sexta-feira, 19 de agosto de 2011

17 anos de incompetentes

Quem conhece este blogue sabe perfeitamente que não raras vezes nos dedicamos a sovar as decisões da Direcção do clube. Não é difícil, diga-se, visto que o Benfica tem sido gerido nos últimos 17 anos por autênticos incompetentes que desconhecem a identidade do clube, desrespeitam os seus adeptos e apenas se movem pura e simplesmente pelos interesses pessoais que têm.

Já tivemos de tudo: desde o panasca que levava sovas da mulher e que decidiu construir, a mando da sua querida esposa, uma capela junto ao Estádio - panasca esse que foi o maior responsável pelo adormecimento do gigante quando decidiu revolucionar um plantel e equipa técnica; o outro, de qualidade superior e, esta, integrada nos princípios fundamentais do benfiquismo.

Tivemos depois o ladrão, um gajo que, ao contrário do Pinto da Costa, em vez de andar a roubar os adversários, decidiu roubar o próprio clube - o benfiquismo tem, de facto, coisas extraordinárias - e que ainda hoje anda fugido do país a clamar inocência.

Depois tivemos o sonhador ébrio, aquele que, conservado em vinho tinto, se apressou a construir alguma coisa possível de entre os escombros deixados pelo ladrão. Mas este sonhador ébrio, além de se dedicar às crenças e ao benfiquismo exacerbado, era também capaz das maiores alarvidades verbais. Frases como: "quero que o Roger se foda!", "Estou farto de benfiquistas", "Benfiquista sou eu e mais 20", "as modalidades não deviam existir", "não me interessa o título de basquetebol" ou aquela que viria a ser profundamente simbólica porque totalmente repetida à exaustão por aquele que se lhe seguiu: "prefiro trabalhar com lagartos". O sonhador ébrio era assim: um poço de incongruências e decisões dúbias. Entre elas, claro, está a opção de meter no clube o actual Presidente, o mentiroso.

O mentiroso começou a ganhar nome dentro do clube e rapidamente se percebeu ao que vinha: atirar o sonhador ébrio para um canto e governar, depois de extinguir o Alverca, o maior de Portugal. Desde esse dia fatídico - mas também, sejamos justos, quem teve colhões para aparecer com uma ideia melhor nesses tempo? - o mentiroso reina sem oposição o Benfica, fazendo o que bem quer e lhe apetece, mentindo consecutivamente aos sócios, desrespeitando as suas vontades, trazendo para o clube incompetentes e adversários e, o mais evidente, com uma taxa de sucesso desportivo no futebol que roça o ridículo: 11 anos, 2 títulos nacionais. E o mentiroso, como 90 por cento dos benfiquistas gostam que lhes vendam banha da cobra e, se possível, que ainda lhes enfiem a linguinha da cobra intestino acima, vai continuar, feliz e contente, por mais uns aninhos. Até que alguém olhe para o lado e perceba que o mentiroso e o ladrão não eram assim tão diferentes. Mas o futuro ao futuro pertence.

Panasca, ladrão, sonhador ébrio e mentiroso. Cá estão os 4 estarolas dos últimos 17 anos. Os responsáveis por esta autêntica caminhada no deserto que persiste em não acabar. Só um clube grandioso como o nosso pode aguentar 20 anos de tanta incompetência e manter (e até aumentar) a sua base de apoio.

O Benfica é muito grande. Pena é que nem sempre muito inteligente.

21 comentários:

Anónimo disse...

não sei se era esse o objectivo, mas fartei-me de rir!

enfim.. apesar de tudo mais vale rir que chorar.. acho eu..

melhores dias virão.

Águia Preocupada disse...

Totalmente de acordo!
Como já tenho comentado, os benfiquistas são cegos ou não querem ver... ou como dizem na minha terra: "Vieira deu-lhes água do cu lavado"
Parece que andam todos alienados ao ponto de SÓ!! acharem que existe Vieira!
Por mim, há muito tinha sido corrido!

Pedro Almeida disse...

Não podia concordar mais, só extendo a tua visão à Benfica TV e ao blog Tertulia Benfiquista, 2 canais de informação que mais não servem do que espalhar a propaganda Vieirista e de nos tentar tornar a todos acéfalos.

