quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Tacuara faz golos para lá de Almeida

Não sei se têm algum fundamento as notícias que nos falam numa possível troca de Cardozo por 15 milhões mais Hugo Almeida mas espero, com toda a força deste e de outro mundo qualquer, que sejam mais umas pasquinadas para acéfalo comprar.

É possível que as pessoas que vão ao estádio assobiar o Cardozo sejam estúpidas - mais do que possível, é um facto indesmentível -, mas a realidade, essa doidivanas que nos força a aceitarmos as coisas tal qual elas são e não como gostaríamos que fossem, é a de que o Cardozo é um tipo de jogador raríssimo nos dias que correm e, sobretudo, para aquilo que o Benfica pode pagar.

Sim, eu também gostaria de ter o Drogba ou o Villa, quem sabe o Rooney ou o Lisandro, imagine-se um Falcao ou um Eto´o, sim, eu também sonho mas tenho o péssimo hábito de por vezes acordar, o que é de facto uma grande chatice. O Benfica andou mais de 15 anos à procura de um goleador e os seus adeptos a suspirarem por alguém que acertasse consecutivamente com a bola nas redes - nesses 15 anos ganhámos umas duas taças e um campeonato, passámos pela maior seca de títulos de toda a História do clube e, só muito a custo, lá nos fomos endireitando, sendo que ainda levamos a espinha um bocadinho torta. Se esse período negro se deveu ao facto de não termos tido um ponta-de-lança digno desse nome? Claro que não foi o factor principal mas ajudou à festa, se me faço entender. Enquanto andámos com Hassans, Valdires, Marcelos, etc, etc, etc, talvez devêssemos ter gravado bem todos os jogos na memória para os revermos agora. Podia ser que os epítetos que uns quantos imbecis (que, afinal, não são tão poucos quanto isso) gostam de gritar ao Óscar de repente deixassem de fazer sentido naquelas cabecinhas cheias de estrume pestilento.

A saída do Cardozo do plantel principal, a acontecer, será sempre uma machadada nas aspirações da equipa para esta época - convém que as pessoas tenham isso presente. E, por isso mesmo, só deverá (deveria?) ocorrer por valores que tornassem impossível a recusa de uma proposta milionária. Falem-me em 25 milhões de euros e eu digo: não gosto que vás, paraguaio, mas aceito a decisão dos que mandam. Falem-me em 20 milhões de euros e eu gosto menos, mas ainda assim aceitarei. Tudo o resto - trocas com Almeidas e outros gajos da mesma (fraca) qualidade ou baixar os 20 milhões de euros - para mim é heresia. E uma clara prova de que no Benfica pensa-se mais na imagem de bom vendedor do que em ser um clube de futebol de sucesso.

Caso o Cardozo saia, espero que, a haver uma entrada, ela seja de um jogador inequivocamente bom - isto quer dizer: mil vezes melhor que o Almeida. Se não conseguirem esse gajo transcendentalmente bom, não comprem ninguém. Guardem o dinheiro, paguem o que devem e dêem oportunidades ao Mora, ao Jara e a dois putos com uma qualidade óbvia, Rodrigo e Nelson Oliveira. Transformem o jogo do Benfica num 433, com avançados mais móveis e deixem-se de merdas.

12 comentários:

John Billy #37 disse...

Logo agora que estava a tudo a correr bem (um plantel magnífico e a "abertura táctica" de Jesus) e aparece uma notícia destas!!
Pior do que isso é que há pessoas que acham um bom negócio (Geração Benfica, Tertúlia Benfiquista).
Será que sou eu que não percebo nada disto?

Anónimo disse...

"Hassans, Valdires, Marcelos, etc"?
O etc só pode querer dizer Nuno Gomes...porquê a vergonha em omiti-lo?

MF disse...

É inegável o valor de Cardozo na história recente do Benfica, quer pela sua qualidade enquanto jogador, quer pela diferença abismal que conseguiu trazer a um lugar sempre tão disputado e poucas vezes com sucesso por dezenas de jogadores nas últimas épocas.

