quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Os melhores tascos da blogosfera - Parte 1 - Os (Im)parciais e os Fernandos Gomes

Antes de mais, anuncio que a escolha é da exclusiva responsabilidade deste que vos escreve e que, ao contrário do que daria muito jeito, não recebi nada por debaixo dos panos para andar a publicitar outros blogues. Infelizmente, porque preciso muito de comprar várias camisolas do Benfica (Nolito, Witsel, Garay, Artur, Maxi, Amorim, Capdevila, Gaitán, Saviola, Cardozo, Bruno César, Javi, Matic, Jesus, Barbas, Coluna, José Augusto, Águas), mas, tendo em conta o orçamento, só posso comprar uma. É daquele que falta ali na lista dos nomes. É argentino. Tem um cabelo frondoso. É Pablo. Pronto, já não digo mais nada.

Eles não me pagaram em géneros mas têm pago ao longo dos anos (meses, nalguns casos) com muito regalo de leitura, o que é, convenhamos, uma belíssima forma de pagamento. Eu pelo menos gosto. Acho que o Diabo de Gaia ia discordar de mim. E o Proença conhece alguém que é mais "bolos" (nos dentes).

Ora bem, dividindo isto tal qual está na listinha amaricada da barra lateral, temos os gloriosos - "Eusébios" -, os menos gloriosos mas ainda assim dignos - "Yazaldes" -, os farsantes (que não o "Ovas de Esturjão", que é um blogue de respeito) - "Fernando Gomes" - e os gajos que decidem analisar isto tudo de uma forma mais apaneleirada - "(Im)parciais".

Começando pelo fim, destaco:

Jogo Directo - O Filipe, só pelo tempo que dedica a este projecto, merecia uma estátua. É um amante do fenómeno mas transpõe esse amor para um trabalho exaustivo ao qual se dedica de alma e coração (nota-se-lhe nos textos a entrega). Nos últimos tempos, tenho discordado dele na forma como sobrepõe o estudo estatístico à análise pura e dura, parecendo-me que a poeira matemática anda a corromper um pouco a sua (excelente) capacidade analítica sobre o jogo. Mas é um blogue de referência. E depois tem um nome fino, que é sempre engraçado. Parece que o estou a imaginar na Foz, numa casa monstruosa em frente ao mar, a dizer ao jantar para a esposa: "Obsequia-me a salada? Reflicto neste instante profundamente sobre se deve Villas-Boas persistir no trilho de Mourinho ou se a melhor opção teria sido quedar-se no Porto por mais uma época".

O Banco da Mexicana - É verdade que tem andado muito silencioso, principalmente o Caneleiras, que é um escriba de alto quilate. Se não fosse o Dartacão, aquilo começava a ganhar bicho. É, no entanto, um blogue com os seus pontos altos. Principalmente porque dá para um estudo social fantástico: a azia sportinguista em relação ao Benfica atinge laivos extraordinários de sentimento de inferioridade. Só por isso, Banco, mereces a referência. Um abraço, Tio.

Centro de Jogo - Este é daqueles que prefere ser engraçado a cair em graça. Já aí está há algum tempo mas parece não ser muito conhecido. É normal. Eles sabem do que falam e falam com propriedade sobre a bola. Quem é que se interessa por isso? O que a malta quer é umas caralhadas, umas brincadeiras, uns textos cínico-humorístico-parvos e toca a andar. O Centro de Jogo é um excelente blogue para quem quer aprender as vertentes mais profundas do futebol. Excelentes escribas, enorme capacidade de análise do jogo, conhecimento, inteligência, humildade. Recomendo a todos. Mesmo ao Manuel Machado, ainda que saiba que só lhe vai servir para o confundir ainda mais. Ele tem o chato hábito de vomitar sempre que não entende alguma coisa.



