quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Eusébio é do povo e o povo é de Eusébio

A actual direcção do Benfica, com Vieira como seu máximo representante, anunciou várias iniciativas para homenagear (deveriam ter vergonha de proferir este verbo) a memória de Eusébio da Silva Ferreira.

De todas pretensões que têm sido anunciadas, a mais parola, injusta, nojenta e despropositada de todas, é a de criar uma estrutura (mais uma obra do querido líder) em volta da estátua do nosso Rei Eusébio.

Se já achava que a colocação da estátua de Eusébio no actual complexo desportivo do Benfica não era a mais adequada ao estatuto de Rei, não posso aceitar que se crie uma barreira física, seja de que ordem for, entre a figura de Eusébio e os adeptos.

Seja qual for a “solução” que a direcção encontre para levar a cabo este desejo, será errada. Se a decisão passar por retirar Eusébio do exterior do estádio para o colocar no seu interior ou construir em volta do nosso símbolo maior uma estrutura que o afaste de nós, ainda que permaneça na actual localização, será matar o ADN de Eusébio.

Eusébio da Silva Ferreira, enquanto incomparável desportista que foi, nasceu, cresceu e morreu no povo e com o povo. Não faz qualquer sentido que se tome qualquer acção para o retirar do habitat a que pertence. Os adeptos do Benfica, os adeptos do futebol, o povo não merece ficar longe do seu ídolo e Eusébio não merece ficar longe de quem o ama.

Por favor, permaneçam quietos e calados. De vocês, a inércia e mudez é melhor forma de homenagear Eusébio da Silva Ferreira.

16 comentários:

hertz disse...

Espero bem que isso de construir uma estrutura em volta da estátua não vá para a frente. Que criem um espaço no museu e depositem la os cachecóis ou façam o que quiserem mas deixem a estátua desimpedida para que os benfiquistas e amantes do futebol possam apreciar a estátua do Eusébio e tirarem fotos como recordação.
Para alem disso, ainda há o caso da Praça dos Heróis e que iria fazer com que os adeptos que pagaram para ter ali a sua placa, ficassem impossibilitados de apreciar.

Anónimo disse...

Mas vocês já viram algum projecto ou sabem o que vai ser feito para estarem já a criticar? Sabem lá se a ideia não será elevar a estátua e colocar uma estrutura em vidro para preservar o espólio que se encontra no chão em redor da estátua, mantendo-se assim o acesso à estátua livre e desimpedido. Vamos esperar para saber qual o projecto e depois sim se for caso disso criticar.
Abraço Alex

Anónimo disse...

Vi uma notícia em que o emigrante endinheirado que ofereceu a estátua diz que a estátua do Eusébio é para celebrar a vida, não é nenhum monumento fúnebre e que a intenção e simplicidade do local é as pessoas tirarem fotos junto da estátua para mais tarde mostrarem a familiares e amigos, não tornarem-na inacessivel com estruturas e redomas de vidro.

mitul disse...

Anonimo 8/01/2014 16:21, ha um link para essa entrevista?

nao paguei pela estatua, mas concordo totalmente com a suposta mensagem da pessoa que a ofereceu.

os cachecois, eu pegava neles e punha-os num lugar bonito e igualmente visivel, pois foi um acto espontaneo que mostrou que o futebol é mais do que as meras rivalidades.

pimenta64 disse...

No Panteão? Nunca! No nome do Estádio? Nunca!
1º - Eusébio é do Benfica - O nosso Clube é do povo e para o povo. Eusébio é Povo: Humilde, Honesto e Trabalhador, que nunca vai para Panteões.
2º - O nosso Benfica sempre foi um Clube do Povo, lutando com esse Humilde Povo, com eleições democráticas, durante o "reinado" terrorista do bandido salazar.
3º - Este bandido salazar, está representado no dito Panteão por 2 figuras sinistras do seu regime torcionário: (Sidónio Pais e Óscar Carmona)
4º - Estes bandidos perseguiram o Benfica, seja pela cor da nossa Bandeira, seja exigindo que o nosso Jornal, então chamado "O Vermelho" se passasse a chamar "O Benfica", seja porque punha pides durante as nossas eleições democráticas, seja porque alguns Presidentes do Benfica foram perseguidos por essa mesma PIDE de Salazar e Carmona!
5º - Por alguma razão a imprensa nos chama de encarnados. Nós, Benfica, somos VERMELHOS!
6º - Vamos admitir que um dos nossos símbolos, esteja no Panteão, junto de quem tanto mal nos fez?
7º - O Benfica NUNCA alterou o nome do Estádio, nem a data de fundação do Clube! Isso é coisa de corruptos
8º - Tenham juízo! Estudem a História do nosso Clube!
9º - Viva Eusébio! Viva o Benfica!