Mas sem trazer outros jogadores que os argutos jornalistas nos vendem, falemos da transferência que se anuncia possível:

Custou €11,65M ao Benfica e vendê-lo por €15M parece pouco!!

Mas no futebol como em tudo na vida, as coisas nem sempre se mantêm e os números pode atrapalhar.

As infundadas críticas que injustamente lhe são lançadas pelos adeptos e que causam mossa psicologicamente, o comportamento inconstante e às vezes errante no campo, a vontade de "mudar de ares" para uma equipa que lhe ofereça melhores condições, a pressão do tinhoso empresário, o aproximar do término de contrato (?) e sobretudo a incógnita que será o seu rendimento desportivo, agora que chega a uma idade "mais avançada", pode influenciar a tal transferência que os jornais vão vendendo.

Não se augura fácil substituir o paraguaio, até porque não vejo ninguém semelhante - em termos de características. Mas, a ser feito o negócio - que vou duvidando, porque a fonte não é credível - devíamos negociar mais dinheiro e manter os jogadores que temos.

{Não se desprestigie o Hugo Almeida. Aceito que possa não ser opção para o Benfica, mas não se lancem críticas por vezes injustas, sobre um jogador de futuro e acima de tudo português.}

Just my 5 cents...
http://oexpressodavitoria.blogspot.com/

Anónimo disse...

desculpa mas nem mora, nem jara, nem rodrigo e nelson tem caracteristicas parecidas com cardozo nem almeida.

e importante haver um avancado possante, tipo panzer, no plantel. e isso o almeida da.

almeida brilhou no werder bremen, e esteve bem na turquia. o jesus poe-no a render para a equipa em 3 tempos. naqueles jogos contra autocarros la metidos atras precisas dos avancados possantes, porque o saviola, o nolito, o jara, o mora, nao tem espaço nenhum para jogar.

Anónimo disse...

acrescento que o comentario anterior e meu, e que sou um tremendo admirador do cardozo!

LDP disse...

Assino por baixo as tuas ideias Ricardo, mas também concordo com o anònimo que diz que o JJ poderia transformar o Almeida num avançado que marque 20 golos para o campeoato.

Quando um meio campo é criativo como o nosso, um gajo como o Almeida sò tem de a empurrar là para dentro. Aimar, Witsel, Gaitan, Nolito, Perez e outros, sao gajos que constroem muito jogo e além disso, ainda assim, sempre vi Hugo Almeida como um jogador mais mòvel e elàstico do que Cardozo quando se trata de defender. (os livres transformados em misseis de pé esquerdo é que jà sao outra història).


Ainda assim, porra...nao quero que o meu Tacuara se và embora...chuif..

LDP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo disse...

Claro que sim, John, tu és um autêntico lunático. Quem é que no seu perfeito juízo deixa passar uma negociata deste calibre? Não, John, estás errado. É um negócio genial. Ganhamos uns milhões e ainda vem o Almeida, que é muito melhor que o Cardozo.

Anónimo, com os defeitos que o Nuno Gomes sempre teve... achas que Hassans, Valdires e Marcelos estão no mesmo patamar do Nuno Gomes?

MF, do que li ao empresário do Cardozo ele está feliz no Benfica e não lhe agrada a saída para o Besiktas...

Anónimo (21:48), ainda estou para compreender a obsessão que há com "avançados tipo panzer". Como se uma equipa bem organizada, só com anões lá na frente, não pudesse marcar muitos mais golos do que uma equipa de gigantones-panzers como avançados.

Contra os autocarros, trocas a bola, desposicionas as defesas, rodas, voltas a rodar, mudas de flanco, tabelas, encontras espaços. Atirar a bola para a molhada a ver se se encontra o "panzer" pode resultar uma vez, por sorte, mas não é estratégia nenhuma nem tem interesse nenhum em termos puramente futebolísticos.