Vê lá que na Tertulia Benfiquista dizem que o Falcão afinal apenas foi vendido por 22,5 milhões, já que foi junto com o Ruben Micael e então os 45 milhões são para dividir pelos dois, sendo assim é mau negócio!!!

É esta mentalidade pueril, do dizer que porto é cocó e sporting é xixi, como diziamos quando tinhamos 6 anos, que faz com que nunca mais recuperamos o lugar de melhor clube de Portugal.

Pedro disse...

Não deixa de ser curioso que nas duas condenações no "ladrão" na primeira o próprio tribunal reconhece q o clube deve dinheiro ao "ladrão" e que na segunda o tribunal diz que o "ladrão" fez o que fez em beneficio do clube. Mas, claro, os jornais nada dizem sobre isto...há ladrões e "ladrões".

Anónimo disse...

Com TANTA VISÂO, COM TANTA SABEDORIA, COM TANTA CONVICÇÃO como é possível tentar convencer todos que é Benfiquista e permitir que o clube ande à deriva durante 17 anos?
A sua candidatura a Presidente já chega 17 anos atrasada!
Como mencionou todos os motivos (menos o principal) que explicam os falhanços do passado, se calhar dá-me o direito de perguntar se este recado não foi encomendado pelo conselheiro matrimonial da Madalena.
Uma coisa é certa, neste país pode-se dizer tudo e mais alguma coisa sem correr o risco de ter de apresentar provas, porque a juistiça simplesmente não funciona.
Ora aí está mais uma razão que pelos vistos omitiu e que parece nem sequer lhe ter passado pela cabeça.
Quem aponta um dedo fica sempre com 3 a serem apontados a si próprio - Esta é uma verdade indesmentível.

Diego Armés disse...

Ricardo, acho a tua aversão ao Vieira claramente exagerada. Que cometeu e comete erros, parece-me lógico (e natural, até); que pode melhorar em certos aspectos, também não tenho dúvidas. Mas parece-me claro que o clube está melhor com ele do que estava antes de ele ter chegado (podemos mesmo recuar até João Santos). Não é o salvador do Benfiquismo, mas também não é o nosso cangalheiro. Há ainda que notar que muitas das falhas ao nível desportivo se devem ao facto de não disputarmos troféus sozinhos - o crescimento do Porto nas últimas três décadas mudou a realidade do desporto em Portugal; não é apenas o Benfica que está mais fraco, há que contar com o aumento da força do Porto. E nem estou a falar de teorias e jogos de bastidores, refiro-me simplesmente à mudança de paradigma. O Vieira não faz milagres, é tão simples quanto isso... Se é para criticá-lo, então peguemos em casos concretos, esmiucemos. Falar assim como falaste, parece-me mal.

Anónimo disse...

Deixo uma qustão: A quem atribuir as culpas por estes péssimos 17 anos? Aos eleitos ou aos eleitores?
FS

Mentecapto da Silva disse...

Avinagrou de vez...

Anónimo disse...

Tanta gente a reclamar e tanta gente com as soluções.
Candidatem-se, porra. Ou estamos só a mandar postas para o ar?
Quem acha que serve, quem legalmente se puder candidatar, que se candidate.
Tanta gente revoltada e não se arranjou melhor que o Bruno Carvalho? Não percebo.

A mim custa-me tanto ver pessoas a criticar por tudo e por nada a direcção e o presidente como me custa ver pessoas a elogiar da mesma maneira.
Fez coisas más, muitas, mas também fez boas. Não chega? Ok, gente contra é o que não falta. E os candidatos não aparecem porquê?

Que apresentem o seu projecto! Não têm de ser pessoas conhecidas.
E até digo mais, se quem se sente tão revoltado e acha que tem solução para muitos dos problemas, nem precisa de ganhar. Bastava estar lá na luta que já ajudava, pelo menos durante a campanha podiam expor o que acham que está mal e como fazer bem. Se estivessem certos, os Benfiquistas cobrariam isso mesmo que o Vieira ganhasse novamente.

sotilmae disse...