Nos "Fernandos Gomes" tive durante uns tempos dois blogues portistas de respeito. Mas depois percebi que afinal era só fachada. Na altura de um gajo comentar lá, o provincianismo bacoco e a falta de abertura à discussão revelaram-se. Tirei-os da lista. Depois pus o blogue mais portista da blogosfera: o 442. Escrito por um portista/vitoriano que, dado ter vindo ao Mundo numa praia em pleno mês de Agosto na Nazaré, sofreu logo queimaduras graves das quais nunca se recompôs totalmente. Este trauma teve como efeitos secundários gerar várias aventuras ao longo da vida de Master Kodro que pareciam ter saído de um filme húngaro de baixa qualidade: desde a vez em que foi apanhado em pleno Estádio D. Afonso Henriques a masturbar-se na casa-de-banho com uma fotografia de Pinto da Costa, acontecimento insólito que levou as gentes de Guimarães a aplicar-lhe uma medida punitiva, a qual consistia em colocá-lo na Praça da Oliveira atado à própria Oliveira, a receber excrementos de todos os elementos da claque do Vitória, enquanto tinha de dizer nomes de jogadores vitorianos dos últimos 30 anos. Só se lembrou do N´Dinga e do Basílio, o que enfureceu as gentes minhotas a tal ponto que acabou sem dentes, ensanguentado, junto à Medieval, sem cuecas e apenas com um cromo muito antigo no bolso. Felizmente, os sovadores não viram de quem era o modelito e seguiram para outras paragens, deixando o pobre escriba nuns modos muito pouco civilizados. No bolsinho da pochete, junto à pulseira ortopédica, Master Kodro guardava e apertava, em prantos, a cara quase desfeita de um cromo antigo, fazendo a figura parecer chorar, por entre o papel macerado. Repousava na mão do escriba o jovem Jorge Nuno, ainda de óculos enormes, altiva e frondosa cabeleira e a braçadeira de "Delegado" no cimo do braço. Sim, Kodro sofreu as agruras de ter fingido ser quem não era e os vitorianos deram-lhe a resposta que mereceu. Mas que ninguém duvide, que ninguém nunca ponha em causa: Master Kodro é um "Fernando Gomes" de eleição. E, se saiu da lista da barra lateral, foi por um e apenas um motivo: o cheiro a merda era muito forte e transpirava para o resto dos blogues.


19 comentários:

pv disse...

Eu já tenho a minha camisola do Pablito :)

Fred disse...

Deixa-me ver e eu se comentar aqui e expôr a evidente falta de nível em várias passagens neste post, deixam passar o meu comentário?
É que conheço vários, bastantes mesmo, blogs portistas onde habitualmente comentam benfiquistas e sportinguistas. Agora obviamente que saraivadas de disparates eles não admitem, não vá aquilo tornar-se um "blog do manuel" versão portista, onde qualquer idiota insulta como se não houvesse amanhã alguém que tenha o desplante de dizer que o benfica foi beneficiado num jogo ou o Porto teve uma vitória (ou até um empate) justo.

Ricardo disse...

PV, se voltas a fazer inveja ao escriba, temos problemas graves.

Fred, conheces "vários" blogues portistas onde se discute futebol entre adeptos de outros clubes? Diz-me quais, se puderes. É que o "Fernando Gomes" neste momento só tem um cliente e é um blogue de um amigo meu que nem sequer é de futebol. Mas se existe, espaços desse tipo na blogosfera portista, atira para aqui que terei todo o gosto em descobri-los, embora já os tenha procurado e nunca os encontrei.

Saraivas é para outros blogues, Fred. Aqui detestamos saraivadas. E detestamos o Saraiva, também. O José António, claro. O José Hermano é ídolo nosso.

Pedro Almeida disse...

ahahahahahah Ricardo, menos, menos! Que puta de sova no Kodro!
O imbecil vai ficar magoadinho, outra vez. Tipo falso que anda há anos fingindo ser do Vitória quando todos vemos o que ele escreve a adorar o papa e a foder o Benfica.