Anónimo disse...

Realmente é uma vergonha, homenagearem um homem que tanto deu ao clube.
Estes propagandistas têm com cada uma.
Já sei, já sei. Este comentário não vai passar a censura ditatorial do blog.

Anónimo disse...

link sobre o que disse Vitor Batista, emigrante que ofereceu a estátua de Eusebio:


http://foradejogo08.blogspot.pt/2014/01/investidor-da-estatua-contra-ideia-de.html

Anónimo disse...

Por favor,permanece qieto e alado.De ti e da tua audiência e mudez é a melhor forma de homenagear O Sr.Eusébio.

A propósito,sabes quem foi o Sr.Eusébio??

Unknown disse...

Uma homenagem singela que poderiam fazer e de grande impacto seria o Sport Lisboa e Benfica equipar de preto durante um ano - representando assim o luto pelo seu melhor jogador de sempre.

Saudações Benfiquistas!

luis disse...

Hoje já 5º feira... na segunda feira, a caminho da penúltima morada do King a chuva divina não incomodou o imbecil do luis emocionado nesta "irracionalidade" de sentir o Sport Lisboa e Benfica. O meu telemóvel no meio daquela humidade, incomodado pela água, morreu... Sendo fácil, agora tenho dois... quando o King jogava poucos televisores havia... O tempo é tramado, as ondas são perigosas...constou-me muita coisa...emoções e muita PROPAGANDA...se ás 17 horas e 30 minutos já era tarde, o protocolo bem vistas as coisas só falhou à noitinha, depois das fotografias a cores... A família do Sr. Eusébio da Silva Ferreira, merecia melhor no simples pormenor de acompanhar o Corpo noutras condições... porque não foi o King para um jazigo provisório pago pela SadBenfica... o que dizer das outras campas do cemitério do lumiar...Era de prever uma multidão, e fora dos holofotes protocolares o Povo faria a sua manifestação … aliás na 3ª até poderia chover ainda mais, mas havia Luz do Dia .
Acompanhei o Grande Artur Semedo na sua volta, por fora, ao Estádio da Luz... no tempo,parei na Estátua do Rei Vivo em frente à porta principal... sim principal, porque se analisarem melhor a estátua já teve 3 localizações e agora está nas traseiras do novo estádio porque a “construção” comeu o espaço...Os acessos para a entrada presidencial processa-se por baixo, ou seja pelo túnel dos automóveis, afastando o Povo do contacto emocional...
O dinheiro apoderou-se do Sport Lisboa e Benfica e impulsiva-mente a Sad não tem ADN do Ser Benfiquista, compram Almas para fazer propaganda. Aqui o imbecil do luis já no cemitério lá teve que se cruzar “quase” no fim do trajeto com o 33º presimente. Quase, porque na caminhada à pé até à porta do cemitério foi coisinha para uns 2 ou 3 kms em passo acelerado ou corrida lenta mas tranquila ... a 100 metros da campa, à beira do caminho, do lado esquerdo de quem sobe, parado... lá estava o 33º de baixo dum guarda chuva e com segurança... atrás do carro funerário iam alguns jogadores misturados na massa anónima... escutei aquela voz do 33º dirigindo-se ao Paulo lopes:
“ Paulo já chega...”, e mais umas piadas dos acompanhantes, enquanto no meio daquela confusão sentia os meus queridos Minervino e o Rui a fazerem um cordão para dar dignidade ao” acto final das cerimonias”. Vou contar aqui, a conversa que o Sr. Padre , amigo do King proferiu e o 33º presimente não ouviu porque deve ter ido jantar mais cedo com a mulher da outra religião...

B T T, continua....

luis disse...

...continuação do B T T,

Contou o Sr. padre, que após a morte do Feher, fez uma viagem de avião com o Sr Eusébio.E que no meio da conversa com aquele idolo, lhe disse:
Padre- Nunca imaginei andar com um Rei de avião...
Eusébio- Sr. Padre, Rei só há um e senhor sabe e conhece melhor que eu...
O Sr. Padre surpreso, perguntou:
Padre- ...quem é esse Rei...
Eusébio- ...é aquele que esta na “outra banda” de braços abertos ...
Padre- ...o Cristo Rei...