Oh, pá, eu que me posso definir por anti-benfiqista primário, pelo gozo que me dá esta choradeira interminável, só acrescento dois pormenores, de um Braguista atento:

- O gajo (LFV) pode ser ladrão (não sou eu que o digo, mas que a sua gestão leva a entender que sim...), tem os seus defeitos (é pena não ter mais), mas digo-vos que, apesar disso, sóis ingratos, porque o homem safou-vos da simples extinção anunciada.
- Depois, mesmo que fosse um anjinho e cheio de boa vontade, de sentimentos limpos, só no 'interesse' do Benfica (seja lá o que isso possa significar - não existe isso em lado nenhum!), não podem esquecer que não jogam sós. O declínio do Benfica começou porque o Porto impôs a sua lei desde há muito tempo. Não estou para discutir pormenores, nem me interessa - só sei que, por muito que vos custe os métodos de ontem são os mesmos de agora. Nesta perspectiva, até que o LFV não se saiu mal - evitou o desaparecimento do clube do bairro e até ganhou 2 campeonatos. É pouco para quem usava dos mesmos esquemas, acho que sim.

Olhem para o Real Madrid, aquele colosso de equipa (jogadores) não ganha ao FCBarcelona. Neste caso pode até ser ajuda de árbitros, mas ter boa equipa também ajuda muito, coisa que durante anos o Benfica nunca soube o que era isso. Simplesmente, admitam, como o Real tem que fazer, são ciclos. E por muito que custe, o que têm de fazer é preparar o caminho para que, quando menos se espere a coisa mude.
No caso, espero que demore muitos anos mais e se acontecer não esteja por cá para não aturar aquelas massas acéfalas de multidões que não sabem porque gritam.

É simples o futebol. É tudo uma questão de sentimentos, dos mais fortes: ou se gosta ou se odeia. o Mesmo ódio (desportivo - não tenho nada contra as gentes, que os tenho alguns como amigos) que tenho pelo Guimarães, tem sido transportado para o Benfica, atendendo aos últimos anos de frustrações do Benfica também se terem virado para o Braga. O vosso alvo é outro, estais enganados. Um dia o Braga, outro dia o Carcavelinhos (com o devido respeito...). Enquanto continuarem a fazer isso, o Papa mantém-se tranquilo. Até um dia...
Se não estais atentos, pode ser que alguém substitua o Benfica e continueis a penar. Aí é que eu me iria rir a bom rir.

Anónimo disse...

E isto vem a propósito de...?!
Que estupidez.

sotilmae disse...

Anónimo disse...

E isto vem a propósito de...?!
Que estupidez.

20 de Agosto de 2011 17:40

Isto é para mim? Argumenta lá donde vem a 'estupidez' ou leste o que escrevi? Falei de LFV, o último presidente, e dos ciclos que isso representa. Diz lá tu, se consegues melhor.

MM disse...

Cuidado:
"Aumentar a base de apoio" é desejo do autor. Não deve ser lido como facto.

Anónimo disse...

Ricardo, no último parágrafo disseste tudo, é que estavas a falar de ti.
Tem vergonha na cara, seu mentiroso e trapalhão de 3ª categoria.

Miguel A. disse...

Bem, Ricardo, goste-se ou não daquilo que escreves, a verdade é que dizes verdades, passe a redundância :-) E eu gosto sempre de um blogue que ama o Sr. Mário Coluna, portanto fico um bocado desarmado...

Concordo com o que dizes em relação a Damásio, Azevedo (terríveis pesadelos) e Vilarinho. Em relação a este, também tenho de dizer que, pelo menos, acho que lhe devemos o Benfica não ser hoje propriedade de uma qualquer empresa sedeada nas ilhas Caimão. Não sei o que teria acontecido se o VA tivesse ganho novamente as eleições... é que andava tudo (leia-se potenciais candidatos) aterrorizado com a esmagadora capacidade de argumentação de VA, e o Vilarinho, naquele célebre debate na tv, depois de um bom jantar bem regado, lá conseguiu demonstrar que o homem era um doidinho e um ladrãozeco... e lá conseguiu reduzir a pó a esmagadora argumentação...