Anónimo disse...

O Jogo Directo é um excelente blogue, para mim o melhor na relação qualidade dos textos/informação apreendida. O Filipe faz um trabalho fantástico que merece todo o reconhecimento por parte de quem lê.

O Banco da Mexicana confesso que não me diz muito. Há ali muita discussão estéril sem ponta por onde se lhe pegue.

O Centro de Jogo conheci-o hoje, por ti. Pela amostra, vejo que está encontrado mais um sítio interessante para visitar. Obrigado e continua o bom trabalho. Gosto da forma como este blogue aborda os temas.

José Milho

Ricardo disse...

Pedro Almeida, deixar o blogue do falso profeta entregue aos bichos, é só isso que qualquer benfiquista deverá fazer. Deixá-lo entre os seus.

José, obrigado e aproveita para ler melhor o Centro de Jogo. Vais gostar.

Sérgio disse...

Ehehehe...mt bom!!

Aqui há tempos tinha o hábito de ir a um dos blogues de fernandos gomes que aqui tínhamos, até acho que era o que estava em primeiro, e ia-se lendo umas coisinhas mais ou menos.
Certo dia cruzei-me com um post que tinha uma colectânea de argoladas do JJ, mas tinha a particularidade do título ter também uma argolada, ou seja: "Best off de Jorge Jesus" em vez de "Best of...". Comentei então pela primeira vez, frisando a ironia inerente, mas completamente na boa, sem ofensas! E não é que fui barrado? que falta de fair play, ou de chá ou lá o que é...grande cobardolas...e pronto, nunca mais visitei um blogue portista.

Fred disse...

O Porta19, o Reflexão Portista, o Tomo I, a quem não entrar armado em parvo deixam comentar à vontade. Já lá vi vários benfiquistas a comentar sem serem censurados.

E aliás isso da censura, se eu fosse a contar as vezes que fui barrado por comentários normalíssimos que se limitavam a ser discordantes dos outros. Ui as vezes que me barraram por achar que o Roberto era fraco e ainda ia custar mais pontos ao benfica!

Mike Portugal disse...

Oh Ricardo, falta aí o Entre Dez.

LDP disse...

Posso arranjar problemas, Ricardo? Dia 21 de Julho acabou a parte das férias dedicadas a Portugal, e às 20.30 tinha um aviao para apanhar em Lisboa. Eram 18,30 da tarde ainda entrei na Luz a correr, comprei e estampei a minha nova camisola do Pablito e rumei para o aeroporto ainda a tempo de escapar de Portugal.

Tinha de o fazer.

Sobre os blogs, irei fazer uma pesquisa e talvez nos pròximos dias tenha algumas dicas.

Abraço

Ricardo disse...

Sérgio, como toda a gente sabe, a única pessoa a cometer argoladas neste país é o Jesus. Os portistas fizeram muito bem em ter censurado a tua ofensa. Não se faz!

Fred, hei-de ver os que dizes. Obrigado.

Mike, o "Entre Dez" é Eusébio. Depois explico, quando fizer o post.

Low, com essa acertaste em cheio! Faz aí uma pesquisa intensiva e diz qualquer coisa.

Invicta disse...

Ricardo, desculpa lá qualquer coisinha, mas como é que um gajo que escreve isto:

http://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.com/2011/08/outros-entreter-se-ao-meditar-sobre.html

ainda quer visitar blogs Portistas, dar uma de adepto da bola que adora o seu clube mas que respeita os adversários e não ser pura e simplesmente ignorado ou insultado.


É preciso ter uma lata do caralho.

pitons na boca disse...

Faltou-te mencionar o Reporter H do Banco, excelente escriba, sportinguista mas com um sentido de humor muito bom (pelo menos é a ideia que tenho dele).


O Entre Dez podia ser muito bom, mas não suporto o ar de superioridade, quando as teorias são de uma barbaridade atroz. No fundo, faz-me lembrar o Rui Santos.

