sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Ontem foi melhor

Quando eu tinha 6 anos, vi o Estádio da Luz com 120.000 pessoas alucinar numa meia-final dos Campeões Europeus - ganhámos 2-0, dois golos do Rui Águas, e fomos à final. Quando eu tinha 8 anos, vi o Estádio da Luz com 130.000 pessoas (as escadas, os postes de electricidade, o relvado, as entradas, tudo cheio de gente) alucinar numa meia-final dos Campeões Europeus - ganhámos 1-0, a 7 minutos do fim, e fomos à final.

A primeira foi em 88, a segunda em 90. Na época de 91/92, num Benfica-Porto com 120.000 pessoas (4 vezes mais do que a assistência normal nos dias de hoje), no final de um jogo que perdemos por 2-3 com uma arbitragem tão absurdamente corrupta que não dá para explicar em palavras, perguntei ao meu Pai

- nós somos do Benfica porquê?

e ele respondeu-me:

- nós somos do Benfica porque acreditamos na verdade dos sentidos

23 anos depois, 4 anos e tal após o meu Pai ter morrido, eu sou do Benfica porque «acreditamos na verdade dos sentidos». Mas, confesso, eu já não vejo nenhuma verdade dos sentidos em ser do Benfica.

7 comentários:

andré raposo disse...

O meu sentimento é algo parecido. Também o postei no meu cacifo pessoal.

Mas Benfica é Benfica!

Pedro Simões disse...

Tenho pena de não ter assistido a esses momentos do nosso clube, mas orgulho-me sempre do meu querido Benfica, e isso acontece hoje ainda.
A Champions já lá vai, vamos mas é pôr os olhos na renovação do título para nos juntarmos uma vez mais no nosso querido Marquês!

Anónimo disse...

Ricardo: percebo, compreendo o "estado de alma".
Tenho mais 20 anos, mas não consigo desistir.
Aliás, verás que com o passar dos anos, esse sofrimento se agudiza.
Merecíamos mais. Muito mais.
Abraço,
José Carlos

M disse...

não sei se alguém vai acreditar mas...nesse jogo de 91/92, fui o primeiro espectador a entrar no estádio....nos meus 15/16 anos, desde as 10 da manha plantado numa das portas de acesso ao 3 anel, portas abrem-se e desato a correr escadas acima...chegar ao nosso monstro enorme de betão e nao ver ninguém, não ouvir nada, nada, parece que deixei de respirar, ali, em suspenso...e depois, sei lá quanto tempo depois (1 minuto, 20 minutos), aparece alguém no outro lado da bancada...um ali, outro ali....

e ficar horas sentado, a ver o estádio a encher-se, os sons, as cores, as pessoas..vai ficar para sempre!!!

isso e os insultos ao Fortunato Azevedo numa televisão numa gelataria ao lado da igreja de Benfica....

Vasco disse...

Ricardo, diz-me se esta música não te faz lembrar alguém:

https://www.youtube.com/watch?v=Gs0TalacXyI


Abração.

luis disse...

Camarada "pau e bola" nessas épocas entrava sempre pela porta 7. Se no jogo das 2 batatas do Águas estava a trás dessa baliza.
Já na falta sobre o Vata antes de ele introduzir a menina lá dentro, este imbecil levava um chocalho daqueles bem grandes e por imperativos de transito acabei por ficar na baliza contraria, mas entrei pela porta 7 ;)
É óbvio que imbecilmente fui algumas vezes para aquele Nobre 3º Anel. Mas também aconteceu ter que vir para a porta 7 com o jogo a decorrer...
Havia outra Liberdade para andar em nossa casa.

Vivas ao Benfes!!!

Benfica Todos Tempos

VC disse...

Estive neles todos. Não somos nós que nos afastamos do Benfica é este Benfica que se afasta de nós.
Abraço