A humildade, simplicidade e humor do King que tive o privilegio de constatar em vida.

Nota. Não assisti a muita televisão nestes dias. Aliás vi o Telejornal da rtp às 20 horas de Domingo, durante “quase” uma hora... Ouvi o responsável pelo regresso do Rei para técnico do Sport Lisboa...,o Sr. Gaspar Ramos . Escutei o Capitão Humberto Coelho, ouvi o Toni do Benfica... lia no computador o Sr. Rui Costa, “Eusébio morreu no dia do Futebol, um Domingo...”, aproveitei aquela onda e disse aos 70 anos na minha velhota, com as lágrimas nos olhos:

“ Isto é falar À Benfica!!! ... vou já desligar-me de tudo... o amanhã é um dia difícil “

...o Manel Vilarinho era grande amigo do King, aquele abraço de 2000, rapidamente foi ultrapassado no caminho percorrido até 2014...

Anexo : os discursos do 33º nas mortes mediáticas, tem sempre algo de “ses” ou qualquer coisa que confessaram , ou queriam realizar ,ou tinham desejos.... Evidência sempre o seu “eu” nas relações para o futuro de quem morreu ou é impressão minha ???
Nível, postura cultural para ser presidente desta Instituição Sport lisboa... sei eu, que ele Não Tem muito antes do abraço do Manel ao King em 2000... Agora é abusar em público que vai pagar ordenado à Dona Flora, que até morrer o King isto e o King aquilo... só falta a Estátua executada em Vida,ser ideia duns malandros Benfiquistas com dinheiro...
Era tão simples,a segurança das homenagens terem uma vigília permanente até a altura apropriada de serem transferidas para um local Mítico no Museu
Em conclusão irritou-me toda esta questão à volta da Estátua. Primeiro pela justificação... ainda está fresca a nossa memoria e constou actos de vandalismo, como não poderia deixar de ser imputados aos rapazes sem nome. 2º, preocupação protocolar até ao portão do cemitério e depois dizem que o problema foi a chuva...
3º se no domingo de descanso notou-se a ausência do Plantel ...no dia seguinte houve um exagero na exposição dos jogadores e de Jesus com a anunciada participação do Povo. Ou então aconselhavam o alto de são joão à família do Sr. Eusébio da Silva Ferreira com um cordão Humano ..até podia ser feito pelo Povo com jogadores...enfim, foi como foi, mas como este Eusébio não há outro. Agora a sociedade já não come só os 3 éFes... tem uma “panelinha” com o abecedário todo. .

A meteorologia ,o local, as horas... Benfica Todos Tempos

Anónimo disse...

É sempre extraordinário e surpreendente perceber a dimensão que a estupidez humana consegue atingir.É profundamente constrangedor constatar como para algumas pessoas profundamente egoístas é mais importante a sua vontade de tirar umas fotografias junto da estátua do GRANDE EUSÉBIO do que o preservar uma lindíssima e espontânea homenagem a alguém que tanto nos deu a todos nós.Já não será de todo surpreendente encontrar esse tipo de opiniões em locais onde com profunda demagogia se tem por único objectivo o "bota-abaixismo" a todo o custo em relação à actual direcção utilizando para tal todo e qualquer pretexto.Até a homenagem ao GRANDE EUSÉBIO.Tenham juízo...

Anónimo disse...

O tirar fotografias é acessório. A questão é saber se a estátua que era uma celebração da vida se vai transformar num monumento funebre.

joão carlos disse...

@Perfeito Correia
o sr cometeu duas incorrecções:
1-Sidonio pais foi presidente da primeira republica e nada teve a ver com a segunda republica que só começou dez anos após a sua morte.
2-o benfica nunca mudou o nome de nenhum estádio mas a verdade é que já teve estádios com nomes diferentes e foram vários, como aliás outros clubes o fizeram com estádios diferentes, o que nós fizemos foi ter dois estádios diferentes com o mesmo nome.
mudar o nome do estádio seja para que nome for não envergonha ninguém nem tem mal nenhum e comparar isso com a falsificação da data de fundação não tem pés nem cabeça.

Anónimo disse...

Ide vos lavar por baixo

Anónimo disse...

Eusébio foi mais que o Benfica - foi a esperança de um povo, foi o resto do Portugal sem fim.

Por isso só a história poderá mostrar se é o nome dele que fica, ou o dos outros que estão no panteão. Como Aquiles.

Ir para o panteão, para o verdadeiro povo, até nada significa.

A Estátua é só uma estátua.

O Nome será ouvido através dos tempos.