Um Saviola a 1000 Hugos Almeidas.

Mr. Shankly disse...

"O etc só pode querer dizer Nuno Gomes...porquê a vergonha em omiti-lo?"
Não cabe nesta discussão, mas por muito que não gostes do Gomes não tem comparação com as alimárias acima, a que acrescento Pringle, Delibasic e Karadas. E outros haverá.

O Almeida brilhou em Bremen? Foi por isso que o despacharam por tuta-e-meia? Os gajos do Bremen são uns malucos. O Almeida é um cepo, estou com o Ricardo, ou vem um subsituto à altura ou não vem ninguém. Almeida não.

Também estou de acordo quando dizes que não é preciso um panzer para fazer golos aos autocarros. Vide o Barça. Se o Cardozo sair, podemos pensar no 4-3-3, sim.

Penso que a questão com o Cardozo será o fundo: se ele não sai esta época é um tremendo prejuízo para eles.

HC disse...

Pessoal, este assunto do Hugo Almeida e o Cardozo resume-se a isto.

Hugo Almeida - 9 anos de profissional na Europa marcou em competições oficiais, 75 Golos, sendo a mais produtiva a temporada passada dividida entre Werder Bremen e Besiktas com 18 Golos.

Oscar Cardozo - 4 anos na Europa com o Benfica, em competições oficiais, marcou 100 golos, sendo a temporada 2009/2010 a mais produtiva com 38 golos.

O Cardozo é lento, é um poste, tem tijolos nos pés? TEM.

Faz uma coisa é que muita gente não faz, golos!

Takuara a sair só pode ser por 25M, otherwise vão falar com o Besiktas e levem o Almeida!

O exemplo disso é o jogo passado, jogámos pra caramba não foi? mas qts golos foram lá para dentro?

Cumps!

Edson Arantes do Nascimento disse...

É certo que comento à posteriori mas... eu vendia o Cardozo (atenção: grande jogador!) por 15 milhões + Hugo Almeida (para mim: bom jogador!).

Mas só o faria com uma condição - não contratar mais ninguém para o ataque. O que tenho visto por estes dias do Nelson Oliveira é fantástico. O miúdo está a fazer-se e merece uma oportunidade séria. Agora. Hoje. Ontem.

Depois ainda ficamos com o Rodrigo (um pouco abaixo do Nelson mas igualmente bom e cheio de potencial), Jara, Mora, Saviola e Nolito, que cada vez me parece mais um avançado e não tanto um interior... E o Hugo Almeida, claro. E o Bruno César, que na minha opinião só pode jogar a segundo avançado ou a médio-organizador. São muitas opções, mesmo sem o Cardozo.

As mudanças entrariam ainda nesta nova era que parece estar a ser anunciado pelos céus - Jesus percebeu que ser flexível nem sempre é sinónimo de fraqueza.

Miguel A. disse...

Cardozo por Hugo Almeida?! Espero que não se cometa esse disparate.

Nem sempre o Cardozo rende aquilo que se espera dele, e eu próprio muitas vezes me exaspero com o Tacuara. Mas substituí-lo pelo Hugo Almeida não faz qualquer sentido.

Cardozo já tem anos de Benfica, conhece o Clube, e tem provas dadas (é ver-se o número de golos que já leva...). Para mim, é imprescindível.

O que seria bom era arranjar-se um outro avançado, com características mais móveis, quando jogássemos com outro sistema. Por exemplo, na Turquia tinha-nos feito jeito esse avançado. Nesse aspecto, acho que estamos deficitários, a não ser que o Nelson Oliveira possa fazer esse lugar, mas, pese embora a sua inegável qualidade (tem de ficar no plantel para poder evoluir), talvez ainda não esteja à altura daquilo que se pede.

De qualquer modo, acho que Cardozo só deve sair se alguém cobrir a cláusula de rescisão, e nunca por menos. E mesmo assim, quem é que encontraríamos, nesta altura, para o substituir?

Cumprimentos.