas do futebol português. Se há coisa em que o jornalismo desportivo português é fraco e pobre é no campo da investigação. E se tanto há para investigar, se tantas histórias há que poderiam ser descobertas. Mas não, preferem escrever textos moralistas onde fingem esquecer o passado e até mesmo o presente, como os abusos que houve no túnel do António Coimbra da Mota protagonizados por Rui Barros, Nelson Puga e sabe-se lá mais quem ao jovem Tozé.

O penalty de Tozé fez-me bem à cabeça. Fez-me recordar que apesar de tantas histórias podres que existem no futebol português, pouquíssimos jornalistas querem mexer nestes assuntos. Arautos da moral e dos bons costumes, na verdade são cúmplices de mais de trinta anos de mentira. Que lhes sirva de algo.

10 comentários:

Benfiquista Tripeiro disse...

Esse "jornal" é uma desgraça.

Mas piores são os artigos do Luís Sobral. Um vómito.

luis disse...

Olhem que não são dos piores ;)

BTT

Anónimo disse...

Por acaso assim de cabeça é logo este (http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=509759) que me vem à memoria!

Anónimo disse...

Este jogou provou várias coisas.
1º - Provou que há jogadores integros e que cumprem com quem lhes paga e não com quem empresta,
2º - Provou que afinal quem empresta fica à espera que na hora o emprestado se esqueça do profissionalismo e dê um empurrão para se ganhar um jogo,
3º - Provou que há pessoas que não têm a minima noção do que é ter Ética e se do pseudo-médico Puga e o pseudo dirigente Antero já era de esperar, surpresa foi Rui Barros mostrar uma faceta até aqui desconhecida. Que falta de respeito pelo atleta.
4º e último provou~se que afinal os truques em túneis sempre são verdadeiros e caiu-lhes a máscara

MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

Hugo disse...

Que o digam o Miguel Rosa, Makukula ou Jorge Ribeiro

Anónimo disse...

Para me situar, estamos a falar de quem e do quê? Do penálti falhado de propósito pelo Jorge Ribeiro num Boavista-Benfica, do Caso Miguel Rosa da última época ou da história do Eusébio no tal Beira-Mar Benfica?

SportingSempre disse...

o que escreves é verdade do inicio ao fim, o problema é esquecer e omitir que o slb de á uns anos para cá faz exactamente igual ou pior que o fcp.

compra jogadores de clubes com quem vai jogar no fim de semana seguinte, "paga ordenados" de equipas em competição mutua, "empresta" jogadores que depois nunca jogam contra si próprio, desvirtuando a verdade desportiva, e muito mais.

o ridículo disto tudo é escreveres e criticares um jornalista, com razão, enquanto fazes exactamente o mesmo que ele.

Anónimo disse...

E Sendo assim... "faz" todo o sentido a aliança com o Pinto da Costa e Luis Duque, para que a história dos últimos 30 anos se possa prolongar por mais 10... certo? LFV RUA!

Zé da Mouraria disse...

o Nuno Madureira é um adepto do 'pintismo' e, está tudo dito !!!

JNF disse...

O Jorge Ribeiro? O do "mamem, filhos da puta, mamem"? Estamos a falar desse? Só para me situar.