Anónimo disse...

Bem Ricardo,

Só hoje vi este post, desde já, um grande Obrigado pela ajuda na divulgação! E depois, retribuir. Adoro ler os teus textos, tens a capacidade, mesmo que por vezes não fales só de futebol, de levar o leitor para uma espécie de filme, bem construído, com principio meio e fim. Já ri muito ao ler os teus textos, não aquele riso irónico, e sim aquele de quem acha piada ao que escreves e
às tuas ironias, quando nos percebemos envolvidos no tal filme! Os nossos sinceros parabéns também!

Abraço,

Jorge D.

Diana Maia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diana Maia disse...

Ai ai Ricardo, ora boas tardes ...

Lá vou eu ter de lhe relembrar umas coisas: eu descobri este seu "tasco" (o qual já confessei várias vezes gostar de ler) através de longas e frutuosas "discussões" publicamente divulgadas em... TCHA TCHAN ... blogs afectos ao Futebol Clube do Porto! Caso contrário jamais teria conhecido este blog que é praticamente o único que acompanho fora da esfera do meu amor clubístico.

E deixo aqui exemplos porque isto de falar de coisas que não conhecemos na totalidade é muito do bonito, mas facilmente se vê o buraquinho na cueca rasgada, lol.

Reflexão Portista - um tal de Daniel Gonçalves, benfiquista assumido, é assíduo da discussão de vários assuntos e com o seu bom grau de educação é sempre bem-vindo ao debate.

Dragão Doente - é intransigente na defesa do FCPorto e não aceita comentários insultuosos mas já me deparei com várias opiniões diversas, entre as quais um pedido de debate salutar com um benfiquista (que se identificou como "Anónimo" claro ... sintomático!)

Mas o grande repto que lanço chama-se "BestOfFutebol", blog no qual participo semanalmente e que inclusivamente possui colunas de opinião de um benfiquista (Benfica Sempre) e recentemente "recrutou" um vimaranense para ocupar também um espaço semanal no Best. Já agora Ricardo, estão abertas "candidaturas" para benfiquistas, sportinguistas ou adeptos de outro clube para colaborarem e fomentar o debate nesse mesmo espaço. E sim Ricardo, o "BestOfFutebol" é um blog "portista" mas também "(des)portista".

Aquilo que talvez lhe cause coceira nesse blog que ("convenientemente") diz desconhecer, serão por ventura as informações lá plasmadas, todas directas, concisas e sérias, com bases factuais e não em azias acéfalas.

Fica o repto à plateia, para visitar os blogs que referi, com destaque para o último, que o Ricardo Amorim e eu teremos todo o gosto em "debater" ideias, desde que colocadas com o mínimo de civismo e elegância (bastam os mínimos não se apoquentem).

Estou como diz o Invicta, realmente as "palas" desta gente deviam ter algum limite.

Talvez um dia que eu faça um artigo na mesma linha de raciocínio, possa colocar no pódio da podridão "blogger" encarnada algumas das seguintes "pérolas" - Antitripa, BnR B, Em Defesa do Benfica, Não se Mencione o Excremento (ups acabei de o mencionar, não foi?)

É como diz o brasileiro...se enxerga cara!

Mas denoto uma apetência bastante corriqueira em atacar o rival azul aqui por estas bandas...calma minha gente, ainda a procissão nem saiu do adro.

Bem hajam

Anónimo disse...

O master passa-te cá um bilhete que nem queiras saber...

Diana Maia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diana Maia disse...

No entanto obrigadinha pelo seu "bilhete" senhor Anónimo.

A mensagem é para ser passada, se obtém ou não resposta isso depende da capacidade de encaixe ou de argumentação de quem a recebe.

"Desanonime-se" se quer responder ao que eu digo, caso contrário não falo com figurinhas que se escondem atrás do pc...dá mais gozo é rir-me delas!