De LFV toda a gente sabe o que penso: acho que fez um bom trabalho ao conseguir manter as modalidades "amadoras" que tão importantes são na história do Benfica, e conseguiu dar-nos 2 títulos no futebol. Mas sim, concordo: 2 títulos é muito pouco, sobretudo porque teve a oportunidade, após o primeiro, e após o segundo também, de fazer um trabalho de continuidade. E não lhe posso perdoar as amizades com os Oliveiras, os Salvadores, e toda essa escumalha. E, não percebendo muito de finanças, por aquilo que tenho lido sei que as coisas não estão bem, o que me inquieta, tal como me inquieta a quantidade de gente afecta a outros clubes que colocou em lugares chave no Benfica. Não há Benfiquistas com qualidade, competência e profissionalismo para ocuparem esses lugares?! Também tem revelado uma incompetência atroz nas entrevistas que dá... aquela do "andámos a festejar" é simplesmente inconcebível, e a outra do "estou quase a saber quem é o infiltrado no Benfica"... é atroz.

Não me parece que se vá eternizar no Benfica. Espero que não. O Benfica não é, ou não deveria ser, feudo de ninguém. Haverá eleições e só espero e desejo que apareça gente credível para o substituir. Nunca gostei de seguidismos, mas espero por alternativas de peso.

Eu tenho dois nomes para a presidência, mas não os vou dizer aqui, acho que a malta do blogue me caía em cima :-)

Já estou como o Oliveira, um dia digo-te em off :-)

Abraço

Sakana disse...

QUEM FOI ... QUEM FOI ... ??? ADIVINHEM LÁ....

www.sakanagem69.blogspot.com

Dylan disse...

Aprecio a escrita do Ricardo mas este texto demonstra uma grande falta de consideração pelos presidentes do Benfica, independentemente dos erros que lhes são imputados. Então o ataque ao actual presidente é de bradar aos céus. Talvez preferissem o tempo em que não havia nem dinheiro para papel higiénico! Eh pá, mas afinal não foram vocês, sócios e escribas deste blogue, que meterem os "4 estarolas" em consecutivas eleições na tribuna presidencial do Estádio da Luz?!...

Dylan disse...

Sotilmae,

Não nos move nada contra o Braga. O que nos incomoda, a nós, benfiquistas, é essa tentativa de colagem rasca ao FCP feito pelo SC Braga, principalmente nos métodos e que se reflecte nas visitas dos encarnados à "Pedreira".
Já que fala em estar atento, acho que é preocupante para um "braguista" ter à frente do clube um indefectível portista, quando se sabe que o reinado de Pinto da Costa está a acabar...

Unknown disse...

Acho pena é que o verdadeiro coveiro do Benfica passe incólume. O Benfica na década de 70 tinha uma equipa de sonho, mas um pedreiro decidiu vender os melhores para contratar jogadores de 3.ª, só se safou nos que o ericson trouxe, para edificar o estádio por forma a que ficasse perpetuado como o presidente que fechou o estádio. À conta disso ficou um calote com a Teixeira duarte de 30 mil contos que nos custou mais de 700 mil contos quando o tivémos que pagar, ficou com uma equipa esfrangalhada que obrigou a uma gestão de investimento (João Santos) criando desequilíbrios que só a fortuna do Jorge de Brito tapou enquanto os filhos não o impediram de fumigar a nota toda. Mais a aliança entre o pedreiro e o porcalhão para diminuir o rocha, foi o que causou o declínio da lagartada e a subida da corrupção que se instalou progressivamente como um cancro na federação com os chitos e na liga. Esse foi o legado do pedreiro, a subida aos píncaros do porcalhão e o início da quebra do Glorioso que um descerebrado, aliás 2, levariam ao descalabro abrindo caminho ao maior enganão da história do futebol

Anónimo disse...

fodace um gajo ate fica estupido a ler esta esta merda toda.VIVA MAZE O BENFICA CARALHO. IDE VOS FODER TODOS CRITICAM MAS QUANDO A BOLA ENTRE GRITAM TODOS GOLO...PO CARALHO

Ary Agostinho disse...

"Panasca, ladrão, sonhador ébrio e mentiroso. Cá estão os 4 estarolas dos últimos 17 anos." no teu caso, és um cobarde e labrego.